Autor Tópico: Novo observatório de constançia  (Lida 3459 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Novo observatório de constançia
« em: Abril 06, 2009, 09:01:30 pm »
Pareçe que o sr cavaco silva duou com o dinheiro de todos nós astronomos um belo Paramount ME, e um Planewave CDK20 510mm f/6.8. .Para além do lugar ser aquilo que é,a quem é que isto vai servir,ou melhor,quem é que se vai servir disto?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #1 em: Abril 06, 2009, 11:37:45 pm »
O telescópio é fabuloso, do melhor que se faz por esses preços. Mas o local do observatório ainda me trás grandes dúvidas. Parece-me muio próximo da encosta, com 2 rios abaixo.
Sinceramente acho que vai ser um telescópio para dizer que lá está, não o imagino a fazer trabalho científico nem de divulgação que um telescópio mais pequeno/barato não pudesse fazer.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Novo observatório de constançia
« Responder #1 em: Abril 06, 2009, 11:37:45 pm »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #2 em: Abril 07, 2009, 12:46:07 am »
Ola.Sinçeramente não perçebo o que é que vai na cabeça destes senhores doutores cientistas.Ha tantos sitios excelentes no alentejo onde esta bela maquina podia ser partilhada por de quem interesse,mas não,foram espetar esta excelentissima maquina naquele sitio infernal que é o observatorio de constançia ou constaça ou lá que pxxx é que é.Isto pelo que já ouvi é um sitio ventoso,maus acessos....é á portuguesa,-tipico.É revoltante os fundos para eventualmnte dar um "boost" á astronomia amadora terem que passar sempre pelas mãos destes professores cinzentões e sem imaginação.Temos dos melhores çéus da europa,o potençial está aqui mas nada,nada de nada.Aposto que de certeza a cupula onde aquilo esta nem dá para fazer trabalho cientifico remoto sequer.Tenho estado a ver e a anotar o que se tem feito em prol da astronomia neste ano dedicado a todos nós e se tiver paçiençia lá farei um resumo.Até agora tem sido palestras,palestras ,mais palestras e depois jantaradas regadas a vinho,-Ás vezes pareçe-me mais que se está interessado em jantaradas regadas a vinho do que em astronomia.Toda a gente trabalha e anda ocupada mas á sempre maneira de fazer as coisas.Já fui musico profissional e desisti porque o portugues tem sempre a sua maneira de NÃO fazer as coisas.Para nós o EU está sempre á frente do NÓS,o conjunto e com tal as coisas nunca andam para lado nenhum porque cada um puxa para seu lado.Ando sempre num forum,o cloudy nights e fico sempre intusiasmado com a dinamica,o prazer e a paixão com que os americanos encaram a astronomia.Nas star party (nas maiores) há sempre pessoal da velha guarda com pequenos quiosques de ATM a ensinar os mais novos a fazer o seu primeiro newton,bandas de musica ao vivo que vão dando ambiente.ursos rapidos e practicos de astrofotografia,etc.
   Notei que o nosso amigo "naçibi",narçiso se esforçou imenso na organização desta starparty da galactica e não se poupou a esforços e penso que é deste tipo de gente que a astronomia preçisa,-gente jovem e dinamica que faz as coisas aconteçerem e não pessoas em que o primeiro mote do encontro é virar canecos.Como se viu o narçiso tentou logo arranjar uma sala de palestras para quem estiver interessado dar o seu contributo e tambem pensou no alojamento.
Céus limpos
carlos pereira
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #3 em: Abril 07, 2009, 01:03:45 am »
Citação de: "ahlberto"
observatorio de constançia ou constaça ou lá que pxxx é que é.Isto pelo que já ouvi é um sitio ventoso,maus acessos....é á portuguesa,-tipico.É revoltante os fundos para eventualmnte dar um "boost" á astronomia amadora terem que passar sempre pelas mãos destes professores cinzentões e sem imaginação.

Já lá estive 2/3 vezes e maus acessos não tem de certeza, estrada alcatroada até lá acima ao observatório. É um bocado ventoso sim e o estar perto de um cruzamento de dois rios não deve ajudar.
Não sei se lhe irá dar algum proveito a nível científico, duvido muito, pelo que é um exagero um telescópio tão...espetacular, vá :D  O que tinham lá servia e sobrava para essa função. Espero estar enganado neste ponto, mas como não estou por dentro do assunto não faço juízos de valor para além de dar a minha opinião.
Essa dos "professores cinzentões" acho que é um bocado descabida, sem estar a querer ofender ninguém, pois naquele observatório faz-se boa divulgação astronómica, embora claro que se pudesse, e devesse, fazer mais e melhor e o Máximo Ferreira tem mérito em conseguir isso, e o financiamente que, pelos vistos, mais ninguém conseguiu. Talvez tenha "fama a nível nacional" desporpocionada em relação a outros (e na minha opinião, sim), mas isso já são outras questões.

Só o meu "juízo" :geek:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #4 em: Abril 07, 2009, 01:39:38 am »
Existem ali algumas coisas que não batem certo. Temos um observatório numa localização duvidosa (este ano quero ir lá tirar as dúvidas), um telescópio praticamente só para astro fotografia e ... aonde está a câmara e o resto do setup de imagem?

Tudo bem, o telescópio foi doado pela EDP e a EDP exigia um telescópio vistoso para o PR inaugurar... Mas e depois? É palmadinha nas costas e fica um setup de sonho (para AP) com uma ocular lá pendurada? Porque não mobilizar a comunidade amadora para rentabilizar o seu uso e até automatizar o observatório para permitir ainda mais divulgação?

No geral parece-me que existe aqui um desfasamento entre o Prof. Máximo Ferreira e a comunidade amadora. Temos "amadores" como o Pedro Ré que dá cursos no observatório nacional da malásia todos os anos, para ensinar os ditos "pro's" a aproveitar os equipamentos. Temos pessoas como o José Canela e o Paulo Barros que estão à frente a nível mundial em observatórios "robóticos" ou automatizados. Temos pessoas como o João Gregório que se pode gabar de ter descoberto exoplanetas.

E depois temos centenas de milhares de euros em observatórios públicos com um aproveitamento muito reduzido. Ok, vão lá os putos das escolas, mas porque não existe um protocolo com astrónomos amadors para rentabilização do espaço?

Porque não fazer como fez o João Vieira, que com recursos muito limitados construíu um observatório excelente em Braga?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #5 em: Abril 07, 2009, 07:26:00 am »
Estamos sintonizados miguel lopes.É sempre reconfortante pensar que não estamos a aluçinar quando vemos sempre mais do mesmo com estas notiçias.Tudo o que disses-te resume o meu sentimento,sem tirar uma virgula.Além disso uma pequena olhadela por estas cartas de poluição luminosa http://avex.org.free.fr/dossiers/?page_id=38><meta%20http-equiv= onde colocar tão preçioso equipamento.Como dizes,e eu sublinho,há astronomos amadores de primeira classe cá em portugal como os que referiste, e que deveriam ser os primeiros benefiçiarios do aparelho recompensado o trabalho meritorio deles e também o facto de terem colocado portugal na cena amadora internacional.Acho todo este proçesso revoltante.
carlos pereira
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #6 em: Abril 13, 2009, 04:52:13 pm »
Ola pessoal.Quero fazer aqui um reparo.Nunca nem altura alguma me referi ao sr. prof. maximo ferreira com qualquer tipo de adjectivação.Refiro-me sim,porque a culpa tem que ser sempre assacada aos grupos de pessoas envolvidas,-á entidade em si.Aliás quem sou eu para estar a mandar bocas a tão distinta  pessoa do nosso meio cientifico.O que eu critico é os fundos irem sempre para estas coisas que não aqueçem nem arrefeçem,-já pareçe o portatil magalhães.Aqui ao lado em espanha esta-se a construir o maior telescopio á façe da terra com opticas adaptativas-Claro que aquilo é uma empresa internaçional mas que vai pra as canarias,vai.Isto teria sido uma opurtunidade duma vida inteira,mesmo com a maquina ofertada,para fazer um observatorio de primeira classe no alentejo profundo,bem equipado tecnologicamente com possibilidade para trabalhar com ele remotamente.Epá,temos amadores tão dotados que era uma alegria ve-los poderem ter uma ferramenta destas.Metade da capaçidade dum telescopio vai da sua localização e logo ai foi um tiro no pé...

fiquem bem e céus limpos para todos
carlos pereira
Citação de: "ahlberto"
Ola.Sinçeramente não perçebo o que é que vai na cabeça destes senhores doutores cientistas.Ha tantos sitios excelentes no alentejo onde esta bela maquina podia ser partilhada por de quem interesse,mas não,foram espetar esta excelentissima maquina naquele sitio infernal que é o observatorio de constançia ou constaça ou lá que pxxx é que é.Isto pelo que já ouvi é um sitio ventoso,maus acessos....é á portuguesa,-tipico.É revoltante os fundos para eventualmnte dar um "boost" á astronomia amadora terem que passar sempre pelas mãos destes professores cinzentões e sem imaginação.Temos dos melhores çéus da europa,o potençial está aqui mas nada,nada de nada.Aposto que de certeza a cupula onde aquilo esta nem dá para fazer trabalho cientifico remoto sequer.Tenho estado a ver e a anotar o que se tem feito em prol da astronomia neste ano dedicado a todos nós e se tiver paçiençia lá farei um resumo.Até agora tem sido palestras,palestras ,mais palestras e depois jantaradas regadas a vinho,-Ás vezes pareçe-me mais que se está interessado em jantaradas regadas a vinho do que em astronomia.Toda a gente trabalha e anda ocupada mas á sempre maneira de fazer as coisas.Já fui musico profissional e desisti porque o portugues tem sempre a sua maneira de NÃO fazer as coisas.Para nós o EU está sempre á frente do NÓS,o conjunto e com tal as coisas nunca andam para lado nenhum porque cada um puxa para seu lado.Ando sempre num forum,o cloudy nights e fico sempre intusiasmado com a dinamica,o prazer e a paixão com que os americanos encaram a astronomia.Nas star party (nas maiores) há sempre pessoal da velha guarda com pequenos quiosques de ATM a ensinar os mais novos a fazer o seu primeiro newton,bandas de musica ao vivo que vão dando ambiente.ursos rapidos e practicos de astrofotografia,etc.
   Notei que o nosso amigo "naçibi",narçiso se esforçou imenso na organização desta starparty da galactica e não se poupou a esforços e penso que é deste tipo de gente que a astronomia preçisa,-gente jovem e dinamica que faz as coisas aconteçerem e não pessoas em que o primeiro mote do encontro é virar canecos.Como se viu o narçiso tentou logo arranjar uma sala de palestras para quem estiver interessado dar o seu contributo e tambem pensou no alojamento.
Céus limpos
carlos pereira
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #7 em: Abril 13, 2009, 05:34:04 pm »
O "problema" do Alentejo, na implementação de telescópios deste tipo é estar quase ao nível do mar e essas grandes máquinas estão todas, como sabem, a alguns milhaes de metros acima do nível do mar para minimizar os efeitos da atmosfera. Essa é uma das razões de que um observatório dessa magnitude não seria viável em Portugal.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #8 em: Abril 13, 2009, 06:32:12 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
O "problema" do Alentejo, na implementação de telescópios deste tipo é estar quase ao nível do mar e essas grandes máquinas estão todas, como sabem, a alguns milhaes de metros acima do nível do mar para minimizar os efeitos da atmosfera. Essa é uma das razões de que um observatório dessa magnitude não seria viável em Portugal.
Olha que não...

Existem excelentes observatórios perto do nível do mar... o que acontece é que a grande altitude tens mais dias sem núvens porque estás acima do nível das núvens baixas/médias...

Em zonas áridas, como no Novo México, Israel, Namíbia, Austrália ou mesmo o Alentejo, podes ter observatórios ao nível do mar. O Canela tem tido seeing's inferiores a 1 arcseg frequentemente e o observatório dele é no alto alentejo/ribatejo.

No caso dele, o observatório está num vale circular com +/- 500 metros de diâmetro. Ora durante a noite, o ar fica preso no vale a uma temperatura diferente da temperatura acima da linha do vale, criando uma bolsa de ar estável que elimina a turbulência local.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #9 em: Abril 13, 2009, 07:22:59 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Olha que não...

Existem excelentes observatórios perto do nível do mar... o que acontece é que a grande altitude tens mais dias sem núvens porque estás acima do nível das núvens baixas/médias...

Em zonas áridas, como no Novo México, Israel, Namíbia, Austrália ou mesmo o Alentejo, podes ter observatórios ao nível do mar.

Concordo. Mas uns milhares de metros de atmosfera a menos influênciam MUITO o seeing. Não digo que não possa ser feito, apenas disse que há locais com melhores habilitações, incluindo a de ter quase sempre céu limpo e de ter inevitavelmente melhor seeing pelas razões que referi. E é óbvio que não me importava nadinha de termos um grande observatório em Portugal! :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #10 em: Abril 13, 2009, 10:10:24 pm »
Ola.É claro que sempre se podia ter um observatório ma madeira ou nos açores,mas ai também ficaria "fora de mão para todos.Mesmo que fosse no alentejo,já era muito bom.Digo-vos que se me sai-se o euromilhoes montava um astrodromo no nosso querido alentejo...era sem espinhas e sonhar não custa.O unico senão é que eu não jogo...em nada he he he.O essençial era a localização,o mais escuro possivel.Se houve-se um empresario com visão e monta-se uma cena do genero,ainda ganhava dinheiro se fize-se a coisa de maneira civilizada,-aluger de bungalows,bar,sanitarios,enfim uma aldeia vocaçionada para a astronomia com aluger tambémn das respectivas maquinas e material fotografico,.resumindo uma cena profiçional e voçes haviam de ver ingleses,alemães,françeses,etc a chover.Seria uma empresa que se autosustentaria com lucro já que se poderia aliar outras actividades com a astronomia.Quantos de nós não estariam dispostos a pagar por um sitio seguro com condições para passar um astrofim-de-semana num sitio com um çéu de sonho?Isto era o nosso sonho e acho que empresas desta é que o nosso tacanho governo e governantes deviam pensar e não andar sempre com as cenas do chove no molhado do costume.Podem-me chamar irrealista mas penso que não há nada de irreal nisto e até acho que depois do investimento estar pago haveria de se autosustentar.Bem ,quantos de nós se pergunta-se-mos á esposa-"querida queres ir passar um fim de semana fora?Teem  bungalows,restaurante,e claro telesópios,é só miminhos,queres vir?"Muita gente que se casa ou tem uma esposa altamente compreesiva ou desiste,enfim isto há tantas variantes....
   Depois destes pensamentos,digam lá sinçeramente?-não era um bom investimento?também é bom sonhar e digam lá que isto não era o sonho de todos nós?
paz e çéus limpos pessoal
calos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #11 em: Abril 13, 2009, 10:35:35 pm »
Ganda maluco :-D   .
Céus limpos people
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rjsc2001

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 127
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #12 em: Abril 14, 2009, 01:29:06 pm »
Olá a todos

Será que alguém já deu essa ideia a quem pode mexer cordelinhos? ou melhor , já a vendeu? porque os nossos governates são vendedores mas também podem ser vendidos.

Acho que não podemos é ir lá e dizer que queremos um observatorio para nosso uso pessoal, ou que iria servir para o que fazemos. Eles nunca iam nisso. Temos de vender...
Nesta starparty, a maioria das pessoas que foram lá eram astrónomos. Houve palestras mas o encontro foi para astronomos. Não foi para as pessoas ficarem maravilhadas com a astronomia. Terá havido muita gente a olhar pelos telescopios ou apenas os donos? Eu não me esqueço na astrofesta no gerês em que espreitei por um 8" e que vi um objecto que sei que pelo meu 4.5" nunca tinha visto tão bem. Pensei sempre que não se conseguia ver objectos daquela maneira.

No fundo o que quero dizer é que devemos mostrar o que fazemos e o que vemos mas de maneira que o publico consiga ver, entender e aceitar como uma coisa facil. Será que o publico gostaria de ver o pessoal a montar equipamento durante 1 hora, a batalhar com o windows, com aplicações, com cabos, com o pescoço torcido, alterar dezenas de parametros dos programas, fazer o stack de imagens para obter uma boa imagem? Ou mostrar jupiter/saturno através de uma ampliação de 300x com um TAK ou outro qualquer? O que acham que fazia aahhhh???

Temos de falar e mostrar ideias que não envolvam 'eu quero um observatorio para tirar fotos para mim'. Temos de usar outra terminologia. Mostrar que dá lucro e que seria um bom investimento.

No Algarve existe o COAA que usa essa mesma ideia e acho que se dao bem. Só não sei se quem aparece são portugueses ou ingleses....

Este gasto é exagerado, mas também são politicos a falar e a ter as ideias. E entre ter este telescopio e não ter nada, eu prefiro ter este. Com um pouco de pressão e falinhas mansas talvez se consiga ir lá para fazer alguma coisa.

Apresentem projectos

Ricardo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ricardo

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #13 em: Abril 14, 2009, 02:41:17 pm »
ahlberto, nunca subestimes o verdadeiro poder da... Gastronomia! :-D  :-D
Quando te referes ao CN e aos EUA, estás a mencionar um país com 250 milhões de habitantes, onde, logicamente há mais pessoas envolvidas na astronomia que em Portugal... é natural.
Agora, acreditas que também por lá é só meninos de coro que querem ensinar a fazer dobs, newts e outros que tais...???? Não me parece. Haverá por lá tantos que querem tudo apenas para si próprio como por cá.
Este problema não é nacional e não se resume à astronomia; é um mal que grassa em todas as actividades de todas as sociedades. Haverá sempre alguns altruístas e outros que não se querem meter em alhadas, além de muitos, muitos outros que querem "brilhar" às custas de muitos outros. É natural que assim seja.

Quanto ao Centro de Constância, porque havemos de atacar o MF, quando em pouco tempo ele (e a sua equipa) conseguiram montar em Constância um centro de astronomia com muito bom equipamento? Se não existisse esse Centro, milhares de crianças nunca teriam a possibilidade de "ver o mar"!
Isso sim, parece-me despropositado... Se o homem consegue verbas para equipamentos sérios e bons, porque não os pode aproveitar?
O sítio é mau... o centro não rentabiliza o equipamento... o dinheiro não chega aos eminentes AAs como os referidos...
Preso por ter cão e ... por não ter!
Que eu saiba, o CCV de Constância tem actividade regular, com muitos miúdos e graúdos a passarem por lá todos os anos. O equipamento não é rentabilizado? Talvez não, mas uma coisa é certa, está lá.
Estou à pouco tempo nisto, mas não vejo mal nenhum naquilo. Aliás, já fui várias vezes a Lx para visitar o planetário e... estava sempre fechado!
Já estive por 2 vezes no Planetário Hayden de NYC e posso dizer-vos que das 2x aquilo nunca encheu e têm dos melhores equipamentos do mundo...!
Se calhar também os eminentes astrónomos amadores e profissionais acham mal...

Porque os maiorais portugueses não montam um observatório "ideal" no local ideal, para rentabilizarem o equipamento?
Têm o know-how que é o mais importante; uns fotografam, outros robotizam, outros caçam planetas, mas continuam cada um no seu canto. Porquê?
Se me oferecerem uma paramount + RCOS, devo declinar a oferta porque moro no centro de Leiria, sem observatório e sem capacidade para rentabilizar o equipamento oferecido? Nah!
Se me derem um Ferrari, podes crer que fico com ele... :lol:  apesar do meu nick ser xumaxer, não sou o Schumacher! Mas não me importava nada.

Falou-se mais de astronomia na inauguração de Constância do que nos exos descobertos pelo JG... ou nos cursos de AF do PRé na Malásia.

Em Portimão já existe um "Astrodromo" onde podes dormir, comer, observar... etc. como já foi referido:
http://www.eso.org/public/outreach/eduo ... bs010.html

Citação de: "Miguel Lopes"
E depois temos centenas de milhares de euros em observatórios públicos com um aproveitamento muito reduzido. Ok, vão lá os putos das escolas, mas porque não existe um protocolo com astrónomos amadors para rentabilização do espaço?
Sim, porquê? Boa pergunta!
E os profissionais?
Serão os "Máximos Ferreiras" que não querem? ou o problema é mais complexo que "P&B"?
Como sempre, isto é tudo muito nebuloso (apropriado  :lol: ).

Posso contar-vos uma coisa que sucedeu há uns anos no centro do país. Construção de um hospital distrital em que os 2 últimos pisos estavam ocupados da seguinte forma: um deles armazenava equipamento caríssimo que não era usado por falta de técnicos e o outro era usado como alojamento para os enfermeiros e médicos...
Na altura foi muito criticado, mas hoje, passados 20 anos, funciona na plenitude...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo observatório de constançia
« Responder #14 em: Abril 14, 2009, 07:32:57 pm »
Ola "xumi",tudo bem?É evidente que todo este proçesso tem o seu enquadramento e é sempre meritório fazer-se a divulgação junto das crianças que é o mais preçioso bem que nós temos.Também temos que ver que só o facto de termos um ninistério da ciençia http://www.mctes.pt/?id_categoria=75 é de louvar e sem duvida que distinge um pais pelo seu empenho na divulgação e ensino da ciençia e tecnologia nos seus mais variados ramos,-até aqui tudo bem.Depois há o que está mal não havendo um reconheçimento da astronomia e astronomos amadores que todos nós sabemos quem são e que mereçiam um bocadinho de reconheçimento pelo trabalho que fazem já que é o ano internaçional da astronomia.Claro que a gastronomia tem um lugar importante na soçiabilização do pessoal astrodependente,caro amigo xumaxer e acho bem que assim seja,-a tirada veio a proposito dum astroencontro de infeliz memoria que não quero aprofundar,porque aliás não quero ferir susçeptibilidades de pessoas que com certeza serão no futuro meus astroamigos.O meu proximo projecto será tirar a carta de condução e comprar uma carrinha para transportar os meus astrobrinquedos para um sitio escuro no alentejo ou atalaia.
Um abraço e céus limpos.
carlos pereira
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Novo observatório de constançia
« Responder #14 em: Abril 14, 2009, 07:32:57 pm »