Autor Tópico: StarParty Galáctica - 2008  (Lida 15271 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #30 em: Agosto 29, 2008, 07:27:22 pm »
A todos os que vão ao StarParty Galáctica.

Quero desde já agradecer a todos os que antecipadamente se propuseram a participar.
Será com muito prazer que vos iremos receber amanhã no Observatório de Vila Nova.
Não há garantias de que a meteorologia esteja a nosso favor, mas é certo que iremos ter um bom momento juntos de convívio onde se espera que todos possam partilhar as vossas experiências.

Neste primeiro encontro, espero que tenham a noção que tudo será muito informal e que de tão pouco tempo que tivemos para organizar é certo que algumas coisas irão falhar. As palestras, se é que assim se podem chamar, também serão feitas em moldes informais, porque o que se pretende é partilhar experiências.

A todos, uma boa viagem e que tudo corra bem. Até lá.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #31 em: Agosto 29, 2008, 07:36:10 pm »
ATENÇÃO: Sobre energia eléctrica.

Para o local de observação 1 (dentro do recinto do observatório) há energia eléctrica disponível. Cada um deverá levar apenas uma extensão com o tamanho que ache necessário.

Para o local de observação 2 (a ~400m a sul do observatório) NÃO há energia eléctrica disponível. Cada um deverá forma de alimentação que ache necessário.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #31 em: Agosto 29, 2008, 07:36:10 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #32 em: Agosto 29, 2008, 09:25:02 pm »
Citação de: "glemos"
Caro Mr. Fil:
Queira reservar 2 copinhos descartáveis de café para perto das 00:00h. O pagamento será previamente discutido. Posso fazer troca por observação num magnífico tubo Vixen de 6" já com bastante experiência!  :-D
Sem mais de momento
Obrigado

P.S.- É preciso levar açúcar????
O açúcar é oferecido juntamente com palheta, unicamente na compra do modelo topo de gama de copinho de plástico. Este dispõe de inovadoras formas arredondadas que manterão a forma do copo intacta quando vertido o café. As finas paredes deste copo permitem ao apreciador tomar um rápido conhecimento táctil da temperatura a que o líquido se encontra, por forma a que saiba a velocidade de degustação mais adequada.
Infelizmente não está disponível de momento outro modelo de copo plástico, pelo que quem não desejar este modelo terá que recorrer às próprias mãos em forma de concha... :mrgreen:

Só tenho 6 palhetas, mas um pacote de açúcar vazio bem enrolado serve perfeitamente de palheta :P E garanto que tenho mais pacotes de açúcar do que o número de doses de café que cabem no termus :-)

E bolinhos para acompanhar o café, quem leva?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline rukia

  • Mensagens: 13
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #33 em: Agosto 29, 2008, 10:17:03 pm »
aqui pelo porto há uma padaria de seu nome ribeiro, e que tem uns bolinhos uii.
eu levo. :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
]

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #34 em: Agosto 30, 2008, 12:50:53 am »
Não sei se acham de mau gosto ou despropositado, mas eu vou levar algum material que tenho e que não dou uso nenhum e que quero vender a preço extremamente reduzido. São algumas oculares, filtros, etc, a maioria em estado excelente / novo e que não ponho à venda na secção de usados da galáctica porque os portes não compensam. O que não vender provavelmente vai ser doado à Orion.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #35 em: Agosto 30, 2008, 03:37:47 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Não sei se acham de mau gosto ou despropositado, mas eu vou levar algum material que tenho e que não dou uso nenhum e que quero vender a preço extremamente reduzido.

Ora ai esta uma ideia de futuro... uma mini feira de usados...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #36 em: Agosto 31, 2008, 01:29:15 am »
Boas noites a todos :)

Bom, tenho estado algum (muito) tempo fora destas lides, devido a estar a finalizar o meu curso. Já apresentei o projecto final, e agora estou a ver se despacho as cadeiras atrasadas que ainda subsistem.
Mas agora, como vou tenco um cadinho mais de tempo, também vou aparecendo mais frequentemente :) Fico contente por uma certa linha orientadora que se traçou há algum tempo atrás continuar a ser seguida, e espero que realmente este encontro corra muito bem. É algo de marcante para o futuro, e a base de onde muitas ilações podem ser retiradas para outras organizações. Até por isso, é bom que seja informal :) permite que depois as impressões sejam trocadas num espírito mais aberto, e numa dinâmica de adição de ideias.

Por hoje vou ficando por aqui. Mas vou aparecendo :)

Céus Limpos

Paulo Heleno
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #37 em: Agosto 31, 2008, 08:09:16 pm »
Este ano não deu...
Acabei de chegar do Algarve e ainda tive de parar no Cartaxo para visitar familiares.

Espero que tenha corrido tudo bem, que a rapaziada se tenha conhecido e partilhado as sabedorias...

Venham de lá essas fotos para o pessoal que não foi poder comungar do espírito deste promeiro encontro.

Parabéns pela ideia / Concretização.

Forte abraço,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #38 em: Setembro 01, 2008, 10:21:17 am »
Olá a todos,

antes de mais, para os que estiveram no encontro, e praticamente só vocês é que vão perceber isto, "FALSO ALARME!!!"  :(|
Como por razões alheias, não estive até ao fim do encontro, gostaria primeiro ouvir todos os comentários dos participante, antes de me pronunciar :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #39 em: Setembro 01, 2008, 12:13:01 pm »
Vou deixar a descrição prosaica para o Dr. Fil  :D

Foi muito porreiro, o convívio foi excelente, o tempo parecia que ia estragar a festa mas lá pela 1h da manhã ficou limpo e deu para quase 3h de observações e fotografias.

Ainda não foi desta que levei uma lista de objectos a observar  :(  Esqueci-me por exemplo da NGC 891.
Se calhar era uma coisa que a organização podia fornecer! Convinhar era que tivesse uma mini-indicação sobre se o determinado objecto é visível em telescópios abaixo de "x" polegadas... E acho que o pessoal do fórum poderia colaborar na elaboração dessa lista... Podemos partir de listas já existentes na net.

O sítio tem excelentes instalações mas o pátio é um pouco afectado pela luz a piscar das turbinas  :s  Para AP não há grande problema, desde que não se aponte para norte...

Como sempre, não deu tempo para ver tudo o que queria e mais importante, passar tempo a conversar com as pessoas sobre o seu setup. Estava muito curioso sobre o setup do dubeni, Fil, do Carlos Reis e do Luís Carreira mas acabei por aproveitar tempo do meu telescópio...

Os meus highlights da noite, do ponto de vista de observação foram:
- M27 com estrela central visível e algumas pertencentes à nebulosidade
- M57 muito contrastada
- galáxia do escultor. Estava fraquinha (posição do céu) mas nunca a tinha visto
- M31 com partes dos braços negros e a M32 visível
- NGC7000. Embora fosse impossível de ver toda no C9, é a zona com mais estrelas que já vi
- Urano (ou neptuno?) no C11. Com mil URANOS!  :D

Tivemos ainda um casal "francês" de visita. Estivemos a dar-lhes umas explicações até que um dos miúdos revelou que falavam português!!!  :-D  Ganda tanga que nos deram!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #40 em: Setembro 01, 2008, 12:17:28 pm »
Citação de: "jaclerigo"
"FALSO ALARME!!!"  :(|
QuÊ??? :shock:
Tivemos que nos desenrascar sem uma extensão de 50 m por causa de um falso alarme? :P
Bom, o Carlos Reis desenrascou a solução :) Mas também parece-me que só eu e ele é que precisámos dos 220..

Bom, em termos de comentários, eu não queria ser o primeiro, mas posso ir dizendo umas coisas, agora que os sonos já começam a entrar na regularidade..
O Sábado Lisboeta começou fanhoso, debaixo de nuvens! Mas mesmo assim, eu já tinha metido na cabeça que ia, e o dUbeni já sabia que contava com boleia, por isso foi inevitável fazermo-nos à estrada. Mas antes de entrar na autoestrada, restáva-nos um pequeno momento de filme de acção português..

o golpe
Eu tinha anunciado aqui no fórum que tinha copos especiais topo-de-gama para café, mas infelizmente eles tinham ficado no Algarve! Não me restou outra solução senão dar cobrimento a esta mentira e usar o dUbeni como cúmplice! Dirigímo-nos a uma bomba de gasolina com o propósito de assaltar a loja M24 se modo a trazermos de lá copos de plástico para café! Entramos os dois na loja com uma diferença planeada de escassos segundos, o dUbeni dirigiu-se directamente à caixa, e eu discretamente prossegui rente aos expositores de revistas da FH.. Não, aliás, das comidas e dos chocolates, ou de algo que tivesse aspecto de ser copo de plástico.. O dUbeni usou o seu charme para persuadir a senhora da caixa a oferecer-nos copitos do lote deles. Radiantes pelo sucedido, lá disfarçámos um agradecimento sentido às senhoras da loja, e protamente abandonámos o local deste lucrativo assalto. O golpe rendeu-nos 5 copinhos de plástico para usar à noite, como se fossem nossos!

a viagem
A viagem?.. bom, essa fez-se!.. Para que raio criei eu este título aqui?

oops, o almoço!
ah, pois.. eu não meti gasolina, e só quando já íamos na N17 é que eu comecei a dar importância à "luzinha amarela".. Como eu ainda não sabia bem em que ponto estávamos da viagem, decidi seguir caminho até Miranda do Corvo, pois o nome, em estilo de "sede de município", sugeria que tivesse uma bomba de gasolina.. Uma vez abastecido o estômago do carro, e sendo já 14:00, optámos por usar a desculpa para encher o nosso depósito ali no restaurante "A Teia".
A dica de que "os pratos do dia são mais rápidos" sugeriu logo que os bifes era coisa para demorar! Por isso optámos por uma espetada de porco com arroz de feijão!
Penso que lá, o prato é o Arroz de Feijão, e a espetada é o acompanhamento, mas estava uma delícia!! Lá sobrou arroz de feijão, que foi pena.. Mesmo assim, faltava um bocadinho de sabor no arroz.. não sei se era falta de sal.. Mas o resto estava uma maravilha.
Posto isto, era altura de ir para o observatório.

o observatório
Depois de uma subida de uns muitos "porcento" (que só à descida ficámos a saber quantos eram) deparámo-nos com aquelas esculturas majestosas em branco marfim, que se movimentavam com o vento, e entoavam barulho de avião sem motor! Não sei quem foi o artista, mas acho que trabalha para a EDP.. O observatório lá estava no cimo do monte..  O céu -- bom, esse, nunca mais falei dele; mas é por que se manteve sempre igual -- tapado estava!.. O observatório, é uma casota quase quadrada bem grandita.. Tem o espaço para receber equipamento debaixo da cúpula e a toda a volta há um corredor com um pequeno auditório, hall de entrada, duas casas de banho, espaço para reuniões (normais ou gAstronómicas) e sala de controlo de equipamento.

o dia
Bom, lá chegámos, quando já lá estavam os anfitriões, jaclerigo e Carlos Reis :) Andei entretido a visitar as instalações, enquanto se fazia tempo por aparecer mais gente, que depois apareceu logo a seguir!
O céu? Tapado!..
lá começámos a sessão altamente informal de palestras, eu enchi as minhas de imagens, mas foi porque me entusiasmei a fazê-las :) Falei de montagens equatorias, com a sorte de ter um exemplar mesmo ao meu lado para falar :) Não foi nada de muito complicado; pensava que ia aparecer mais gente que não soubesse muito o que elas eram, mas até correu bem.. Discutiram-se umas coisas sobre contrapesos e equilíbrio.. Teve piada.
A seguir o Carlos falou de astrofotografia e das experiências que ele tem tido nesse campo.
Depois voltei eu a falar, desta vez repetindo a apresentação que tinha feito na Astrofesta. Mas finalmente acho que tive uma "audiência" que percebeu bem a coisa :)
Depois disto, e antes das 20:00, o céu, continuava tapado.. Mas era um tapado diferente.. Era um Tapado que não permitia ver os geradores eólicos! Nem mesmo o marco geodésico a 50 m!
Havia rumores fundamentados na previsão do observatório do Calar Alto, que apontavam que o céu limpava entre as 00:00 e as 3:00.
A partir das 22:00 ou 23:00 começaram a ver-se umas abertas, que em conjunto com os flashes de sinalização dos geradores eólicos davam uma efémeras visões espectaculares! O Glemos tentou fotografá-las, e estou em pulgas para ver essas fotos!..

a noite
Com a pontualidade de um relógio de ponteiros grossos, o céu ficou progressivamente com menos novelos de nuvem a passar-nos por cima. E acabou por efectivamente limpar! O vento persistia, mas abrigados atrás do observatório ele era tolerável. O que se notou imediatamente é que o strobe da sinalização da "ventoinha" eólica era de facto incomodativo, em especial quando alguma humidade ainda persistisse no ar. Parece ser algo que possa chatear a astro-fotografia, quando orientada para aquela zona. Mas em termos de observação visual é capaz de não chatear.

O resto da noite, não sou a pessoa indicada para comentar, pois mantive-me algo à parte da acção.. Montei a minha tralha, mas dada a minha extensão eléctrica precária no meio da erva molhada pelo orvalho não me deram muita confiança para ficar muito tempo por ali. Acabei por não fazer nada de fotografia, apesar de ter tudo montado (à excepção dos cabos). Estava cansado do dia, e o vento e o constante barulho dos geradores causaram uma reacção estranha em mim.. Acabei por não fazer muita coisa. Mas o Miguel Lopes, o Xumaxer, o dUbeni, o Luis Carreira ainda lhe deram forte nas observações e fotografias!
Ainda houve fogo de artifício para os lados de Castanheira de Pêra ou Ribeira Velha..

o fim da noite Quando umas nuvens altas começaram a aproximar-se, foi altura de desmontar a tralha. Alguns partiram logo, outros ficaram para dormir no observatório. Os que ficaram ainda se deliciaram com as sobras do jantar, numa altura em que o céu tapou de vez! Cada um escolheu a ponta do observatório mais confortável, e dormimos (5:00 da manhã) até ao "dia seguinte".

O dia seguinte amanheceu normalmente sem vento, com algumas nuvens e algum sol por entre elas. Tirei as minhas primeiras fotografias nesta altura, de cima do marco geodésico!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #41 em: Setembro 01, 2008, 12:58:04 pm »
Citação de: "Fil"



Hum! Isso parece concorrência desleal ao Miguel Claro e às suas famosas fotos do Cristo... Rei...!
 :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #42 em: Setembro 01, 2008, 02:14:55 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Tivemos ainda um casal "francês" de visita. Estivemos a dar-lhes umas explicações até que um dos miúdos revelou que falavam português!!!  :-D
Ena, já me esquecia desses!

Ainda estivémos a mostrar umas fotos de alguns objectos do céu, à falta de céu sem nuvens.. E a conversar sobre astro-coisas (desde a -nomia à -logia, passando pela Bíblia..) Mas pronto
o pai falava Francês, a mãe falava Inglês, Francês e arranhava umas palavras lusas, e os filhos provavelmente eram quem melhor falava Português, ainda ali estiveram algo calados a apanhar uma ensaboadela.. Coitados, pensavam que iam espreitar por um telescópio de língua universal, apanharam uma parede com umas imagens projectadas, um planetário improvisado e três pessoas a falar multilinguês a explicar variadas coisas :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #43 em: Setembro 01, 2008, 03:10:31 pm »
Esqueci-me ainda dizer que no Domingo, à saída do observatório vimos dois veados a almoçar perto da estrada. O Carlos Reis que ia à frente é que não soube parar o carro a uma colina de distância para que todos nós saíssemos cá para fora, montássemos novamente os telescópios e os fotografássemos à distância.. :-P
(eles se calhar fugiam antes, mas pronto :))

À saída do parque eólico, havia uma clareira, que pode ser menos sensível a questões do "strobe" de sinalização dos geradores. Não tem tomada de 220V, mas parecia jeitosa!

Tenho mesmo que investir em baterias/acumuladores..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #44 em: Setembro 01, 2008, 04:53:34 pm »
Pois, foi o meu 1.º encontro astronómico e acho que correu muito bem!

Foi sair de casa com a mulher e o miúdo para casa dos meus sogros perto de Pombal, "descarregar" a família, desmontar e carregar o pequeno newton de 130 mm (pois normalmente ele fica montado em casa dos meus sogros) e sair para Vila Nova.

A viagem de Pombal até ao observatório foi muito simples graças ao GPS. Só tive que procurar com antecedência no Google Maps um ponto de referência comum ao meu GPS o mais próximo possível do Observatório. Deste modo cheguei ao destino em pouco mais de 30 minutos.

Cheguei ao Observatório pouco depois das 19h, como previa. Não assisti às palestras mas ainda fui a tempo do encontro gAstronómico! Estava muito razoável e foi o ideal para quebrar o gelo e entrar no espírito.

O pior foi a sobremesa, servida em forma de cortina de nuvens e nevoeiro cerrados. Nada que já não fosse esperado, segundo as previsões meteorológicas. A dúvida era a que horas iria este nevoeiro levantar. Quase todos se disponibilizaram para esperar pela noite fora e eu, estando tão perto da cama, não tive coragem para desistir (sim, eu normalmente preciso de uma certa dose de coragem para desistir de alguma coisa...). Fui ficando e conversando com os presentes, enquanto viamos as nuvens passar. Até esta parte foi agradável, pois é aqui que se tem tempo para trocar experiências e falar sobre os instrumentos respectivos...   ;-)

Entre as 21h e as 22h o João recebe um telefonema e sai a correr. Ainda bem que se tratou de um falso alarme, pois ele não se perdoaria se fosse a sério e não pudesse chegar a tempo... Foi pena é ter que acontecer neste dia e pouco antes de o céu abrir.

Depois lá chegaram os nossos amigos "da França", com um grande à-vontade, apesar de pouco dizerem em Português ou Inglês. Como arranho um bocado de Francês, até por motivos profissionais, lá me aventurei com o resto do pessoal a explicar o que esperávamos ver naquela noite. Não sei se foram mais hilariantes as perguntas deles, se a nossa figura a tentar explicar o que é a Astronomia em Francês.   :D

Por volta da meia-noite, estava eu quase, quase de partida, eis que começam a surgir umas abertas nas nuvens. Começa a ver-se o Triângulo de Verão, Júpiter, depois Pégaso, depois é própria Via Láctea que se começa a destacar do céu negro. O pessoal começa a montar o equipamento atrás do edifício do Observatório para obter alguma protecção do vento. Eu acabei por decidir não montar o meu tele. Não ia trazer nada de novo ao equipamento já disponível e, principalmente não estou habituado a montá-lo em escuridão quase completa, longe de casa, sem mesa de apoio nem lanterna. Agora arrependo-me um bocadinho de não ter pelo menos tentado, mas acho que acabei por aproveitar bem o tempo e aprender com o resto do pessoal.

O céu revelou-se bastante bom (mag 5.5 ou 6), e os meus binóculos já davam um grande espectáculo. Os canhões presentes mostraram imagens muito detalhadas e contrastadas para aquilo que estou habituado. Vi estrutura na M31, vi claramente a M32, vi a M57 e M27 com um bom contraste (embora esperasse melhor de telescópios que têm o dobro da abertura do meu e o quádruplo da luz...) e vi a Saturn Nebula. Acabei por vir embora às 3 da manhã, para poder conduzir sem me sentir demasiado cansado.

Acho que se trata de um bom local para observações. O edifício proporciona protecção, energia eléctrica e alguma segurança a quem se encontra a observar. Os inconvenientes são algum vento e as luzes de sinalização das torres dos aerogeradores. Talvez prejudique quem pretenda fazer exposições longas, mas para observação visual penso que está mais que bom!

E ainda faltou estudar os locais alternativos em volta...

Por mim podemos repetir a experiência muitas vezes!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #44 em: Setembro 01, 2008, 04:53:34 pm »