Autor Tópico: Um estrela de Neutrões ao Relantim  (Lida 1219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Um estrela de Neutrões ao Relantim
« em: Julho 11, 2006, 09:53:22 am »
O satélite X da ESA XMM-Newton mediu o periodo de rotação do astro escondido no interior dos vestigios da supernova RCW103. Com uma idade aproximada de 2000 anos, "E1" emite uma jacto de raios X todas as 6,7 horas. Este facto intriga os astrónomos.
 Se for mesmo uma estrela de neutrões então deveria rodar muito mais depressa do que a sua actual velocidade.

A primeira hipótese avançada para esta curiosidade é a de que talvez a estrela esteja a ser travada por um disco (semelhante a Saturno), assim como pela acção de um campo magnético. Outra possibilidade : Pode ser um sistema binário e foi o periodo de revolução da estrela em volta da estrela de neutrões que foi medida.





Fonte : Ciel et Espace
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 11, 2006, 01:05:49 pm »
Mais detalhes sobre este facto:

No coração de um resto de supernova a 10,000 anos-luz de distância, encontra-se um objecto estelar nunca antes visto na nossa Galáxia pelos astrónomos.

À primeira vista, o objecto parece um denso corpo estelar conhecido como estrela de neutrões, rodeado por uma bolha de material estelar ejectado, exactamente o que se esperava de uma explosão de supernova.

No entanto, um olhar mais detalhado ao longo de 24.5 horas, usando o telescópio de raios-X XMM Newton da ESA, revelou que as emissões energéticas do objecto azul ciclam a cada 6.7 horas - dezenas de milhares de vezes o tempo esperado para uma estrela de neutrões recém-criada.

É um comportamento mais comum nas estrelas de neutrões (ou pulsares) que existem há já milhões de anos, dizem os cientistas.

"O comportamento que vemos é especialmente confuso tendo em conta a sua jovem idade, menos de 2,000 anos," disse o líder do estudo, Andrea De Luca do Instituto Nacional de Astrofísica (INAF) de Milão. "Durante anos tivémos a sensação de que este objecto era diferente, mas nunca soubémos quão diferente até agora," disse De Luca.

As descobertas estão detalhadas na edição de 7 de Julho da revista Science.

De nome 1E161348-5055, ou apenas 1E, o objecto está embebido quaso no centro exacto de RCW103, um resto de supernova localizado a 10,000 anos-luz de distância na direcção da constelação do Esquadro. Os astrónomos pensam que 1E e RCW103 nasceram ambos do mesmo catastrófico evento.

Tal como outras estrelas de neutrões, que se formam quando uma estrela com pelo menos oito vezes a massa do Sol gasta o seu combustível e explode numa supernova, estima-se que 1E tenha apenas 20 km de diâmetro.

Uma explicação para o estranho comportamento da estrela de neutrões é que talvez possa ser um magnetar, uma exótica subclasse de estrelas de neutrões altamente magnetizadas. Dos cerca de uma dúzia de magnetares conhecidos, no entanto, a maioria geralmente gira algumas vezes por minuto - muito mais depressa que 1E.

Esta explicação pode ainda funcionar, no entanto, se o magnetar estiver rodeado por um disco de detritos que ajuda a diminuir a velocidade de rotação da estrela de neutrões. Este cenário nunca foi observado e marcaria a descoberta de um novo estágio na evolução das estrela de neutrões, se confirmado.

Outra explicação, dizem os cientistas, é que 1E faz parte de um sistema binário, em que a sua companheira é uma estrela de baixa-massa, com metade (ou menos) da massa do Sol.

Tais sistemas binários de raios-X são conhecidos, mas regularmente envolvem sistemas milhões de vezes mais velhos que 1E.

Apesar das muitas especulações, a curta resposta é que os cientistas simplesmente ainda não conseguem explicar o estranho comportamento de 1E.

"RCW103 é um enigma," disse o membro da equipa de estudo, Giovanni Bignami, director do CESR (Centre d'Etude Spatiale des Rayonnements), na França. "Quando descobrirmos a explicação, aprenderemos muito mais sobre supernovas, estrelas de neutrões e sua evolução."

In Centro de Ciência Viva do Algarve
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 11, 2006, 01:05:49 pm »