Autor Tópico: Segurança da Nasa critica lançamento do Discovery  (Lida 950 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Segurança da Nasa critica lançamento do Discovery
« em: Junho 25, 2006, 01:50:22 pm »
O principal encarregado pela segurança da Nasa foi contra a decisão da agência de levar adiante o lançamento do ônibus espacial Discovery em julho, mesmo sem consertar o problema de queda da espuma isolante, que poderia ter conseqüências catastróficas. Mas o funcionário diz que não recorrerá da decisão de lançar a nave - e nem pedirá demissão - porque não crê que a vida dos astronautas esteja em perigo.

"Está feito", disse o chefe de segurança da Nasa, Bryan O'Connor, em entrevista à Associated Press. O'Connor, ele próprio um ex-comandante de ônibus espacial, se declarou incomodado com o prosseguimento do lançamento previsto para 1º de julho, mas aceitou o plano porque a Nasa se comprometeu a refugiar os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) e esperar por uma missão de resgate, caso a espuma cause danos à nave.

Ele e o gerente do programa de ônibus espaciais, Wayne Hale, que trabalham há décadas com as naves, disseram que não se lembram de nenhum outro lançamento que tenha ocorrido a despeito das objeções do encarregado de segurança. Há dez anos, O'Connor se demitiu da chefia do programa de ônibus espaciais por discordar de uma reforma que, segundo ele, ameaçaria a segurança da tripulação. Mas ele disse que sua discordância, agora, não é tão grave: "Nem chegou perto".

Foi o dano causado ao isolamento da nave por um pedaço de espuma solta que levou à desintegração da nave Columbia, em 2003. A despeito das extensas reformas realizadas desde então no tanque externo de combustível dos ônibus espaciais - da onde a espuma se desprendera - pedaços de material voltaram a cair do tanque durante o lançamento da Discovery no ano passado.

Segundo O'Connor, a decisão de prosseguir com o lançamento deste ano, mesmo sem uma solução definitiva para o problema da espuma, aumenta o risco da missão.

Fonte: Agência Estado in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Segurança da Nasa critica lançamento do Discovery
« em: Junho 25, 2006, 01:50:22 pm »