Autor Tópico: Regras para o Concurso  (Lida 2120 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Regras para o Concurso
« em: Novembro 04, 2008, 10:35:54 am »
Apesar de se tratar de um concurso basicamente sem prémios mas que visa principalmente em incentivar a participação na mostra dos belos trabalhos que cada um faz neste "hobby", as participações são cada vez maiores e melhores. Assim, há que implementar definitivamente algumas regras para que o concurso seja justo para todos os participantes, que desde já agradeço a todos pelas belas imagens que têm colocado aqui.

Em baixo vou colocar as amostras daquilo que se pretende que sejam as regras básicas para poder participar no concurso.

1ª Amostra das Regras
4 de Novembro de 2008

1. Os concorrentes devem obedecer ao tema do mês.
2. A submissão da imagem para concurso deve ser efectuada usando o tabulador [Enviar Anexo] da mensagem.
3. Não existe um tamanho predefinido para a imagem, o uso do senso comum apenas dita que enviem imagens em formato JPG com uma compressão entre 75% a 90% (isto reduz imensamente o tamanho do ficheiro) e que não ultrapasse os 2000 x 2000 px. Ajudará todos a visualizar correctamente as imagens colocadas no anexo.
4. Podem ser colocadas outras amostras no tópico do concurso sem ser via anexo (o tamanho destas devem obedecer conforme as regras gerais do fórum, máximo de 640x480), mas só será aceite a primeira imagem enviada como anexo por cada concorrente.
5. A imagem pode ser alterada quantas vezes desejar até à data de fim permitido para a submissão e / ou logo que comece a votação.

Entra em vigor desde já.

Está aberta a discussão para sugestões a melhoramentos e / ou alterações.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Regras para o Concurso
« Responder #1 em: Novembro 04, 2008, 11:55:54 am »
Caro João,

Acho que as regras estão bem explícitas. Bom trabalho.

Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Regras para o Concurso
« Responder #1 em: Novembro 04, 2008, 11:55:54 am »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Regras para o Concurso
« Responder #2 em: Novembro 04, 2008, 01:15:10 pm »
Uma coisa que nao está explícita: a imagem tem de ser captada no próprio mês...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Regras para o Concurso
« Responder #3 em: Novembro 04, 2008, 01:49:07 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Uma coisa que nao está explícita: a imagem tem de ser captada no próprio mês...


...e ano...!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Regras para o Concurso
« Responder #4 em: Novembro 04, 2008, 05:02:51 pm »
No  mês do concurso ou até ao fecho das admissões a concurso ?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Regras para o Concurso
« Responder #5 em: Novembro 04, 2008, 05:36:26 pm »
Penso que o sensato é ser o mais perto do mês em que as submissões estão abertas.. Portanto talvez que fosse para imagens cuja aquisição foi feita entre o anúncio do tema do concurso e até à data de fecho das submissões..
Será isto? Ou vale uns dias antes também?
Nisto, por um lado há os inconvenientes do mau tempo que pode limitar as coisas, mas por outro lado não sei se gosto muito do factor "sorte de ter tirado uma foto ao tema no mês seguinte"...

Uma coisa que eu noto, é que de vez em quando há uns alvos que podem ter uns "requisitos diferentes" em termos de equipamento.. Lembro-me que este mês foi a M33, M45 e duplo de perseu.. Destes objectos, a M33 foi o que "cabia" mais ou menos no meu chip...  A M45, e o duplo de Perseu são enormes, e eu teria que só apanhar uma parte.. Tenho a impressão que o facto de ter havido um leque de alvos variado a este nível facilitou termos tido bastantes contribuições! Espero também que gente só com câmara com objectiva e uma montagenzita equatorial também participe no próximo concurso que é genérico a coisas numa constelação..
Bom, mas isto sai do âmbito das "regras", e está mais relacionado com sugestões...

Acho que a regra que falta é que em todos os meses que haja concurso, o tempo tem que estar bom.. E é uma regra para o senhor S. Pedro... :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Regras para o Concurso
« Responder #6 em: Novembro 04, 2008, 06:08:55 pm »
Peço desculpa, mas para mim ás vezes pode haver coisas que me parecem ser óbvias que para os restantes pode não ser, daí agradeço as vossas sugestões.

Relativamente ao "time-frame" em que a imagem deve ser adquirida, penso que ela deve ser a mais recente possível. No entanto penso que não seja impraticável que seja apresentada uma imagem tirada 1 a 2 meses antes do concurso. Até como o Fil diz, meteorologia, disponibilidade e outros factores podem condicionar as participações e o espaço temporal for curto. Poderíamos limitar a idade da imagem para cerca de 120 dias? Que acham?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Regras para o Concurso
« Responder #7 em: Novembro 04, 2008, 06:34:36 pm »
Seria lançar muitas achas para a fogueira se tivéssemos dois concursos ao mesmo tempo com a duração de 2 meses?
Tipo: concurso "para fotografar em Janeiro e Fevereiro e votado em Março" e concurso para "fotografar em Fevereiro e Março e ser votado em Abril" ? Ou isto já é tempo a mais para se esperar pelos resultados da votação?
Assim em cada mês havia:
- 1 concurso para votar
- 2 concursos para os quais poder fazer fotografias

Com algum jeito, um preguiçoso :) ou um odiado pelo S. Pedro :), conseguia tirar 2 fotos de 2 em 2 meses e participar em dois concursos...  Que acham?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Regras para o Concurso
« Responder #8 em: Novembro 04, 2008, 07:50:26 pm »
Isso do time frame é engraçado e até acho uma boa ideia... e concordo.. no entanto o que me impede a mim, incumpridor anarquista que não gosta de regras e que até gosta de fazer batota, de anexar uma imagem do ano passado e dizer que a tirei ontem?!  :lol:

penso que a finalidade do concurso é vermos fotos bonitas, aquilo que os nossos amigos, amantes das estrelas, estão a conseguir captar com os seus equipamentos mais ou menos modestos, e a evolução que têm "sofrido". Não sei se será boa política impor regras demais, especialmente quando não há como as controlar.  :s

abc
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Regras para o Concurso
« Responder #9 em: Novembro 04, 2008, 09:44:53 pm »
Já tinha escrito a minha proposta a criticar o Mr. Fil, mas depois de relêr bem o post que ele vez (e entendê-lo - Muito importante!  ;-) ), penso que é uma óptima ideia!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Regras para o Concurso
« Responder #10 em: Novembro 06, 2008, 10:55:41 am »
Por mim qualquer opção é boa. Realmente o que interessa é partilhar as fotos que se vão fazendo (na secção Fotografia e Imagem) e sempre que possível participar no concurso. Haja tempo e céus limpos  :sunny: .

Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Regras para o Concurso
« Responder #10 em: Novembro 06, 2008, 10:55:41 am »