Autor Tópico: Lentes maquina fotografica / oculares  (Lida 2800 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline salprata

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 61
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://salprata.blogspot.com/
Lentes maquina fotografica / oculares
« em: Dezembro 11, 2008, 11:33:36 am »
Boas,

Já consegui fotografar com a minha maquina SRL digital, sem objectiva, acoplada ao telescópio, este também sem óptica, e o que reparei é que o zoom e ângulo que a maquina fotográfica apanha, é +/- igual ao que apanho com uma ocular 25mm.
Para eu conseguir ir buscar a imagem dada pela ocular 10mm, tem que ser maquina com objectiva + ocular no telescópio, certo ? ou há alguma outra forma de o fazer ? (um cadinho difícil espreitar na ocular através da lente da maquina)

Tb estava a pensar usar, não uma maquina reflex, mas uma compacta digital, que tem zoon, ai estou usar a objectiva da maquina, que vai buscar a imagem ao espelho do telescópio, este sem ocular...  :? será que vou buscar o 100X ou mais dado pela ocular 10mm ?

 :sunny:
Laura
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Lentes maquina fotografica / oculares
« Responder #1 em: Dezembro 11, 2008, 12:12:12 pm »
Bom dia slprata,

em teoria e segundo entendi, julgo que aquilo que pretendes é possivel. Mas  na práctica existem alguns aspectos que deves considerar. Em primeiro lugar tens de arranjar um suporte suficientemente forte para o focador do telescopio, por forma a que o mesmo aguente o peso da máquina+objectiva. Em segundo lugar, se pretendes fotografar com uma compacta digital e utilizar o zoom, terás de ter em conta que o zoom digital não é aliado da definição que obterás na fotografia. Quanto mais zoom digital utilizares, maior será o ruido na foto e consequente perca de qualidade. O conselho que te dou é que utilizes a DSLR directamente no focador sem objectiva, e se pretenderes um pouco de ampliação utiliza uma lente Barlow 2x por exemplo. Podes inidcar qual a marca e modelo da máquina bem como do telescópio? :sunny:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Re: Lentes maquina fotografica / oculares
« Responder #1 em: Dezembro 11, 2008, 12:12:12 pm »

Offline salprata

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 61
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://salprata.blogspot.com/
Re: Lentes maquina fotografica / oculares
« Responder #2 em: Dezembro 11, 2008, 12:48:58 pm »
Citação de: "mpbschique"
Bom dia slprata,

em teoria e segundo entendi, julgo que aquilo que pretendes é possivel. Mas  na práctica existem alguns aspectos que deves considerar. Em primeiro lugar tens de arranjar um suporte suficientemente forte para o focador do telescopio, por forma a que o mesmo aguente o peso da máquina+objectiva. Em segundo lugar, se pretendes fotografar com uma compacta digital e utilizar o zoom, terás de ter em conta que o zoom digital não é aliado da definição que obterás na fotografia. Quanto mais zoom digital utilizares, maior será o ruido na foto e consequente perca de qualidade. O conselho que te dou é que utilizes a DSLR directamente no focador sem objectiva, e se pretenderes um pouco de ampliação utiliza uma lente Barlow 2x por exemplo. Podes inidcar qual a marca e modelo da máquina bem como do telescópio? :sunny:

A maquina fotográfica é uma Nikon D70... o telescópio um SkyWatcher 6" DOBSON, dFocal 1200, e tenho um anel, que cose a maquina ao focador

A Barlow 2X, ficaria entre o corpo da maquina fotográfica e o focador ? Mas será necessário mais adaptadores, anéis ?

A outra compacta, é uma Sony V, (tem sido uma maquina de guerra)  faz zoom, penso eu que óptico,  (teria que estabiliza-la no focador),

A outra questão, a ocular 10m é mais fechada, tem menos luz, não sei se a barlow, tb se encaixa aqui, que uma ocular 25mm ? quanto mais se amplia, mais a imagem escurece ? se escurece, vou precisar de mais tempo de exposição, mais tempo, já saiu tudo do sitio...  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Lentes maquina fotografica / oculares
« Responder #3 em: Dezembro 11, 2008, 02:54:30 pm »
:D

Ora então vejamos!

Temos um telescópio Dobson de 6" completamente manual, uma Nikon D70, e um anel que permite que a máquina se adapte ao focador do telescópio.

A sequência seria Focador>Barlow>Anel>Máquina.

Se pretenderes utilizar a Sony V com a ocular, convém comprar um suporte do género destes.

http://www.gem51.com/verproduto.php?id=845&fam1=1&fam2=6

Utilizando um telescópio do tipo dobson, ( Ausencia de montagem equatorial ), e sem motorização nos eixos de declinação ( DEC ) e Ascensão Recta ( AR ), será dificil conseguir fotografias com exposição. Contudo, com um pouco de pesquisa e algumas técnicas, encontras quem o faça em determinados objectos como a Lua. Quanto maior a ampliação que utilizas, mais depressa o objecto sairá do campo de visão da ocular e mais dificil se torna fotografa-lo. O meu conselho para ti que estas no inicio, é que tentes fotografar a lua em primeiro lugar com a D70 sem qualquer ampliação por o meio. Faz isto várias vezes e verifica os resultados obtidos. Para a Lua, e sem motorização, escolhes 400 Iso na máquina e faz uma exposição de 2". Aproveita agora que a Lua ainda se encontra numa fase boa para tal.

Acho no entanto, que fizeste uma excelente escolha ao comprares um DOB em fase inicial. Se quiseres evoluir mais tarde para o campo da astrofotografia, basta que comeces por comprar a montagem equatorial e aproveitar o tubo de 6" do teu DOB para o efeito.

Possivelmente poderemos hoje ainda ver resultados? ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Offline salprata

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 61
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://salprata.blogspot.com/
Re: Lentes maquina fotografica / oculares
« Responder #4 em: Dezembro 11, 2008, 03:43:33 pm »
Citação de: "mpbschique"
:D

Ora então vejamos!

Temos um telescópio Dobson de 6" completamente manual, uma Nikon D70, e um anel que permite que a máquina se adapte ao focador do telescópio.

A sequência seria Focador>Barlow>Anel>Máquina.

Se pretenderes utilizar a Sony V com a ocular, convém comprar um suporte do género destes.

http://www.gem51.com/verproduto.php?id=845&fam1=1&fam2=6

Utilizando um telescópio do tipo dobson, sem motorização nos eixos de declinação ( DEC ) e Ascensão Recta ( AR ), será dificil conseguir fotografias com exposição. Contudo, com um pouco de pesquisa e algumas técnicas, encontras quem o faça em determinados objectos como a Lua. Quanto maior a ampliação que utilizas, mais depressa o objecto sairá do campo de visão da ocular e mais dificil se torna fotografa-lo. O meu conselho para ti que estas no inicio, é que tentes fotografar a lua em primeiro lugar com a D70 sem qualquer ampliação por o meio. Faz isto várias vezes e verifica os resultados obtidos. Para a Lua, e sem motorização, escolhes 400 Iso na máquina e faz uma exposição de 2". Aproveita agora que a Lua ainda se encontra numa fase boa para tal.

Acho no entanto, que fizeste uma excelente escolha ao comprares um DOB em fase inicial. Se quiseres evoluir mais tarde para o campo da astrofotografia, basta que comeces por comprar a montagem equatorial e aproveitar o tubo de 6" do teu DOB para o efeito.

Possivelmente poderemos hoje ainda ver resultados? ;-)

A Lua já está ( a Lua tem luz que dá para dar e vender)
 :-D



Está com um pouco de grão, porque não reparei no Asa, e foi fotografada a 1600,  :(|

Agora seria Júpiter, mas Júpiter com este processo directo, sem lentes pelo meio,  está +/- 1/4 de um berlinde
 :? representa muito poucos pixeis no sensor da maquina (hei-de voltar a tentar)

este suporte parece fixe,

 :D

Eu acho que as próximas aquisições, será uma Barlow, e um buscador melhorsito
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Lentes maquina fotografica / oculares
« Responder #5 em: Dezembro 11, 2008, 04:13:34 pm »
:)

E podemos ver essa foto mesmo com " grãos "? Já experimentaste um tratamento em PS ou Gimp?

Realmente 1600 é puxadito.....

Para planetas o ideal é mesmo uma Webcam. Em modo de video, registas os ficheiros em .avi e depois fazes um stacking dos melhores frames para obteres uma so imagem.

O adaptador ajuda no sentido em que não forças demasiado o focador e evita que a imagem trema tanto.
Um bom buscador ajuda bastante num telescopio completamente manual como o teu.
Acho que deves acima de tudo ter calma, e explorar o material que ja tens. Depois então e ja com algum conhecimento do céu e de como funcionam os telescopios e montagens, pensar em algo mais completo.

Aconselho te a leitura e consulta de dois livros:

http://www.gem51.com/verproduto.php?id=2174&fam1=4&fam2=41

http://www.gem51.com/verproduto.php?id=468&fam1=4&fam2=41
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Lentes maquina fotografica / oculares
« Responder #6 em: Dezembro 11, 2008, 05:47:38 pm »
Boas salprata,

Apenas agora vi a foto! :D

Está excelente mesmo. Muitos Parabéns.  

Fizeste crop da foto original?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Offline salprata

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 61
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://salprata.blogspot.com/
Re: Lentes maquina fotografica / oculares
« Responder #7 em: Dezembro 11, 2008, 07:16:13 pm »
Citação de: "mpbschique"
Boas salprata,

Apenas agora vi a foto! :D

Está excelente mesmo. Muitos Parabéns.  

Fizeste crop da foto original?

só para ficar quadrada,

 :sunny:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Lentes maquina fotografica / oculares
« Responder #7 em: Dezembro 11, 2008, 07:16:13 pm »