Autor Tópico: Hubble identifica metano na constelação Raposinho  (Lida 1371 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Hubble identifica metano na constelação Raposinho
« em: Março 20, 2008, 11:32:14 am »
Foram detectadas, pela primeira vez, moléculas de metano na atmosfera de um planeta extra-solar, a 63 anos-luz de distância da Terra, na constelação Vulpecula ('raposinho'). Baptizado HD 189733b, de dimensão aproximada à de Júpiter, este planeta tem nome banal (parece apenas um número de telefone), mas poderá ter grande importância para futuras observações, pois fica assim provado que possui também vapor de água na atmosfera.

A existência de moléculas orgânicas no exterior do sistema solar foi garantida por uma observação do telescópio espacial Hubble. O metano é um composto de carbono e hidrogénio que, em certas circunstâncias, pode ter papel relevante nas reacções químicas precursoras da vida. Encontra-se na Terra, no gás natural. É também produzido na digestão, por animais, e gerado em pântanos. No sistema solar existe, por exemplo, em Titã e Marte.

A descoberta de metano no exterior do sistema solar será divulgada hoje, em artigo científico a surgir na revista Nature. Segundo o cientista que liderou a equipa, Mark Swain, do Jet Propulsion Laboratory, este composto "é um degrau crucial para caracterizar moléculas pré-bióticas em planetas onde a vida poderá existir".

A investigação reforça os de- fensores dos telescópios espaciais. Agora sabe-se que, equipados com espectrómetros, estas máquinas podem detectar moléculas orgânicas. A NASA, com colaboração europeia (da ESA) prepara um telescópio da nova geração, o James Webb.

Foram aliás os primeiros indícios, em 2007, de presença de vapor de água (presença agora inteiramente comprovada) que levaram os cientistas a olhar com mais atenção para o HD 189733b. Mas não se pense que se trata de ambientes favoráveis à vida, pelo menos como a da Terra. Pelo contrário. Este é um chamado "Júpiter quente", um tipo de planeta inexistente no nosso sistema, que circula numa órbita muito próxima da sua estrela (HD 189733). Tão perto, que a temperatura da atmosfera será de 900 graus.

In DN
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Hubble identifica metano na constelação Raposinho
« em: Março 20, 2008, 11:32:14 am »