Autor Tópico: Astrofotografia com Konus 90 mm  (Lida 7886 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #30 em: Dezembro 14, 2008, 04:50:37 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Citação de: "Keyser"
desculpa a qualidade das fotos, foram tiradas com a maquina fotográfica do meu puto de 4 anos

Desculpar um favor ????

Já está, encomendei. O anél é o mesmo para a da Minolta A2.

Agora, e mesmo para ser uma seca, passos:

Tenho lido sobre "Dark Frames",  etc.. e não percebo nada. O que é mesmo preciso para tirar uma astrofoto, partindo do principio que por exemplo, estou a tirar 4 fotos de 20 s? Tiro uma foto toda preta com os mesmo 20 s, certo? E mais?

Tirar fotos ao meu filho é bem mais fácil :D

As Dark Frames devem ser tiradas com o mesmo tempo da foto e à mesma temperatura, mas eu tambem ainda não comecei a usar darks nem flats, luminancias etc, ainda tenho que aprender a faze-las, e pricipalmente a combinar e processar tudo....

Sou um 0 a esquerda no que toca a processamento de imagens.... Mas agora vou ter de aprender, nem que seja a força.  :(|  :(|  :(|

Quando estiver bom tempo, temos de combinar uma ida a Atalaia  :D  Mas agora parece que só para o ano.  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #31 em: Dezembro 17, 2008, 09:32:28 am »
AAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHH :(|  :(|  :(|  :(|  :(|  :(|  :(|

Agora que já tenho A máquina, o anel e o adaptador, o sfgsdf%%dfgj% do motor não funciona...irrrrraaaa!!!

Já agora, sabem dizer-me se para a fotografia uma EQ3 é suficiente para o konus? Ou é muito...ou pouco?

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #31 em: Dezembro 17, 2008, 09:32:28 am »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #32 em: Dezembro 17, 2008, 05:34:15 pm »
Só mais uma...

Andei a investigar, por causa do meu motor. Qual a diferença entre estes dois tipos de motores, ou identicos;

http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... =1&fam2=13
http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... =1&fam2=13

tks
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #33 em: Fevereiro 12, 2009, 10:00:31 am »
E a saga continua...

Comprei (usada, mas 10 estrelas) uma SVP.

O alinhamento do buscador polar é uma verdadeira dor de cabeça, mas consegui. Está perfeito.

A diferença entre as montagens (a antiga e a SVP) é gigante, o que cada vez mais me faz ter vontade de arranjar uma montagem para pôr o XT8 p/astrofotografia.

Finalmente temos alguma folga no que à chuva diz respeito, e fui exprimentar o equipamento;
 - è possivel saber a que ocular corresponde o "viewfinder" da máquina?
 - existe alguma forma de calcular o tempo de exposição necessário, tendo em conta a ISO, a distância focal e/ou a relação focal do telescópio, para que um obecto de uma determinada amplitude apareça na foto?

Isto porque ontem andei a tentar a M3, mas não consegui nada. Tentei uma primeira vez com 30s e nada, e uma segunda com 60s, ainda nada (aqui percebi que o alinhamento polar está muito longe da perfeição).

obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #34 em: Fevereiro 12, 2009, 01:35:47 pm »
É igual à minha ;-)

Ontem a noite andei as turras com o drif aligment (alguém sabe aí alguma coisa?). Não consegui fazer nada e não tenho buscador polar, mas claro que isso não é desculpa. Como se portam os teus motores?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #35 em: Fevereiro 12, 2009, 01:42:06 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Como se portam os teus motores?

Só tenho o de AR, e foi só o segundo dia de testes. Tendo em conta que não tenho uma ocular com reticulo para verificar, diria que está muito bom. Ontem centrei à mizar, fui ver para ai 25' do jogo, e quando voltei ainda lá estava.

Na antiga, quando tentei, nem 1 minuto.

Aconselho o buscador polar. Torna a coisa muito mais facil.

Mas ainda tenho de aperfeiçoar bastante a técnica de alinhamento polar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #36 em: Fevereiro 12, 2009, 07:31:39 pm »
Motores em geral são "bons".. Não há muito por onde enganar, a menos que sejam barulhentos, ou vibrem muito, ou andem de marcha-a-trás, ou simplesmente fiquem parados.. :)
Dese que a corrente que se lhes dá seja a adequada, não deve haver chatice. Baterias em baixo, por exemplo, podem em alguns casos fazer andar mais lentamente, ou parar..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #37 em: Fevereiro 13, 2009, 09:51:27 am »
Citação de: "Fil"
ou andem de marcha-a-trás

Ontem, alinhei tudo, centrei numa estrela, e, contra tudo o queria de esperar, a estrela "fugia" a uma velocidade estonteante...!!! HAAAHHHHAAAAAAAAAAA  :(|  :(|  :(| .

Calma, calma, disse eu. Liguei a luz (não tinha a lanterna de luz vermelha à mão, e a "coisa" parecia grave), olhei para o motor e..... Estava para o hemisfério Sul  :lol:  :lol:  :lol:  

Aparentemente o meu filho tambei tinha ido "ver" se o motor estava bom. :sunny:

Ufa!!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #38 em: Fevereiro 18, 2009, 10:06:33 am »
bem, isto está a correr muuuuito mal.

primeiro, os F/11 do konus não estão a ajudar mesmo nada. Preciso de uma "catrefada" de tempo de exposição. E não vai dar mesmo para por um redutor. A aberração vai ser brutal. Estou a pensar comprar um dos StarBlast da Orion e usar o konus como guia...vamos ver.

Ajuda; aparece-me sempre nas fotos, principalmente nos cantos superiores e também um pouco ao centro muito mais luz do que no resto da foto. Mas não é só um bocado, é mesmo muito. Isto só acontece com longas exposições, e quanto maiores pior. Alguma ideia do que possa ser?

obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #39 em: Fevereiro 18, 2009, 10:37:29 am »
A luz no canto pode ser o famoso "amp-glow", o seja, luz induzida pelo amplificador que o próprio chip contém - pode ser mais ou menos controlado com as dark frames já que esta também se irá manifestar nas dark frames, e logo pode ser subtraído. O da zona central parece ser devido à vinhetagem, ou seja, da iluminação não-uniforme do chip. Isto tem várias causas, mas o certo é que praticamente não temos como evitá-lo, mas também pode ser controlado através das flats frames que não são mais que um mapa da uniformidade da luz no chip. Num ceú muito escuro, por vezes até dá para nos escaparmos aos flats, mas numa zona com alguma poluição luminosa esse efeito torna-se mais evidente.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #40 em: Fevereiro 18, 2009, 11:28:07 am »
Exactamente. Nos darks até se nota mais. Mas mesmo depois de processada (mal, porque falta treino), se abuso dos niveis no photoshop, aparecem mais ainda.

flats. Aí está algo com que ando à luta. os offset já tenho, tambem não custa nada. Para tirar flats, tenho de usar o menor ISO possivel, e o gráfico dos brancos tem de estar o mais à direita possível, é isto? Ontem usei uma tshirt branca em frente do telescopio, e apontei-o para um candeeiro. É assim ?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #41 em: Fevereiro 18, 2009, 12:03:14 pm »
Sim, pode ser feito dessa maneira. Quanto à exposição, parece-me que o melhor compromisso é o meio. Expõe até que o máximo fique na zona central do gráfico que deverá corresponder mais ou menos a metade da dinamica disponivel da máquina. Já sabes que para os flats não podes alterar a posição da camara nem de qualquer outra coisa no percurso óptico para que sirvam para a sessão de fotografia em particular.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #42 em: Fevereiro 18, 2009, 01:06:10 pm »
Citação de: "Astrolupa"
sabes que para os flats não podes alterar a posição da camara nem de qualquer outra coisa no percurso óptico para que sirvam para a sessão de fotografia em particular

Eu sei que não posso mexer no foco nem tirar a máquina do sitio. Mas posso mexer nos eixos de DC e AR, ou não?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #43 em: Fevereiro 18, 2009, 02:27:50 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Citação de: "Astrolupa"
sabes que para os flats não podes alterar a posição da camara nem de qualquer outra coisa no percurso óptico para que sirvam para a sessão de fotografia em particular

Eu sei que não posso mexer no foco nem tirar a máquina do sitio. Mas posso mexer nos eixos de DC e AR, ou não?
Podes :) Se houve flexão no tubo (gravidade a puxar as várias peças de forma diferente e elas mudarem de sítio) é que é mau.. Mas a necessidade prática de fazer flats, e imagens em alturas diferentes obriga a que se mova o telescópio de sítio..
Em princípio o que se mexer não será coisa grande..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #44 em: Fevereiro 18, 2009, 03:53:37 pm »
Ufa! ainda bem.

Não me estava nada a apetecer fazer "montanhismo" na parte de fora da varanda do 9º andar  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #44 em: Fevereiro 18, 2009, 03:53:37 pm »