Autor Tópico: Flocking mak 127  (Lida 5444 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Flocking mak 127
« em: Janeiro 25, 2009, 04:01:32 pm »
Hoje aproveitei a energia das obras cá em casa e fiz o flocking com um veludo auto-adesivo muito bom e aproveitei para limpar a optica do maksutov daquele lubrificante maldito com eles veem,-paraçe borracha liquida.O lubrificante tipo graxa retirei-o com diluende sintetico ,-saiu muito bem e apliquei um lubrificante que retirei das engrenagens da minha nova HEQ5,esse sim com bom aspecto e pareçe que a synta começa a tomar mais atenção á lubrificação.Mais tarde pode ser que limpe as engrenagens da eq3-2 mas só quando tiver lubrificante em quatidade e qualidade sufiçiente
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #1 em: Fevereiro 04, 2009, 08:58:50 am »
Hi.depois de "flockar" totalmente o maksutov desapareceram totalmente aqueles halos de luz que se formavam por causa dos planetas e estrelas de maior grandeza quando se encontravam ligeiramente fora do campo de visão.Não sei se tive sorte com esta optica mas o star test é extremo na perfeição e o fundo do céu é dum negro tipo carvão,-ao prinçipio até pensei que tivesse algum defeito mas depois perçebi que se tratava duma optica com bom contraste bom.Alguém sabe qual é o alcool que se emprega na limpeza do espelho?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Flocking mak 127
« Responder #1 em: Fevereiro 04, 2009, 08:58:50 am »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Flocking mak 127
« Responder #2 em: Fevereiro 04, 2009, 09:30:42 am »
Bem, eu costumo (costumo como quem diz...) lavar com água destilada com umas quantas gotas de detergente liquido para lavar louça... lava-se bem (sem nunca esfregar! :D ) e enxagua-se em água destilada "pura". Depois é que uso o alcool isopropílico que é 99.999% puro para dar o acabamento. Como a ultima vez que fiz isto já foi à uns bons anos (já está a precisar novamente), já não sei bem se as misturas estão certas, mas penso que é isto. Usar alcool directamente serve de pouco porque não existe nenhum elemento "desengordurante" no alcool...
A sujidade agarrada não se vai soltar só por causa da água, portanto há que agitá-la e usar mesmo os dedos para ajudar a soltá-la - sempre com cuidado, muito levemente e limpando os dedos frequentemente na água para soltar as impurezas que eles irão agarrar.

P.S.: Cuidado com o alcool isopropílico que é altamente inflamável, levemente tóxico se inalado ou por contacto prolongado e os seus vapores não são muito recomendáveis tanto para os olhos como para o aparelho respiratório - Boa ventilação sempre!...

P.S.2: Eu comprei uma garrafa de 2 Litros numa farmácia sempre problemas...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #3 em: Fevereiro 04, 2009, 04:09:00 pm »
Álcool é óptimo para dissolver coisas. No caso da limpeza, pretende-se dissolver a porcaria para que ela desagarre do espelho.
Neste sentido, acho que o Álcool é um excelente desengordurante... Mas acho também que o Astrolupa tem razão no procedimento, pelas vantagens e desvantagens do Álcool isopropílico. Por um lado evapora depressa, e se vamos limpar uma superfície grande e muito suja com ele, é um desperdício! Por outro, sendo a quantidade para limpar um espelho em grande escala também grande, isso vai dar origem a mais vapores.. Portanto acho que por causa disto que antes de dar com o álcool, convém lavar com água destilada e as gotinhas de detergente.. Isso "tira a maior", por assim dizer, e o álcool acaba por ser só para retirar os "restos de gotas secas"... Os algodões a usar convém não deixarem pelinhos para trás, por definição de "limpar" ;-)
Ah, e usa luvas para lidar com o álcool, just in case...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #4 em: Fevereiro 04, 2009, 05:08:03 pm »
Bom, surgiu-me a dúvida sobre quão óptimamente é que o álcool pode dissolver certas gorduras, por isso não vou entrar muito por aí...
Vou só fatidicamente insinuar todos os possíveis terrores que podem advir de não se lidar com o o álcool isopropílico com os cuidados devidos. leiam o que a wikipédia tem a dizer sobre este álcool. Portanto: luvinhas, local bem arejado, nada de cheirar, lavar as mãos e afins, mexer nele com alguém por perto, nada de fumar enquanto se lava o espelho, e não beber!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #5 em: Fevereiro 04, 2009, 05:50:52 pm »
Citação de: "Fil"
Bom, surgiu-me a dúvida sobre quão óptimamente é que o álcool pode dissolver certas gorduras, por isso não vou entrar muito por aí...
Vou só fatidicamente insinuar todos os possíveis terrores que podem advir de não se lidar com o o álcool isopropílico com os cuidados devidos. leiam o que a wikipédia tem a dizer sobre este álcool. Portanto: luvinhas, local bem arejado, nada de cheirar, lavar as mãos e afins, mexer nele com alguém por perto, nada de fumar enquanto se lava o espelho, e não beber!

Ou seja, se beber não conduza!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #6 em: Fevereiro 04, 2009, 06:10:25 pm »
Ola.Obrigado pela info.Tenho aqui um CD da obsession telescopes que eles tiveram a amabilidade de me enviar em que  mostram o proçesso da limpeza,mas aquilo é tão grande que o espelho é limpo na celula (com cuidado)á mangueirada e depois passam o tal alcool.É isso,vai ser o meu passatempo amanha depois do trabalho,-comprar o alcool e a agua destilada e entrer-me a limpar o espelho do maksutov.
Bem ajam e obrigado pela info.
Céus limpos para todos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #7 em: Fevereiro 04, 2009, 09:24:38 pm »
Tenho andado ocupado tambem com o meu boguinhas,-fiz-lhe o flocking do tubo e do focador, um buscador de angulo recto com um red dot num carril(não esta colado!),-ventoinha na parte de tras da ota(fiz umas peças para criar espaço para a ventoinha e o ar entrar livremente sem ter que se estar a deasparafusar a tampa de traz cada vez que se vai observar,-refiz os apoios do espelho na célula para ficar aconchegado sem ficar apertado-na parte de baixo tinha apenas 3 rectangulos piquenos de cortiça e de lado o espelho estava apioado apenas por trez rectanguluzinhos de velcro o que não era aceitavel até porque o se ouvia um clonk,clonk ou seja espelho solto a tocar nos lados da célula de metal.forrei a toda a volta de lado com veludo auto adesivo e por baixo fiz um aro de borracha(a que se usa para fazer os dew shields),-e substitui o dovetail longo de origem por 2 mais pequenos estando o de cima forrado pare ser usado como pega.Está perfeito,só me falta comprar um moonlite para substituir o focador actual.
cumprimentos
céus limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #8 em: Fevereiro 04, 2009, 11:26:19 pm »
Lindo, exactamente o que eu quero fazer, só ainda não tinha feito o flocking porque ainda não tinha encontrado o veludo auto adesivo, encontrei hoje numa loja onde costumo ir muitas vezes, estava mesmo debaixo do meu nariz ..  :D  :D  :D

O meu Newton de 8" também tem essa chapa metálica por detrás, estava a pensar remove-la para instalar uma ventoinha para o verão ..... mas a tua solução esta muito melhor  :-D  :-D  :-D  adorei... assim fica a proteger tanto o espelho como a própria ventoinha e não se tem andar a por e tirar ... senão te importares vou copiar a ideia  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #9 em: Fevereiro 04, 2009, 11:41:52 pm »
Ora essa.Eu usei o veludo da marca D-C-FIX e há aqui á venda na loja de pintura no centro comerçial da parede e custa 6€ o metro.Também vendem na mesma loja umas folhas de espuma de borracha optimas para fazer um excelente dew shield.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #10 em: Fevereiro 05, 2009, 11:54:51 am »
A marca não sei mas encontrei o veludo adisivo no leroy marlin enquanto a minha mulher andava a ver varões para cortinados, estava mesmo ali, e de varias cores.. vou ver se encontro então essas folhas de espuma de borracha, ia fazer um dew shield com um colchão de campismo, :-D  mas assim....

Já agora folhas de espuma de borracha é de que cor? é que os colchões o mais escuro que encontrei foi azul (também havia cor de rosa  :-D ), se for preto vem mesmo a calhar!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline telio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #11 em: Fevereiro 05, 2009, 01:58:21 pm »
É realmente muito interessante, e até pondero a hipótese de o fazer ao meu sct, mas isso não dificulta ainda mais o equilíbrio térmico? Ou seja não estamos a isolar o tudo de forma que o tempo de espera para que se tenha um bom desempenho aumente?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #12 em: Fevereiro 05, 2009, 02:41:40 pm »
Citação de: "telio"
É realmente muito interessante, e até pondero a hipótese de o fazer ao meu sct, mas isso não dificulta ainda mais o equilíbrio térmico? Ou seja não estamos a isolar o tudo de forma que o tempo de espera para que se tenha um bom desempenho aumente?
Então como anda esse C6?  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #13 em: Fevereiro 05, 2009, 03:09:49 pm »
Citação de: "telio"
É realmente muito interessante, e até pondero a hipótese de o fazer ao meu sct, mas isso não dificulta ainda mais o equilíbrio térmico? Ou seja não estamos a isolar o tudo de forma que o tempo de espera para que se tenha um bom desempenho aumente?
O ar dentro do tubo, e o tubo em si acomodam-se relativamente rápido à temperatura. O Tubo é fino, por isso acho que até arrefece rápido. O espelho é que costuma levar mais tempo por ser feito em material que é mais ou menos isolante, mas principalmente por ser espesso. Arrefecer aquela massa toda de vidro ou cerâmica leva tempo.. a ventoinha ajuda, ao renovar rapidamente a temperatura da superfície (traseira) do espelho.. Claro que se tivéssemos uma ventoinha a cada 20 cm no tubo, tudo arrefeceria mais rápido, mas não vale muito a pena, penso, pois o espelho é o que leva mais tempo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline telio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #14 em: Fevereiro 05, 2009, 03:25:20 pm »
A questão das lentes e espelhos concordo, mas o ar encerrado dentro do tubo terá absorver ou libertar calor através de condução térmica, e essa será feita através da lente, espelho e em maior escala através das paredes do tubo (isto porque a área de contacto é superior), e como o ar tem uma elevada inércia térmica (por ser um mau condutor térmico, ou isolante) do meu ponto de vista ao se isolar o tubo estaremos a aumentar de modo significativo o tempo de equilíbrio térmico. Não quero dizer com isto que não seja um bom processo, mas não me parece um método usado pelos fabricantes de telescópios, estes (do que conheço) empregam outras técnicas de eliminação de reflexos... Estou a pensar em fazer anéis finos (aí com 1cm de espessura) pintados a negro mate e depois aplica-los ao longo do interior do tubo - como acontece com os refractores.

Quanto ao C6, há perto de 2 meses que não "vê" nada, mas de resto, ok.
« Última modificação: Fevereiro 06, 2009, 10:42:54 am por telio »

Re: Flocking mak 127
« Responder #14 em: Fevereiro 05, 2009, 03:25:20 pm »