Autor Tópico: Nova teoria do iníco do Universo  (Lida 4026 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Nova teoria do iníco do Universo
« em: Março 09, 2009, 02:31:04 pm »
Uma nova teoria da origem do Universo baseia-se na teoria das membranas e diz basicamente que o Universo não teve um princípio nem terá um fim.
Paul J. Steinhardt (Princeton University) e Neil Turok (Cambridge University) propõem a teoria do "Modelo Cíclico do Universo" em que o Universo passa por ciclos ilimitados que começam com um Big Bang, seguido de um longo período de expansão que culmina num Big Crunch. Cada ciclo repete-se a cada 13 triliões de anos. O Big Bang que deu origem ao nosso Universo é apenas o último de uma longa série de "Bangs".
Tudo começa com duas membranas separadas pela máxima distância, que irão colidir uma com a outra devido às forças gravitacionais e elásticas (tipo mola/elástico) o que provoca o Big Bang. A matéria e radiação são criadas enquanto as membranas se separam. A nossa membrana expande-se e arrefece, formando as galáxias. A expansão cada vez mais acelerada das membranas diluem a matéria e radiação e a energia negra finalmente alisa o universo, repondo a condição inicial para um novo ciclo.


A figura que se segue simplifica o fenómeno:

Animação: http://www.physics.princeton.edu/~steinh/brane3.html

Fonte: http://www.astronomy.com & Paul Steinhardt webpage: http://www.physics.princeton.edu/~steinh/
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #1 em: Março 09, 2009, 05:11:02 pm »
Citação de: "xumaxer"

...A figura que se segue simplifica o fenómeno...

Pois simplifica!  :lol:  :lol:
Wow passou ao lado!  :-D
Qualquer das formas é um universo mais acolhedor do que aquele que se expande indefinidamente, arrefece e apaga... !  :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #1 em: Março 09, 2009, 05:11:02 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #2 em: Março 11, 2009, 11:40:08 am »
Hmm.. Bem, eu estou na mesma.. Há certas partes da "física" que me transcendem e não me consigo elucidar sobre elas :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #3 em: Março 11, 2009, 01:27:52 pm »
Citação de: "Fil"
Hmm.. Bem, eu estou na mesma.. Há certas partes da "física" que me transcendem e não me consigo elucidar sobre elas :)
Nalguns assuntos prefiro esperar que simplifiquem aquilo, como na mecânica quântica.
Nunca me entrou na cabeça a questão das partículas desaparecerem e reaparecerem noutro lado. Quando li uma visão disso sob a perspectiva de existirem mais do que 4 dimensões, tudo fez sentido, a mecânica quântica está certa como ferramenta de cálculo e está errada (ou imprecisa) na explicação que dá sobre o mundo.
Portanto há que esperar por uma explicação mais simples...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Flávio Silva

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #4 em: Maio 03, 2009, 02:49:34 am »
Olá, eu não tenho partecipado muito neste forum, so para dizer que o que fascina mais é a criação do universo as possiveis realidades paralelas e superiores e também a vida fora da Terra. Sobre esse topic do universo tipo roleta russa numa infidavel criação e destruição; é estranha custa a creditar mas se o dizem.
Eu tenho uma teoria sem provas, o universo não podia estar em rotação e ser tipo expiral? Como os sistemas solares e galaxias estão em rotação e as galaxias sao em espiral,,,daí vermos super novas vindas de todas as direcçoes do céu, e cada ves mais se descobre super-novas que se remonta ao inico do Tempo e do Cosmos.. também sabemos que as galaxias se estão a afastar umas das outras a velocidades cada vez maiores,,, e isso nao poderia ser a rotação do universo? Mas isto vai levar a uma outra questão se o universo está em rotação e é espiral tem de ter um centro ou pelo menos a zona do universo em que tudo teve inicio.


Flávio Silva.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Barreiros

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #5 em: Novembro 04, 2009, 09:27:08 pm »
"Olá, eu não tenho partecipado muito neste forum, so para dizer que o que fascina mais é a criação do universo as possiveis realidades paralelas e superiores e também a vida fora da Terra. Sobre esse topic do universo tipo roleta russa numa infidavel criação e destruição; é estranha custa a creditar mas se o dizem.
Eu tenho uma teoria sem provas, o universo não podia estar em rotação e ser tipo expiral? Como os sistemas solares e galaxias estão em rotação e as galaxias sao em espiral,,,daí vermos super novas vindas de todas as direcçoes do céu, e cada ves mais se descobre super-novas que se remonta ao inico do Tempo e do Cosmos.. também sabemos que as galaxias se estão a afastar umas das outras a velocidades cada vez maiores,,, e isso nao poderia ser a rotação do universo? Mas isto vai levar a uma outra questão se o universo está em rotação e é espiral tem de ter um centro ou pelo menos a zona do universo em que tudo teve inicio."





Nunca tinha pensado nessa forma. Mas é bem possível que tenha razão. Embora não aja provas, é uma teoria que pode ser aceite.
Mas eu vim a este site/blog para apresentar a minha teoria da origem do universo.
Espero que a possam ler com atenção e ajudar me...

Esta teoria, tal como a anterior, não está provada, mas eu faço tensões de a provar. Eu penso que a origem do Universo teve origem NUM Big Bang, mas um Big Bang diferente.
Eu penso que o Universo não é um Universo mas sim um Buraco Negro. Eu paço a explicar.
Como todos sabem, diz-se que o Universo que actualmente estamos teve origem (ou transformou-se) a partir de uma enorme explosão, Num ponto muito denso. Também se sabe que uma estrela, se for de dimensões muito elevadas, poderá originar um buraco negro. Pois bem. eu penso que não existe um só Universo, mas sim uma sucessão de Universos e que os Buracos Negros fazem a ligação entre eles.
O que se diz que foi uma enorme explosão, eu penso que tenha sido a explosão de uma estrela. O que se pensa que seja o Universo, não é nem mais nem menos que um Buraco Negro.
Eu sei que se esta teoria fosse provada continuaríamos com um problema, ou melhor, dois problema. O primeiro era que ficava por descobrir a origem de tudo, porem, descobria-se a nossa existência.
Segundo, esta teoria iria desencadear muitos protestos porque existem muitos pessoas que não conseguiriam viver a pensar que existiam seres superiores a eles, pois nós viveria-mos num "Buraco".

Eu estou disposto a apostar, a comprometer o meu futuro nesta teoria.
 Desejaria que se alguem me poder ajudar em alguma coisa para desenvolver esta teoria agradecia.
Eu pedia ajuda ao João Magueijo, pessoa que tem feito um trabalho notório na Física Mundial, mas não obtive resposta. Desejaria uma pequena ajuda se possiavel... Conhecimentos.. alguma coisa...

O meu nome é João Barreiros e sou aluna na escola Secundária Figueiró dos Vinhos no curso de ciencias e tecnologias...


Obrigado :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #6 em: Novembro 04, 2009, 09:44:35 pm »
João, o que pareces ter são boas ideias para filmes de ficção científica. Mas é preciso mais do que isso para tornar uma teoria credível.

Se tudo se afasta de tudo isso não indica rotação, indica sim uma explosão.
Rotação não implica que seja espiral. Porquê espiral?

O Big Bang, ao contrário do que afirmas, pode não ter tido origem num ponto muito denso. A matéria que hoje vemos pode ser apenas uma manifestação da expansão de 3 dimensões espaciais.

O universo certamente não é um buraco negro pois o seu centro seria ou uma singularidade ou uma "corda" de tamanho da escala de plank.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #7 em: Novembro 05, 2009, 12:01:48 am »
Citação de: "Flávio Silva"
Eu tenho uma teoria sem provas, o universo não podia estar em rotação e ser tipo expiral? Como os sistemas solares e galaxias estão em rotação e as galaxias sao em espiral,,,daí vermos super novas vindas de todas as direcçoes do céu, e cada ves mais se descobre super-novas que se remonta ao inico do Tempo e do Cosmos.. também sabemos que as galaxias se estão a afastar umas das outras a velocidades cada vez maiores,,, e isso nao poderia ser a rotação do universo? Mas isto vai levar a uma outra questão se o universo está em rotação e é espiral tem de ter um centro ou pelo menos a zona do universo em que tudo teve inicio.


Flávio Silva.

Flávio.
Não faz sentido falar em rotação do universo.
Por definição, o universo é tudo o que existe. E rotação implica movimento (movimento giratório). Ora o movimento é uma deslocação relativa. Só podes dizer que uma coisa se move se a sua posição se altera relativamente a outra (e mesmo assim tens que estabelecer que esta outra está fixa).
Dizer que o universo está em rotação é um contra-senso. Estás a imaginar o universo visto de fora, de uma posição exterior ao próprio universo, numa rotação lenta como se fosse uma galáxia. Ora sendo o universo tudo o que existe, não há o "lado de fora" em que um observador possa testemunhar um movimento relativo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #8 em: Novembro 05, 2009, 12:24:11 am »
Humm, xumi, por acaso rotação é a única coisa que não é relativa  :-D
A rotação origina uma aceleração radial (como os lançadores de peso). E embora a velocidade seja sempre relativa, a aceleração não é...
Para testares se o universo estaria a rodar necessitarias de medir uma força centrífuga que seria tão irrisória que seria quase impossível de medir.

Mas continuamos na mesma: porquê rotação?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #9 em: Novembro 05, 2009, 12:38:25 am »
Tens razão Miguel.
Estás correctíssimo.

Mas apoio a tua questão. Porquê a rotação? Imaginar um universo em rotação não traz respostas nem simplifica o problema da sua origem ou destino, antes pelo contrário. Só introduz mais dificuldades.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline jorgeribas94

  • Mensagens: 5
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #10 em: Novembro 27, 2009, 02:57:40 pm »
Citação de: "Rui"
Tens razão Miguel.
Estás correctíssimo.

Mas apoio a tua questão. Porquê a rotação? Imaginar um universo em rotação não traz respostas nem simplifica o problema da sua origem ou destino, antes pelo contrário. Só introduz mais dificuldades.

plenamente de acordo porquê a rotação?
Sempre foi algo que me deixou confuso :? , acho que já podiam deixar essa ideia.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Nova teoria do iníco do Universo
« Responder #10 em: Novembro 27, 2009, 02:57:40 pm »