Autor Tópico: NASA diz que sonda Phoenix encontrou gelo em Marte  (Lida 952 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
NASA diz que sonda Phoenix encontrou gelo em Marte
« em: Junho 23, 2008, 10:58:15 am »
Uma análise comparativa de imagens captadas nos últimos dias pela sonda Phoenix convenceram os cientistas da presença de gelo perto da superfície do solo árctico de Marte, informou hoje a NASA (agência espacial norte-americana) em comunicado. Pela primeira vez, a agência vai poder analisar o gelo do planeta vermelho.



Bocados de um material branco brilhante desapareceram do interior de um buraco escavado com o braço robotizado da sonda Phoenix, quatro dias depois de terem sido fotografados pelas objectivas da sonda.

Este foi um buraco escavado pela Phoenix com 22 centímetros de largura por 35 de comprimento. No seu ponto mais profundo tem sete a oito centímetros de profundidade.

Segundo os cientistas da missão, estes materiais seriam água gelada que se evaporou depois de ter sido exposta ao Sol pela sonda.

“Isso deveria ser gelo”, acredita Peter Smith, da Universidade do Arizona, responsável pela equipa científica de Phoenix, explicando que “estes pequenos bocados desapareceram totalmente durante os últimos dias, o que constitui uma perfeita indicação de que se trata de gelo”.

“Houve um debate entre os cientistas sobre se o material branco seria gelo ou sal”, acrescentou o investigador, salientando que “o sal não evapora”.

Nilton Rennó, cientista brasileiro e um dos líderes de pesquisa da missão, disse à “Folha de São Paulo” que “nunca estivemos tão perto de encontrar vida noutro lugar, se realmente existir alguma”.

A sonda Phoenix, que pousou no solo marciano a 25 de Maio, vai confirmar a informação colocando amostras da superfície num instrumento chamado Tega (Analisador de Gás Térmico e Expandido).

In Publico
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

NASA diz que sonda Phoenix encontrou gelo em Marte
« em: Junho 23, 2008, 10:58:15 am »