Autor Tópico: Astrónomos decifram outro enigma dos buracos negros!  (Lida 1067 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Astrónomos decifram outro enigma dos buracos negros!
« em: Junho 25, 2006, 01:53:07 pm »
Os buracos negros são objectos com densidade e atração gravitacional tão grandes que nem mesmo a luz consegue escapar de sua superfície. Apesar disso, são uma das maiores fontes de radiação luminosa do Universo - um paradoxo que há muito tempo desafia a compreensão dos cientistas. Um estudo na revista Nature que irá às bancas amanhã acrescenta uma importante peça ao quebra-cabeça.

Observações feitas com o telescópio espacial Chandra permitiram confirmar a influência de campos magnéticos como um do principais motores para produção de radiação nas bordas de buracos negros. Um modelo que já era proposto há mais de uma década, mas que carecia de evidências a partir de observações.

O campo magnético, segundo os cientistas, produz ventos que sopram de dentro para fora do disco de matéria gasosa que circunda o buraco negro. É esse vento que quebra a velocidade de rotação do gás, fazendo com que a matéria caia para dentro do buraco - produzindo radiação (luz) ao longo do processo. Caso contrário, só a atração gravitacional não seria suficiente e o gás ficaria girando no disco em torno do buraco, assim como os planetas ao redor do Sol.

O estudo foi feito com um sistema binário, formado por um buraco negro e uma estrela comum - da qual o buraco atrai gás continuamente.

Fonte: Agência Estado in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Astrónomos decifram outro enigma dos buracos negros!
« em: Junho 25, 2006, 01:53:07 pm »