Autor Tópico: Ajuda na compra de um equipamento  (Lida 9062 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline haziel

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Ajuda na compra de um equipamento
« em: Agosto 03, 2009, 02:43:14 pm »
Boas

Quero comprar um equipamento para ver os planetas mais proximos e a lua. Queria alguma coisa barata  achei esse telescopio:

Telescópio refractor Ø50mm(2") F.700mm f/14
Tripé em metal, mira de 5x24, espelho de 90º de diagonal, 2 oculares 24.5mm (0.9") de F16mm e H12.5mm, ocular de zoom terrestre, software "Sky Explorer" e instruções.

O que aconcelham esse telescopio ou um binoculo 10x50?

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Ajuda na compra de um equipamento
« Responder #1 em: Agosto 03, 2009, 04:22:43 pm »
Olá Haziel, bem vindo ao fórum!!Não compres esse telescópio, faz-me lembrar o 1º que eu tive, um "Tasco", que tinha características muito parecidas a essas!!Se é para começar, uns bons binóculos são o ideal, porque além de te proporcionar visão binocular, também te servem para observação terrestre, além de que , mesmo que compres mais tarde um bom telescópio, os binóculos serão sempre ùteis para procurar objectos estelares( eu tenho os 1º binóculos que comprei à uns 11 anos e continuo a utilizá-los). :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Ajuda na compra de um equipamento
« Responder #1 em: Agosto 03, 2009, 04:22:43 pm »

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Ajuda na compra de um equipamento
« Responder #2 em: Agosto 03, 2009, 04:42:55 pm »
Olá Haziel, se a escolha fosse apenas entre o telescópio de 50 mm ou um binóculo de 10x50 eu pessoalmente escolheria o binóculo. Pelo mesmo preço consegues uma óptica superior nos binoculos embora tenhas uma menor ampliação (mas com um maior campo de visão -- 5 a 6 graus para uns 10x50). Nota que podes sempre comprar um telescópio mas tarde...

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline haziel

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Ajuda na compra de um equipamento
« Responder #3 em: Agosto 03, 2009, 04:55:16 pm »
Muito Obrigado pela ajuda

So mais uma duvida, com os binoculos posso ver os planetas, marte, venus, saturno e jupter? Alguem pode por uma foto com mais ou menos a visibilidade q irei ter?
Ah, posso comprar binoculos de qualquer marca desde que sejam 10x50?

Esses binoculos será que servem?

http://uk.shopping.com/xPF-DoeRR-Da-rr- ... GA-schwarz

http://www.codi-tek.com/Binoculos-Dorr/ ... 48296.html

http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.as ... elescopios

E um 30x60 não era melhor?
Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline alexl

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 141
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Ajuda na compra de um equipamento
« Responder #4 em: Agosto 04, 2009, 12:45:47 am »
Citar
So mais uma duvida, com os binoculos posso ver os planetas, marte, venus, saturno e jupter?
Pela minha experiência, posso dizer que já observei a lua, Júpiter e uns poucos objectos do céu profundo.
Experimentei ainda à pouco Júpiter e consigo ver um disco muito pequeno mais duas estrelinhas pequenas  no lado esquerdo (dois satélites) e do lado direito uma estrela (45-Cap que vai ser eclipsada pelo planeta!). Os outros planetas não sei, mas Neptuno aparece como uma estrela (um ponto).

Citar
Alguem pode por uma foto com mais ou menos a visibilidade q irei ter?
Tentei tirar umas fotos mas não ficou bem...
O melhor é experimentar o software Stellarium que dá uma representação realística do céu nocturno. Em adição instala também o plugin para simular oculares. Assim, consegues ter uma percepção do que irias ver com o binóculo o telescópio.

Citar
Ah, posso comprar binoculos de qualquer marca desde que sejam 10x50?
Esses binoculos será que servem?
Antes de comprar os meus, fiz uma pesquisa na net e ao que parece os 10x50 são os mais populares e recomendados para a astronomia. Nota que os 12x50 são pesados pelo que poderás não conseguir manter uma imagem estável (sem tremer) sem um tripé e adaptador. Se poderes experimentar numa loja melhor.

A observação através de qualquer binóculo é sempre melhor do que a olho nu mas há sempre alguns cuidados a ter para evitar binóculos "maus". Dá uma leitura nesta tópico: Como escolher e utilizar binóculos em Astronomia.

Espero que tenha ajudado mais um pouco,

Alex.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline haziel

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Ajuda na compra de um equipamento
« Responder #5 em: Agosto 04, 2009, 01:15:54 am »
Muito obrigado alex, ajudou-me muito, vou comprar isso amanhã e ja posto por ca minhas primeiras impressões.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Ajuda na compra de um equipamento
« Responder #5 em: Agosto 04, 2009, 01:15:54 am »