Autor Tópico: Um Ota novo ou usado?  (Lida 4357 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline S Teixeira

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Um Ota novo ou usado?
« em: Fevereiro 10, 2009, 07:56:31 pm »
Olá amigos
Gostaria de conhecer a opinião de alguém mais avisado do que eu sobre a seguinte questão:
Será razoável adquirir um tubo óptico, (OTA) da Celestron ou da Meade, de 8 polegadas, usado já com uma meia dúzia, bem medida, de anos de uso, por metade do preço de um igual, mas novinho em folha?
A minha dúvida é sobre qualidade (durabilidade) da aluminização, afinal quantos anos poderá durar uma aluninização de origem?. A diferença de preço será da ordem de 750 euros, e os euros andam muito caros, mas não sei se será de a economizar ou não.
Devo acrescentar que as minhas ambições como "astrónomo amador" não são demasiado ambiciosas
Já possuo uma montagem CG5 e uma luneta de 80 mm, mas por vezes sonho com uma coisa melhor
Desde já agradeço qualquer informação útil
S. Teixeira
Porto
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Um Ota novo ou usado?
« Responder #1 em: Fevereiro 10, 2009, 09:42:29 pm »
Boas,

Mais importante do que a aluminização será o estado global do tubo e a sua qualidade inicial. Como deves saber, a produção destes tubos está longe de perfeita e uns saem excelentes e outros péssimos. Por isso, nada como um teste under the stars.

Em relação ao estado de conservação, não ligues a coisas como parafusos ferrugentos. Tanto a Meade como a Celestron são feitos para americanos, que não ligam a essas "tretas". Tem é atenção a coisas como riscos no espelho ou na lente correctora, ferrugem nas partes metálicas importantes, etc...
Pó na lente correctora é normal e lava-se (cuidado especial!).

Olhando para a opção de adquirir um novo, tem em consideração que nos últimos 5 anos os tubos sofreram umas melhorias. Tanto nas coatings (XLT Celestron, UHTC Meade) como no design óptico (AFC Meade). As coatings interessam sobretudo para observação visual e o novo design óptico interessa para astrofotografia se tiveres um CCD/SLR com grande sensor.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Um Ota novo ou usado?
« Responder #1 em: Fevereiro 10, 2009, 09:42:29 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Um Ota novo ou usado?
« Responder #2 em: Fevereiro 10, 2009, 09:58:24 pm »
Bela combinação.
C8 numa CG5 e um 80mm é perfeito, ou quase :D
Bom, em material usado, será normal tirar 35% do preço novo, mas com 6 anos de idade... já fica ao critério, se bem que 50% será um valor muito bom.
Em relação à óptica, caso tenha sido tratado com cuidado, não deverá levantar problemas, mas nada como ver "pelo" tubo. é uma questão de perguntar ao vendedor se dá para observar pelo C8.
6 anos não é nada!
Tudo depende da forma como o dono o tratou, mesmo.
Atenção que €1500 custam as OTAs CF da Celestron. O tubo de alumínio custa €1300, novos.
Está um C8 à venda na secção de usados da Gem51 por €800.
O preço (€750) está dentro da média para um C8 usado.

Parece-me uma boa opção, desde que o tubo esteja bom. E que outros acessório acompanham o C8?

EDIT: parece que entretanto outro utilizador deu uma resposta parecida... ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline S Teixeira

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Um Ota novo ou usado?
« Responder #3 em: Fevereiro 10, 2009, 10:56:50 pm »
Olá amigos
Agradeço as vossas  opiniões quer de xumaxer, quer de  Miguel Lopes, as quais irei ter em consideração.
A minha dúvida está relacionada com a duração (vida útil) duma aluminização, não faço ideia quantos anos se mantém em boas condições, e daí o meu receio, pois sou do tempo das "espelhagens" que duravam dois ou três anos, e que queimavam os dedos ao "artista"
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Um Ota novo ou usado?
« Responder #4 em: Fevereiro 10, 2009, 11:34:38 pm »
Como já foi referido, cada SCT é um SCT... o que quer dizer que tanto pode ter ópticas perfeitas como... er... er... não tão boas! :?
Tudo depende do fabrico e do cuidado que se teve durante o uso.
Em relação à idade do sistema, há relatos de SCTs dos anos 70, 80, 90 e 00 sem qualquer tipo de problemas ao longo destes anos todos; não há grandes referências a problemas com as "coatings"/alumínização como refere.
Desde que consiga espreitar pelo tubo e verificar se a lente correctora e o espelho estão em condições, terá um tubo para muitos e bons anos de observação.

Se o puder fazer, dissipará todas as dúvidas quanto à qualidade do bicho! Só será um tiro no escuro se não conseguir ver o/pelo tubo.
Ninguém pode garantir nada, especialmente sem ver o equipamento.

Não se preocupe com a duração dos espelhos pois este duram bastante e quanto a queimarem, bem, à laia de brincadeira, estes tubos têm a vantagem de não se poder colocar os dedos lá dentro. Pelos menos já é uma forma de não nos "queimarmos". :lol:  :lol:
Só a qualidade da óptica é que pode tornar as observações mais ou menos agradáveis.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Um Ota novo ou usado?
« Responder #5 em: Fevereiro 10, 2009, 11:59:30 pm »
Caro S. Teixeira,

Apesar de não possuir um SCT, tenho um tubo Schimdt-Newton da Meade, que tem uma configuração semelhante. Já o tenho há mais de 6 anos e não noto qualquer tipo de degradação das coatings. De hoje em dia estas já são protegidas com uma fina camada de outro material, tipo o óxido de silicio que lhes conferem uma resistência e protecção superior. De inicio ainda tive meio preocupado com a exposição directa do prato corrector com o meio ambiente (humidade e poeiras), mas passado este tempo todo ainda não detecto falhas nas coatings deste. Penso que uma das coisas mais negativas que se pode fazer é a limpeza periódica - nestes 6 anos só limpei as ópticas principais uma vez. Admito que está na hora de fazer outra porque o prato corrector já tem bastante pó, mas nada que afecte a performance do sistema.

P.S.: Apesar deste exemplo, pode sempre haver um lote mais "manhoso" e poderá ter problemas mais cedo, mas sinceramente não tenho conhecimento de casos desses.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline S Teixeira

  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Um Ota novo ou usado?
« Responder #6 em: Fevereiro 11, 2009, 12:14:59 am »
Agradeço a  xumaxer e a Astrolupa as suas resposta quase on-line, com as quais fiquei esclarecido.
Quanto ao queimar os dedos, eu referia-me ao "artista" que espelhava (ATM) e não ao utilizador do telescópio.
já lá vão é 40 anos! em que queimei os dedos a espelhar um  vidro de 15 cm e alguns anos depois um de 20 cm, utilizando uma "receita" que funcionava bem, obtida numa revista de divulgação chamada ÁTOMO.
A aluminização ainda não estava divulgada por cá, embora se soubesse que existia lá para as américas.
Cumprimentos
« Última modificação: Fevereiro 11, 2009, 07:26:27 pm por S Teixeira »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Um Ota novo ou usado?
« Responder #7 em: Fevereiro 11, 2009, 01:27:13 am »
Aqui em Portugal fazem aluminizações?!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Um Ota novo ou usado?
« Responder #8 em: Fevereiro 11, 2009, 01:36:01 am »
Que eu saiba não... :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Um Ota novo ou usado?
« Responder #8 em: Fevereiro 11, 2009, 01:36:01 am »