Autor Tópico: Programa no itunes  (Lida 1680 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cybermouse

  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Programa no itunes
« em: Março 10, 2009, 11:40:38 am »
Olá a todos,

Provavelmente este programa não tem qualquer interesse para os astrónomos mais experientes, mas para novatos como eu que ainda só reconhece uma meia dúzia de constelações, pode ser útil:

O programa é o GoSkyWatch para o iPhone. Acabo de o descarregar da Apple Store por §7.99 e é muito interessante e intuitivo. Apresenta-nos a esfera celeste em 2 tons: verde (oposto à nossa posição) e negro (o nosso céu. Assim conseguimos ver o trânsito total da esfera celeste no pequeno ecrã do iPhone. Para além disso podemos regular a magnitude dos objectos no firmamento, podemos colocar a nossa localização (lat/long) e podemos avançar e recuar no tempo (como nos programas mais completos) em várias velocidades.

O manuseamento é o típico do iPhone: ou seja "vá pelos seus dedos"...onde é que eu já ouvi isto? Ou seja, nocentro do ecrã há um pequeno círculo que ao centrarmos nele qualquer objecto,surgé à e4squerda do ecrâ o seu nome, magnitude e outra sigla que ainda não descodifiquei (sou MESMO amador) com um numero até 3 algarismos e as letras "LY". à direita do ecrã o programa fornece o Azimute, a elíptica e outra sigla com um nº fixo 180º que também ainda não estou familiarizado com ela: ZM (Zone Meridian?). Em baixo no ecrã surge uma legenda da constelação em Latim e Inglês. Au passarmos com o círculo central pela dita constelação surge por detrás e em fusão com as estrelas, a figura mítica em questão.
 
Em matéria de pesquisa tem os planetas do sistema solar, cerca de 90 constelações, várias centenas de estrelas, e em matéria den DSO's, tem o o Catálogo Messier todo até à M110.
... e ainda tem opção de "night mode" para não incomodar a vista.

Portanto, quem tem um iPhone e é astrónomo amador, mesmo amador como eu, pode considerar útil este programinha. Eu fiquem algo admirado por ele ser tão completo, prático e funcional. Confesso que não estava à espera de tanto.

E é tudo. Boas e límpidas noites.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Programa no itunes
« Responder #1 em: Março 10, 2009, 02:05:31 pm »
Eu ando nisto há 5 anos mas basta mudar-me para um lugar com melhor magnitude limite e vejo tantas estrelas que me perco  :-D
Portanto dá sempre jeito ter um planetário portátil à mão.

Pode não ser útil por ser para o iPhone  :D  Falo por mim, mas acho que pegava no balúrdio que o iPhone custa e comprava um CCD em condições ou um APO triplet.  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Programa no itunes
« Responder #1 em: Março 10, 2009, 02:05:31 pm »

Offline cybermouse

  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Programa no itunes
« Responder #2 em: Março 11, 2009, 12:21:51 am »
heheh... o iphone foi oferecido por alguém que, de certeza não gastaria o mesmo num dos meus telescópios esquisitos. E às vezes olho para ele e penso o mesmo que tu...um APO dava jeito. Mas como foi oferecido, não posso.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Programa no itunes
« Responder #2 em: Março 11, 2009, 12:21:51 am »