Autor Tópico: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1  (Lida 4089 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
[Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« em: Setembro 02, 2008, 12:06:01 pm »
Olá a todos,
estou a abrir este tópico, para que sirva de local de planeamento e organização para o próximo StarParty Galáctica, o primeiro a realizar em 2009.
Como sempre a ajuda e opiniões de todos é sempre bem vinda.

Data proposta: 28 e 29 de Março de 2009
Local proposto: Observatório de Vila Nova

Agradeço que todas as discussões e detalhes sobre este futuro evento sejam colocadas aqui.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #1 em: Setembro 02, 2008, 01:42:22 pm »
Julguei que ainda querias fazer mais um este ano...

Sugestões:
- feira de usados
- guias de observação, com nome do objecto, localização e tamanho mínimo do telescópio, ordenados por RA

Sugestões de palestras:
- como interpretar previsões metereológicas e saber os factores atmosféricos que interferem nas observações
- como está estruturada (ou não estruturada) a astronomia amadora portuguesa e o que se pode fazer (debate com moderador/organizador)
- construção de observatórios
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #1 em: Setembro 02, 2008, 01:42:22 pm »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #2 em: Setembro 02, 2008, 02:11:40 pm »
Mais um este ano podia ser que desse para mim, mas assim sendo espero que dê na altura especificada, mas isso dependerá da vida academica e pessoal na altura.

Ora bem, sugestoes...o Miguel deu ideias mto boas :lol:

Quanto à do guia isso seria feito como? Por pesquisa na net ou por experiencia dos utilizadores do forum? Ou um misto? Deveriamos abrir um topico para começar a fazer e ir fazendo ate Março? Estou plenamente de acordo com a ideia! :D

Uma ideia um bocado maluca: os utilizadores do forum que nao possam ir, ou outros cibernautas poderao ver o mesmo que quem vai estar na starparty esta a ver, em tempo real. Tipo videoastronomia, um dos telescopios teria uma camara acoplada e a imagem era visivel no pc e numa pagina de internet, em tempo real (na da starparty por exemplo). Fica so a ideia porque nao faço a minima como a executar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #3 em: Setembro 02, 2008, 02:51:19 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Mais um este ano podia ser que desse para mim, mas assim sendo espero que dê na altura especificada, mas isso dependerá da vida academica e pessoal na altura.

Gostei de ouvir... "ler" o Sr. André...
Vida Académica... Já se sabe alguma coisa? Sempre vamos ter um Astrónomo Profissional?

Estou confiante que esse 12º Ano correu da melhor forma e irás entrar para o Curso a que te propuseste. Bem o mereces. E assim sendo, para o ano, e logo no fim de Março, já depois das azáfamas dos exames, e frequências, tás à vontade para participar naquilo que irá ser o 2º StarParty... e vai ser facil pois nessa altura já com Carta de Condução e um carrito oferecido pelo papá, vai ser canja.

Forte abraço André, quando souberes resultados avisa a malta.

Quanto ao Post criado, é de pequenino que se torçe o pepino. Vem na altura certa, ainda estão fresquinhos do 1º StarParty e a malta começa já a apontar nas suas agendas a reserva deste fim de semana.
Era bom é que aparecesse malta como eu, iniciados na matéria, seria um bom encontro para as pequenas coisas que nos passam ao lado e que para os mais avançados na matéria já é canja... Muitas das dúvidas colocadas no Forum por muitos recém chegados seriam esclarecidas in loco em Vila Nova, e quicá para alguns o primeiro contacto com os equipamentos.
O local quanto a mim, apesar de ser suspeito por estar muito perto dele, acho que fica bem situado, perto do pessoal da zona de Lisboa e do Porto, ou seja a meio do país, não fica muito longe o Centro de Portugal, que acho que é na zona de Vila de Rei...

Quanto a ideias, elas vão aparecendo, o Miguel já apresentou umas poucas, mais se seguirão.

Forte abraço para todos.

Valdemar Piedade
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #4 em: Setembro 02, 2008, 02:57:43 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Julguei que ainda querias fazer mais um este ano...

Também eu... mas acho que se pretende que o próximo seja já melhor do que foi este, por isso é preciso tempo para organizar... há sempre muito por onde melhorar se o números de visitantes começar a crescer, especialmente na logística e na organização.

Citação de: "Miguel Lopes"
Sugestões:
- feira de usados
- guias de observação, com nome do objecto, localização e tamanho mínimo do telescópio, ordenados por RA

Feira de usados: Pode ser feito... ainda não sei bem como e a logística necessária.
Guias de Observação: Isso é fácil. Eu e o Reis sempre fizemos isso quando íamos às astrofestas.

Citação de: "Miguel Lopes"
Sugestões de palestras:
- como interpretar previsões metereológicas e saber os factores atmosféricos que interferem nas observações
- como está estruturada (ou não estruturada) a astronomia amadora portuguesa e o que se pode fazer (debate com moderador/organizador)
- construção de observatórios

Quanto às palestras e seus temas, isso está na mão de cada um de nós. Se alguém quiser participar como orador ou conheça alguém que possa dar um valioso contributo sendo-o, basta propor isso aqui que atempadamente serão convidados oficialmente para entrarem no programa.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #5 em: Setembro 02, 2008, 03:07:28 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Uma ideia um bocado maluca: os utilizadores do forum que nao possam ir, ou outros cibernautas poderao ver o mesmo que quem vai estar na starparty esta a ver, em tempo real. Tipo videoastronomia, um dos telescopios teria uma camara acoplada e a imagem era visivel no pc e numa pagina de internet, em tempo real (na da starparty por exemplo). Fica so a ideia porque nao faço a minima como a executar.

Essa ideia não é maluca de todo (eu e o Reis já fizemos muitos webcasts de eclipses, transitos e outros eventos), mas precisa-se de alguma logística que até ao momento não está disponível (apesar de estar quase concluído), que é ter internet no local. Também pensei no 3G, mas há muito pouca rede no local, provavelmente não iria funcionar. Até lá, veremos se se isso é possível, porque era interessante transmitir as palestras ao vivo para a internet.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #6 em: Setembro 02, 2008, 07:32:11 pm »
Bom, eu tenho uma costela algarvia e um espírito meio maluco... Ora o espírito maluco já me levou a ir a astrofestas, ir ao algarve, ir à starparty 2008, tudo no mesmo mês. A carteira resentiu-se um pouco com isso e tudo..  Agora a minha costela algarvia ficou com inveja e ainda não fez muito.. Ora eu assisti a 2 ou 3 pessoas no Algarve, para não dizer 4, que estariam dispostas a ir a uma starparty se ela estivesse mais à mão de semear, (e também se o patrão fosse um tipo mais porreiro).. Ora quando eu ouvi um sugestão sobre a periodicidade destes encontros, ocorreu-me a sugestão de fazer uma coisa que oscilasse de localização no país..
Ideia maluca:
- Que tal fazer uma starparty em Vila Nova e outra no Alentejo? Na altura do Verão vai-se mais para norte, e perto do inverno mais para sul?

O que é certo é que não temos propriamente poiso no Alentejo.. Teria que ser algo mais parecido com um acampamento improvisado.. A menos que fossemos bater à porta do observatório de Fronteira, por exemplo.. Ou quem sabe até mesmo o de S. Maarcos (quando estiver mais acabado) onde foi a Astrofesta este ano.. Iamos fazendo ping-pong entre algumas localizações..

Que opiniões suscita esta ideia?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #7 em: Setembro 02, 2008, 08:26:26 pm »
Tudo bem, mas para isso o ideal era fazerem como os tipos da Orion que arranjam uma carrinha e levam praí 7 pessoas lá dentro...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #8 em: Setembro 02, 2008, 09:45:39 pm »
Citação de: "Fil"
Iamos fazendo ping-pong entre algumas localizações.
Que opiniões suscita esta ideia?
O único problema que vejo e' a logística... há alguns sítios que não terei a mesma capacidade de deslocação fácil e frequente para preparar a organização como tenho aqui perto...

Eu sei que pode não parecer, mas há muito trabalho envolvido para organizar estas coisas com um mínimo de qualidade para tentar agradar a "gregos e a troianos".

Mas e' para isso que aqui estamos, para ouvir opiniões.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #9 em: Setembro 02, 2008, 10:38:45 pm »
Eu acho que o local esta bom, mas se quiserem vir mais para Norte estao a vontade. Quanto mais para Sul, pior para os do Norte (como eu).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline telio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #10 em: Setembro 03, 2008, 09:04:44 am »
Tive muita pena de não ter ido à 1ª edição, mas ultimamente tenho andado sempre em sentido contrário... Se pretenderem organizar algo aqui para o sul (Alentejo), terei todo o gosto e possibilidade de dar uma ajuda na organização do evento, tenho a convicção que é possivel angariar apoios a nível camarário e outros, principalmete na zona de Ferreira do Alentejo, é que estou integrado numa associação de desenvolvimento local, a qual pode ter interesse num evento dessa natureza.
Desta forma de certeza que participaria...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #11 em: Setembro 03, 2008, 10:48:06 am »
Télio,

propostas destas é que a gente precisa :)
Não há por aí nenhum monte alentejano disponível que tenha uma casa que possa dar apoio à logística?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #12 em: Setembro 03, 2008, 11:08:19 am »
Citação de: "jaclerigo"
Citação de: "Fil"
Iamos fazendo ping-pong entre algumas localizações.
Que opiniões suscita esta ideia?
O único problema que vejo e' a logística... há alguns sítios que não terei a mesma capacidade de deslocação fácil e frequente para preparar a organização como tenho aqui perto...

Eu sei que pode não parecer, mas há muito trabalho envolvido para organizar estas coisas com um mínimo de qualidade para tentar agradar a "gregos e a troianos".

Mas e' para isso que aqui estamos, para ouvir opiniões.

Penso que a organização de um ou dois encontros anuais deve ser flexível em função do núcleo que efectivamente organiza na prática, no terreno, todo o evento. Penso que neste momento é mais racional manter a aposta de um evento para 2009, embora deixando a porta entreaberta a um segundo. Nesse aspecto concordo com o João. Mais vale fazer um pouco menos, e bem, pois é assim que se constroem alicerces, algo muito importante nestas coisas. Também seria importante definir bem uma equipe de colaboradores.
Não assisti ao primeiro encontro, mas pelo que li, correu muito bem :) ainda esta semana mando a minha lista de sugestões, e desde já me ofereço para ajudar.

Paulo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #13 em: Setembro 03, 2008, 11:51:46 am »
Citação de: "meteoropt"
Penso que a organização de um ou dois encontros anuais deve ser flexível em função do núcleo que efectivamente organiza na prática, no terreno, todo o evento. Penso que neste momento é mais racional manter a aposta de um evento para 2009, embora deixando a porta entreaberta a um segundo. Nesse aspecto concordo com o João. Mais vale fazer um pouco menos, e bem, pois é assim que se constroem alicerces, algo muito importante nestas coisas.

Paulo, aí tens toda a razão. Enquanto não houver capacidade de fazer coisas maiores é preferível fazer pequeno, mas bem. Isto porque há sempre o problema, e parece que me estou sempre a repetir, da logística. Esta parte é sempre composta por: pessoas com vontade de trabalhar e com capacidade organizativa e locais com condições mínimas. Sem estas bases, eu acho, que não vale muito a pena realizar estes eventos.

Citação de: "meteoropt"
Também seria importante definir bem uma equipe de colaboradores.
Não assisti ao primeiro encontro, mas pelo que li, correu muito bem :) ainda esta semana mando a minha lista de sugestões, e desde já me ofereço para ajudar.
Paulo

... e toda a ajuda é sempre bem vinda.

O grande problema dos colaboradores voluntários que queiram colaborar na organização é que têm que ter em mente que, por norma, estes encontros não são para os "colaboradores" mas para os que "participam" no evento.

E isto porquê?

Porque o colaborador que faça parte efectiva da organização tem de dedicar o seu tempo durante o evento em colaborar na organização e poderá não poder usufruir do evento em si na sua totalidade. Por isso, há que definir papeis e responsabilidades dentro dessa equipa. Isto afasta obviamente alguns "voluntários"...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline telio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #14 em: Setembro 03, 2008, 03:58:38 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Télio,

propostas destas é que a gente precisa :)
Não há por aí nenhum monte alentejano disponível que tenha uma casa que possa dar apoio à logística?

No imediato há um local junto à barragem de Odivelas...electricidade, local para acampar, wc e praia fluvial, mas penso que podem existir outras possibilidades.

Vou investigar, quando reunir local e condições apresento-as, depois se verá se terá pernas para andar ou não...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: [Organização] StarParty Galáctica - 2009 - Parte 1
« Responder #14 em: Setembro 03, 2008, 03:58:38 pm »