Autor Tópico: Filtros Mylar  (Lida 5668 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaquim candeias

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Filtros Mylar
« em: Dezembro 14, 2008, 10:39:37 am »
Bom dia a todos,
Será que alguém me pode fazer o favor de dizer se quando se fala em filtros Mylar se referem àquela película que é utilizada, por exemplo, em audio-visuais ( fabricada também pela Mylar ) para fazer espelhos ( pois a mesma, quando correctamente esticada, dá um espelho com bastante precisão ) e, quando se observa através dela, consegue ver-se o Sol?
No entanto, parece que deixa passar ainda bastante luz que, uma vez concentrada por um telescópio poderá ainda ser demasiada. Além disso, não faço ideia que tipo de radiação ela filtra.
É claro que, também se poderiam por duas ou três de seguida até "apagar" completamente o Sol. :) Mas assim, certamente a soma das deformações introduzidas poderia passar a ser sensível.
Caso seja essa película, eu tenho bastante, até com quase dois metros de largura e poderia oferecer um rectângulo de, por exemplo, 20x20cm ou 30x30cm a quem quisesse ( um por pessoa ).
Cumprimentos a todos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joaquim candeias

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtros Mylar
« Responder #1 em: Dezembro 28, 2008, 12:19:52 pm »
Olá a todos outra vez,
Pelos vistos ninguém está por dentro das películas Mylar.
No entanto, eu próprio fiquei com alguma curiosidade e estive a comparar placas de vidro espelhado de um dos lados e cuja espelhagem tem uma protecção tão eficaz que se pode limpar com bastante à-vontade ( ao contrário dos espelhos de telescópio ) e aí sim, o Sol parecia um disco recortado em papel com muito mais precisão que a película Mylar e com muito menos luz.
Só experimentei a olhar através dele para o Sol e não utilizando qualquer telescópio.
No entanto, estou convencido que um disco recortado deste "espelho" e colocado na boca de um telescópio dá perfeitamente para observar o Sol sem qualquer perigo.
Alguém, desta vez, quer fazer o favor de comentar?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Filtros Mylar
« Responder #1 em: Dezembro 28, 2008, 12:19:52 pm »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Filtros Mylar
« Responder #2 em: Dezembro 28, 2008, 07:03:04 pm »
Citação de: "joaquim candeias"
placas de vidro espelhado de um dos lados e cuja espelhagem tem uma protecção (...) No entanto, estou convencido que um disco recortado deste "espelho" e colocado na boca de um telescópio dá perfeitamente para observar o Sol sem qualquer perigo.

Quais placas de vidro espelhado? São usadas em que?

Essas folhas de Mylar sobrepostas como disseste talvez funcionem ou talvez não. E NAO arrisques!!! Nao sabes que comprimentos de onda é que ela filtra nem se a percentagem que não é filtrasa é suficientemente baixa (e tem de ser muiiiiiitooooooo baixa!!!).

Aconselho a comprar estes:

http://www.gem51.com/verproduto.php?id=266 (que sao seguros, pois sao feitos precisamente com esse proposito e com controlo rigoroso!)
http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... =1&fam2=11

Cumps,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joaquim candeias

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtros Mylar
« Responder #3 em: Dezembro 28, 2008, 08:03:42 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Quais placas de vidro espelhado? São usadas em que?
Estas placas são usadas em audio-visuais, por exemplo: em retro-projectores em que é necessário desviar a luz, os espelhos normais não têm qualidade suficiente em termos de superfície e, pior ainda, têm um vidro à frente que provoca duas imagens quando se desvia a luz a 45º.
Teoricamente reflectem perto de 98% da luz e eu estava convencido que não se veria nada do outro lado, foi quando me lembrei que talvez fossem melhores que a película Mylar. Ao experimentar verifiquei que, além de uma grande uniformidade quando desloco os olhos ao longo de uma placa grande ( na Mylar, além de demasiado brilho, há variações em pontos diferentes da película ) também a pequena quantidade de luz que passa permite ver o Sol, desculpe a repetição, como se fosse um perfeito disco de papel.
Por outro lado, não tenho limitações de dimensão ( as placas têm 240x180cm ) e o meu melhor telescópio tem 40cm de diâmetro.

Outro pormenor que é apenas a minha opinião pessoal não fundamentada: todos os comprimentos da radiação do Sol são mais ou menos reflectidos pelos objectos e portanto todos eles nos atingem. Aqui o problema estará apenas na percentagem.
Uma vez que, ao olhar directamente o Sol através deste espelho, a quantidade de luz que o atravessa é ínfima ( muito menos brilhante que a lua cheia quando olhada directamente ), apesar de perfeitamente uniforme, e de imagem bastante nítida, estou convencidíssimo que não fará mal, mas só o vou usar quando tiver mais informação.
Por outro lado, sendo estes espelhos executados em placas de vidro para trabalhos de alto rigor profissional ( embora não sendo em vidro óptico ), são seleccionadas as melhores de entre as mais perfeitas que se fabricam, e portanto estou convencido que não introduzirão grande deformação em ampliações razoáveis.

Cumprimentos,
Joaquim Candeias
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Filtros Mylar
« Responder #3 em: Dezembro 28, 2008, 08:03:42 pm »