Autor Tópico: [Duvida] Ortoscópica de 4mm ou 5mm?  (Lida 14301 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Duvida] Ortoscópica de 4mm ou 5mm?
« em: Junho 28, 2006, 05:45:15 pm »
Viva!

Para o meu tele 130/900 mm estou a pensar adquirir uma ocular ortoscópica para observação planetária. A minha dúvida está apenas na distância focal.
Uma ocular de 4mm permite-me um aumento de 225x (ainda abaixo do limite teórico de 260x) enquanto que uma ocular de 5mm apenas amplifica 180x.
No entanto receio não vir a ter muitas oportunidades (leia-se condições atmosféricas) para utilizar a amplificação de 225x.

Gostava de saber o que dizem as vozes experientes deste fórum...

Já agora aproveito para pedir a vossa opinião sobre o pequeno afastamento de pupila proporcionado por estas lentes...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Rui Padrão »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 28, 2006, 08:28:37 pm »
Boas.
Eu qd tinha esse telescópio adquiri precisamente uma de 5mm 8)
Se não usas óculos, o afastamento de pupila chega perfeitamente. O campo de visão é q é um pouco curto qd comparado com outras oculares. No entanto perdes nesse aspecto mas ganhas no contraste e nitidez.
Eu compreendo a tua indecisão pq isso já me aconteceu... No entanto asseguro-te q a diferença de 45x é quase irrisória em grandes aumentos pelo q neste caso aconselho-te a adquirires a de 5mm pq assim perdes menos luz e ganhas no constraste.

Mas p baralhar ainda mais, pq não compras antes uma ocular tipo plossl ou outra melhor q te permitam um afastamento de pupila e um campo de visão  mais generosos? Lembra-te: os telescópios mudam-se, as oculares ficam! Pensa numa de 7,5mm por exemplo. Consegues um aumento de 120x (excelente p deep-sky) e mais tarde podes adquirir uma barlow e atingir 240x (excelente p planetas e p a lua).
Fica a sugestão.
Boa sorte nessa sempre dificil decisão :)

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 28, 2006, 08:28:37 pm »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 28, 2006, 09:22:45 pm »
Olá. Eu tenho uma ortoscopica de 7mm que dá 178x no meu xt10. Gosto bastante do contraste que ela proporciona. Não acho a amplificação nada excessiva em termos de limitação pela atmosfera. Gosto bastante desta amplificação para planetas. Claro que tenho um telescopio muito diferente do teu, mas Penso que a nível de contraste para observação planetária são das melhores que existem. Mas como o amigo Paulo Santos disse, se considerasses uma plossl com barlow, talvez fosse mais versátil para observação de outras coisas.
Se já estiveres bem servido em termos de outras oculares para céu profundo, eu diria para ir para a ortoscópica. Em termos de puro contraste, são das melhores que existem. Tem bastante menos vidro na frente do que a opção plossl com barlow.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 29, 2006, 07:19:31 pm »
Obrigado pela vossa ajuda!

De facto é uma boa ideia usar uma lente de 7,5 mm com uma barlow, mas parece-me que prefiro ter melhor contraste e definição com a orto.

Ainda não tenho mais nenhuma ocular além das de 10 e 20 mm que vieram com o tele, mas de futuro penso vir a alargar a minha colecção.

Fico a aguardar mais experiências!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Rui Padrão »

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 15, 2006, 01:28:07 am »
Olá Rui,

Eu tenho uma ortoscópica de 4mm há quase 10 anos. Durante algum tempo usei-a num newtoniano de 130mm f/10 com bons resultados, principalmente na oposição de Marte de 2003. Recentemente adquiri uma plossl de 4mm, que tenho usado no meu C8 para obter 500X. Apesar de ser contra-indicado  pela maioria, eu tenho colhido ótimos resultados na observação lunar e planetária. Hoje mesmo estive a observar o planeta Marte, que está com menos de 4", e pude vislumbrar a sua brilhante calota polar. O uso da ortoscópica é muito mais confortável do que as Plossl de mesma distância focal.

Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 15, 2006, 11:07:59 am »
Olá Rui  :)

Quando puderes faz a tua apresentação aqui :

 :arrow: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=10

E bemvindo  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 15, 2006, 01:49:13 pm »
Citação de: "igomes"
Olá Rui  :)

Quando puderes faz a tua apresentação aqui :

 :arrow: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=10

E bemvindo  :)

O Rui já está registado há algum tempo e já fez a sua apresentação:

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t ... c&start=30

Estás a dormir :twisted:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 16, 2006, 08:15:11 pm »
Desculpa eu não me estava a referir ao Rui mas sim ao Chagas  :roll:

Enganei-me  :oops:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 17, 2006, 05:53:44 pm »
Olá,

Já coloquei minha apresentação aqui:

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?p=1155#1155


Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
óculos
« Responder #9 em: Outubro 31, 2006, 07:48:58 am »
Citação de: "PauloSantos"
Boas.
Eu qd tinha esse telescópio adquiri precisamente uma de 5mm
Se não usas óculos, o afastamento de pupila chega perfeitamente. O campo de visão é q é um pouco curto qd comparado com outras oculares. Cumps


Olá Paulo,
...como eu uso óculos essas oculares de grande campo não me ajudam. Não chego nem perto daqueles 84 graus prometidos pelos fabricantes. Estou a pensar em fazer uma adaptação de lente cilíndrica para poder usar uma ocular de grande campo. Mas ainda são só possibilidades. Sabe me dizer qual o diâmetro de saída da lente de uma ocular tipo plossl de 32mm de 50 graus de campo?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por AJC »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
500X
« Responder #10 em: Outubro 31, 2006, 07:59:01 am »
Citação de: "chagas"
Olá Rui,

Recentemente adquiri uma plossl de 4mm, que tenho usado no meu C8 para obter 500X. Apesar de ser contra-indicado  pela maioria, eu tenho colhido ótimos resultados na observação lunar e planetária.


Olá Chagas,
...não deve ser fácil ver o céu em 500X. Uau!!! 500X. A montagem dever ser muito firme. Deves ser muito bom em apontamento. Campo muito reduzido. Isso não é fácil. Parabens!
 :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por AJC »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: óculos
« Responder #11 em: Outubro 31, 2006, 10:22:35 am »
Citação de: "AJC"
Citação de: "PauloSantos"
Boas.
Eu qd tinha esse telescópio adquiri precisamente uma de 5mm
Se não usas óculos, o afastamento de pupila chega perfeitamente. O campo de visão é q é um pouco curto qd comparado com outras oculares. Cumps

Olá Paulo,
...como eu uso óculos essas oculares de grande campo não me ajudam. Não chego nem perto daqueles 84 graus prometidos pelos fabricantes. Estou a pensar em fazer uma adaptação de lente cilíndrica para poder usar uma ocular de grande campo. Mas ainda são só possibilidades. Sabe me dizer qual o diâmetro de saída da lente de uma ocular tipo plossl de 32mm de 50 graus de campo?

Ola AJC.
Bem, depende mt do aumento q essa ocular te vai proporcionar e da abertura e distância focal. Mas o afastamento de pupila anda perto da 4,5mm.

Aconselho-o a recorrer a uma folha de cálculo concebido pelo Guilherme de Almeida:

http://astrosurf.com/apaa/GA/Telescopio ... lares2.zip

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 500X
« Responder #12 em: Novembro 02, 2006, 12:58:57 pm »
Citação de: "AJC"
Citação de: "chagas"
Olá Rui,

Recentemente adquiri uma plossl de 4mm, que tenho usado no meu C8 para obter 500X. Apesar de ser contra-indicado  pela maioria, eu tenho colhido ótimos resultados na observação lunar e planetária.

Olá Chagas,
...não deve ser fácil ver o céu em 500X. Uau!!! 500X. A montagem dever ser muito firme. Deves ser muito bom em apontamento. Campo muito reduzido. Isso não é fácil. Parabens!
 :lol:


Hmm não percebo a sua questão. Não sei se o C8 do amigo Chagas tem go-to ou não, mas mesmo que não tenha, não percebo onde está a dificuldade em apontar para a lua e planetas brilhantes com baixa amplificação e depois, com o seguimento automático activo, aumentar a amplificação para 500x
No meu caso que tenho um dob, simplesmente uso o buscador para apontar, de seguida passo para uma ocular de baixa amplificação e depois amplifico até onde a atmosfera o permitir.
Eu já fiz seguimentos dessa ordem no meu dob manualmente e é possivel de se fazer, embora não seja muito confortável. O maximo que costumo ir, com as oculares de que disponho é mesmo 380x com uma ortoscopica (campo aparente ainda menor do que a plossl), mas isso não se deve ao facto de ser dificil de seguir, mas sim ao facto de a atmosfera raramente o permitir para os meus lados. Prefiro imagens mais pequenas e mais nítidas, embora na lua essa ordem de ampliações seja possivel com bastante frequência. É neste ponto onde o uso do dob mais perde em relação aos telescópios motorizados, em termos de observação visual.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Paulo Gordinho

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 57
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Novembro 02, 2006, 01:34:09 pm »
Concordo João.

Eu com o meu Dob de 8"  f/5.9 as vezes utilizo amplificações até 480x ( a partir daqui a imagem começa a deteriorar ) por ex: nos anéis de Saturno e em estrelas duplas, no meu caso tudo depende do bom deslizar da base do meu Dob, e desde que a atmosfera o permita, mas já tenho apanhado noites que se controla muito bem.
Pela experiência que tenho e em relação a abertura de 8" amplificações até 240x mostram o detalhe máximo, para cima de isso, comparo como que o zoom digital de uma maquina fotografica, torna a imagem maior mas não traz nada de novo no detalhe.

Gor
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Paulo Gordinho »
Gor
GOAAA

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: óculos
« Responder #14 em: Fevereiro 07, 2007, 02:24:14 pm »
Citação de: "AJC"
Citar
...como eu uso óculos essas oculares de grande campo não me ajudam. Não chego nem perto daqueles 84 graus prometidos pelos fabricantes. Estou a pensar em fazer uma adaptação de lente cilíndrica para poder usar uma ocular de grande campo. Mas ainda são só possibilidades. Sabe me dizer qual o diâmetro de saída da lente de uma ocular tipo plossl de 32mm de 50 graus de campo?

RESPOSTA a AJC
Caro AJC.
O diâmetro útil da lente de olho de uma ocular de f=32 mm, Plossl, com 50º de campo aparente, é 25,0 mm, medido agora mesmo com craveira (paquímetro).
Qual é a potência tórica (cilindro) que usa no olho com que observa preferencialmente?  0,75 dioptria ? 1,0 dioptria? 1,25 dioptria? (refiro-me só à potência cilindrica, sem considerar a correcção esférica).
Boas observações
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Fevereiro 23, 2007, 12:18:48 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Re: óculos
« Responder #14 em: Fevereiro 07, 2007, 02:24:14 pm »