Autor Tópico: Montagem Equatorial EQ-3-2  (Lida 3955 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline maucordeiro

  • Mensagens: 14
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Montagem Equatorial EQ-3-2
« em: Março 24, 2009, 01:36:20 pm »
Posso pedir uma ajuda novamente?

Como mencionei em um outro tópico, comprei um SkyWatcher Maksutov 127/1500. Uma amiga trouxe de Amsterdam para mim. A montagem eu comprei aqui no Brasil mesmo, um tripé EQ-3-2 da SkyWatcher também, esse do link abaixo:

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=AS80065

Alguém possui esse tripé?

Estou começando a compreender como ele funciona, mas estou encontrando algumas dificuldades.
Primeiramente, a montagem veio com 2 contra-pesos de 5kg cada, enquanto o tubo ótico pesa somente 3,4kg. Seria melhor eu comprar um contra-peso mais leve para balancear apropriadamente o telescópio?
Eu acho que consegui balanceá-lo com apenas um dos pesos de 5kg, porém o peso fica bem próximo da montagem.

Outro problema, que pode estar sendo causado pelo problema anterior, é que quando o telescópio chega a um determinado ponto, só consigo movê-lo com o controle (o R.A., acredito) para uma direção, se giro a roda para o outro lado o tubo não se move. Isso é normal, deveria acontecer dessa forma?

Muito obrigado!

Boas observações!

Mauricio Cordeiro
São Paulo - Brasil
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Mauricio Cordeiro
São Paulo - Brasil

SkyWatcher Travelmax Maksutov 127/1500
EQ-3-2 Mount
25mm, 10mm and 6,3mm eyepieces

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial EQ-3-2
« Responder #1 em: Março 24, 2009, 03:50:21 pm »
Viva,
Não percebi o que roda e o que não roda. A montagem equatorial não tem motor, certo? Portanto é o manípulo de AR que está a ser rodado, certo?
Possivelmente, se algo estiver a impedir o movimento, ele roda para um lado e não roda para o outro.. Aí deve notar-se que a força que se está a fazer no manípulo é maior; E o travão de AR deve estar a escorregar para se conseguir ainda rodar o manípulo sem o telescópio mexer.
É verificar se há algo que esteja a bater no tripé, ou se algum parafuso perto do buscador da montagem está apertado demais e a impedir o movimento de rotação em AR.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Montagem Equatorial EQ-3-2
« Responder #1 em: Março 24, 2009, 03:50:21 pm »

Offline maucordeiro

  • Mensagens: 14
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial EQ-3-2
« Responder #2 em: Março 24, 2009, 03:55:46 pm »
Certo, não tem motor. Eu rodo a manípulo de AR e o telescópio não se move, como se o manípulo estivesse girando em falso. E eu prestei atenção nas travas, e nenhuma estava apertada.
Já mandei um email para a loja e eles não responderam.
Obrigado!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Mauricio Cordeiro
São Paulo - Brasil

SkyWatcher Travelmax Maksutov 127/1500
EQ-3-2 Mount
25mm, 10mm and 6,3mm eyepieces

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial EQ-3-2
« Responder #3 em: Março 24, 2009, 04:56:20 pm »
As alavancas que trancam o movimento, tracam o movimento do telescópio ao manípulo! ou seja, há sempre o "risco" de "rodar em falso".. Basta empurrar o telescópio com a mão e ele mexe sem se rodar o manípulo! É possível que se o movimento estiver menos fluido, que o telescópio tenha mais dificuldade em andar e que o manípulo rode em falso. Se for isso, é natural.
O ideal é trancar as alavancas quando não se quer que o telescópio se mexa à mão, para que só seja movido rodando os manípulos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline maucordeiro

  • Mensagens: 14
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial EQ-3-2
« Responder #4 em: Março 24, 2009, 07:19:22 pm »
Não entendi.
Pelo que eu percebi, as alavancas do EQ-3-2 travam completamente o movimento do telescópio, tanto para o manípulo quanto para o empurrar o tubo.
De qualquer forma, esse problema está ocorrendo com as trancas destravadas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Mauricio Cordeiro
São Paulo - Brasil

SkyWatcher Travelmax Maksutov 127/1500
EQ-3-2 Mount
25mm, 10mm and 6,3mm eyepieces

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial EQ-3-2
« Responder #5 em: Março 24, 2009, 07:38:07 pm »
Na EQ-5, as trancas bloqueiam o movimento ao manípulo.. O manípulo pode rodar sempre..
Haverá um parafuso de apertar à mão nas "costas" da montagem, perto do círculo graduado de AR que esteja apertado até ao fundo? Se sim, experimente a desapertá-lo. Tive uma EQ-5 em que esse parafuso (que deve servir só para trancar o circulo graduado ou coisa assim) estava a trancar o eixo todo) Se não for isso, não sei..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Montagem Equatorial EQ-3-2
« Responder #6 em: Março 24, 2009, 08:34:07 pm »
Bem sou possuídor de uma EQ3-2 e posso indicar o seguinte:

Com as trancas apertadas são travados os movimentos manuais dos eixos, no entanto podem-se utilizar os manípulos.
Com as trancas desapertadas podem-se efectuar movimentos manuais nos eixos e os manípulos deixam de funcionar.

Existe um parafuso de aperto dos circulos graduados que trava o movimento dos mesmos, se este parafuso estiver muito
apertado trava também qualquer movimento no eixo AR. Neste caso é normal o manípulo rodar em falso pois a tranca
do eixo AR está desapertada. Talvez este seja o teu problema.

A tua EQ3-2 veio com 2 contrapesos de 5Kg?? Estranho normalmente vem com 3.42kg + 1.8kg. 10Kg ultrapassa a carga
máxima da montagem  :?  A minha neste momento tem um refractor Bresser 102/1000 + refractor Meade RB-60 e está
no limite com esses dois contrapesos...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline maucordeiro

  • Mensagens: 14
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial EQ-3-2
« Responder #7 em: Março 25, 2009, 11:14:31 am »
É verdade, Nuno e Fil...
Ontem eu consegui operá-lo normalmente, percebi que é necessário travar as trancas para usar os manípulos, era esse o meu problema. Coisa de novato!
Qual é a carga máxima da montagem, Nuno?
Você acha que eu deveria comprar outro contra-peso?

Obrigado!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Mauricio Cordeiro
São Paulo - Brasil

SkyWatcher Travelmax Maksutov 127/1500
EQ-3-2 Mount
25mm, 10mm and 6,3mm eyepieces

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Montagem Equatorial EQ-3-2
« Responder #8 em: Março 25, 2009, 10:12:05 pm »
Ainda bem que resolveste a situação :-)

A carga máxima rondará os 5Kg, a montagem normalmente é adequada para um reflector de 6" com uma
focal curta, por exemplo o 150/750 da Skywatcher, esta até é a montagem que o acompanha muitas vezes.
Tens o tripé de alumínio ou outro? Parece pela foto que tens o outro, se assim for deverá ser melhor no
caso de vibrações. No teu caso, mesmo utilizando só um contrapeso, tens de o subir muito para equilibrar
o tubo, sendo assim a aquisição de um de 3,42kg talvez não fosse má ideia. A não ser que estejas a pensar
na utilização de outros acessórios no tubo, por ex: máquina fotográfica.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline maucordeiro

  • Mensagens: 14
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem Equatorial EQ-3-2
« Responder #9 em: Março 27, 2009, 06:11:46 pm »
Assim que eu pagar as minhas dívidas comprarei outro contra-peso. Gastei muito dinheiro com esse telescópio! E ainda tenho que comprar uma mala que caiba o meu tripé, o que está sendo bem difícil. A única que achei é da Orion, e quase nenhuma loja exporta para o Brasil. Talvez eu mande fazer uma mala sob medida.
O peso realmente fica bem alto quando balanceado.
Meu tripé é o de aço. A princípio eu não gostei, pois o de alumínio parece ficar menor quando recolhido, mas já vi muitas pessoas reclamando desse tripé de alumínio, então acho que me saí bem com a troca.

Obrigado!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Mauricio Cordeiro
São Paulo - Brasil

SkyWatcher Travelmax Maksutov 127/1500
EQ-3-2 Mount
25mm, 10mm and 6,3mm eyepieces

Re: Montagem Equatorial EQ-3-2
« Responder #9 em: Março 27, 2009, 06:11:46 pm »