Autor Tópico: Astrovide 2008  (Lida 1685 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Astrovide 2008
« em: Julho 03, 2008, 07:51:09 pm »
No próximo sábado dia 5, vai realizar-se o VII Astrovide.
Há alguém a pensar ir?
Estou a preparar as minhas coisas para experimentar o material para uma saída a um bom céu, com a G-11.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Astrovide 2008
« Responder #1 em: Julho 03, 2008, 08:22:15 pm »
Pena ser tão longe e já ter o fim-de-semana ocupado... Mas na Astrofesta contem comigo!  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Astrovide 2008
« Responder #1 em: Julho 03, 2008, 08:22:15 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrovide 2008
« Responder #2 em: Julho 03, 2008, 10:44:55 pm »
Gostava muito de ir por causa das palestras, mas estou com muitas saudades de fazer umas fotografias, e para isso preciso de material que está ainda mais longe.. Tenho ainda que experimentar umas modificações que fiz ao percurso da luz até à câmara guia, por isso não devo ir :(
Mas à Astrofesta também vou!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrovide 2008
« Responder #3 em: Julho 07, 2008, 01:12:03 pm »
De volta da Astrovide!
Que fim de semana. 8)

No sábado rumei a Castelo de Vide com a mala da minha carrinha completamente atulhada de material de astronomia. Acho que foi mesmo a primeira vez que todo o compartimento de carga da V70 foi cheio apenas com coisas minhas. :-D  Consegui que a Maria e sogros levassem apenas 2 "saquitos" com as escovas de dentes ...  :-D  :-D  :-D  :-D  :lol:  :lol:  :lol:
Bom, C11 na caixa, cabeça da G11 na Pelican... e pouco espaço sobrava para os pés da montagem, base do tripé, mala com oculares, caixa de ferramentas com DMK, alimentação do portátil, bateria 12V... enfim, completamente a abarrotar.

1ª saída oficial da G11!

Quando cheguei ao local de observação, lá comecei a aprontar tudo. Facilmente se preparou tudo e quando estava para começar a alinhar a montagem, eis que chega o Paulo Ferreira, de Tomar. Conversa em dia, ficámos uma hora na conversa e de repente, quando demos por esse tempo passado, olhámos para o céu e... nuvens! :(|
Bom, deu para ficar mais uns minutos à conversa.
Quando finalmente as nuvens se foram, o alinhamento foi feito.
Entretanto, chegou ao pé de nós o Luís Carreira, daqui de Leiria e que eu ando para conhecer desde há um ano... Que fixe! Grande surpresa.
Escusado será dizer que foi uma noite do "camandro".
Ele trouxe uns binóculos ENORMES onde dava para ver a M27 e M57. Já estão a ver o poder daquilo; tal era o poder que tínhamos que estar sentados e com os braços apoiados para suportar o peso durante o tempo de observação. Show! 8)
Entretanto, o meu C11 varria o céu à caça de DSO's. Depois de colimado, UAU! que maravilha. Levei a DMK para sacar a GMV mas acabei por nem a tirar da caixa. Ela estava lá e via-se perfeitamente, apesar da turbulência na atmosfera. Só que, de tudo o que levei, só usei a minha Hyperion 17mm e uma Celestron 25mm e um filtro UHC. Tudo o resto veio como foi! (uma tal de Axiom não sai da caixa, Miguel) :-D  :-D  :-D
Devo começar por dizer que o local ficava ao lado de uma estrada e que houve muita gente a chegar e a partir e como tal, a adaptação "olhal" não foi sempre a melhor...  :s  :s
Também o céu não estava como devia: já houve melhor e os craques bem o diziam... :(

Objectos observados:
M27- detalhe e estrela central visível; não só se via a forma tradicional de haltere, como se via a nebulosidade para cima e baixo do X;
M57 - não se via a estrela central mas parecia que tinham "apagado" o céu e colocado um papel de cenário totalmente preto. Que contraste!;
M13 - Biliões de estrelas resolvidas até ao núcleo;
M92 - um enxame que observei pela primeira vez no Pinhal do Rei com o meu ex-C6 e me deixou impressionado. Em CV ainda mais;
M51 - os 2 núcleos bastante visívies e "adivinhavam-se" os braços da galáxia;
M101 - núcleo visível e mais nada...;
M33 - estava lá mas muito ténue;
M20 - as pétalas da "rosa" (como lhe chamo) eram claramente visíveis e as manchas também;
M8 - idem aspas;
M17 - o cisne está mesmo lá. Definidinho e contrastado como deve ser.
M110 - claramente visível e contrastada;
M97 - como era noite, o mocho andava a passear e foi apanhado nas malhas do C11. Muito contrastada e com os olhinhos a "brilhar";
NGC 7293 a.k.a. Helix Nebula - E esta hein!? :-D  foi neste DSO que mudei a ocular para a de 25mm + UHC pois na 17mm não se via nada. Valeu aqui o efeito Luís Carreira e a sua experiência. Como a nebulosa é grande, pouco bilho e estava baixa no horizonte, só com uma ocular de menor DF; com a 25mm e o filtro, eis que surge no FOV, mas com grande esforço ocular. Mas que estava lá estava. Finalmente posso dizer que esta já foi vista.
M16 - tentei ver se conseguia vislumbrar alguma coisa lá, mas não. :s
NGC 6826 a.k.a. Bilnking nebula - Grande treta! Não "blinka" nada... estava sempre visível na ocular  :-D  :-D  :-D  :-D
M76 a.k.a. Little dumbel - iac-iac! muito fixe.
NGC 6543 a.k.a. Cat's eye nebula - que brilho e contraste. Parece-me que desta vez não a vi azul como na Serra da Freita, no ano passado, lembras-te Miguel?
Júpiter - Chiça! Comparando com as observações de Leiria, Júpiter parecia a Lua: cegava...! a GMV estava lá mas a turbulência não permitia imagens de excelente qualidade.
Neptuno - Facilmente visível;
Úrano - idem aspas.
Estes foram alguns dos objectos observados nesta noite, pelo meu C11.
A bateria de carro funcionou impecavelmente e quando cheguei a casa e a pus a carregar, estava praticamente a 100%  :D  :D  :D

Bem, mas isto não fica por aqui. Estavam lá 2 ICBMs:
- obssession 15"
- obssession ainda maior de 18"
 :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D
Vocês querem saber o que é captação de luz? Experimentem observar por um destes baldes de fotões... :-D  :-D  :-D  :-D  :-D
Lembram-se de eu ter tentado ver a M16? Pois no de 15" via nitidamente a nebulosidade em forma de pássaro e o Filipe Alves ainda disse que se viam os "Pilares da Criação" mas eu, sinceramente não consegui ver! :-(  :-(
No 18" do José Ribeiro observei uns NGCs muito ténues mas que com este telescópio se viam muito bem!
NÃO HÁ DÚVIDAS NENHUMAS: ABERTURA!
O meu C11 parecia um bébé ao pé daquilo tudo... :-D  :-D  :-D  :-D

Resumindo: Helix e blinking pela primeira vez; Luís Carreira pela primeira vez; Paulo Ferreira pela 2ª vez! O C11 bomba mesmo. A G-11 também.
Às 4h30 voltou tudo para casa pois o dia começava a ameaçar...
A repetir.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrovide 2008
« Responder #4 em: Julho 07, 2008, 01:26:52 pm »
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh. que inveja  :(|
Eu não podia ir, assuntos familiares  :(|  :(|  :(|  :(|

E perdi a oportunidade de ver por um obsession de 18", que é o que quero comprar daqui a uns anos...  :(|

Xumi, tens de investir agora numas oculares de qualidade. Hás de experimentar a Orion Lanthanum Wide de 8mm que comprei usada e não vais querer mais nada!!
E está a fazer falta aí qualquer coisa como uma Panoptic 35mm que acabei de comprar  :-D

Notas:
- não sabia que os lóbulos da M27 eram visíveis...
- Epa, na M51 tens de conseguir ver mais. Eu já consegui com o C9 ver os braços... Acho que aí é questão de ocular
- M81 e M82? Nada?
- Na Freita a cat's eye realmente era azul...
- Jupiter... pá, tens MESMO de experimentar a mina Orion LVW 8mm e a Pentax XW 10mm! Perfeitas! Numa noite fraca conseguia ver a GRS e detalhes nas bandas! Além disso uma das luas parecia mais do que um ponto... e com tonalidades difentes de cada lado...

ASTROFESTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!

PS: estou em Ansião dia 19 :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline pf64

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrovide 2008
« Responder #5 em: Julho 07, 2008, 11:05:52 pm »
Olá, João

parece que o resto da noite, correu às mil "estrelas".

Não chames bébé ao C"anhão"11, porque até parecia um Obss..11  :D
Aqueles Obssession embora sejam enormes, dão sempre imagens
mais claras/transparentes/contrastadas por terem menos superficies opticas. 8)

Gostei muito do teu relato, continua.

Um Abraço
Paulo Ferreira

Ps: realmente aqueles binos do Luis Carreira são um espanto  :o
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Paulo Ferreira

Re: Astrovide 2008
« Responder #5 em: Julho 07, 2008, 11:05:52 pm »