Autor Tópico: StarParty Galáctica - 2008  (Lida 15269 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #75 em: Setembro 03, 2008, 12:31:01 pm »
Quem não tem cão caça com gato...
Eis a vantagem de não ter guito pó goto, um ano de treino com um reflector de 114mm, e claro está uma consulta prévia ao atlas é primordial, só assim se tem uma noção mais precisa da localização dos DSO's.
Nos últimos cinco meses com a ajuda de uma bazuca de maior calibre tem sido mais fácil caçá-los.
A minha lista de DSO's ainda é pequena, e dependendo da qualidade dos céus sei onde os encontrar.
Note-se que conhecer mais ou menos bem as constelações também ajuda e isto é um processo mais lento pois leva pelo menos uns cinco meses a vê-las rodar no ceú, por exemplo a Orion no final de Março já se encontra baixa a poente, e no final de Agosto já dá para vê-la subir a nascente de madrugada.
Além disso outra das vantagens de não ter goto é o consumo de energia, a energia necessária para o seguimento é muito pouca.

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #76 em: Setembro 03, 2008, 01:36:58 pm »
É isso mesmo, dubeni. Um ano de treino pode ser muito e pode ser pouco, tudo depende do número de vezes que se pega no bicho e da nossa persistência.

Eu tenho o telescópio desde 2006 e até conheço as principais constelações razoavelmente bem. O problema é mesmo meter os DSO's na ocular. Às vezes parece que não querem entrar por nada. Depois, quase os encontramos sem querer...  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #76 em: Setembro 03, 2008, 01:36:58 pm »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #77 em: Setembro 03, 2008, 01:59:20 pm »
Pois. É uma das razões que por enquanto me vai mantendo afastado da astrofotografia, é a necessidade de andar com muita tralha atrás. Isso e a demora da montagem do setup.
Quanto ao GO-TO, realmente, às vezes até me fazia falta. Naqueles momentos em que não estou com paciencia para andar à procura de objectos difíceis, ou quando tenho varias galáxias no mesmo campo e queria saber qual é qual.
De resto, dá-me tanto gozo observar o objecto, como ir seguindo o atlas e andar de estrela em estrela até lá.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #78 em: Setembro 03, 2008, 02:03:25 pm »
Eu tenho o meu telescópio de 114mm desde Março de 2007, e o ano passado tive bastante mais oportunidades de o pôr no terraço para procurar os objectos mais brilhantes, para isso contribuío bastante o livro "Observar o céu Profundo" de Guilherme de Almeida e Pedro Ré, que contém bastante informação sobre as dimensões e brilho dos objectos, fui treinando com os mais óbvios, no entanto tentei por várias vezes ver a galáxia de Escultor e não consegui, apesar de ser teóricamente fácil, não sei se foi o céu ou o 114mm, o facto é que em Vila Nova encontrei-a num instante, sabia onde se encontrava e com o 200mm tem sido mais fácil encontrar estes objectos difusos, tem sido um prazer observar com este telescópio, que tenho desde de Março deste ano.
É um gosto que ganhei o de pegar na bazuca à mão e apontar aos DSO's :lol: , tento sempre procurá-los com a amplificação mais baixa, mas por vezes dou por mim a encontrar objectos com mais do dobro da amplificação, só porque me esqueci de mudar de ocular, fico supreendido comigo mesmo... :o

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #79 em: Setembro 03, 2008, 02:27:25 pm »
Tbm ja tentei a do escultor no meu 8", mas tenho os lados do sul com alguma PL e como esta baixa nao tem sido facil :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #80 em: Setembro 03, 2008, 03:28:17 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Tbm ja tentei a do escultor no meu 8", mas tenho os lados do sul com alguma PL e como esta baixa nao tem sido facil
Claro que a poluição luminosa afecta bastante a galáxia de Escultor pelo simples facto de nunca subir muito no horizonte, em minha casa rondará os 24º acima do horizonte, tendo em consideração que o meu horizonte Sul é o mar e estou a 100m de altitude. Note-se que nunca a consegui ver de minha casa.
As suas dimensões são 26,4' x 6,0'
Magnitude 7.2
Brilho superficial 12.70

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline rukia

  • Mensagens: 13
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #81 em: Setembro 03, 2008, 06:01:06 pm »
chuá! eu n fui. e com inscrição feita! mas cá na invicta o ceu tava tão branco de nuvem, e um informador em miranda confirmou-me que por lá o cenário era o mesmo. pelos comentários deve ter sido b nice. por isso só resta mirar as minhas contusões  :(|  :(|  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
]

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #82 em: Setembro 03, 2008, 06:25:43 pm »
Citação de: "rukia"
chuá! eu n fui. e com inscrição feita! mas cá na invicta o ceu tava tão branco de nuvem, e um informador em miranda confirmou-me que por lá o cenário era o mesmo. pelos comentários deve ter sido b nice. por isso só resta mirar as minhas contusões  :(|  :(|  :(|
Olha, já aprendi que nestas coisas de astronomia mais vale a pena arriscar e ir com ou sem núvens!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline rukia

  • Mensagens: 13
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #83 em: Setembro 03, 2008, 06:51:01 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Citação de: "rukia"
chuá! eu n fui. e com inscrição feita! mas cá na invicta o ceu tava tão branco de nuvem, e um informador em miranda confirmou-me que por lá o cenário era o mesmo. pelos comentários deve ter sido b nice. por isso só resta mirar as minhas contusões  :(|  :(|  :(|
Olha, já aprendi que nestas coisas de astronomia mais vale a pena arriscar e ir com ou sem núvens!
:(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
]

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #84 em: Setembro 03, 2008, 06:58:47 pm »
Se há quem deseje chuvas torrencias nas campanhas eleitorais dos outros, e depois apanham eles com um Gustav em cima, também há quem vai para um observatório debaixo de nuvens e apanhe céus limpos para observar ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #85 em: Setembro 03, 2008, 10:50:38 pm »
Olá de novo a todos,

estou a tentar recolher fotos de todos os que estiveram presentes para fazer um álbum fotográfico do encontro.
Se alguém fez fotografias ou astrofotografias no encontro, peço amavelmente que enviem as vossas fotos com a melhor qualidade possível (e se possível em ficheiro compactado, rar, zip, etc.) para starparty@gem51.com. Não se preocupem com o tamanho, a conta aguenta.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fabio_R_21

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #86 em: Setembro 04, 2008, 12:18:54 am »
Bem, eu acho que devo um pedido de desculpas, pois tinha confirmado a minha ida à StarParty, mas por motivos de saúde os meus pais não me deixaram ir. Tenho pena, pelo que li o convívio foi muito bom. Mais virão, espero eu, e como já li também aqui no fórum, espero que não haja mais contratempos. (e de preferência ter veiculo próprio  ... )

Boas Observações
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
[size=85]F.A. Rodrigues[/size]

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #87 em: Setembro 04, 2008, 09:01:29 am »
Tenho muito pena de não ter conseguido ir  :-( , pelos comentários, apesar das condições atmosféricas
pouco favoráveis deve ter sido um excelente convívio... a ver se na próxima já consigo ir.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline lcarreira

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #88 em: Setembro 05, 2008, 11:43:47 pm »
Olá a todos!

Foi pena a noite ter sido tão curta para observação, mas o convívio e partilha de experiências também são importantes.
Foi um prazer ter estado convosco.

Aqui vão duas imagens que tirei lá em cima e um link para as minhas ruminações.

http://astrosurf.com/carreira/obs2008_08.html

Luís Carreira






Cumprimentos a todos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #89 em: Setembro 06, 2008, 07:48:36 pm »
Belas imagens Luís! Já agora só um pormenor em relação ao meu setup, não é um TSA-102, é um FS-102.. São parecidos, e acho que em visual não têm diferença notória, mas é um modelo um pouco mais antigo :)
Acho curioso é o padrão de ruído estar assim com aspecto de "filamento"..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: StarParty Galáctica - 2008
« Responder #89 em: Setembro 06, 2008, 07:48:36 pm »