Autor Tópico: SW 8" MOD  (Lida 9979 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SW 8" MOD
« Responder #45 em: Abril 23, 2009, 08:12:03 pm »
Ola amigo astrolupa.Ando a pensar mum projecto que seria da maior utilidade para todos nós.Tudo vai depender do acesso que conseguir ter a boas ferramentas e claro que tudo isto demora tempo em que tem que se reflectir e passar o projecto para CAD ou outra coisa semelhante.O que eu tenho em mente  seria um kit para aplicar num telescópio newton.Uma das falhas que os newtons de origem trazem,são os focadores que sendo alguns de má qualidade,outros até teem uma qualidade apreçiavel e poderiam ser "trabalhados" de modo a terem dual rate para uma maior preçisão.
  O que eu tenho em mente seria um kit que seria aplicado no focador substituindo uma das rodas de focagem e que forneçesse o dual rate neçessário.Abreviando e tentando não meter os pés pelas mãos a explicar isto,seria um kit de desmultiplicação que seria unicamente neçessario retirar uma das rodas e por o dito kit.Acho que estou a ser confuso por isso é assim-Dar a capaçidade a um newton com um focador normal,a capaçidade de focagem dual-rate através dum kit adquirido á parte,e claro,é aqui que eu entro-através dum plano maquivélico e diabólico,vou projectar e conçeber um kit dual-rate para focadores crayford newtonianos.
  Se conseguir dou notiçias
Carlos pereira
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: SW 8" MOD
« Responder #46 em: Abril 23, 2009, 08:51:52 pm »
Se o projecto é só a "coisa dual-rate", porque há-de ser discriminadamente só para Newtons?.. Que seja só para focadores com um veio (cremalheira ou crayford) faz sentido, agora não vejo qual a influência de ser Newton ou refractor possa ser. Cassegrain que foque mexendo o primário, claro que pode estar fora de questão, mas quem sabe se não dá para eles também?
A chatice dessas coisas é a precisão que necessitam. só o fazer a "relojoaria" para isso sai "caro". Um Focador helicoidal crayford é que era :) coisa curta, e precisa! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: SW 8" MOD
« Responder #46 em: Abril 23, 2009, 08:51:52 pm »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SW 8" MOD
« Responder #47 em: Abril 23, 2009, 09:20:49 pm »
Ó fil,tens toda a razão,-desculpa lá o lapso e sim,seria um dual rate universal ou pelo menos trabalhar nesse sentido.Penso que tendo uma conversa com a pessoa certa,poderei dispor da maquina que traduzirá a idéia em realidade.
  A idéia é manter a coisa simples,eficaz e despretençiosa.Só tem que ser sólida e preçisa como todo o material russo.
Gostava mesmo de traduzir isto em realidade já que é um item do telescopio extremamente caro e que a todos sem excepção faz uma falta imensa e aida mais na área da fotografia em que a preçisão e suavidade e essençial.Dentro dum mes já saberei se será viável ou não já que há N factores que tornam todo um projecto inviável e isto não se trata dum mod mas sim de uma pequena peça que tem que ser feita de maneira profissional.
Çéus limpos,astropeople
carlos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SW 8" MOD
« Responder #48 em: Abril 27, 2009, 12:21:57 am »
Olá Ahlberto.
Cá está um tópico que me interessa. Também tenho um SW 8" azulinho e tudo. Parece o mesmo que o teu, mas sem as interessantes alterações...
Uma que deve dar bom resultado é o flocking e o veludo. Quanto ao veludo, tenho uma pergunta: O veludo é mesmo em tecido? e ao revestir todo o interior do tubo com veludo não corro o risco de haver pêlos espalhados pelo espelho?
Colocar só um círculo de veludo na parte interna do tubo, no lado oposto ao focador, de modo que ao olhar apenas me entre na retina luz provinda do espelho secundário não será mais eficiente (por haver menos hipóteses de pêlo espalhado)?
A barra para contra-pesos não será desnecessária? Tendo em consideração que o SW tem um tubo metálico, um íman de 200 gramas que se retira e volta a colocar onde se pretende, não tem o mesmo resultado? (uma coluna de som velha fornece esse íman). :-D
Agradeço feed-back.
Rui
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SW 8" MOD
« Responder #49 em: Abril 27, 2009, 06:05:49 pm »
Ola rui.Devo dizer-te  que todos os mods que fiz foram de uma extrema utilidade,cada uma á sua maneira.Em relação ao papel de flocking,é sim de uma certa maneira tecido,e não larga pelo.O papel de flocking é da marca alemã D-C-FIX.A barra  pesos não está lá apenas por um objectivo estectico e dá-me toda a flexibilidade para acrescentar o peso que eu quiser,-neste caso o peso que lá está,está lá para contrabalançar o buscador de 50mm.Como também disse quem não sentir á vontade com trabalhos manuais pode usar imanes que são mais practicos e façeis de usar mas como tudo isto me custa imenso a fazer gosto sempre que todo o trabalho feito na ota tenha valor estectico senãp para mim não vale a pena-não o faço.Afinal quem é que não é vaidoso em relação ao seu telescópio?Alguém aqui que não  seja?Se não houvesse era uma estreia garanto-vos.Eu tenho tudo acabado nesta ota e montagem já que vou encomendar um focador moonlite dual-rate e todo o kit kit go-to com gps.
carlos pereira
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SW 8" MOD
« Responder #50 em: Abril 27, 2009, 11:05:21 pm »
Citação de: "ahlberto"
Ora essa.Eu usei o veludo da marca D-C-FIX e há aqui á venda na loja de pintura no centro comerçial da parede e custa 6€ o metro.Também vendem na mesma loja umas folhas de espuma de borracha optimas para fazer um excelente dew shield.

Olá Carlos
Obrigado pelas dicas. Não tinha reparado nesta tua mensagem de Fevereiro num outro tópico. Já que achas que dá bom resultado e não larga pêlo, vou então tentar encontrar isso aqui em Famalicão ou no Porto, para forrar o interior dos tubos do SW-8" e do Discovery 12,5". Qualquer ganho no contraste valerá a pena.
Dizes que custa 6€ o metro... metro quadrado? ou é um rolo com uma largura menor?
Já agora, cá vai uma dica pouco estética mas muito eficiente: Agora tenho 3 contra-pesos para a montagem do SW8, mas até há meio ano atrás tinha só 2 e não conseguia equilibrar o conjunto. Para compensar o excesso de peso da OTA, colocava um pequeno balde de praia pendurado na haste dos contra-pesos (com a asa presa entre os dois contra-pesos) e colocava mais ou menos gravilha consoante necessitava de mais ou menos peso. Gosto de observar grandes campos e então uso com frequência uma ocular de 2". Quando troco essa por uma de 1,25", tenho imediatamente que re-equilibrar o telescópio. Então um íman e esse balde resultaram bem. Agora substituí o balde pelo 3º contra-peso.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: SW 8" MOD
« Responder #51 em: Abril 27, 2009, 11:25:39 pm »
Caros amigos
É claro que se pode improvisar com autocolante imitação de veludo, à venda no AKI e em muitas papelarias. Há uma variedade que larga pêlo e outra que não larga pêlo (ou, mais rigorosamente, não larga tanto pêlo como a outra. Também é preciso ver como é que esse produto se comporta com a humidade da noite.

Pode-se testar, para ver se larga pêlo,  colando fica-cola sobre o pêlo e puxando para ver se aparecem pelos colados à fita-cola.
Mas o verdadeiro produto é o Flocked-Paper da empresa americana PROTOSTAR. O ideal a era a Galáctica ter esse produto à venda. Caso contrário, terá de se mandar vir preferencialmente de um revendedor europeu, devido aos problemas de direitos de importação se o mandarem vir directo dos USA.


Vejam aqui as características do genuíno Flock Paper da Protostar:
http://www.fpi-protostar.com/
http://www.fpi-protostar.com/flock.htm
http://www.fpi-protostar.com/ftp/fp-04-08.pdf
http://www.fpi-protostar.com/flock-faq.htm

Perguntem para aqui: protostar@fpi-protostar.com

Boas observações
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: SW 8" MOD
« Responder #52 em: Abril 27, 2009, 11:40:51 pm »
Citação de: "Guilherme de Almeida"
Caros amigos
É claro que se pode improvisar com autocolante imitação de veludo, à venda no AKI e em muitas papelarias. Há uma variedade que larga pêlo e outra que não larga pêlo (ou, mais rigorosamente, não larga tanto pêlo como a outra. Também é preciso ver como é que esse produto se comporta com a humidade da noite.

Pode-se testar, para ver se larga pêlo,  colando fica-cola sobre o pêlo e puxando para ver se aparecem pelos colados à fita-cola.
Mas o verdadeiro produto é o Flocked-Paper da empresa americana PROTOSTAR. O ideal a era a Galáctica ter esse produto à venda. Caso contrário, terá de se mandar vir preferencialmente de um revendedor europeu, devido aos problemas de direitos de importação se o mandarem vir directo dos USA.


Vejam aqui as características do genuíno Flock Paper da Protostar:
http://www.fpi-protostar.com/
http://www.fpi-protostar.com/flock.htm
http://www.fpi-protostar.com/ftp/fp-04-08.pdf
http://www.fpi-protostar.com/flock-faq.htm

Perguntem para aqui: protostar@fpi-protostar.com

Boas observações
Guilherme de Almeida

A aplicação deste material no interior do tubo parece ser uma ideia interessante. No site indicado dizem que realmente se nota a diferença e que vale a pena a operação. Mas eles, obviamente, querem vender! Será que vale mesmo a pena aplicar? Nota-se diferença no contraste? Se realmente valer vou aplicar o veludo quando trocar o focador do meu reflector.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SW 8" MOD
« Responder #53 em: Abril 28, 2009, 08:42:16 am »
Ola pessoal.Realmente o papel que uso não larga pelo de uma a maneira significante,mas enfim cada um terá uma certa tolerançia a esse tipo de assunto-eu estou perfeitamente satisfeito com o meu.Devo dizer que ainda não o testei em climas extremos como frio ou calor mas penso que se deve portar bem.Já que a galactica não vende o dito papel penso que não deve haver problem em dar o contacto da loja que vende esse material aqui na parede.A loja é a artes e ideias e está situada no -centro comerçial da parede rua latino coelho loja 17 /telefone 214583578 e a gerente é a sra anabela da silva-já agora a loja chama-se micro ideias.Já agora a loja também vende uma optima espuma para dewshieds.Se houver problema em por o nome da loja,estejam á votade para apagar-não levo mal.
  Devo dizer que também estive a ver o do aui e assustei-me,era pelos por todo lado e esse sim é de uma perfeita inutilidade.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SW 8" MOD
« Responder #54 em: Abril 28, 2009, 08:49:47 am »
Ola outra vez.É evidente que se nota uma grande diferençia mas experimenta flockar primeiro e só a parte interior do tubo do focador que é onde o problema da stray light.Eu resolvi esse problema num mak 90 apenas flockando o focador.
carlos pereira
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: SW 8" MOD
« Responder #55 em: Julho 10, 2009, 08:30:10 pm »
célula do espelho acabada...brilhante!!!!!   http://www.youtube.com/watch?v=3RilfmWiq8Q
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: SW 8" MOD
« Responder #55 em: Julho 10, 2009, 08:30:10 pm »