Autor Tópico: Freixo de Espada à Cintaestrela estranhamente brilhante  (Lida 2587 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mnauel Frade

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Freixo de Espada à Cintaestrela estranhamente brilhante
« em: Fevereiro 13, 2009, 09:14:40 pm »
olá a todos

é a primeira vez que entro no fórum e quero dar conta de uma observação estranha em Freixo de Espada à Cinta:

hoje, depois do jantar, cerca das vinte horas, ao sair de casa observei uma estrela a +/- Leste com um brilho anormalmente estranho (cerca de 2 a 5 vezes mais que as restantes que podem ser observadas no céu.
 
outro aspecto interessante: esta estrela -se se trta de uma estrela- parece estar muito mais próxima que as outras.

agradeço alguma indicação no sentido de perceber do que realmente se trata

obrigado

cumprimentos

Manuel Frade
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Mnauel Frade

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Freixo de Espada à Cinta estrela anormalmente brilhante/ONI
« Responder #1 em: Fevereiro 13, 2009, 10:40:54 pm »
olá de novo

são 22h 30m. fui ver se a estrela continuava lá e...desapareceu.

tenho testemunhas desta observação. se alguém puder ajudar a perceber, agradeço

Manuel Frade
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Freixo de Espada à Cinta estrela anormalmente brilhante/ONI
« Responder #1 em: Fevereiro 13, 2009, 10:40:54 pm »

Offline Mnauel Frade

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Freixo de Espada à Cinta estrela anormalmente brilhante/ONI
« Responder #2 em: Fevereiro 13, 2009, 10:46:40 pm »
Freixo de Espada à Cinta

coordenadas: N  41º 05´32´´
                    W  06º 48´16´´
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Freixo de Espada à Cintaestrela estranhamente brilhante
« Responder #3 em: Fevereiro 14, 2009, 04:25:24 pm »
Viva, bem-vindo ao fórum!
Olha, como moderador juntei as tuas 3 mensagens numa só.. Criaste 3 tópicos, em vez de responderes ao primeiro para ficar tudo num só.. Nada de grave, das primeiras vezes falha sempre ;-)

Em relação a essa estrela, com base na informação que deste sobre o local, foi-me perfeitamente possível simular num programa de computador o céu na altura, e confirmar a suspeita sobre que "estrela" ela era :) (Um programa simples de usar pode ser o stellarium)

Trata-se, não de uma estrela, mas sim de um planeta. O planeta Vénus. Ele põe-se nesta altura por volta das 21:45, para essa localização. A razão dele desaparecer é porque o céu -- assim parece-- roda em torno de nós. O grande período de mau tempo que houve no nosso país, é que impediu a gente de reparar que Vénus já estava por ali. Na realidade Vénus também se vai mexendo no céu de vagarinho, não se notando grande coisa de uma noite para outra, mas ao fim de umas semanas já não estará no mesmo sítio.. À medida que Vénus vai girando em torno do Sol, e vai ficando com mais área visível daqui iluminada pelo Sol, vai-se tornando mais brilhante, Ao ponto de realmente ficar bem mais brilhante que a maior parte das estrelas..

Podes voltar a confirmar esta noite, que irá acontecer o mesmo. Se tiveres uns binóculos, aproveita e aponta para lá a ver se consegues ver uma bolinha "comida".. Deve parecer-se vagamente com um "C".. Mas mesmo com binóculos pode ser que seja difícil observar isto.. Mas nunca se sabe! Só tentado! E já que falo nisto, a ver se tento eu também! Só tenho que chegar a casa a horas :s
Na verdade, Vénus agora está a ficar cada vez menos brilhante, e está a por-se cada vez mais cedo, pois está (visto daqui da Terra) a aproximar-se do Sol pelo lado de "cá". A forma de "C" tem a ver à semelhança das fases da lua, com o facto do planeta esférico estar a ser iluminado cada vez mais "por trás".. O amigo Orion_pkfd tirou duas fotos a Vénus no outro dia que ficou bem boa!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Freixo de Espada à Cintaestrela estranhamente brilhante
« Responder #3 em: Fevereiro 14, 2009, 04:25:24 pm »