Autor Tópico: Limpar Astromaster 130  (Lida 4267 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline paulopesant

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Limpar Astromaster 130
« em: Setembro 16, 2008, 03:58:47 am »
bem, a uns dias pus-me a inventar, comprei um filtro solar na fnac, mas fiquei desiludido nada mais se vê do que uma mancha amarela, por estupidez minha começei a desmontar tirando o filtro ainda direccionado para o sol, e por incrivel que pareça chamarame a minha "maria" como e e vidente a melgar, resultado quando fui para acabar de desmontar o telescopio, um cheiro intenso a queimado cativou o meu interesse, e embora tivesse a barriga a dar horas nao era cheiro a frango assado. quando me apercebi que era de  plastico queimado, pronto la foi uma ocular de 10mm ao ar, acho que isso me sujou o espelho, juntando ao facto de apanhar mt humidade junto a praia a uns dias atras, a imagem hoje nao me parece tao nitida como a uns dias atras, como devo limpar o espelho para poder voltar a nitidez do meu espelho? relembro que tenho um astromaster 130eq. abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #1 em: Setembro 16, 2008, 09:27:52 am »
Olá Paulo,
"Cortei" o tópico do sítio onde estava, e criei um novo aqui na secção de limpeza e manutenção, porque achei que era independente das mensagens anteriores e que aqui fica melhor :)

O Sol não anda muito activo que se consiga ver alguma coisa.. Estamos numa altura fracota em termos de actividade visível do Sol..
Em relação à "brilhante" ideia de deixar o telescópio apontado ao Sol por tempo a mais.. É assim que se aprende! :s .... Ainda bem que não havia nada humano perto da ocular!..

Bom, a humidade, pó e coisas dessas sujam sempre o espelho.. Ocular derretida, também há de sujar, é certo.. Mas eu tenho algumas dúvidas que a ocular tenha mesmo chegado a pingar alguma coisa para algum sítio... Consegues ver alguma gota de plástico derretido nalgum dos espelhos? Em que posição tinhas o telescópio?
Eu acho improvável que tenha pingado para o espelho porque o telescópio é um Newton! Para pingar para o espelho secundário tinhas que estar a observar o pôr-do-Sol ou Nascer-do-Sol.. Para pingar para o primário tinhas que estar a observar o Sol perto do zénite que é onde ele nunca está agora no Inverno.. Além disso tinhas que esperar mooontes de tempo que a ocular derretida conseguisse escorrer o focador todo e pingar no espelho! O focador demora algum tempo a aquecer o fuciciente para o plástico se manter líquido no percurso todo..
Portanto, sem mais detalhes, eu duvido que tenha pingado para o espelho, isso deves conseguir verificar olhando para ele e vendo se há alguma macha de plástico.

Se houver plástico no espelho, não sei qual a forma ideal para o tirar de lá!

Se for a sujidade normal de 2 anos de uso intensivo no campo, podes sempre lavar o espelho com cuidado.. (Consulta este tópico que é o mais bem ilustrado sobre limpeza do espelho, embora também fale de outras coisas também!)
Se foi sujidade acumulada numa só noite, isso não tem grande influência no que se vê.. Não vale a pena, nem convém, andar sempre a lavar primários por tudo e por nada. Deixa acumular uns anitos de observação e lava só quando a sujidade for muita.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #1 em: Setembro 16, 2008, 09:27:52 am »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #2 em: Setembro 16, 2008, 10:44:40 am »
O Fil tem razão, o sol tem estado completamente sem actividade.
Eu nem me dou ao trabalho, espero uns 2 anos até que a actividade solar seja retomada e depois compro um filtro.
Lembra-te: este é um hobbie de paciência. Por exemplo Saturno para o ano vai estar uma lástima, quase sem se ver anéis. Ainda por cima no ano internacional da astronomia... Mas depois é sempre a melhorar. É um ciclo de 29 anos que espero estar cá para o acompanhar ano a ano!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #3 em: Setembro 16, 2008, 11:25:13 am »
Olá, tal como o Fil também duvido que tenha escorrido algum plástico derretido para o espelho primário
No entanto quando existe "combustão"  (não sei o termo é o mais correcto neste caso) desse tipo de materiais
existe libertação de vapores (tóxicos) que se podem ter acumulado no espelho.

Apesar de imperceptível, pode ter acontecido isso o que pode estar a provocar uma redução na visibilidade.
Sei que é arriscado e não é aconselhado (riscos, depósito de fibras, etc)  mas a melhor maneira de o confirmar
é passar muito levemente, um pouco de algodão na superfície do espelho e verificar se este fica sujo.

Podes sempre esperar mais um pouco e limpar o espelho apenas quando tiver sujidade já muito notória.
Normalmente é o que faço, senão andava sempre em limpezas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #4 em: Setembro 16, 2008, 11:47:47 am »
Citação de: "paulopesant"
a imagem hoje nao me parece tao nitida como a uns dias atras

Não sou muito entendido no assunto mas, pelo que tenho lido pela net e por alguns livros a degradação da qualidade das imagens de um telescópio causada pela sujidade do espelho só se nota se este estiver realmente bastante sujo.
Pergunto se a acumulação termica nos espelhos e restantes componentes que constituem o sistema optico não terão sofrido algum desvio devido à dilatação e contração. Talvez o conjunto tenha ficado descolimado ou, espero que não, os espelhos (talvez o secundário) tenha sofrido alguma alteração física.... talvez não estela totalmente plano. Será possível?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #5 em: Setembro 16, 2008, 12:12:26 pm »
Citação de: "ricardex"
a acumulação termica nos espelhos e restantes componentes que constituem o sistema optico não terão sofrido algum desvio devido à dilatação e contração. Talvez o conjunto tenha ficado descolimado ou, espero que não, os espelhos (talvez o secundário) tenha sofrido alguma alteração física.... talvez não estela totalmente plano. Será possível?

Sim essa também é uma possibilidade, realmente o meu reflector (130mm)  é altamente sensível
a descolimações, principalmente quando está algum calor no meu "observatório". E só para veres
o quanto sensível é, tenho de o colimar practicamente todas as vezes que faço observações.

É melhor veres esta situação antes de passares ás limpezas  :?

Obrigado ricardex, essa passou-me  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #6 em: Setembro 16, 2008, 12:16:02 pm »
Hmm.. vidro e cerâmica, isso são coisas que não deformam com pouco calor.. Mas a hipótese do tubo ligeiramente aquecido descolimar é plausível, sim..
E a sujidade não afecta a forma ou aspecto da imagem, realmente.. só afecta o contraste ou falta de reflectividade dos espelhos..  Essa foi bem vista, Ricardex!
A alternativa do calor introduzir aberrações ópticas é se ele estiver a usar a mesma ocular de 10mm que "aqueceu" :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #7 em: Setembro 16, 2008, 01:00:33 pm »
Se me é possível dar a minha opinião, aqui vai:

1) o plástico queimado pode ter provocado alguma pequena partícula de plástico que tenha saltado e caído no espelho - não me parece muito plausível;

2) efeito psicológico - como algo aconteceu, podemos ser levados a crer que mais alguma coisa correu mal.

Uma coisa não dizes: o que estavas a observar que não te pareceu nítido?
Será que a  atmosfera tinha estabilidade suficiente para conseguires focar nitidamente? A que "pontos" do céu estavas a "apontar"? Baixos no horizonte? Será que o tubo arrefeceu o tempo suficiente para conseguires focar convenientemente?

Antes de iniciar o processo de limpeza do espelho, sugiro que descartes todas as outras possibilidades primeiro (descolimação, aclimatação, estabilidade da atmosfera...)

PS: por outro lado, aprendeste que o filtro será a última coisa a retirar do tubo, quando se observa o Sol, principalmente porque alguém ainda pode espreitar pela ocular ou focador e evitas assim que o cheiro seja de olho queimado, em vez de frango assado ou ocular no churrasco. :lol:  Bem, o Indiana Jones chamava-lhe um figo, a esse olho queimado...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #8 em: Setembro 16, 2008, 01:06:25 pm »
Citação de: "nunomac"

Sei que é arriscado e não é aconselhado (riscos, depósito de fibras, etc)  mas a melhor maneira de o confirmar
é passar muito levemente, um pouco de algodão na superfície do espelho e verificar se este fica sujo.

.

Oi. Epá. Não te aconselho nada a passares o algodão a seco sobre o espelho. Quaisquer pequenas partículas de sugidade que o espelho tenha, vão agarrar-se ao algodão e fazer riscos pequeninos no espelho.
Se estás mesmo com dúvidas, faz uma limpesa do espelho debaixo de água como deve de ser, se bem que duvido que seja um problema grave. Acho que se passares o algodão, com azar, vais criar um problema maior do que estava.

Por acaso já me aconteceu uma vez uma coisa semelhante, mas com o espelho de 10´que acomula bastante calor. Tinha estado a fotografar o transito de Vénus e no fim desviei o tubo para o "lado", retirei a ocular, coloquei a tampa do porta oculares ( de plástico), só que não tapei a entrada do tubo e fui almoçar. Só que desviei para o lado errado  :s
Daí a bocado vi pela janela uma pequena coluna de fumo e também não era do frango... era o sol que tinha entrado no campo de visão  :sunny: e estava entretido a ameaçar derreter a tampa. Isto, acho que foi em Junho, se não me engano.
Vá lá que fui a tempo e no fim os danos resumiram-se ao bordo interior da tampa meio distorcido.

De qualquer forma, duvido que tenhas tido danos na ocular ( é o melhor sitio para examinar pra ver se falta lá algum bocado). Os potenciais danos nas oculares provocados pelo sol, normalmente, dependem do tipo de ocular que fôr. As que têm os elementos colados com bálsamo transparente, são as que correm mais riscos. De qualquer forma, na pior das hipoteses, esse aquecimento faz-se perto do plano focal da ocular, podendo no máximo, derreter o balsamo que une os elementos e nunca o plástico à volta.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #9 em: Setembro 16, 2008, 01:30:20 pm »
Ola,

Apesar de mtos dos amigos aqui do forum ja terem dito algumas coisas, permitam-me acrescentar mais umas ideias. Já me aconteceu uma coisa parecida ao tentar observar o transito de Venus em 2004 com o meu refractor de 60mm. O que aconteceu foi que o metal do field stop aqueceu e deformou ligeiramente, no entanto o metal nao derreteu, apenas ficou mais "plastico". No teu caso foi plastico, mas que parte da ocular derreteu? Uma foto podia ajudar...

E dificil ter caída alguma coisa no espelho e se tiver caído vê-se perfeitamente. A ocular é que possivelmente ficou danificada daí a nao veres as coisas como anteriormente. Com outras oculares ves como antes?

Outra coisa. Podes ter apanhado uma noite menos estavel em termos de turnulencia atmosferica daí as piores imagens, que podem nao ter nada a ver com o telescopio e/ou oculares.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #10 em: Setembro 16, 2008, 01:48:20 pm »
Citação de: "joao marum"
Oi. Epá. Não te aconselho nada a passares o algodão a seco sobre o espelho. Quaisquer pequenas partículas de sugidade que o espelho tenha, vão agarrar-se ao algodão e fazer riscos pequeninos no espelho.

Ooops    :shock:   tens razão, normalmente faço isso com uma mistura de álcool e água destilada, esqueci-me de referir
isso... quando está muito sujo lavo-o, mas não abuso muito para não retirar o revestimento...
De qualquer maneira é sempre desaconselhado mexer nos espelhos, evito-o ao máximo mas por vezes é necessário.

Paulopesant não dá para colocares fotos de modo a elucidares melhor o pessoal???
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #11 em: Setembro 16, 2008, 05:25:53 pm »
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline whitehat

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ruibranco.com/
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #12 em: Setembro 17, 2008, 10:49:03 pm »
Não sou muito entendido nisto mas penso que qualquer tipo de plastico ao ser queimado neste caso o plastico de uma ocular larga partículas minúsculas de onde se forma o fumo, se agarrarem em um isqueiro e o acenderem e encostarem a uma parede branca vai dar aquele efeito de "fumado" algo preto que fica na parede que largou quando queimas o Gás. Fica aqui a minha opinião do que se passou com a tua imagem que agora não está nítido resumindo o fumo entrou para os espelhos.

Cumps, Rui
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
observation log by Rui Branco http://www.ruibranco.com
-
[Vendo]
Laptop HP

-

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #13 em: Setembro 18, 2008, 09:01:02 am »
Era exactamente a isso que me estava a referir no meu primeiro post... já não é a primeira vez que
vejo essa situação acontecer mas é apenas uma possibilidade, pois a extensão dos danos na ocular
podem não ter sido suficientes para provocar essa reacção.

Apesar da situação continuo a achar, como já foi dito no fórum, que se devem descartar primeiro
todas as outras hipóteses (colimação, condições de observação, etc).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Re: Limpar Astromaster 130
« Responder #13 em: Setembro 18, 2008, 09:01:02 am »