Autor Tópico: Colimação de um reflector de Newton D/f4  (Lida 14224 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #30 em: Junho 01, 2008, 01:28:17 pm »
Bom, no caso de um telescópio rápido F/4, o ângulo que a luz faz quando vem dos extremos do espelho (da abertura) é maior.. isto forma um cone "pouco comprido". Ora o espelho secundário, como não está perpendicular ao eixo óptico, na realidade tem uma "ponta" mais perto do espelho primário do que a outra. Isto quer dizer que vai apanhar a luz que vem da extremidade da abertura a distâncias diferentes do eixo óptico (vejam a imagem em anexo). Se o espelho secundário estiver perfeitamente centrado, de um lado não reflecte alguma luz, e do outro é espelhado num sítio onde não interessa. Desperdiça luz de um lado e desperdiça sombra do outro :mrgreen:
Desconheço o efeito que um espelho completamente fora do eixo possa ter, num Newtoniano com uma relação focal exageradamente baixa (F/1.8 se houvesse), mas acredito que alguns reflexos internos nos filtros, ou as figuras de difracção das estrelas possam sofrer alguma coisa com isto. Enfim, divagações..
Mas portanto, pelo porta-oculares, um espelho secundário com o seu centro geométrico no centro do eixo óptico, também vai ser visto fora do centro, pela mesma razão. Por isso, se tudo for visto no centro, fica no sítio certo! Concordo com o João que se calhar não vale a pena marcar o espelho. Mas se a pinta tiver um diâmetro aparente inferior ao diâmetro aparente do espelho secundário reflectido no primário, não terá qualquer influência de certeza, pois estará no mesmo sítio que a obstrução central do telescópio!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #31 em: Junho 01, 2008, 01:31:16 pm »
Olá Orion. Tens a certeza disso? É que tanto quanto sei, o offset é apenas a mudança de posição do secundário em relação ao focador e não da sua inclinação. Pelo menos sempre ouvi dizer que o secundário deve parecer perfeitamente redondo em qualquer situação, desde que esteja inclinado a 45 graus.

Olhem este post sobre colimação. Vejam o segundo reply do Sixela:
O secundário deverá aparecer sempre circular. A reflexão do teu olho é que deve parecer descentrada em relação à reflexão do secundário. Esta também deverá ser redonda. A ver se encontro uma imagem pra explicar melhor.

http://www.cloudynights.com/ubbthreads/showflat.php/Cat/0/Number/2193204/page/0/view/collapsed/sb/5/o/all/fpart/1
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #31 em: Junho 01, 2008, 01:31:16 pm »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #32 em: Junho 03, 2008, 10:56:54 am »
Citação de: "joao marum"
...mas está-me a fazer confusão o simples facto de marcares a pinta do secundário com o tal offset.
Pois é, a mim também faz um pouco de confusão, mas o facto é que me enviaram o desenho que serve de escantilhão para a marcação do secundário, o que revela que eles dão suficiente importância ao offset, e talvez por isso sinto-me tentado a experimentar o método sugerido por eles.
Citação de: "Fil"
Ora o espelho secundário, como não está perpendicular ao eixo óptico, na realidade tem uma "ponta" mais perto do espelho primário do que a outra.
É exactamente por este motivo que em telescópios com uma relação focal curta se fazem os offsets do secundário. E se repararem todas aquelas instruções referem-se à posição e colimação do secundário, a colimação do espelho primário só tem direito a um pequeno parágrafo no final.
Citação de: "Orion_PKFD"
Mas se tiver offset, o eliptico nao vai aparecer perfeitamente circular
É sempre circular desde que não se altere a inclinação, é uma questão de geometria.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #33 em: Junho 04, 2008, 10:09:07 am »
Citação de: "joao marum"
Olhem este post sobre colimação. Vejam o segundo reply do Sixela:
O secundário deverá aparecer sempre circular. A reflexão do teu olho é que deve parecer descentrada em relação à reflexão do secundário. Esta também deverá ser redonda. A ver se encontro uma imagem pra explicar melhor.
http://www.cloudynights.com/ubbthreads/showflat.php/Cat/0/Number/2193204/page/0/view/collapsed/sb/5/o/all/fpart/1

Gosto particularmente quando diz para não ficarmos obcecados, e pararmos quando estivermos fartos, passando ao passo seguinte.  :D  :D  :D

Citação de: "joao marum"
A ver se encontro uma imagem pra explicar melhor.
Joao marum podes ver a última figura do post sobre a colimação, penso que ilustra o que estás a falar.
Pode-se ver a reflexão do porta oculares no secundário encostada à esquerda do reflexo do espelho secundário no primário.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #34 em: Junho 16, 2008, 06:35:20 pm »
É só para dizer que já está colimado  :-D
O nosso amigo Fil teve a generosidade de ajudar-me a colimar o bicho na 6ª feira.
Seguimos as instruções que a Vixen Optics (USA) me tinha enviado.
A primeira observação que tenho a fazer é que o ponto que foi marcado no eixo óptico do secundário, não se vê, a não ser que ponha uma folha branca por detrás do espelho. Ainda não dei por qualquer influência do ponto na imagem.
Começámos por volta das 4 da tarde e acabámos por volta das 21:30. Foi demorado mas não foi difícil, muito graças ao poder de observação do Fil, o moço tem um olho clínico  :lol: .
Depois de marcarmos o secundário, voltámos a montá-lo e centramos primeiro o ponto (eixo óptico) como eles explicam, depois usámos o "concenter eye piece" e verificámos que podia ficar melhor, pois a solução proposta pela Vixen com uma rodela de cartão preto com um furo de 1mm tem o inconveniente de poder ficar descentrada, já o "concenter eye piece" ajusta-se prefeitamente ao tubo do focador, porque é ligeiramente cónico e não precisa de aperto para fixar.
Começo a gostar verdadeiramente deste instrumento.
O ajuste do primário foi feito com uma estrela artificial.

Fil no seu melhor.
A estrela está a cerca de 30m onde a seta aponta.

Os últimos ajustes foram feitos com uma câmera Atik.

Fotografia da estrela artificial montada sobre um tripé.

Imagem final da estrela artificial.
Estas 2 últimas fotografias foram tiradas pelo Fil com a sua Atik.

Obrigado Fil
Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #35 em: Junho 16, 2008, 06:54:57 pm »
Citação de: "dUbeni"
...
Começámos por volta das 4 da tarde e acabámos por volta das 21:30. Foi demorado mas não foi difícil, muito graças ao poder de observação do Fil, o moço tem um olho clínico  :lol: .
...Abraço

dUbeni, espero que lhe tenhas pago uma jantarada, pois foi merecida...

Cump.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #36 em: Junho 16, 2008, 07:11:12 pm »
Olha um Fil pouco fotogénico! :P

O livro "Telescópios" do Guilherme de Almeida também foi avidamente consultado.. O pormenor que acho que devo realçar que ajudou imenso foi a ideia de mover o espelho primário de modo a deslocar a imagem da estrela para o centro da ocular, tendo nós previamente movido o telescópio propositadamente no sítio oposto. Acho esta dica muito interessante, pois a altura em que temos que pensar não coincide com a altura em que temos que mover o espelho. Isto é muito útil para que a coisa corra bem e na direcção certa à primeira.
Citação de: "Valdemar"
dUbeni, espero que lhe tenhas pago uma jantarada, pois foi merecida...
Hehehe! Então não é que "pagou" mesmo! Jantei lá em casa uma carne picada com feijão, legumes e arroz que estava uma maravilha.. Já tenho duas boas razões para me fazer de convidado e lá voltar ;)
Acabámos por ficar a olhar para o céu à noite até quase à 1 da manhã.. Começámos pela Lua óbvia, que se mexia através da turbulência, visitámos a M57 umas tantas vezes, Júpiter, M4, e pouco mais.. Não foi assim uma coisa espectacular, por ser no meio da cidade e haver Lua cheia, mas foi engraçado andar à procura da M57 trocando de oculares não-parafocais e sem motor :)
Aprendem-se uns truques.. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #37 em: Junho 17, 2008, 11:28:25 am »
Citação de: "Fil"
Hehehe! ... Já tenho duas boas razões para me fazer de convidado e lá voltar
Duas ou três, pois um dia de Lua Nova poderemos tentar fazer umas fotos, e quem sabe se nesse dia o petisco não será ainda melhor.  ;-)
Isto porque estar na companhia de quem gosta realmente de astronomia, é um prazer e discutem-se imensas opiniões aprendendo novos truques.

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #38 em: Junho 17, 2008, 12:32:02 pm »
Melhor que isso é dares-te com as pessoas certas, porque se fosse comigo, a esta hora já tinhas o telescópio com a barriga aberta  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #39 em: Junho 17, 2008, 01:18:28 pm »
Citação de: "joao marum"
Melhor que isso é dares-te com as pessoas certas, porque se fosse comigo, a esta hora já tinhas o telescópio com a barriga aberta :lol:
No problema meu caro joao marum, haverá sempre oportunidades para abrir a barriga do bicho, mas para já só quando o espelho primário precisar de tomar banho, já que não foi preciso marcá-lo.
Mas garanto que terias gostado de participar na colimação, nem que fosse por se tratar de um método invulgar.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #39 em: Junho 17, 2008, 01:18:28 pm »