Autor Tópico: Plutão ainda tem "luas"?  (Lida 4695 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Norma Nascimento

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Plutão ainda tem "luas"?
« em: Janeiro 30, 2009, 07:46:59 am »
Preciso definir LUA para uma palavra cruzada e se Plutão não é mais um planeta, podemos ainda dizer que Hidra, Nix e Caronte são suas luas? ou apenas p termo "satélite" é o adequado? Grata.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #1 em: Janeiro 30, 2009, 02:25:07 pm »
Posso estar enganado, mas penso que plutão passou a ser considerado um "Planeta MENOR", mas ainda um planeta...

Ou não ????
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #1 em: Janeiro 30, 2009, 02:25:07 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #2 em: Janeiro 30, 2009, 06:13:00 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Posso estar enganado, mas penso que plutão passou a ser considerado um "Planeta MENOR", mas ainda um planeta...

Ou não ????

Nope!

Depois da reunião da Assembleia Geral da IAU (International Astronomical Union) de 24 de Agosto de 2006, foi votada a resolução B5 que redefine o conceito de planeta no nosso Sistema Solar, passando a designar 3 tipos de corpos celestes (excluindo os satélites)

1) Planeta

Citar
A celestial body that (a) is in orbit around the Sun, (b) has sufficient mass for its self-gravity to overcome rigid body forces so that it assumes a hydrostatic equilibrium (nearly round) shape, and (c) has cleared the neighbourhood around its orbit.

Corpo celestial que (a) orbita em torno do Sol, (b) tem massa suficiente para a sua auto-gravidade superar as forças dos corpos rígidos de maneira a assumir uma forma de equilíbrio hidrostático (quase esférica) e, (c) "a sua órbita encontra-se desimpedida."

2)  Planeta Anão

Citar
A "dwarf planet" is a celestial body that (a) is in orbit around the Sun, (b) has sufficient mass for its self-gravity to overcome rigid body forces so that it assumes a hydrostatic equilibrium (nearly round) shape, (c) has not cleared the neighbourhood around its orbit, and (d)is not a satellite. ".

"Planeta Anão é um corpo celeste que (a) orbita em torno do Sol, (b) tem massa suficiente para a sua auto-gravidade superar as forças dos corpos rígidos de maneira a assumir uma forma de equilíbrio hidrostático (quase esférica), (c) a sua órbita não se encontra desimpedida e (d) não é um satélite.

3) Pequenos "Corpos" do Sistema Solar

Citar
All other objects,except satellites, orbiting the Sun shall be referred to collectively as "Small Solar System Bodies".

Todos os  outros objectos, excepto satélites, que orbitam o Sol serão colectivamente referencidados como "Pequenos Corpos do Sistema Solar.

Fonte: http://www.iau.org/

Em relação à questão levantada pela PO, Plutão ainda tem luas.
Charon é um satélite de Plutão, e como tal, pode ser considerada/chamada de lua e não Lua (Lua é o satélite da Terra, enquanto lua(s) é(são) o(s) satélite(s) de outros planetas, como as luas de Júpiter, Saturno, Plutão, Marte... etc.
Plutão também é considerado um Plutoide, assim como Eris. Um Plutoide é um corpo celeste que orbita o Sol para lá da órbita de Neptuno, a sua massa permite-lhe ter uma forma esférica, mas não tem a sua órbita desimpedida. Os satélites de Plutoides não são Plutoides, mesmo se a sua massa lhes permitir ter uma forma esférica.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Norma Nascimento

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #3 em: Janeiro 31, 2009, 01:04:11 am »
Obrigada, queridos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #4 em: Janeiro 31, 2009, 12:42:23 pm »
Citação de: "xumaxer"
(...) 24 de Agosto de 2006, foi votada a resolução B5 (...)
Diz-me aqui a minha impressão, de 31 de Janeiro do corrente ano, que tu, xumaxer, membro do fórum galáctica, és um ganda cromo, pá! :geek: ;-)
Mas estão aí umas boas referências!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #5 em: Janeiro 31, 2009, 01:02:43 pm »
Citação de: "Fil"
Citação de: "xumaxer"
(...) 24 de Agosto de 2006, foi votada a resolução B5 (...)
Diz-me aqui a minha impressão, de 31 de Janeiro do corrente ano, que tu, xumaxer, membro do fórum galáctica, és um ganda cromo, pá! :geek: ;-)
Mas estão aí umas boas referências!

 :?:  :?:  :?:  :?:  :?:  :?:  :?:  :mrgreen:
É que não te esqueças que nesse dia foi quando os livros escolares, as enciclopédias e demais registos do conhecimento ficaram desactualizados e muitos de nós também, além de termos perdido Plutão.
Eu, pelo que me respeita, nunca o vi, por isso não o perdi :lol:
Ah! E foi também na véspera do dia (mas em 1988) em que perdemos os grandes armazéns do chiado e o Grandela.... mas isso foi 18 anos antes e mais ninguém deu por ela, a não ser uns míseros 10 000 000 de tugas.
Ah! e no dia anterior (23 Ago 1781) foi criada, em Lisboa, a Aula Régia de Desenho de Figura e Arquitectura Civil. Como é que me podia esquecer do dia 24...?
 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #6 em: Janeiro 31, 2009, 03:16:55 pm »
xumaxer, nada de minis ao telescopio, senao da nisto! ;-) Ou entao e catedratico em historia dos dias 24 de Agosto e dias adjacentes! :lol:

Just kidding :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #7 em: Fevereiro 02, 2009, 09:15:27 am »
Citação de: "xumaxer"
mas não tem a sua órbita desimpedida

Desculpem a ignorância, mas perdi-me!!!

Alguem me pode explicar o que significa isto?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #8 em: Fevereiro 02, 2009, 09:36:14 am »
Penso que quer dizer que não há risco de dois corpos celestes colidirem um com o outro devido a trajectórias que se intersectem..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #9 em: Fevereiro 02, 2009, 01:13:15 pm »
He pá!  Estamos sempre a aprender coisas novas.

Confesso que nunca tinha dado muita atenção a este assunto...

Então, de acordo com a dita Assembleia Geral da IAU, e segundo entendi da alinea C, do paragrafo 2, Plutão deixou de ser considerado um planeta porque existe a possibilidade de colidir com algo, ou que algo colida com o mesmo? È isto ?

Mas já agora com o quê?

Ou continuo a perceber tudo mal?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #10 em: Fevereiro 02, 2009, 02:15:33 pm »
Citação de: "Fil"
Penso que quer dizer que não há risco de dois corpos celestes colidirem um com o outro devido a trajectórias que se intersectem..

Não é nada disso Fil, ou pelo menos não é bem isso. "Has cleared the neighbourhood around its orbit". Isto é, é gravitacionalmente dominante na sua órbito, por isso, consegue "desimpedi-la", e não pode haver objectos de tamanho semelhante (pois se fosse o caso não "desimpedia" órbita nenhuma e até podia dar confusões :) ).

Na vizinhança da órbita de Plutão há objectos da cintura de Kuiper, logo, não tem a sua órbita desimpedida (mais ou menos, não é :? ). Claro que isto é sempre um bocado controverso. Não faltam asteroides a passar pertinho aqui do planeta azul, na órbita de Júpiter então nem se fala, e Plutão cruza a órbita de Neptuno, mas Neptuno é um planeta! Mas que raio? Também não está desimpedida!!! Os tipos do IAU deveriam ter sido um pouco mais perpicazes, não minha opinião, mas eles é que mandam, por isso paciência...

Bem, espero que não me tenha enganado em nada ;-)  :geek:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #11 em: Fevereiro 02, 2009, 03:06:00 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
(...) e Plutão cruza a órbita de Neptuno, mas Neptuno é um planeta! Mas que raio? Também não está desimpedida!!! Os tipos do IAU deveriam ter sido um pouco mais perpicazes, não minha opinião, mas eles é que mandam, por isso paciência...

Bem, espero que não me tenha enganado em nada ;-)  :geek:

Ditto!
Se o nosso amigo Mike Brown, e sua equipa que descobriu o 2003 UB313 não o tivesse feito, ainda hoje Plutão era um Planeta (mas isso seria uma questão de tempo, pouco tempo). Assim, ao chamar Eris (deusa da discórdia) a esse objecto, passou a haver a necessidade de uma classificação mais exacta. Daí ter sido discutida e aprovada essa resolução na IAU, em 2006.
Este planeta tem uma massa 27% superior à de Plutão, tendo também uma pequena lua - Disnomia.

Eris e a sua pequena lua Disnomia.
fonte: http://hubblesite.org/

Nessa mesma altura em que Eris foi descoberto, também outro "planetas" o foram, pelo que suscitou ainda mais dúvidas sobre a classificação em vigor na altura.

Enfim, assim como não há o telescópio perfeito, também não há a categorização perfeita. Daqui a 30 anos já ninguém se lembra que Plutão foi em tempos um Planeta e que é agora um Planeta Anão. :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #12 em: Fevereiro 02, 2009, 03:22:30 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
é gravitacionalmente dominante na sua órbito, por isso, consegue "desimpedi-la", e não pode haver objectos de tamanho semelhante

Sendo assim, que a "nossa" Terra se mantenha Planeta por muito mais tempo... :geek:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #13 em: Fevereiro 02, 2009, 06:07:56 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
é gravitacionalmente dominante na sua órbito, por isso, consegue "desimpedi-la", e não pode haver objectos de tamanho semelhante
:!: Tens razão, sim senhor!!
Citação de: "nunoagameiro"
Sendo assim, que a "nossa" Terra se mantenha Planeta por muito mais tempo... :geek:
Cuidado que isso o que pode querer dizer que a Terra desimpede o que cá aparecer :-D E uma das formas de "desimpedir" é atrair e esconder debaixo da nossa atmosfera para ninguém ver ;) Digamos que os planetas têm a mania de manter as suas órbitas desimpedidas de meteoritos :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Plutão ainda tem "luas"?
« Responder #13 em: Fevereiro 02, 2009, 06:07:56 pm »