Autor Tópico: Novo user/equipamento  (Lida 7232 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Anonymous

  • Visitante
Novo user/equipamento
« em: Julho 13, 2006, 01:23:15 pm »
Boa tarde
Sou novo aqui no forum e por isso mesmo estou-me a apresentar.
Nunca tive um telescopio, mas sempre adorei o espaco, e todas as maravilhas que este esconde.
A minha pergunta é a seguinte, que equipamento axam mais indicado, para alguem que como eu nao tem experiencia nenhuma neste campo, mas que gostaria de ver mais do que apenas a lua.
Obrigado.
P.S. O dinheiro tb nao é assim tanto como isso.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 13, 2006, 01:59:39 pm »
Bem vindo a esta comunidade :wink:
Comprar um 1º telescópio tem mt q se lhe diga...
Antes de mais convém saber se consegues identificar mt bem as constelações e as principais estrelas, se não tens nenhuma dificuldade em perscrutar o céu e saber distinguir um planeta de uma estrela a olho nu, etc.
Um bom livro de iniciação à astronomia com guias de observação tb ajuda mt. Depois, o 1º equipamento q se devia adquirir era uns binóculos (uns 7x50 ou 10x50) p conseguires ver estrelas de maior magnitude aparente, q são impossiveis a olho nu, pequenos enxames, ver alguns planetas já com um disco bem definido e inclusivé algumas das suas luas. Além de já conseguires ver mts mais objectos do q vias a olho nu, os binos têm a vantagem de serem mais acessíveis e portáteis.

Depois disso, tendo em conta q o teu orçamento não deve ser mt alto, podes tentar um reflector de 6" com montagem dobsoniana. São os melhores p quem inicia por serem acessíveis, de fácil manuseio e por terem uma abertura bastante generosa p se começar. Convém no entanto saber sempre as respostas a questões como:

 - Com q frequência vou usar?
 - Qual a minha disponibilidade em termos de tempo?
 - Onde vou usar?
 - Será q tenho q me deslocar de carro p o local das observações?
 - Será q a poluição luminosa na minha zona não me permite boas performances em deep-sky?
 - Qual é o objectivo das minhas observações? Ver os planetas, ver galáxias e outros objectos ténues?

Enfim, há q pensar mt bem pq corres sempre o risco de fazeres um investimento de um equipamento q em pouco tempo pode tornar-se obsoleto. Não te fies em engodos conhecidos com marcas como Seben, Senda Orion, Tasco e até mm Konus. São tudo produtos estritamente comerciais q prometem aumentos ridiculos p cativar os clientes menos experimentados...
Aposta em marcas tipo Orion, Meade, Celestron, Vixen, etc.

Qq coisa estamos aqui p ajudar :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 13, 2006, 01:59:39 pm »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 13, 2006, 02:00:02 pm »
Olá bem vindo!

olha eu nestas coisas sou pragmático... :) Tudo vai depender do que queres ver e quanto queres gastar...

Existem pessoas que ficam satisfeitas com um telescópio para planetas e lua mas outras querem algo mais e sempre mais... (serei eu?   :P )

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 13, 2006, 02:05:55 pm »
Boas!
Antes demais benvindo ao forum...
Se bem percebi, queres um telescópio q te permita ver o universo de uma forma fácil sem gastar mt $$$ né?
Ora, para principiante aconcelhava-te o telescópio  SkyQuest XT6 IntelliScope, este telescópio tem 6 polegadas de espelho o q ja da pra ver orion, andromeda e muito mais...uma mais valia deste scope é ter o intelliscope q funciona mais ou menos como o goto (apontamento automático) em q ñ se precisa d andar a procurar os objectos, também e um scope portátil, podendo ser levado para férias qnd quiser....:arrow: http://gem51.com/verproduto.php?id=1906&fam1=1
Passando para os refractores, a orion tem um scope com uma excelente relação preço/qualidade, possui 100mm de diamtro no espelho, e a montagem é equatorial... :arrow: http://gem51.com/verproduto.php?id=1448&fam1=1
Depois no catadióptricos temos o  StarMax 102mm EQ Compact Mak, tem uma excelente qualidade óptica e é muito compacto para transportar, tb vem com uma montagem equatorial  :arrow: http://gem51.com/verproduto.php?id=785&fam1=1

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 13, 2006, 02:29:17 pm »
Bemvindo pipiland

Se não te importares, faz uma pequena apresentação aqui

 :arrow: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=10

Obrigado  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 13, 2006, 03:18:21 pm »
Eu neste aspecto, costumo ser mais radical!

Já conheces o céu? É que se não conheces o céu, comprar um telescópio já _poderá_ ser o teu maior erro dentro deste hobbie.

Se estás a começar, onde deves gastar o teu dinheiro é:

- Livro Roteiro do Céu (Guilherme de Almeida)
- Binóculos 7x50 ou 10x50
- Juntar a um grupo de observacao

Há muitos que saltam este precioso passo de iniciação... alguns são bem sucedidos, outros não. Saltar este passo pode levar ao desapontamento da dificuldade em utilizar e encontrar objectos tão simples como os próprios planetas.

Sei também que a ansia de comprar um potente telescópio é por vezes mais forte que nós, mas neste hobbie, há umas caracteristicas que todos temos de ter, muita paciencia e precistência.

Se realmente quiseres saltar este passo inicial, recomendo-te a começar com um telescópio do tipo dobsoniano de 6" ou 8". Estes telescópios são muito faceis de utilizar (tipo apontar e espreitar).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 13, 2006, 05:16:04 pm »
Antes demais quero agradecer a vossa ajuda, em relacao a reconhecer o ceu, sou sincereo e digo que ainda ando a estudar o mesmo, mas ja me iniciei o que ja nao é mau.
Qt aos tais passos iniciais, axo que sao uma boa ajuda, gostaria ja agora de vos perguntar dentro dos binoculos quais axariam melhores, pois pelo que vi mesmo dentro do padrao que me indicaram os precos variam muito.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 13, 2006, 09:52:16 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Eu neste aspecto, costumo ser mais radical!

Já conheces o céu? É que se não conheces o céu, comprar um telescópio já _poderá_ ser o teu maior erro dentro deste hobbie.

Se estás a começar, onde deves gastar o teu dinheiro é:

- Livro Roteiro do Céu (Guilherme de Almeida)
- Binóculos 7x50 ou 10x50
- Juntar a um grupo de observacao

Há muitos que saltam este precioso passo de iniciação... alguns são bem sucedidos, outros não. Saltar este passo pode levar ao desapontamento da dificuldade em utilizar e encontrar objectos tão simples como os próprios planetas.

Sei também que a ansia de comprar um potente telescópio é por vezes mais forte que nós, mas neste hobbie, há umas caracteristicas que todos temos de ter, muita paciencia e precistência.

Se realmente quiseres saltar este passo inicial, recomendo-te a começar com um telescópio do tipo dobsoniano de 6" ou 8". Estes telescópios são muito faceis de utilizar (tipo apontar e espreitar).


Subscrevo inteiramente, menos a parte do Dobsoniano.
Sou adepto da escola clássica que referencia para principiantes: 1) Olho nú, com as referências que o JC aponta...2) binóculos com as referências que o JC aponta...e depois de muita observação ao frio, muitas tentativas de falhadas de focar objectos, muitos mapas do céu artesanais feitos em papel milimétrico de várias zonas do céu, e coisas do estilo...então compra-se a sugestão do JC a nível de telescópios (embora seja um fanático e futuro comprador de um catadióptrico).
Muitas vezes, quando sugiro estas coisas, das quais até já pus um artigo no blog, chamam-me cota, retrógrado e coisas assim...mas as coisas são mesmo assim...experimentem conduzir um Ferrari apenas pelos parâmetros do catálogo...
A teoria é muito importante na Astronomia...mas o frio nos ossos, a falta da chave de fendas, observares a olho nú ou binóculos, apenas com uma carta celeste (e já num nível melhor, nem com isso)...estamos a falar de uma escola muito, muito boa...acredita...
Mas isto é apenas a minha opinião meramente pessoal :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 14, 2006, 09:21:22 am »
Citação de: "meteoropt"
A teoria é muito importante na Astronomia...mas o frio nos ossos, a falta da chave de fendas, observares a olho nú ou binóculos, apenas com uma carta celeste (e já num nível melhor, nem com isso)...estamos a falar de uma escola muito, muito boa...acredita...
Mas isto é apenas a minha opinião meramente pessoal :)

Epá, eu até concordo.. Mas ssssssshiu!!...  Isso não é para dizer!.. :D

Acho que se um gajo sobrevive ao frio, às frustrações, aos pesadelos de faltar material e de se esquecer de coisas, e todos os contratempos técnicos, psicológicos e de conhecimento envolvidos, então vai conseguir progredir na astronomia mais facilmente..

Eu já fui todo lampeiro, para o meio do mato com colegas de observação, a pensar que ia tirar umas "g'andas fotos", e quando acabei de alinhar a minha montagem verifiquei que a luzinha do comando estava a piscar porque as pilhas estavam em baixo! Como eram precisos 6Volt, e toda a gente ali à volta só tinha baterias de 12V, a boa vontade daquela gente toda não me conseguiu ajudar. E lá fiquei eu a ter que observar, conversar com eles, ir bisbilhutar nos telescópios deles, etc..  E Pronto lá fui aprendendo outras coisas que não sabia também..

Mas além de tudo isso que aprendi nessa noite, pelo convívio, foi também quando cheguei a casa, e a montagem já trabalhava!!!
Aqui o Tó-Tó do eu, não sabia que o "piscar" não quer dizer "pilha vazia"! Quer dizer "pilha fraca".. Ou seja, podia ter tirada fotos na boa. E essas pilhas ainda me deram para mais uma meia-dúzia de noites.

Portanto realmente um gajo aprende muuuuito com os contratempos e com as dificuldades, das mais variadas formas - e além disso isso são coisas boas para "enrijecer" o pessoal - mas eu pessoalmente não tenho coragem para sugerir a alguém que faça isso de forma planeada! :)

Agora há coisas que são certas! saber ler um mapa aprende-se no papel muito melhor (e "mais bem" aprendido) do que num computador ou sistema GoTo. E há muito mais que se lhe diga em alguns dos "métodos antigos", aprefeiçoados durante décadas, comparado com os novos, que parecem melhores e mais faceis, mas que poucos aprefeiçoamentos têm.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #9 em: Julho 14, 2006, 12:00:16 pm »
E binoculos quais os que axam mais indicados.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
binóculos
« Responder #10 em: Julho 14, 2006, 12:11:03 pm »
Citação de: "pipiland"
E binoculos quais os que axam mais indicados.


Erm...correndo o risco de parecer muito drástico nestas coisas (o que não corresponde à verdade porque até sou bom rapaz) :), depende da tua experiência nestas coisas da Astronomia...até podem não ser nenhuns, e uma carta celeste e um bom livro de iniciação serem as compras mais indicadas...caso contrário, as minhas preferências em Astronomia vão ou para os 8x50 ou os 10x50 (depende da abertura que queiras, ampliação, etc)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Julho 14, 2006, 12:54:15 pm »
Bem, como tenho uns e estou plenamente satisfeito pela relação qualidade/preço, recomendo-te estes :arrow: 10x50
Mas qq uns entre os 7x50 e os 10x50 (sem ter lentes rubi) servem perfeitamente :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Julho 14, 2006, 03:36:55 pm »
Os Worldview 10x50 são uma óptima escolha. O preço não é elevado, a sua qualidade de construção é muito boa e penso que será um bom ponto de partida para iniciar-se na astronomia  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Mário Macedo

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 14, 2006, 10:48:19 pm »
Compra uns 7 50 se a poluição luminosa não é problema na zona onde vives. Caso contrário uns 10 50.
Ao comprar uns binóculos há 2 factores essenciais:
1. a qualidade dos prismas . Escolhe SEMPRE bak-4;
2. o  tratamento das ópticas  SEMPRE   FULLY MULTI-COATED.
Ou seja não compres nada que indique : bak- 7, MC ( multi-coated ), C ( coated ).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Mário Macedo »

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #14 em: Julho 14, 2006, 11:24:52 pm »
Mto obrigado pelas vossas dicas chegando o fim do mes ja vou fazer alguns estragos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

(sem assunto)
« Responder #14 em: Julho 14, 2006, 11:24:52 pm »