Autor Tópico: [Discussão] As séries Sci-fi (Ficção Cientifica)  (Lida 6591 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Junho 23, 2006, 10:42:28 am »
Pois, tb são grandes séries... mas o pessoal tem andado a "desenterrar" os mais antigos por trazerem mais nostalgia. Senão tb falava do Stargate, da saga Starwars, etc. :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Junho 27, 2006, 09:45:19 am »
Star Wars é um clássico que ainda hoje faz sonhar muita gente  :wink:

Stargate é uma excelente série, apesar de eu não achar este ultimo actor , que substituiu o Richard Dean Anderson (Jack), muito bom...   :(

Já que falamos de Stargate, a série Stargate Atlantis também é muita boa e muda um pouco o tema das viagens através dos portais para se centrar mais no conflito com outras raças e nas suas relações  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

(sem assunto)
« Responder #16 em: Junho 27, 2006, 09:45:19 am »

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Ficções
« Responder #17 em: Julho 11, 2006, 05:45:28 pm »
Bom...eu para ser sincero, não gosto muito de Starwars. Nunca me atraiu muito, pois sempre gostei mais da componente de exploração na ficção científica, do que própriamente ver duas pessoas crescidas a lutar com dois tubos de luz e coisas afins :)
Por isso sempre gostei muito de Startrek, apesar dos altos e baixos das diferentes séries e filmes...penso que cada época tem coisas boas e más, mas analisando a nível de equilíbrio, a TNG será a melhor. Apesar disso, partilho das desconfianças que Sagan tinha em relação a ela. Não percebia muito bem porque é que os extraterrestres tinham de falar inglês (aliás, eu também não), entre outras coisas, que não me consigo lembrar agora. Mas é uma série que do ponto de vista científico, antropológico vai muito longe, com argumentos de excelente qualidade.
De resto, mais coisas que me ficaram...a Galáctica dos anos 80 era muito boa. Para além de apresentar alguns dos pontos anteriores em forma muito rudimentar (apesar de a partir da chegada á Terra é uma imensa desilusão), penso que inovou bastante ao nível dos desenhos das naves, em relação ao que se fazia naquela altura em ficção científica.
Gosto muito do Stargate, também...acho que se enquadra no que disse ácerca de Startrek, explorando bem a ideia bem incrustada no fólclore ovniológico de contactos extraterrestres com civilizações antigas.
Ainda nas séries, gosto muito da Firefly, que acho uma série um pouco mais marginal, mas agradávelmente marginal.
Ao nível dos Ovnis, duas séries marcaram-me muito... "Taken", que não sei porque carga de água em Portugal se chama "Vieram em Paz" e passa ás 02:30 da manhã, e uma cujo episódio piloto passou na TVI há algum tempo atrás, "Os Escolhidos". São duas séries absolutamente must see neste campo, embora ambas diferentes...Taken foca-se mais no folclore ovniológico, e na sua evolução a seguir á II Guerra mundial, e os "Escolhidos", mantém uma aura extraterrestre ao argumento de abduzidos que são devolvidos á Terra, que é muito importante e simbólica no desenrolar dos episódios.
Filmes...não vou muito em apologias da bicharada (Aliens e coisas afins). 2001 está sem dúvida no topo dos topos das minhas preferências. Apesar da polémica que existiu entre Sagan e Kubrick, que levou o primeiro a saír do aconselhamento técnico (Kubrick também não tinha um feitio lá muito fácil), é para mim o marco da ficção científica em cinema ainda hoje. Depois, claro, os Treks (uns melhores que outros)...Dune marca mais pela visão que Lynch consegue dar do meio e da realidade de Arrakis. É pena que não se tenha visto a versão não editada que se sabe que existe, pois acho que acentuaria esse aspecto, ou não fosse Lynch um perito em moldar ambientes.
Bom, não me lembro assim de mais nada...também hoje não me apetece pensar muito :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #18 em: Julho 12, 2006, 09:53:40 am »
Já nem me lembrava do Dune  :)

Em relação ao Galactica, apesar de ter visto a série dos anos 80, prefiro a nova que dá muito mais enfase nas relações humanas, no contexto politico e social vivido por um grupo de refugiados humanos que procuram regressar às suas origens depois do seu planeta ter sido ocupado pelos Cylons e claro pelos seus espectaculares combates espaciais, e actores que conseguem dar vida a todo aquele Universo. A única que coisa que eu não percebo é como é que todos falam Inglês...supostamente é um povo que vem de outro planeta...mas acho que tou a ser mesquinho   :)

Os Escolhidos é uma boa série que andava a acompanhar no canal francês M6. Infelizmente eles cortam os episódios e há semanas em que nem sequer os passam  :roll:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Series
« Responder #19 em: Julho 12, 2006, 10:49:59 am »
Eu via mais o Espaço 1999 e a Galactica com aqueles "robots" com uma luz azulada à frente.

Nunca fui grande fã da guerra das estrelas...


Até que ponto estão relaccionada com astronomia, eu acho que apenas um pouco. Estas series são ficção e apenas usam o Espaço como meio de contar outras histórias. Talvez estejam mais relaccionadas com a exploração espacial que propriamente com a astronomia em si. Estou lembrar-me do Espaço 1999 e da base lunar por exemplo....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

Offline eärwen

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Julho 18, 2006, 02:33:00 pm »
Porque não o Stellvia of the universe sempre tem mais a ver com o espaço :P

189 anos depois da onda de calor e som proveniente explosão de uma supernova, Hydrus Beta, ter atingido a Terra e causado muitos desastres, dizimando grande parte de sua população, e tornando a atmosfera terrestre verde. O desastre, entretanto, fez com que todas as guerras parassem e o mundo inteiro se unisse para barrar a segunda onda de choque da mesma explosão - que viria com os restos físicos da estrela explodida, e destruiria a Terra.


Fonte: Wikipédia
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por eärwen »
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

(Fernando Pessoa)

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Julho 18, 2006, 02:35:15 pm »
Grande anime sim senhora  :D Para quem gosta do género claro  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Novembro 20, 2006, 04:39:38 pm »
Não querendo ser chato, gostava de perguntar a quem viu o filme Serenity, o que achou dele! Eu seu que já foi mencionado mas, como tenho ideia de o aquiri  e não o vi, gostaria de saber se vale a pena! Um que eu também apreciei, vi no cinema, e comprei, foi o filme Pitch Black ( Eclipse Mortal ) com o actor Vin Diesel ! Apesar da ficção de certas coisas no filme, achei bastante interessante! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Novembro 20, 2006, 06:05:35 pm »
Eu vi o serenity mas não gostei muito. É um filme de pipocas e se fosse feito com chevys e fords no texas a fugirem da polícia era o mesmo argumento. E depois do matrix, tudo o que for uma pessoa em "bullet-time" a dar saltos acrobáticos e a matar tudo o que se meche fica ridículo.

Aliás, um dos grandes problemas dos filmes de ficção científica é a ausência de bons actores e de bons guiões. Desde os anos oitenta que ficou conotado como filmes série B e praticamente nenhum bom actor ou argumentista se arrisca a fazer um.
Dos filmes star trek só se aproveita o primeiro, star wars teve a sorte de terem apanhado o novato harrison ford e o veterano alec guiness porque senão aquilo tinha sido uma fantochada.
Mesmo o Dune, que gosto muito, tem a sua quota parte de maus actores e algumas sequências muito mal filmadas e/ou montadas.

No geral acho que a haver uma explosão nuclear no planeta nos próximos 10 anos, devia ser em hollywood  :D
Gostava de ver BD francesa adaptada a filme ou tv, como a Valerian



Gosto:
desenho animado: Era uma vez no espaço, Ulysses 31
séries tv: espaço 1999
Filmes: Dune, Star Trek 1, 2001, Alien 1
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Anonymous

  • Visitante
Re: [Discussão] As séries Sci-fi (Ficção Cientifica)
« Responder #24 em: Julho 02, 2007, 12:49:56 am »
A ficção científica sempre me fascinou, em todas as suas vertentes. Por isso a “Galáctica” dos anos 80 foi algo... impressionante para mim, habituado a ver "O Caminho das Estrelas" e o "Espaço 1999", fim-de-semana após fim-de-semana. Infelizmente depressa me desiludi com o “Buck Rogers no sec. 21”. Mas a “Galáctica” não… e para glaudio da minha evolução como ser humano, de adolescente para adulto e pai, esta “nova “ “Galáctica” é uma lufada de ar fresco. As tensões, os atributos e defeitos de qualquer ser humano vêm ao de cima nesta nova série. O Bom e o Mau afinal se complementam dependendo do nosso ponto de vista. Serão realmente os Cylons os Maus da fita? Não serão eles afinal a etapa seguinte da nossa própria evolução como civilização? Estou a falar naturalmente de uma ficção, mas constituído por determinados pontos reais e verdadeiramente existentes na nossa civilização. O racismo e xenofobismo – mais vincada nos humanos do que nas maquinas, o ódio, a quase desesperante vontade de sobrevivência, o nosso próprio sentido de justiça – bem patente no último episodio da 3ª temporada “Crossroads parte2”, as tenções politicas e sociais assim como as desigualdades aí existentes.
Esta série tem de tudo que nos deparamos no nosso dia a dia, nem que seja ao assistirmos a um qualquer Telejornal (menos futebol).
Eu terminei á pouco tempo de assistir ao final da 3ª temporada e nem imaginam a ansiedade que apresento para começar a ver a 4ª e ultima temporada.  A minha aposta é de que essa tão afamada 13ª tribo sejam afinal Cylons, maquinas que ousaram viver, agir e pensar como humanos!
Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: [Discussão] As séries Sci-fi (Ficção Cientifica)
« Responder #24 em: Julho 02, 2007, 12:49:56 am »