Autor Tópico: Filtro para Reflector Skywatcher  (Lida 5165 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Lulua

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Filtro para Reflector Skywatcher
« em: Agosto 06, 2008, 06:04:03 pm »
Oi,
Depois do que li sobre os filtros de poluição luminosa percebi que estes obviamente não fazem milagres. Ainda assim, e porque vivo numa zona onde existe bastante, gostaria de saber qual o filtro que me recomendam (portanto, qual é compatível com o meu sw 130x900 EQ2, que veio com oculares K10 mm e K25 mm). Mais uma pergunta básica, eu sei, mas as dúvidas estão sempre a aparecer. Obrigada.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Filtro para Reflector Skywatcher
« Responder #1 em: Agosto 06, 2008, 06:15:29 pm »
Olá,

os filtros para objectos de céu profundo são uma arma muito útil na luta contra a poluição luminosa. O filtros chamados Broadband, como os Orion SkyGlow, bloqueiam efectivamente os comprimentos de onda de luz gerados por lâmpadas incandescentes, de sódio, e de vapor de mercúrio, as que iluminam os céus das noites das cidades e subúrbios, enquanto deixam passar os comprimentos de onda desejáveis emitidos pelas galáxias e nebulosas de emissão (alfa de hidrogénio, beta de hidrogénio, e oxigénio III). O uso destes filtros em céus luminosos, poluídos pela luz, aparecem muito mais escuros, e o contraste entre objecto e céu é melhorado significativamente.

Os filtros Narrowband, como o Orion UltraBlock, permitem ainda um plano mais estreito de comprimentos de onda. Este tipo de filtro é chamado frequentemente "filtros nebulares" porque são particularmente eficientes a aumentar os detalhes e contrastes em nebulosas de emissão e nebulosas planetárias. Este filtro não beneficia muito galáxias e nebulosas de reflexão.

Os filtros Narrowband filtram em bloco todas as formas de poluição luminosa, inclusive comprimentos de onda de iluminação incandescente e fluorescente que os filtros Broadband não podem parar. Assim eles são eficientes em áreas com poluição luminosa muito severa. Eles transformarão um pobre céu urbano em algo útil na observação de objectos de céu profundo.

Para o seu telescópio acho que deverá começar com o uso de filtros tipo de "Broadband" (banda larga) devido à abertura do seu equipamento. Os Narrowband (banda estreita) provavelmente serão demasiado "agressivos" para penas 130mm.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Re: Filtro para Reflector Skywatcher
« Responder #1 em: Agosto 06, 2008, 06:15:29 pm »

Offline poiou123

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Filtro para Reflector Skywatcher
« Responder #2 em: Julho 24, 2011, 10:29:37 pm »
segundo vi escrito por aí, filtro lunas só para telescopios apartir de uma certa abertura. tenho um skywatcher 130/650 e gostava de saber se valerá a pena o filtro lunar.

obrigado

Re: Filtro para Reflector Skywatcher
« Responder #2 em: Julho 24, 2011, 10:29:37 pm »