Autor Tópico: Flocking mak 127  (Lida 5442 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #15 em: Fevereiro 05, 2009, 03:39:51 pm »
Sim, um tubo fechado é pior para a estabilidade térmica, comparado a um tubo aberto.. Mas fica mais protegido de porcarias.
Vi há uns tempos um anuncia de venda na Alemanha de um Mak-Cassegrain de umas 10 ou 12 polegadas (e isto é coisa rara, que só os russos costumam fazer) em que o dono tinha feito umas modificações, uma delas era ter colocado uma ventoinha para bombear ar frio para dentro do tubo, e para evitar as porcarias tinha um filtro de ar no meio.. Não gosto de bombear ar para dentro de telescópios fechados.. Faz-me arrepios na espinha :)
Citação de: "telio"
Estou a pensar em fazer anéis finos (aí com 1cm de espessura) pintados a negro mate e depois aplica-los ao longo do interior do tubo - como acontece com os refractores.
Chamam-se baffles em Inglês, por acaso não me recordo do nome em Português..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #16 em: Fevereiro 05, 2009, 03:41:46 pm »
Télio, isso é muito estranho e realmente pode ser explicado por um desalinhamento do primário. Lembro-me de no encontro da serra da freita muita gente ter visto o disco de airy perfeitamente centrado. E aquele saturno que fiz há 2 anos não seria possível se ele não estivesse perfeitamente colimado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Flocking mak 127
« Responder #16 em: Fevereiro 05, 2009, 03:41:46 pm »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Flocking mak 127
« Responder #17 em: Fevereiro 05, 2009, 05:12:29 pm »
Ola keyser.A espuma de borracha é preta e é absolutamente perfeita para fazer o dew shield.Já encomendei o alcool isopropilico e arranjei também aqui a 100 metros do meu café numa farmáçia.Não havia em stock,mas a senhora foi atençiosa e telefonou na hora para lisboa e fez a encomenda,-chega amanha um garrafão de 2 litros por 15€.Se eu puder por aqui o contacto da loja que vende a espuma de borracha e o veludo autoadesivo talvez desse uma ajuda aos interessados.Aos moderadores,posso por o contacto?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Flocking mak 127
« Responder #17 em: Fevereiro 05, 2009, 05:12:29 pm »