Autor Tópico: Colimação de um Schmidt-newtoniano  (Lida 4648 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Colimação de um Schmidt-newtoniano
« em: Julho 15, 2008, 04:40:05 pm »
Olá colimadores experientes!
Possuo um telescópio schmidt-newtonian de 8". O aparelho é muito rápido (F4) e dá imagens muito boas de campos de estrelas, etc. No entanto, as imagens já foram melhores, ele não está devidamente colimado. Uso um colimador de laser e consigo alinhar devidamente o espelho primário, no entanto, quando desfoco as estrelas os aneis não estão devidamente cocêntricos.
Pelo que pesquisei é necessário fazer um offset ao secundário neste tipo de telescópio para compensar o desvio dado pela lente correctora, mas ainda não encontrei nenhuma página que o explique convenientemente.

Alguns dos amigos sabe de uma maneira eficaz de proceder à colimação de um telescópio deste tipo, ou de alguma página que explique um passo-a-passo aqui pró novato??  :geek:  :D

Um abraço pra todos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #1 em: Julho 15, 2008, 07:50:29 pm »
Viva..
Acho que o primeiro passo é rodar o suporte do secundário de forma a que o secundário fique convenientemente apontado para o focador. (isto já deve estar). Até convém não mexer muito nisto, para ter a certeza que o suporte está bem preso ào corrector de Schmidt..
Depois disso não me arriscaria a dizer muito, pois sou influenciado pela colimação do Newton do dUbeni..  Mas eu diria centrar o secundário na linha de visão do focador.
Convém depois o primário estar o mais paralelo ao fundo do telescópio possível (todo chegado para trás)
A seguir ajusta-se o secundário o melhor possível para que as reflexões pareçam o mais centradas possível.
E no fim, logo se ajusta o primário para tornar os tais anéis o mais concêntrico possível. Aqui convém desfocar pouco e ver os anéis pequenos, em vez de desfocar muito e ver os anéis grandes..
Acho que este pode ser um caminho genérico a seguir...

O offset que falas em princípio já vem feito. Como não tens maneira de deslocar o espelho secundário na direcção contrário à do focador, isso tem que já vir feito no suporte do espelho. Convém é que o secundário esteja centrado com o porta oculares..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #1 em: Julho 15, 2008, 07:50:29 pm »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #2 em: Julho 16, 2008, 09:43:33 am »
Olá ricardex. Eu tenho um parecido a esse (10" F/4) e realmente é dificil manter este tipo de aparelhos sempre a 100%. O Filipe disse quase tudo, especialmente logo no inicio onde menciona a rotação do secundário. Já vi que ás vezes este suporte não vem tão bem apertado como devia e o espelho pode efectivamente estar ligeiramente rodado. Para rodá-lo tens que desapertar a peça exterior que segura o suporte do secundário que está acessível na frente do corrector. Ora esta peça não é fácil de rodar e só lá tem dois pequenos buracos para colocares uma ferramenta "especial". Eu consegui rodar a minha com sucesso usando dois ferrinhos relativamente fortes e curtos. Não é tarefa fácil porque se algum se escapa, lá vai direitinho ao corrector. Eu acredito que este seja o teu problema principal. Eu, por mais que tentasse e antes de descobrir este "problema", não havia maneira dos discos ficarem concentricos apesar do primário parecer bem centrado e tudo. O "offset" não é ajustável nestes telescópios; Já vem definido de fábrica e não existe maneira do o ajustar.
Então verifica, à mão, se consegues, por pouco que seja, rodar um pouco o secundário. Se conseguires, tens aí parte do teu problema.
Espero que seja isso, porque se já deu imagens boas, então o secundário tinha que estar mesmo solto para conseguir rodar sem grande esforço... raro, mas já vi acontecer.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #3 em: Julho 16, 2008, 11:20:04 am »
Olá amigos,

com base naquilo que ambos e explicaram fui dar uma vista de olhos no meu telescopio e faz realmente todos o sentido. Quando estava atentar tirar a tampa que dá acesso aos parafusos de ajuste do espelho este pareceu-me rodar um pouco e mais tarde verifiquei que o anel que o segura ao corrector está meio desapertado!   :s  Agora estou mesmo forçado a proceder ao alinhamento do secundário. Vou deixar isso para o fim-de-semana para, com tempo e paciência, fazer tudo como deve ser.

Na net descobri este PDF com um processo que me parece simples e adequado (especialmente o segundo método) http://www.weasner.com/lxd/techtips/kennett/Collimating_a_Schmidt_Newtonian.pdf. Curiosamente o telescópio usado é igual ao meu. Se tiverem ocasião dêm uma vista de olhos para que possa ter a vossa opinião.  :-D

Um abraço e obrigadão!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Spitzer

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #4 em: Agosto 13, 2008, 12:47:11 pm »
Boa tarde

Possuo um Meade LXD 55 8´´ e mesmo depois de ler isto tudo sobre colimação fiquei com dúvidas. Neste momento o telescópio encontra-se assim:






Onde devo mexer? Parece que o primário está ligeiramente desviado. E o secundário tambem tem ali qualquer coisa.
Espero que me possam ajudar

Obrigado e cumprimentos

David Marques
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
David Marques
www.acv.pt.vu

“Once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return.”

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #5 em: Agosto 13, 2008, 01:14:58 pm »
Em primeiro lugar, faças o que fizeres, coloca o tubo do telescopio na horizontal. Isto pode prevenir um desastre caso o secundario se solte. O Secundário está rodado no seu eixo. Os Shimdt newton são um bocado xatos pra colimar o secundário porque não há muito por onde agarrar devido à presença do corrector. Vais ter de desapertar o parafuso central e rodar o sedundario um pouquinho no sentido contrario ao dos ponteiros do relogio para trazer a reflexão escura do centro para o meio. É normal que ela depois fique não exactamente no centro, mas um pouco desviada para a esquerda (isto se a boca do tubo do telescopio estiver à esquerda do focador). Isto deve-se ao offset do sendundário.
Depois disto feito, vais ter de regular a inclinação do secundario actuando nos três parafusos situados à volta do parafuso central do secundário. Repara que só consegues ver um dos "clips" que agarram o primário.
Só depois disso é que podes colimar o primário.
Vê este artigo:
http://www.andysshotglass.com/Collimating.html
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #6 em: Agosto 13, 2008, 01:42:56 pm »
David, assim à primeira vista dá-me ideia que tens o secundário bastante rodado, uma vez que só consigo ver um suporte do primário, e eles são três. Dá para perceber que ele está rodado para a parte de baixo das tuas imagens. Se leres o PDF que indiquei na minha mensagem anterior vais ver que afinal até não é um bicho de sete cabeças. Muito rápidamente... deves tirar a tampa do corrector que dá acesso aos parafusos do secundário e usando uma ferramenta por ti fabricada (eu usei uma pequena tábua de madeira e dois pregos) desapertar o anel exterior que une o espelho secundário à lente do corrector. Desaperta pouco... não o soltes porque é esse anel que segura o espelho. Não queres que ele caia em cima do primário!!  :shock:
Roda o secundário até o teres alinhado com o eixo que forma com o focador estendendo o focador ao máximo e pendura-lhe uma barlow mais o colimador ou uma ocular, de maneira a que fiques com uma boa referencia e usa uma régua comprida para confirmares que o espelho está de facto alinhado. Vai Fazendo pequenos ajustes. Depois disto feito aperta novamente o anel tendo atenção para que no processo o secundário não rode novamente. De seguida podes fazer uma colimação normal, uma vez que já tens o secundário alinhado. Usa um laser e, com a ajuda de uma chave philips, vai fazendo pequenos ajustes nos 3 parafusos de ajuste do secundário até posicionares o ponto do laser no meio do espelho primário (guia-te pelo pequeno circulo lá colado). De pois de conseguires isto ajusta os parafusos do primário até conseguires que o laser volte ao ponto de origem. Confirma por último se o ponto laser continua no meio do espelho primário.

Foi este o processo que usei e agora o meu telescópio dá-me imagens bem mais definidas. Espero ter ajudado. Abc
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Spitzer

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #7 em: Agosto 13, 2008, 08:29:20 pm »
Obrigado pelas respostas

Vou por isso em prática e se tiver mais alguma duvida comunico.

Abraço e obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
David Marques
www.acv.pt.vu

“Once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been, and there you will always long to return.”

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #8 em: Agosto 16, 2008, 12:47:06 pm »
Viva bom dia :D ,


Também possuo um LXD55 8" F/4, e recordo me que tive um problema exactamete ( ou pior :(  ) semelhante a esse. Apontava o telescópio aos objectos e via tudo desfocado.

Quando me encontrei com o grupo ( GOAAA ), as mãos experientes destes senhores revelaram algo mesmo ao geito disso. Tinha o secundário completamente desapertado e descentrado do secundário. Em "segundos" resolvemos  o problema apertando e centrando o mesmo. De seguida o João colimou o mesmo com o um sistema ( Made in USA ) ao qual não me recordo o nome, e voilá :-). Verdade é que um ano depois nunca mais colimei o telescópio, e aparenta estar tudo ok.

 :-D

Boa Sorte

 :roll:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #9 em: Agosto 16, 2008, 03:18:44 pm »
Deve ter sido o catseye, Marco  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #10 em: Agosto 16, 2008, 03:46:45 pm »
Citar
De seguida o João colimou o mesmo com o um sistema ( Made in USA ) ao qual não me recordo o nome, e voilá .

Citação de: "joao marum"
Deve ter sido o catseye, Marco  8)

Ora aqui está,

Muto porreiro João, apesar de fazer poucas saidas com o telescopio o meu ficou muito bem colimado e desde esse dia ( há um ano ) que não faço tal coisa. :-D

http://www.catseyecollimation.com/

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Re: Colimação de um Schmidt-newtoniano
« Responder #10 em: Agosto 16, 2008, 03:46:45 pm »