Autor Tópico: Poluição luminosa  (Lida 6703 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Poluição luminosa
« em: Junho 11, 2008, 08:35:24 am »
Boas,

Vivo num sitio com muita poluição luminosa, e vi que existem filtros para tentar combater este mesmo problema. A minha pergunta é se, os mesmos reduzem de forma significativa a luz de forma a aumentar o desempenho do telescópio, e se, no meu caso (tenho um refractor de 90 mm), valerá mesmo a pena investir num filtro desses.

Obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Poluição luminosa
« Responder #1 em: Junho 11, 2008, 11:29:33 am »
olá Nuno.
depende do que pretendes ver...

Para planetas e Lua não necessitas de filtros de redução de PL mas sim filtros que realcem certos detalhes dos mesmos, como por exemplo estes
http://www.gem51.com/lstf3.php?fam1=1&f ... 4&pagina=1

Para galáxias, esquece! Que eu saiba (e deve haver por aí quem saiba muito mais) ainda não há filtros que filtrem tudo menos a luz das galáxias, o que num céu poluído e com um 90mm será mesmo difícil de veres... :?

Tens depois os UHC ou OIII que são muito bons para nebulosas pois são construídos para filtrar tudo menos a luz emitida pelas mesmas.
http://www.gem51.com/lstf3.php?fam1=1&f ... 6&pagina=1

Eu já usei os UHC e OIII num SCT 6" e posso dizer-te que essa me parece a abertura mínima para o OIII...
Eu tenho um 80mm e posso experimentar logo, para ver a performance e dizer-te mais alguma coisa, pois também vivo num local com grande desperdício de energia e luz (IYKWIM)

Entretanto mais alguém se chegará à frente com informação.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Poluição luminosa
« Responder #1 em: Junho 11, 2008, 11:29:33 am »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Poluição luminosa
« Responder #2 em: Junho 11, 2008, 11:50:50 am »
Obrigado pela resposta,

Estive a pesquisar no site da gem51, e encontrei estes:
http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... =1&fam2=11

Que dizem ser especificos para a poluição luminosa. Qual é a diferença entre os dois?

O meu problema, é que se com a minha abertura, valerá mesmo a pena. Ou seja, vou ver "coisas" que não vejo sem eles? E as que já vejo, verei muito melhor?

Mais uma vez, obrigado...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Poluição luminosa
« Responder #3 em: Junho 11, 2008, 12:00:27 pm »
Como já disse o Xumaxer, 6" (150mm) será a abertura mínima. Existem os filtros broadband que podem ser usados em telescópios mais pequenos mas o resultado não é nada de especial... Só te vão dar mais "fome" de maior telescópio  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Poluição luminosa
« Responder #4 em: Junho 11, 2008, 12:16:45 pm »
Bem, obrigado pelas dicas. Penso que não vou arriscar. Afinal ainda são "carotes".

Quanto à fome, já cá anda ha algum tempo, mas como este ainda é novinho (e o dono bastante verde por estas andanças), vou usando este...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Poluição luminosa
« Responder #5 em: Junho 11, 2008, 12:44:40 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
(...) Só te vão dar mais "fome" de maior telescópio  :D

 :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D

Citação de: "nunogameiro"
(...)
Quanto à fome, já cá anda ha algum tempo, (...)

 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Isso então já nem se discute. Se achas que vais avançar para outra abertura, pondera então, pois pode valer a pena. Os filtros são coisas que ficam para sempre, a não ser que se risquem/estraguem...

 :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Poluição luminosa
« Responder #6 em: Junho 11, 2008, 02:28:10 pm »
Citação de: "xumaxer"
Citação de: "Miguel Lopes"
(...) Só te vão dar mais "fome" de maior telescópio  :D

 :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D

Citação de: "nunogameiro"
(...)
Quanto à fome, já cá anda ha algum tempo, (...)
Ui que eu até salivava quando chegou o C6 ou mesmo o C9  :-D  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Poluição luminosa
« Responder #7 em: Junho 11, 2008, 09:12:58 pm »
Olá. Penso que já foi tudo dito. Realmente o filtro mais indicado para esse telescópio seria o skyglow por ser menos agressivo. No entanto, pela mesma razão, não irias notar tanta diferença nas imagens como com um UHC ou um OIII. Eu tenho um dob de 10´, um skyglow de 1.25´e um UHC da baader de 2´. O skyglow está esquecido na gaveta. Praticamente nunca o uso. Só quando raramente quero um pouco mais de contraste em certas nebulosas planetárias com aplificações relativamente elevadas. Costumo usar mais frequentemente o UHC, que é mais agressivo, mas não tanto como um OIII. Como já foi dito, o filtro funciona melhor em nebulosas e mesmo assim não em todas, dependendo se são de reflexão, de emissão ou planetárias. E mesmo assim não é uma diferença do dia pra noite. Melhora apenas o contraste entre a nebulosa e o céu, permitindo ver uma maior extensão desta. Para galaxias é pra esquecer. Nada substitui um bom céu. A verdade é essa.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Poluição luminosa
« Responder #7 em: Junho 11, 2008, 09:12:58 pm »