Autor Tópico: Ebay  (Lida 2108 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Ebay
« em: Abril 09, 2009, 02:04:39 pm »
Ò pessoal , desculpem a pergunta, não sei se já foi feita,  :? mas tenho andado, de vez em quando, a ver telescópios no ebay, e há certas coisas que me confundem um pouco: por exemplo, como é possível que coloquem telescópios novos ou quase novos com preços que practicamente nem o mercado de usados apresenta? :s  E garantias?? Como é que se pode saber se não é logro, uma maneira de atrair compradores?? Eu nunca comprei no ebay, daí todas estas minhas dúvidas!! :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Ebay
« Responder #1 em: Abril 09, 2009, 02:28:30 pm »
Olá Emanuel,

Já fiz algumas compras no Ebay mas sempre de coisas pequenas e baratas. Sendo certo que até à data ainda não tive qq problema não arriscaria comprar algo como um telescópio no Ebay. Curiosamente o meu telescópio foi comprado num site de leilões online... mas foi um site nacional e pude testar o telescópio antes de efectivamente o comprar.... algo que através do Ebay se torna complicado fazer.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Re: Ebay
« Responder #1 em: Abril 09, 2009, 02:28:30 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Ebay
« Responder #2 em: Abril 09, 2009, 02:47:43 pm »
...E não compres nada cuja forma de pagamento não seja de confiança (i.e. Paypal). Presta atenção à localização do objecto, se vier de fora da comunidade Europeia é necessário pagar as taxas da alfândega. E às vezes, o preço dos portes é inflacionado um pouco, para tornar o artigo mais barato, penso.
Mesmo eu que costumo usar só Paypal em compras na net, já tive o meu cartão de crédito cancelado com emissão de um novo por "suspeita de fraude".. Portanto, isto de fazer compras na net, mesmo com cuidado, é um meio algo inseguro..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nogueiraf

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Ebay
« Responder #3 em: Abril 09, 2009, 04:02:13 pm »
Também podes sempre gerar um cartão de crédito temporário no MBNet é sempre mais seguro do que estares a usar o teu, ou no caso de não teres.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Ebay
« Responder #4 em: Abril 09, 2009, 04:21:49 pm »
Hummmm...costuma-se dizer que "a cavalo dado não se olha os dentes", mas estes preços tão baixos para mim são de desconfiar! :?  O melhor é mesmo não arriscar!! Se fôr coisas com valor baixo, tudo bem, porque no caso de perda, não será muito, mas para comprar um telescópio, o caso já é diferente porque apesar de ser um valor baixo para telescópios, sempre são valores consideráveis!! :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Ebay
« Responder #5 em: Abril 09, 2009, 04:46:50 pm »
Citação de: "Emanuel"
Hummmm...costuma-se dizer que "a cavalo dado não se olha os dentes", mas estes preços tão baixos para mim são de desconfiar! :?  O melhor é mesmo não arriscar!! Se fôr coisas com valor baixo, tudo bem, porque no caso de perda, não será muito, mas para comprar um telescópio, o caso já é diferente porque apesar de ser um valor baixo para telescópios, sempre são valores consideráveis!! :s

Já para não falar que o mais provável é não vir devidamente embalado para sobreviver imaculado a uma longa e atribulada viagem.  :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Ebay
« Responder #6 em: Abril 10, 2009, 12:03:46 am »
Olá. Tenho já efectuadas algumas compras no Ebay, a maioria delas relacionadas
com OTA's e acessórios. Até hoje não tive qualquer problema, no entanto perco
algum tempo a analisar o perfil dos vendedores, isto porque é mesmo necessário.
Não só perco tempo a analisar os perfis como também as várias oportunidades de
negócio. No entanto o risco existe, a conta de um utilizador conceituado pode ser
alvo de roubo de identidade e pode ser possível efectuar negócios em nome de outrem.
 
Por vezes apareçem preços algo difíceis de acreditar e nesses casos o meu é conselho é mesmo
NÃO ACREDITAR. Aparecem no entanto por vezes alguns items a preços razoáveis mas nestes casos
ainda se deve considerar o custo dos portes, taxas alfandegárias e IVA (quando é este o caso).
Penso que é uma questão de bom senso.

Em relação ao pagamento: MBNET + PAYPAL. É mesmo o mais seguro, existe sempre a hipótese de
reclamar e reaver o dinheiro. Até um certo limite claro.

Durante alguns anos fui estabelecendo relações de confiança com alguns vendedores mas de vez
em quando acrescento alguns á lista.

Desculpem a resposta extensa mas é necessários focar estes pontos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Ebay
« Responder #7 em: Abril 10, 2009, 12:47:32 am »
Ora essa Nuno, quanto mais informação, melhor! E especialmente vinda de quem tem experiência nestas andanças, tanto melhor!! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Ebay
« Responder #7 em: Abril 10, 2009, 12:47:32 am »