Autor Tópico: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008  (Lida 15619 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #75 em: Agosto 11, 2008, 06:02:49 pm »
Citação de: "Fil"
Miguel, boa foto, por acaso!
Concordo! :sunny:  o céu está lindo...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #76 em: Agosto 11, 2008, 07:09:08 pm »
Também gostei da foto Miguel :-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #76 em: Agosto 11, 2008, 07:09:08 pm »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #77 em: Agosto 11, 2008, 08:19:58 pm »
Olá a todos!

Bem, já muito foi dito desta Astrofesta, mas já agora aqui fica mais um testemunho.

Esta é "só" a minha segunda Astrofesta e esperava muito mais. A tentativa se calhar até nem foi má, mas infelizmente a organização e a lógica da coisa deixou muito a desejar.
Bem, vamos do princípio... Só soube que iria haver uma Astrofesta porque visitei a anterior, porque divulgação foi no máximo... nula. eu já tinha achado que a anterior tinha corrido mal e algumas coisas deveriam ter sido corrigidas. Bem, ao menos já houve microfones para os palestrantes, menos mal.
Não entendo como é que alguem se lembrou de fazer palestras até a altas horas da noite, tipo até ás duas da manhã! Só montei o meu equipamento por essa hora, altura em que decorria a última palestra e que finalmente iam desligar as luzes da tenda onde decorriam. Já nem menciono as luzes da tasquinha que lá ia providenciando comida para os mais esfomeados. A ideia de providenciar gratuitamente um "petisco" por perto da meia-noite para quem se inscreveu até nem foi má; A selecção de comida é que era escassíssima e a fila longa. A luz que indicava o sitio da paparoca também era bem ruim (luminosa mais que q.b.!).
A ideia de que quem trazia equipamento podia estacionar dentro do recinto também não foi má, mas não havia grande organização e quem chegava parava mais ou menos onde achava melhor... vá lá que os Bombeiros ainda andaram por lá a regar o recinto para que o pó fosse menor, mas mesmo assim... pó q.b.!

Valeu foi a presença da minha namorada (como não podia deixar de ser  :D ), do mister João Marum e do mister Fil. Pena que o amigo Marco não pôde vir, mas pra próxima de certeza que conseguirá. Foi bom também reencontrar o amigo Miguel Lopes e esposa, e vi "de longe" algumas outras caras conhecidas, assim como o João Vieira da Orion e outros. Foi pena o Miguel ter desaparecido durante a noite. Não consegui dar uma olhadela no seu C9.  :(
Em vez de montar a tenda, havia a possibilidade de ficarmos nos ainda-por-acabar alojamentos que lá tinham - menos mal, podiam é ter dito alguma coisa com antecedência! Outra coisa: Podiam também ter dito (ou será que eu é que devia ter perguntado?) sobre a possibilidade de haver energia electrica... é que havia, e eu que não tinha ido preparado para essa hipótese.

As palestras devem ter sido boas, como geralmente são, mas não fui vê-las... mea culpa... redimi-me porque fui ver a do Mister Fil, "Onde pára a sombra da Terra". Muito boa, mas o Mister deveria pausar de vez em quando para recuperar o fôlego... :D

Desculpem-me a confusa ordem de ideias, mas foi assim que se desenrolou... numa confusão.

Resumindo:

Pontos negativos:
- Acesso ao local de loucos! Daqui a 2 ou 3 meses há-de estar muito bom, pelo menos para quem vier de Serpa...
- Muito pó
- As tasquinha móveis são bem-vindas, mas liguem uma luz vermelha a partir da noite! Isso aconteceu na Astrofesta 2007, onde nem sequer era muito necessário já que esta encontrava-se fora do recinto...
- Espaços de observação e afins mal delineados
- Mistura de "arraial alentejano" ;-) e astrofesta não é muito proveitoso para nenhuma das partes; Tem que haver separação.
- Pseudo-astrónomos que andam para lá a passear-se com luzes brancas e a abrir e fechar as portas dos carros com os "flashes" dos piscas que estas novas tecnologias impoem, não são nada benéficas.
- Palestras até altas horas da noite
- Muitas pessoas a perguntar "O que se vê aqui?" - Cheguei a certa altura que parece que estava numa sessão da Astronomia no Verão!...

Pontos positivos:
- Convivio com amigos astrónomos amadores
- Saladinha preparada pela minha namorada e por mim
- Conversas com pessoas interessadas
- Salvei uma pessoa das trevas! Doravante será um astrónomo amador! :D (deve estar quase a registar-se no fórum...)

Seguem-se algumas fotos do local e eventos...

Hmmm... Isto promete!


Zona oriental do recinto com o portão da entrada lá ao fundo à direita


Zona central do recinto com as casas em recuperação


Zona ocidental do recinto onde se vê ao fundo o edificio da recepção / observatório e a tenda ao lado esquerdo onde se realizaram as palestras.


Zona Sul do recinto e uma bela vista sobre os montes até Espanha...


A sessão de abertura


...e entretanto já algo fazia adivinhar que esta seria uma Astrofesta diferente...


Eis que chega o Mr. Fil! O palestrante mais rápido de todos! :D


Entretanto como já ia sendo horas... O mr. Dob (aka Joao Marum) resolve ir adiantando-se... (de notar a apetitosa salada)


Alguns dos membros do GOAAA em plena janta... quem passava na área achava "engraçado"...  :?


E um dos momentos altos da noite!


No final, lá nos convencemos que não tinhamos ido para ali em vão e montámos os equipamentos... disso já não tenho fotos... ainda consegui fazer umas exposições das Pleiades, mas numa zona pouco favorável do ceú (e o enquadramento também não foi o melhor). Em 3 minutos notava-se um tom acastanhado no fundo da foto portanto resolvi usar um filtro UHC - Má ideia. A nebulosidade das Pleiades é muito atenuada pelo filtro... nem 4x10 minutos deram vida aquele objecto... Paciência, há-de haver mais oportunidades.  :D


Clique aqui para um tamanho ligeiramente maior

Até para o ano em Lisboa... (vai ser bonito!...)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #78 em: Agosto 11, 2008, 09:00:31 pm »
Citação de: "Astrolupa"
E um dos momentos altos da noite!


- 5 pontos pela T-shirt!

Um verdadeiro "fã" e "user" do fórum a fazer valer a sua posição de moderador :D

Citação de: "Astrolupa"
Até para o ano em Lisboa... (vai ser bonito!...)
Hein? Oi?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #79 em: Agosto 11, 2008, 09:49:21 pm »
Pois é mr. Jac, foi o que o Sr. Máximo veio dizer ao pessoal, já a altas horas da noite, quando se veio despedir dos resistentes. Não quero dar 100% de certeza, mas penso que ele disse que iria ser em Lisboa, no Museu da Ciencia ou coisa assim... Concerteza não irá ser muito bom para observações nocturnas, mas para os curiosos é bom q.b.. Talvez se consiga organizar algo em paralelo (parte da noite) lá para os lados da Atalaia ou arredores...
Ainda falta muito, não quero já começar a deitar lenha para a fogueira.

P.S.: Bom olho sim senhor! O Mr. Fil a honrar cá o fórum da malta! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fabio_R_21

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #80 em: Agosto 12, 2008, 02:44:58 am »
Bem, eu já não ia a uma Astrofesta desde 2004 e esta não me cativou muito... O céu era muito bonito, mas as acessibilidades é que enfim deixaram um quanto a desejar, para não falar que me 'perdi' 2 vezes na Sexta feira depois de andar as voltas a procura do local e acabei por fazer inversão de marcha e voltar para trás. No sábado tentei de novo e lá consegui encontrar o caminho certo.
A outra coisa que, também achei estranho e já foi mencionado foi o facto de haver palestras ate altas horas da noite.
Mas o céu e o convívio acabou por animar..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
[size=85]F.A. Rodrigues[/size]

Offline sousa

  • Mensagens: 22
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #81 em: Agosto 17, 2008, 04:12:12 pm »
Citação de: "joao marum"
Eu tambem devo ir, ainda não sei se sexta ou sabado.
ola joao,estive em serpa na festa e estive com um colega ao meu lado com um dob de 10"normal,eu tenho um igual mas o xti,só quando cheguei a casa ao norte,é que disse para mim mesmo"é pá,estive quase toda a noite com o colega e nem lhe perguntei o nome"se por acaso fores tu,desculpa lá,ok...depois diz algo...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline sousa

  • Mensagens: 22
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #82 em: Agosto 17, 2008, 04:26:55 pm »
ola astrolupa,só agora vendo aqui o fórum é que relmente estive a ver com quem estive ai em serpa,mas vezes ando cá no fórum e nao sei quem sao as pessoas,que é normal...estive ai ao lado do joao com o meu dob 10" xti...é nestas festas que da para ver e conhecer os colegas....quanto ás tuas criticas quanto ao local e divulgaçao do mesmo...concordo plenamente...valeu o céu...
Citação de: "Astrolupa"
Olá a todos!

Bem, já muito foi dito desta Astrofesta, mas já agora aqui fica mais um testemunho.

Esta é "só" a minha segunda Astrofesta e esperava muito mais. A tentativa se calhar até nem foi má, mas infelizmente a organização e a lógica da coisa deixou muito a desejar.
Bem, vamos do princípio... Só soube que iria haver uma Astrofesta porque visitei a anterior, porque divulgação foi no máximo... nula. eu já tinha achado que a anterior tinha corrido mal e algumas coisas deveriam ter sido corrigidas. Bem, ao menos já houve microfones para os palestrantes, menos mal.
Não entendo como é que alguem se lembrou de fazer palestras até a altas horas da noite, tipo até ás duas da manhã! Só montei o meu equipamento por essa hora, altura em que decorria a última palestra e que finalmente iam desligar as luzes da tenda onde decorriam. Já nem menciono as luzes da tasquinha que lá ia providenciando comida para os mais esfomeados. A ideia de providenciar gratuitamente um "petisco" por perto da meia-noite para quem se inscreveu até nem foi má; A selecção de comida é que era escassíssima e a fila longa. A luz que indicava o sitio da paparoca também era bem ruim (luminosa mais que q.b.!).
A ideia de que quem trazia equipamento podia estacionar dentro do recinto também não foi má, mas não havia grande organização e quem chegava parava mais ou menos onde achava melhor... vá lá que os Bombeiros ainda andaram por lá a regar o recinto para que o pó fosse menor, mas mesmo assim... pó q.b.!

Valeu foi a presença da minha namorada (como não podia deixar de ser  :D ), do mister João Marum e do mister Fil. Pena que o amigo Marco não pôde vir, mas pra próxima de certeza que conseguirá. Foi bom também reencontrar o amigo Miguel Lopes e esposa, e vi "de longe" algumas outras caras conhecidas, assim como o João Vieira da Orion e outros. Foi pena o Miguel ter desaparecido durante a noite. Não consegui dar uma olhadela no seu C9.  :(
Em vez de montar a tenda, havia a possibilidade de ficarmos nos ainda-por-acabar alojamentos que lá tinham - menos mal, podiam é ter dito alguma coisa com antecedência! Outra coisa: Podiam também ter dito (ou será que eu é que devia ter perguntado?) sobre a possibilidade de haver energia electrica... é que havia, e eu que não tinha ido preparado para essa hipótese.

As palestras devem ter sido boas, como geralmente são, mas não fui vê-las... mea culpa... redimi-me porque fui ver a do Mister Fil, "Onde pára a sombra da Terra". Muito boa, mas o Mister deveria pausar de vez em quando para recuperar o fôlego... :D

Desculpem-me a confusa ordem de ideias, mas foi assim que se desenrolou... numa confusão.

Resumindo:

Pontos negativos:
- Acesso ao local de loucos! Daqui a 2 ou 3 meses há-de estar muito bom, pelo menos para quem vier de Serpa...
- Muito pó
- As tasquinha móveis são bem-vindas, mas liguem uma luz vermelha a partir da noite! Isso aconteceu na Astrofesta 2007, onde nem sequer era muito necessário já que esta encontrava-se fora do recinto...
- Espaços de observação e afins mal delineados
- Mistura de "arraial alentejano" ;-) e astrofesta não é muito proveitoso para nenhuma das partes; Tem que haver separação.
- Pseudo-astrónomos que andam para lá a passear-se com luzes brancas e a abrir e fechar as portas dos carros com os "flashes" dos piscas que estas novas tecnologias impoem, não são nada benéficas.
- Palestras até altas horas da noite
- Muitas pessoas a perguntar "O que se vê aqui?" - Cheguei a certa altura que parece que estava numa sessão da Astronomia no Verão!...

Pontos positivos:
- Convivio com amigos astrónomos amadores
- Saladinha preparada pela minha namorada e por mim
- Conversas com pessoas interessadas
- Salvei uma pessoa das trevas! Doravante será um astrónomo amador! :D (deve estar quase a registar-se no fórum...)

Seguem-se algumas fotos do local e eventos...

Hmmm... Isto promete!


Zona oriental do recinto com o portão da entrada lá ao fundo à direita


Zona central do recinto com as casas em recuperação


Zona ocidental do recinto onde se vê ao fundo o edificio da recepção / observatório e a tenda ao lado esquerdo onde se realizaram as palestras.


Zona Sul do recinto e uma bela vista sobre os montes até Espanha...


A sessão de abertura


...e entretanto já algo fazia adivinhar que esta seria uma Astrofesta diferente...


Eis que chega o Mr. Fil! O palestrante mais rápido de todos! :D


Entretanto como já ia sendo horas... O mr. Dob (aka Joao Marum) resolve ir adiantando-se... (de notar a apetitosa salada)


Alguns dos membros do GOAAA em plena janta... quem passava na área achava "engraçado"...  :?


E um dos momentos altos da noite!


No final, lá nos convencemos que não tinhamos ido para ali em vão e montámos os equipamentos... disso já não tenho fotos... ainda consegui fazer umas exposições das Pleiades, mas numa zona pouco favorável do ceú (e o enquadramento também não foi o melhor). Em 3 minutos notava-se um tom acastanhado no fundo da foto portanto resolvi usar um filtro UHC - Má ideia. A nebulosidade das Pleiades é muito atenuada pelo filtro... nem 4x10 minutos deram vida aquele objecto... Paciência, há-de haver mais oportunidades.  :D


Clique aqui para um tamanho ligeiramente maior

Até para o ano em Lisboa... (vai ser bonito!...)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #83 em: Agosto 17, 2008, 04:56:12 pm »
Oi Sousa. Era eu mesmo  8) Eu também não sabia que andavas pelo forum.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline sousa

  • Mensagens: 22
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #84 em: Agosto 17, 2008, 11:09:34 pm »
Citação de: "joao marum"
Eu tambem devo ir, ainda não sei se sexta ou sabado.
ola mais uma vez joao,ja sei que foi ao pé de ti que estive em serpa...olha disses te que colocaste fita cola no focador do teu xt...será que me podias mandar uma foto com a aplicaçao para fazer o mesmo no meu...se nao for abuso por minha parte,claro...eu sou o colega de braga do xti...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline sousa

  • Mensagens: 22
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #85 em: Agosto 18, 2008, 07:00:55 pm »
Citação de: "joao marum"
Oi Sousa. Era eu mesmo  8) Eu também não sabia que andavas pelo forum.
pois é joao,já ca ando á algum tempo,talvez com pouca pacipitaçao,ca no fórum nao se ve caras e se conhece as pessoas...
as astrofestas sao um bom lugar para isso mesmo...já parcetipo á 4 anos nelas mas só nesta ulima tive o praser de conhecer e falar com voces,neste caso,mas foi bom...pouseste-me com água na boca com as tuas ócolares...já estou a juntar uns trocos :-D ..foi um prazer...olha se me puderes enviar a aplicaçao da fita cola no teu focador....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #86 em: Agosto 19, 2008, 09:19:42 pm »
Oi Sousa. PM sent.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #86 em: Agosto 19, 2008, 09:19:42 pm »