Autor Tópico: Novo user/equipamento  (Lida 7231 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dirtyfly

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
1º Telescópio
« Responder #15 em: Julho 28, 2006, 07:29:20 pm »
Boas,

bem eu discordo em geral com o que se diz dentro do meio a ideia de primeiro começar com binoculos está a meu ver ultrapassada.  :shock:
Como 1º Telescópio eu aconselharia um Dob de 8 polegadas ou maior, um livro de astronomia porreiro para iniciados e um livro compeltamente  indispensavel o karkoshka (posso ter escrito mal)  , depois procura um grupo de observação, este a meu ver é o principal passo, um bom grupo de observadores faz a diferença , se fores de lisboa ou arredores (ou se não és e tiveres pachorra para viajar) visita 'JÁ'  :arrow:  :arrow:  :arrow: http://www.atalaia.org .

claro que se tiveres pouco $$$ sempre podes usar a secção de usados da galatica.

Abraço

Jorge
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dirtyfly »

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Julho 29, 2006, 10:39:04 am »
Bemvindo dirtyfly

Se não te importares, faz uma pequena apresentação aqui

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=10

Obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

(sem assunto)
« Responder #16 em: Julho 29, 2006, 10:39:04 am »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1º Telescópio
« Responder #17 em: Julho 29, 2006, 12:37:06 pm »
Citação de: "dirtyfly"
Boas,

bem eu discordo em geral com o que se diz dentro do meio a ideia de primeiro começar com binoculos está a meu ver ultrapassada.  :shock:
Como 1º Telescópio eu aconselharia um Dob de 8 polegadas ou maior, um livro de astronomia porreiro para iniciados e um livro compeltamente  indispensavel o karkoshka (posso ter escrito mal)  , depois procura um grupo de observação, este a meu ver é o principal passo, um bom grupo de observadores faz a diferença


Boas,

dirtyfly, vai desculpar-me, mas não concordo contigo. Um telescópio é praticamente um instrumento inutil não mãos de uma pessoa que não conheça alguma coisa do céu. Começar com um telescópio, ainda por cima de 8" ou mais, vai ainda piorar. Um principainte já tem dificuldades em encontrar e apontar uns binóculos para planetas, quanto mais um telescópio.

Não, não e não. Não concordo. O processo correcto é começar com um bom livro para conhecer na generalidade o céu, de seguida explorações com binóculos. A seguir sim, o telescópio.

Comprar um telescópio de inicio vai fazer com que o principiante simplesmente tenha mesmo _muitas_ dificuldades em encontrar os objectos.

Há a ideia generalizada que é necessário dispor, à partida, de um super-telescópio para se poder fazer observações astronómicas. Nada mais errado. Este é um falso pressuposto que leva muitas pessoas a desistirem logo à partida de uma actividade tão espectacular e tão fascinante.

Nada de binóculos ou telescópios nas primeiras sessões porque eles representam um salto muito alto relativamente às observações a olho nu. De adianta ter os equipamentos para observação se não sabe para onde apontar? Seria uma perda de tempo sem conhecer minimamente o céu.

Este primeiro passo permitirá que, ao usar posteriormente um binóculo ou telescópio, possa encontrar as melhores maravilhas do espaço sem grande esforço. Por outro lado, também pode saltar o primeiro passo e comprar de imediato um telescópio, mas de seguida verá que de nada lhe servirá, pois raramente encontrará os objectos que deseja ver. Saltar este primeiro passo, normalmente é muito arriscado, pois levá-lo-á à desilusão, frustração e incompreensão deste maravilhoso passatempo.

Se seguir os primeiros passos correctamente é importantíssimo e não está nada ultrapassado. Existe é hoje no pessoal mais jovem uma grande ansia de ter logo um telescópio (e especialmente se for maior do que o do amigo melhor).

Para explorar o céu ninguém precisa de comprar logo um telescópio. Basta começar já na próxima noite de céu limpo e milhares de fenómenos estão disponíveis para serem vistos a olho nu ou com binóculos. Para começar em astronomia, os olhos e uns mapas simples, é tudo o que é preciso.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline dirtyfly

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 1º Telescópio
« Responder #18 em: Julho 29, 2006, 01:01:01 pm »
Bem não vou entrar em debates, a minha opinião foi baseada na minha experiencia pessoal, e na experiencia que tenho visto de outros amigos. Se calhar somos 'especiais' quem sabe.

Aproveito tambem para indicar a boa ideia que é um quickfinder ou um qualquer buscador unitario.


Jorge

Citação de: "jaclerigo"
Citação de: "dirtyfly"
Boas,

bem eu discordo em geral com o que se diz dentro do meio a ideia de primeiro começar com binoculos está a meu ver ultrapassada.  :shock:
Como 1º Telescópio eu aconselharia um Dob de 8 polegadas ou maior, um livro de astronomia porreiro para iniciados e um livro compeltamente  indispensavel o karkoshka (posso ter escrito mal)  , depois procura um grupo de observação, este a meu ver é o principal passo, um bom grupo de observadores faz a diferença

Boas,

dirtyfly, vai desculpar-me, mas não concordo contigo. Um telescópio é praticamente um instrumento inutil não mãos de uma pessoa que não conheça alguma coisa do céu. Começar com um telescópio, ainda por cima de 8" ou mais, vai ainda piorar. Um principainte já tem dificuldades em encontrar e apontar uns binóculos para planetas, quanto mais um telescópio.

Não, não e não. Não concordo. O processo correcto é começar com um bom livro para conhecer na generalidade o céu, de seguida explorações com binóculos. A seguir sim, o telescópio.

Comprar um telescópio de inicio vai fazer com que o principiante simplesmente tenha mesmo _muitas_ dificuldades em encontrar os objectos.

Há a ideia generalizada que é necessário dispor, à partida, de um super-telescópio para se poder fazer observações astronómicas. Nada mais errado. Este é um falso pressuposto que leva muitas pessoas a desistirem logo à partida de uma actividade tão espectacular e tão fascinante.

Nada de binóculos ou telescópios nas primeiras sessões porque eles representam um salto muito alto relativamente às observações a olho nu. De adianta ter os equipamentos para observação se não sabe para onde apontar? Seria uma perda de tempo sem conhecer minimamente o céu.

Este primeiro passo permitirá que, ao usar posteriormente um binóculo ou telescópio, possa encontrar as melhores maravilhas do espaço sem grande esforço. Por outro lado, também pode saltar o primeiro passo e comprar de imediato um telescópio, mas de seguida verá que de nada lhe servirá, pois raramente encontrará os objectos que deseja ver. Saltar este primeiro passo, normalmente é muito arriscado, pois levá-lo-á à desilusão, frustração e incompreensão deste maravilhoso passatempo.

Se seguir os primeiros passos correctamente é importantíssimo e não está nada ultrapassado. Existe é hoje no pessoal mais jovem uma grande ansia de ter logo um telescópio (e especialmente se for maior do que o do amigo melhor).

Para explorar o céu ninguém precisa de comprar logo um telescópio. Basta começar já na próxima noite de céu limpo e milhares de fenómenos estão disponíveis para serem vistos a olho nu ou com binóculos. Para começar em astronomia, os olhos e uns mapas simples, é tudo o que é preciso.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dirtyfly »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1º Telescópio
« Responder #19 em: Julho 29, 2006, 08:48:08 pm »
Citação de: "dirtyfly"
Bem não vou entrar em debates, a minha opinião foi baseada na minha experiencia pessoal, e na experiencia que tenho visto de outros amigos. Se calhar somos 'especiais' quem sabe.

Aproveito tambem para indicar a boa ideia que é um quickfinder ou um qualquer buscador unitario.


Jorge



Boas,

acredito que assim seja, mas a minha experiencia pessoal (não a própria, mas a de mais de 15 anos nesta comunidade e na actividade da venda de equipamentos) diz-me exactamente como devo proceder quando oriento um amigo ou um cliente.

A v/ questão nada tem a ver com o serem especiais, é como disses-te inicialmente, tiveram sempre um acompanhamento com um grupo o que permitiu com facilidade darem o salto para o telescópio. Mas, voces têm esse grupo, único no pais. O resto do pessoal não se pode dar a esse "luxo" pelas mais diversas razões e para observar limita-se às observações solitárias (ou quase) e a auto-aprendizagem leva mais tempo ... (para alguns é até mais inspirador e gera maior auto-confiança).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline canis lupus

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Agosto 01, 2006, 07:20:15 pm »
:roll:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por canis lupus »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Agosto 01, 2006, 08:31:13 pm »
Citação de: "canis lupus"
:roll:

Pois... já sei! Estás a pensar em comprar... 8)
Aproveita e faz uma breve apresentação neste tópico:

:arrow: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=10
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Agosto 02, 2006, 12:16:23 pm »
Citação de: "PauloSantos"
Citação de: "canis lupus"
:roll:
Pois... já sei! Estás a pensar em comprar... 8)
Aproveita e faz uma breve apresentação neste tópico:

:arrow: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=10


Não diria melhor PauloSantos  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline dirtyfly

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 1º Telescópio
« Responder #23 em: Agosto 24, 2006, 11:29:59 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Citação de: "dirtyfly"
Bem não vou entrar em debates, a minha opinião foi baseada na minha experiencia pessoal, e na experiencia que tenho visto de outros amigos. Se calhar somos 'especiais' quem sabe.

Aproveito tambem para indicar a boa ideia que é um quickfinder ou um qualquer buscador unitario.


Jorge


Boas,

acredito que assim seja, mas a minha experiencia pessoal (não a própria, mas a de mais de 15 anos nesta comunidade e na actividade da venda de equipamentos) diz-me exactamente como devo proceder quando oriento um amigo ou um cliente.

A v/ questão nada tem a ver com o serem especiais, é como disses-te inicialmente, tiveram sempre um acompanhamento com um grupo o que permitiu com facilidade darem o salto para o telescópio. Mas, voces têm esse grupo, único no pais. O resto do pessoal não se pode dar a esse "luxo" pelas mais diversas razões e para observar limita-se às observações solitárias (ou quase) e a auto-aprendizagem leva mais tempo ... (para alguns é até mais inspirador e gera maior auto-confiança).


OK és capaz de ter razão !!

Abraço

Jorge
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dirtyfly »

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #24 em: Agosto 28, 2006, 05:30:59 pm »
Desculpem-me voltar a este assunto. Não é minha intenção alimentar discussões, mas gostaria de saber pq é que o Jorge acha que começar pelos binóculos está ultrapassado!

Eu considero-me pouco mais que iniciante, pois só comecei a olhar para o céu com alguma atenção em Março deste ano. Desde então segui os passos tradicionais, e a minha 1ª compra foram os binóculos, juntamente com alguns livros de astronomia.

Realmente, e tal como eu lia um pouco por todo o lado, nunca deixei os binóculos até hoje e considero-os indispensáveis em qq noite límpida, mesmo tendo o meu pequeno Newtoniano de 130/900 mm à mão.

Não percebo como é que um iniciante pode dispensar os binóculos, por isso gostaria que o Jorge me explicasse como passa sem eles...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Rui Padrão »

Offline dirtyfly

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #25 em: Agosto 28, 2006, 05:35:46 pm »
Citação de: "Rui Padrão"
...
Não percebo como é que um iniciante pode dispensar os binóculos, por isso gostaria que o Jorge me explicasse como passa sem eles...


De modo simples, não os usando :).

Como o clerigo já disse, é bem verdade que um bom grupo faz a diferença, um buscador tipo quickfinder também, e melhor é alguem ao pé de nós que está a fazer uma 'ronda' e a explicar-nos como e porquê.

Jorge
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dirtyfly »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #26 em: Agosto 28, 2006, 06:08:06 pm »
Pois, mas vamos lá ver.. Uns binóculos só por si não ensinam nada, é verdade..  É preciso haver ainda curiosidade, interesse, sacrifício do próprio.. Espreitar, procurar, e encontrar, não é só feito com binóculos no céu, é também recorrendo a livros e à net, etc..
Mas uns binóculos são uma boa ferramenta! Claro que se em vez de um binóculo uma pessoa tiver dois telescópios colados lado-a-lado, também serve! Um telescópio é só meio binóculo pelo preço de mil, que em geral permite uma amplificação maior. Ora a vantagem do binóculo é que tem um campo maior, essencial para se "ver" no céu uma visão mais global e aprender a orientar-nos.

Confesso que não comecei com um binóculo, comecei logo com um Tasco de 60mm, que ficou parado durante uns 10 anos, e só depois retormei o gosto com umas experiências de fotografia.
Se calhar com uns binóculos, quem sabe, eu não tinha parado na astronomia, ou talvez tivesse seguido um curso superior ligado a isso.. Mas o que é certo é que nunca me dei bem com binóculos, por causa da minha visão, que além de não ser grande coisa, não faz fusão ocular (ver com os 2 olhos e ver a 3D).. Em termos pragmáticos, um binóculo, para mim, é um desperdício de óptica, porque só consigo ver com um olho ao mesmo tempo.. mas pronto..

Muito do que sei agora para mexer num telescópio foi investigado e dissecado antes sequer de ter comprado..  Aprendi e imaginei como se mexia numa montagem equatorial, antes de a comprar. Para mim isto teve piada, porque gosto de imaginar coisas mecânicas.. Para outras pessoas, isto pode ser mais difícil de fazer.. Mas a isto, também há quem dê o nome de "estudar a lição antes de a pôr em prática"! Pronto, algumas das coisas que eu imaginei antes da montagem eram diferentes na realidade, mas já ia preparado para pensar nelas.. É preciso é começar de vagar, e firmemente, para não darmos um pulo grande demais, e não imaginarmos que vamos ser felizes com um Hubble no quintal, quando na realidade não vamos saber nem ter paciência para mexer naquilo..

Um binóculo não é essencial! Mas há muito boas razões para as pessoas o usarem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
(sem assunto)
« Responder #27 em: Setembro 21, 2006, 06:19:02 am »
Sempre indico um refrator de 60mm com tripê. Binóculos causam dor de pescoço e refletores de 8 " são grandes e pesados demais além de exigirem céu muuuuuuuuuuuuito limpo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por AJC »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

(sem assunto)
« Responder #27 em: Setembro 21, 2006, 06:19:02 am »