Autor Tópico: 100 horas de Astronomia - registo nacional  (Lida 1203 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricreis

  • Mensagens: 5
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
100 horas de Astronomia - registo nacional
« em: Fevereiro 22, 2009, 04:48:48 pm »
Como a maior parte dos participantes neste fórum deve saber, um dos projectos "cornerstone" (ou "pilar", se preferirem), do Ano Internacional da Astronomia são as 100 horas de Astronomia.

Entre 2 e 5 de Abril, Ininterruptamente durante 100 horas, alguém, algures no planeta estará a observar através de um telescópio, numa palestra sobre um tema de astronomia, a ver uma sessão de planetário, ou na Internet a ver como trabalham os investigadores. Será a maior celebração da Astronomia de todos os tempos.

Um dos grandes objectivos das 100 Horas de Astronomia é por o máximo de pessoas possível a observar o céu através de um telescópio, à semelhança do que Galileu Galilei fez há 400 anos atrás.

De entre as mais importantes actividades das  100 horas de Astronomia, destaco as seguintes:

- 3 de Abril - Webcast 24 horas a partir de Centros de Ciência.

Participam neste webcast observatórios/organizações como ALMA (APEX), Arecibo, Calar Alto, Gemini (Norte e Sul), INTEGRAL, ING, Spitzer, Subaru, VLA, VLT, XMM-Newton, entre muitos outros (para já, são 48).

- 4 de Abril - Astrofesta Global de 24 horas.
A International Sidewalk Astronomy Night (ISAN) associa-se este ano às 100 horas de Astronomia, o maior evento de divulgação de Astronomia de todos os tempos. Convida-se toda a gente a montar os seus meios de observação em locais públicos, de modo a que possam partilhar o céu com o maior número de pessoas possível.

- 5 de Abril - Sun-day/Dia do Sol.
À semelhança da "Alvorada do AIA2009", este será o dia por excelência dedicado à nossa estrela. Assim como na "Alvorada", as 100 horas de Astronomia convidam todos com capacidade de observar o Sol em segurança para o partilharem com os amigos, vizinhos, ou mesmo desconhecidos a passar na rua.


A página nacional das 100 horas de Astronomia encontra-se agora disponível em: www.astro.up.pt/100horas.

A coordenação nacional convida todos os astrónomos amadores que queiram organizar um evento durante as 100 horas de Astronomia para o registarem na página nacional.

Para os interessados em observação solar, a coordenação nacional dispõe de um número (muito) limitado de filtros Baader 7x7 cm que pode oferecer.



pela coordenação nacional,

Ricardo Cardoso Reis,
Núcleo de Divulgação
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
&
Grupo de Física Solar do AIA2009
Grupo de Trabalho das 100 horas de Astronomia
100 horas de Astronomia - Coordenação Portuguesa
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

100 horas de Astronomia - registo nacional
« em: Fevereiro 22, 2009, 04:48:48 pm »