Autor Tópico: Astronomia para crianças do 1º CEB  (Lida 1437 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Astronomia para crianças do 1º CEB
« em: Junho 21, 2008, 11:26:31 am »
Olá

Ontem à noite juntei-me a um grupo de pessoas que marcaram um encontro numa escola do 1º Ciclo para observação do céu nocturno e umas espreitadelas pelo telescópio.
Decidi juntar-me a eles e fazer o baptismo de "voo" à minha G-11, numa primeira saída, fora do meu "observatório".
A noite não prometia porque a Lua está pouco menos que cheia, mas mesmo assim resolvi ir.

As pessoas que organizaram o encontro tinham em vista um primeiro contacto com o céu nocturno e assim, estavam disponíveis um refractor "Lidl" de 70mm com montagem EQ não motorizada, um Newton de 6" numa EQ não motorizada e uns binóculos que confesso, não sei as especificações. :s

Estiveram presentes (assim por alto) umas 50 pessoas que foram escutando umas breves e elementares explicações do céu nocturno (as constelações, os planetas, etc) enquanto que eu montava o meu setup.
Os putos deliraram e os papás dos putos também se maravilharam com o que o céu n octurno "esconde" por baixo do manto da PL  :-D
WOW! a exclamação da 1ª garota a olhar para Saturno a 164x (levei as minhas 2 Hyperion - 17mm e 13mm, mas só usei a 17mm - " e tem umas estrelinhas ao pé", exclamava outra...

Vimos Saturno e as suas luas, vimos júpiter a ferver no céu, ainda muito baixo, vimos a Lua e o seu terminador e ainda...

... espreitei a M57 e M51 e foi ver o pessoal a dizer o que conseguia ver... "uma bola de fumo com o centro mais escuro!"; a M57 via-se perfeitamente num céu com "alguma" PL  (ficámos num recinto nas traseiras da escola, com candeeiros de iluminação pública por todo o lado, mais as luzes das casas da localidade  :s .

a M51 foi também possível de vislumbrar, com os seus 2 núcleos de luminosidade mais visível. Também aqui não dei nenhuma dica do que estava a ser visto, apenas disse que era uma galáxia. O pessoal acabava por dizer que via 1 ou 2  pontos esbranquiçados de luz desfocada e então lá explicava eu o que era.

Levei também um GLP que comprei pela net a um espanhol e que fez as delícias do pessoal. A uma garoto perguntei-lhe se queria ver uma casa no céu! Apontei-lhe Cefeu e ela "wow! pois é, e está deitada..."; depois perguntei-lhe se queria ver um Cisne: "Ah!" e por aí fora.

Foi um espectáculo! :sunny:

Sem dúvida uma coisa a repetir.

Para o final, os graúdos já questionavam sobre o preço do equipamento: "quanto custa isto?" E eu, lá ia olhando para o lado, à procura da minha Maria, para não meter a pata na poça! E dizia que era muito caro, tudo novo ia para mais de €7 000, mas que tinha conseguido comprar porque era em 2ª mão e a montagem tinha tido um preço especial...

DE tudo o que ressalto mais, foi a curiosidade e o conhecimento de um miúdo que lá estava, que não me largou a noite toda com questões e perguntas, ficando eu a saber que ele já detém um conhecimento bastante bom para a sua idade. Será que consegui converter um puto? Será que dali irá nascer mais um AA? Era bem bom!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astronomia para crianças do 1º CEB
« Responder #1 em: Junho 21, 2008, 12:13:43 pm »
Epá, que fixe!
Boa iniciativa.. Só essa parte do preço é que não respondia ssim muito directamente.. Encaminhava-os para os outros telescópios primeiro, ou dizia que não se compra tudo de uma vez.. Mas estou a ver que teve piada!
É melhor a gente não dizer mal desse rapaz, que ele pode estar a registar-se aqui no fórum qualquer dia :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Astronomia para crianças do 1º CEB
« Responder #1 em: Junho 21, 2008, 12:13:43 pm »

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: Astronomia para crianças do 1º CEB
« Responder #2 em: Junho 21, 2008, 12:26:41 pm »
Citação de: "Valdemar"
Olá João, parabéns pelo Setup... foi comprado às claras ou sem a cara metade saber??? HI HI HI
Por vezes temos de inventar para conseguir ter qualquer coisa de geito, caro, mas passando por barato.
Tou a brincar.
Valdemar

 ATé que enfim respondeste à minha pergunta João... Pelos indícios acertei na muche..., é assi que se diz não é???
Citação de: "xumaxer"
Olá

Ontem à noite juntei-me a um grupo de pessoas que marcaram um encontro numa escola do 1º Ciclo para observação do céu nocturno e umas espreitadelas pelo telescópio.
Decidi juntar-me a eles e fazer o baptismo de "voo" à minha G-11, numa primeira saída, fora do meu "observatório".
... /...
Para o final, os graúdos já questionavam sobre o preço do equipamento: "quanto custa isto?" E eu, lá ia olhando para o lado, à procura da minha Maria, para não meter a pata na poça! E dizia que era muito caro, tudo novo ia para mais de €7 000, mas que tinha conseguido comprar porque era em 2ª mão e a montagem tinha tido um preço especial...

Parabéns pela tua iniciativa de compareceres nesse pequeno encontro, é isso que quero fazer aqui na terra, mas quando tiver condições, quando tiver algo que possa mostrar para que as pessoas se mostrem interessadas no que observam...

Forte abraço, bom fim de semana.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astronomia para crianças do 1º CEB
« Responder #3 em: Junho 21, 2008, 02:22:44 pm »
Tive uma experiência semelhante há 1 mês. Realmente uma pessoa fica encravada quando se fala de preços... é difícil de explicar que não é necessário gastar tanto para começar, por exemplo por um dob de 8-10".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Astronomia para crianças do 1º CEB
« Responder #4 em: Junho 21, 2008, 03:40:26 pm »
Boa iniciativa xumaxer. Ou sera Prof.xumaxer??? :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Astronomia para crianças do 1º CEB
« Responder #4 em: Junho 21, 2008, 03:40:26 pm »