Autor Tópico: O que acontecia se a lua desaparecesse?  (Lida 2926 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mav

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
O que acontecia se a lua desaparecesse?
« em: Junho 12, 2008, 07:19:38 pm »
O que acontecia na Terra  se a lua desaparecesse de repente? Estou curiosa...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontecia se a lua desaparecesse?
« Responder #1 em: Junho 12, 2008, 08:05:40 pm »
Se fosse instantâneamente.... bem, acho que isso nem sequer é previsível porque transferências de energia em tempo zero é impossível e viola as leis da física. Mas imaginemos que desaparecia (sabe-se lá como) num segundo.
Isso iria originar uma onda gravitacional. Imagina que era equivalente a teres 2 bóias numa tina de água. Retiras uma, vais causar ondas. Se o pico das ondas fosse muito rápido, poderia mesmo desfazer a terra.
Tirando isso, a terra poderia ter a sua órbita alterada ligeiramente, nada de preocupante.
A longo prazo teríamos maior estabilidade atmosférica. Os principais motores de turbulência são: dia/noite, frio polar vs calor equatorial, rotação da terra e lua.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: O que acontecia se a lua desaparecesse?
« Responder #1 em: Junho 12, 2008, 08:05:40 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontecia se a lua desaparecesse?
« Responder #2 em: Junho 12, 2008, 10:49:25 pm »
Bom, Olha as marés!.. Se desaparecesse numa altura de marés vivas, ia-se a água.. Em altura de maré vazia, havia por aí uns tsunamizitos.. Havia de ser bonito para a orla costeira :P
Isso da estabilidade atmosférica é discutível.. A Lua é capaz de contribuir para homogeneizar a temperatura dos oceanos, ou de algumas áreas, por remexer as águas.. Não sei até que ponto o clima não podia até ficar mais "estremo".. Frios mais frio e calor mais quente.. Mas também teríamos a nossa actividade vulcânica um pouco abalada sem Lua.. Quanto mais não fosse, na altura do desaparecimento da Lua, a terra era capaz de ter uma "indigestão" ou assim..  Se desaparecesse na altura de um eclipse solar, íamos ter muita gente cega 1 segundo e picos depois :twisted: (tempo que a luz demora a percorrer a distância da Lua à Terra).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: O que acontecia se a lua desaparecesse?
« Responder #3 em: Junho 12, 2008, 11:57:58 pm »
As mares tambem devem influenciar as correntes. Influenciando as correntes o clima e influenciado. E se o clima e influenciado...bem, o resultado pode nao ser agradavel...

Outra grave problema e que ficavamos sem um belo alvo para os telescopios, ou ate mesmo para comtemplar visualmente :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline telio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontecia se a lua desaparecesse?
« Responder #4 em: Junho 13, 2008, 10:33:19 am »
Acho que a maior influencia seria a nível de clima, pois apesar das marés continuarem a existir devido à influência da gravidade do Sol, estas seriam de menor amplitude, mas a alteração mais dramática seria a variação da inclinação da rotação da Terra, ficariamos como Marte, em que a inclinação de rotação varia de forma quase livre ao longo dos tempos, ou seja as estações do ano seriam variáveis, e, de tempos a tempos, até poderiam não existir... Acho que não seria muito bom...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontecia se a lua desaparecesse?
« Responder #5 em: Junho 13, 2008, 10:55:05 am »
Citação de: "telio"
Acho que a maior influencia seria a nível de clima, pois apesar das marés continuarem a existir devido à influência da gravidade do Sol, estas seriam de menor amplitude, mas a alteração mais dramática seria a variação da inclinação da rotação da Terra, ficariamos como Marte, em que a inclinação de rotação varia de forma quase livre ao longo dos tempos, ou seja as estações do ano seriam variáveis, e, de tempos a tempos, até poderiam não existir... Acho que não seria muito bom...
Queres explicar isso melhor? Não percebo que força é que faria alterar a inclinação do eixo de rotação...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontecia se a lua desaparecesse?
« Responder #6 em: Junho 13, 2008, 11:04:20 am »
Vi um documentário há uns tempos no National Geographic, onde diziam que o facto da Terra ter a lua, ajuda a estabilizar o seu eixo. Se não a tivesse-mos, o eixo ficaria descontrolado, podendo zonas de latitudes como as nossas, ficarem como polos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontecia se a lua desaparecesse?
« Responder #7 em: Junho 13, 2008, 11:25:21 am »
Acho que isso faz sentido quando temos uma sobreposição de rotações. Depois de estar estabilizado, não tem influência.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline telio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontecia se a lua desaparecesse?
« Responder #8 em: Junho 13, 2008, 11:46:38 am »
Queres explicar isso melhor? Não percebo que força é que faria alterar a inclinação do eixo de rotação...[/quote]

Tem a ver com a velocidade de rotação da Terra, por si só (devido à adaptação da mesma ao longo dos tempos desde a formação da Lua) não é a adequada para manter um eixo de rotação estável (relativamente ao Sol), acho que uma analogia fácil será a de um pião, quando tem elevada rotação o sei eixo é estável e vertical (relativamente à Terra), mas quando começa a abrandar o seu eixo de rotação começa a ficar instável. Como no caso da Terra não temos atritos para redução da velocidade de rotação, a instabilidade seria permanente, haveria uma oscilação do eixo constante ao longo do tempo (ex. entre -40º a +40º)...
Concluíndo, a lua serve como "contrapeso"... Mas há mais forças envolvidas, por ex. decorrentes da própria rotação da Terra em torno do Sol, e não sou nenhum expert em física planetária, mas de modo grosseiro acho que é mais ou menos isto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: O que acontecia se a lua desaparecesse?
« Responder #8 em: Junho 13, 2008, 11:46:38 am »