Autor Tópico: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais  (Lida 4770 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Olá a todos!

Ora bem... no meu contínuo esforço de me livrar do portátil nas minhas incursões nocturnas ao campo na tentativa de capturar uns fotões, aqui fica o relato da "nova" engenhoca feita para me auxiliar no controlo dos disparos da minha Canon 300D, se bem que penso que funcione com a maior parte das máquinas fotográficas que permitem um controlo do disparo com um simples interruptor externo. A parte da alimentação para a máquina já foi tratada há uns tempos atrás  neste tópico. Este vai no seguimento da série. :D

A necessidade: EU DETESTO os novos portáteis que cada vez trazem menos portas "imediatamente úteis" e que nos obrigam a andar com adaptadores atrás. O meu esquema anterior consistia na partilha da porta paralela entre o controlo da webcam modificada e o controlo dos disparos da máquina. Eu sei que também poderia controlar umas destas através da porta série, mas sinceramente não estava mesmo com vontade de comprar ainda outro adaptador USB-Série (já tenho um em uso para controlar a montagem) e andar com mais isso atrás.

A teimosia: Apesar de não possuir qualquer formação a nível da electrónica, sou algo auto-didacta e desde cedo me interessei por muitas áreas, entre as quais a electrónica. Fui estudando ao logo do tempo e agora já não me enganam tão facilmente (nada de testes p.f.!  :-D ). Não pode ser assim tão difícil, pensei eu...

Fase 1: O design, e fabricação do que se consegue...
Lá desenhei o esquema e pus-me a desenvolvê-lo numa placa de testes, da qual infelizmente não tenho fotos porque ficaram no disco que pifou... :(  De qualquer modo, após estar contente com o que tinha resolvi desenhar a placa. Após várias versões fiquei satisfeito com a que podem ver abaixo. Vou só mencionar que ainda pensei em mandar fazê-la em alguma firma especializada, mas os preços proibitivos para o amador com orçamento limitado afastaram essa hipótese. Resolvi fazer à boa velha maneira (caseira) e desta vez saiu bem melhor que a minha última tentativa há vários anos atrás.
Claro que como sou nabo nestas coisas, só depois dela estar completamente feita é que percebi que a transferência da imagem das pistas para a placa ficou ao contrário! :(|  Azar... vai assim mesmo.


A placa preparada para o "banho"

Fase 2: A montagem...

Esta coisa ter ficado ao contrário é que não tem piada nenhuma... imagino as gargalhadas que alguns "prós" devem estar a dar.  :oops:  Foi bem mais complicado soldar tudo. Aqui já se pode ver o microprocessador, alimentação, eeprom e sistema de controlo do disparo. No fim resolvi omitir a parte que iria servir para comunicar com o PC, especialmente para fazer modificação aos gráficos; Ainda bem que omiti, porque calculei mal o tamanho de algumas peças e essa nao iria caber juntamente com as existentes...


A placa já com alguns componentes montados.


E aqui está a placa praticamente terminada. O LCD é algo manhoso de programar, mas como foi barato...

Fase 3: O resultado final!... e testes.

Ora bem... que sorte que consegui fechar a caixa! Foi mesmo tudo à conta... há dias de sorte!  :-D  Não batam demasiado por causa dos botões usados... tinha aqui uns quantos e não estive pra tentar encontrar outros. No lado esquerdo ficam as conexões para a alimentação (9v a 12v) e a ficha para ligar a camara. Os dois leds servem para se ver à distância o estado do aparelho... verde: está pronta para começar, vermelho: está uma exposição a decorrer.


Ficou tudo bonitinho dentro da caixinha!

E finalmente.... power on! Aparece durante uns segundos uma pequena introdução para me relembrar o que isto é e quem a fez...  :D


GOAAA - Canon Time Controller (A.K.A. CTC)

Pronta para ser configurada! Podemos (e devemos) configurar o tempo de exposição, o tempo de espera entre fotos e o tempo de espera do "mirror-lock". Este último deve coincidir com o que está configurado na máquina. A unidade é o segundo. Podemos também dizer quantas fotos queremos.


Pronto a receber a configuração para a sessão.

Movemos o "cursor" até ao botão "START", activamo-lo, o led vermelho acende-se, e a máquina dispara; Estamos livres pra ir meter conversa com o resto do pessoal, beber o cafézinho e comer os bolinhos.  :D  Na foto abaixo, aqui está uma exposição de 120" a decorrer.


Fazendo a exposição... os contadores vão decrementando à medida que o tempo avança... No fim os valores originais são repostos; Útil para manter os "settings" para os darks.

E pronto... desta já me livrei. Fiquei razoavelmente satisfeito com o resultado final, apesar dos erros crassos que fui fazendo aqui e ali... vivendo e aprendendo...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #1 em: Abril 22, 2008, 10:46:41 pm »
uh..  :shock:  Estou sem palavras.. Já sabia que andavas metido nessa, mas sinceramente isso saiu com melhor aspecto que eu sei lá!.. O splashscreen, o Saturno omnipresente no canto inferior direito, e o facto de funcionar estão um espectáculo!..
Parabéns!! Bela engenhoca!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #1 em: Abril 22, 2008, 10:46:41 pm »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #2 em: Abril 22, 2008, 11:02:01 pm »
Parabens Nelson! Para mim es um pro :P

Que te seja, e vai ser, mto util!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #3 em: Abril 22, 2008, 11:21:04 pm »
Elá, ganda trabalheira!
Olha, aonde arranjaste esse LCD? É que acho que é um ultra barato que estamos a usar na empresa... 128 pixels x 8 colunas? Agora já tens isso feito, mas chegaste a pensar em usar o arduíno? Quase que nem precisavas de electrónica...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #4 em: Abril 22, 2008, 11:31:14 pm »
Obrigado a todos pelos comentários encorajadores.  :D

Miguel: Não conhecia o arduíno até agora, thanks! Realmente era capaz de ficar bem simples, mas fazer tudo rapidamente e perder toda a graça disto?  :D  A sério... gostei da experiência toda, apesar de tudo. O LCD arranjei no Ebay... um tipo tinha um lote de 20 pra venda... comprei 3... estavam a 6€ cada... não gosto muito dele porque o LCD está dividido em duas zonas (esquerda e direita) e cada zona em 8 linhas de 8 pixeis de altura... 64x2x8 ou algo do género... bem chato de endereçar e especialmente escrever seja o que for com uma rotina qualquer, já que não tem suporte nativo para texto...  :?

P.S.: O LCD é o JE-AN1286404
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #5 em: Abril 22, 2008, 11:44:56 pm »
:shock: excelente!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #6 em: Abril 23, 2008, 12:22:38 am »
Citação de: "Astrolupa"

Miguel: Não conhecia o arduíno até agora, thanks!
A vantagem é que ficas logo com um dispositivo que podes ligar ao PC por USB. No meu caso estou a usar um para controlar 2 dew heaters com controlo activo de temperatura e humidade e depois tenho uma aplicação no pc q até gera gráficos, embora aquilo até pode funcionar standalone.
Citação de: "Astrolupa"
Realmente era capaz de ficar bem simples, mas fazer tudo rapidamente e perder toda a graça disto?
Tempo é um luxo q não tenho :D
Citação de: "Astrolupa"
O LCD arranjei no Ebay... um tipo tinha um lote de 20 pra venda... comprei 3... estavam a 6€ cada...
Nós compramos 200 a esse gajo :)
Citação de: "Astrolupa"
não gosto muito dele porque o LCD está dividido em duas zonas (esquerda e direita) e cada zona em 8 linhas de 8 pixeis de altura... 64x2x8 ou algo do género... bem chato de endereçar e especialmente escrever seja o que for com uma rotina qualquer, já que não tem suporte nativo para texto...  :?
Nós fizemos uma libraria extensa que trata disso tudo. Conseguimos até inverter ou rodar a imagem e quando escrevemos, a API comporta-se como se fosse um único ecrã. O LCD é muito sensível em questões de sincronismo e isso é chato porque a saída do nosso micro é série e temos de a converter em paralelo. De resto, por 6€ é excelente.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #7 em: Abril 23, 2008, 02:12:12 am »
Espectacular , Nélson! :shock:  Mas deve-te ter dado uma trabalheira.... :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #8 em: Abril 23, 2008, 08:57:11 am »
Está boa.. Eu, o Arduino, não conhecia.. Só conhecia os Phidgets, mas não é bem a mesma coisa..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #9 em: Abril 23, 2008, 09:36:04 am »
Citação de: "Fil"
Está boa.. Eu, o Arduino, não conhecia.. Só conhecia os Phidgets, mas não é bem a mesma coisa..
Os Phidgets são muito caros... as placas de arduino são muito baratas e o processador é razoável.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #10 em: Abril 23, 2008, 10:04:55 am »
Citar
Tempo é um luxo q não tenho :D
Compreendo perfeitamente, mas como eu preciso de saber como é fazer "de raíz"...  :D
Quando começar "mais a sério", vou-te dar toda a razão (se bem que já ter a dou toda agora).

Citar
Nós fizemos uma libraria extensa que trata disso tudo. Conseguimos até inverter ou rodar a imagem e quando escrevemos, a API comporta-se como se fosse um único ecrã. O LCD é muito sensível em questões de sincronismo e isso é chato porque a saída do nosso micro é série e temos de a converter em paralelo. De resto, por 6€ é excelente.
Pois, tenho que desenvolver uma dessas também. Engraçado que a saída do meu micro  também é série, motivo da existência do chip na perpendicular que trata da conversão.  ;-)
Felizmente não tive problemas de timmings talvez devido à velocidade relativamente baixa do micro...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #11 em: Abril 23, 2008, 10:06:21 am »
Citação de: "Emanuel"
Espectacular , Nélson! :shock:  Mas deve-te ter dado uma trabalheira.... :D
Obrigado Emanuel. Dá sim, uma trabalheirazita, mas mais porque neste país é uma grande chatice arranjar-se seja o que for, e estar sempre a mandar vir do estrangeiro não é grande opção...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #12 em: Abril 23, 2008, 10:54:04 am »
Grande Nelson.
Não sabia que eras hablidoso nesta área... Sim senhor, gostei do que vi.
Os meus mais sinceros parabéns. ( Se puderes facilitar o esquema... ).
Quanto à inversão da placa, acontece... a última que fiz para um emissor/receptor para os 7 MHz, também saiu assim e estou farto de fazer placas.
Testei novo método de as fazer e meti água. Dantes fazia à maneira tradicional, imprimia em acetato o desenho do PCB e depois metia-o em cima da placa já com o Positiv 20 e revelava com a lâmpada... Agora começei com o método da impressão a Tonner em papel fotográfico. Aqui é que temos de ter cuidado pois ao decalcar com o ferro de engomar para a placa, vai inverter a imagem... foi isso que aconteceu.

Mas só não erra quem não faz...

Parabéns pelo incentivo que deste para a bricolage na Astronomia. Fazer Astronomia também é isto, não basta só passar o cheque, pesquizar, inventar, esperimentar, partilhar também é Astronomia. É nisto que a Astronomia se compara muito ao Radioamadorismo...

Forte abraço,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #13 em: Abril 23, 2008, 11:12:19 am »
Temos um fornecedor que faz placas para prototipagens com múltiplas camadas e para pequenas quantidades. A qualidade é do melhor que tenho visto. Se quiserem partilhar um esquema e mandar fazer por exemplo 5 placas não fica estupidamente caro...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #14 em: Abril 23, 2008, 11:32:19 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Temos um fornecedor que faz placas para prototipagens com múltiplas camadas e para pequenas quantidades. A qualidade é do melhor que tenho visto. Se quiserem partilhar um esquema e mandar fazer por exemplo 5 placas não fica estupidamente caro...

Miguel, obrigado pela informação.
Por vezes aparecem aqueles pequenos projectos para várias pessoas e ai é uma hipótese, mandar fazer.
Apesar de eu gostar da luta que dá trabalhar um esquema. Normalmente não aproveito o PCB já fornecido, dou uma volta e faço o próprio desenho. Não costumo usar aqueles softwares que fazem o próprio desenho a partir do esquema, perco um pouco mais de tempo mas faço-o no ACAD, com as medidas correctas dos componentes já seleccionados antes de qualquer montagem.
É trabalhoso mas dá outro gosto à montagem. Mas isto para pequenas coisas, nada de complicado.
Mas nem toda a gente tem tempo para perder com este método.

Cumprimentos,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Re: Controlador de disparos para máquinas fotográficas digitais
« Responder #14 em: Abril 23, 2008, 11:32:19 am »