Autor Tópico: Drift  (Lida 6693 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Drift
« em: Maio 13, 2009, 09:48:00 am »
Boas,

Se bem entendi, o metodo das derivas, faz-se com uma estrela preferencialmente a Este , e no meridiano (Sul neste caso), correcto ?

Sendo que só tenho vista de +/- Norte a Este (quase SE), como posso alinhar a montagem ? Sendo assim, não é possivel usar este método, pois não?

É que verifiquei que usar o boscador polar, não consigo um alinhamento tão rigoroso como pretendia.

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #1 em: Maio 13, 2009, 11:47:16 am »
Hás de experimentar um programa chamado WCS. Em 10-15min consigo um alinhamento polar excelente.
Precisas de uma webcam e de um computador, pelo que se for só para usar com SLR, esquece...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Drift
« Responder #1 em: Maio 13, 2009, 11:47:16 am »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #2 em: Maio 13, 2009, 12:12:42 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
pelo que se for só para usar com SLR, esquece...

Que queres dizer com isto?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #3 em: Maio 13, 2009, 12:28:59 pm »
Obrigado Miguel

Citação de: "nunoagameiro"
Hás de experimentar um programa chamado WCS

Eu já exprimentei este programa. Mas o método não exactamente o mesmo?  Tenho de usar na mesma uma estrela a sul, ou não?

Quanto à WebCam, não é problema, tenho a SPC900NC.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #4 em: Maio 13, 2009, 01:07:21 pm »
Citação de: "rogercrespo"
Citação de: "Miguel Lopes"
pelo que se for só para usar com SLR, esquece...
Que queres dizer com isto?
Penso que ele quer dizer que o programa não consegue sacar as imagens a partir da DSLR para seguir a estrela.. Só deve funcionar para webcam, imagino..

Mas o método das derivas só precisa de uma estrela perto do meridiano local, e outra o razoavelmente perto do horizonte que tenha uma declinação não muito elevada em valor absoluto. Não precisa de ser para Este, pode ser para Oeste. Funciona tanto melhor quanto melhor for o alinhamento original.

A minha sugestão para conseguir um alinhamento inicial decente é ir para um sítio perto do local de observação onde se veja a polar, nivelar a base da montagem, e apontar a montagem sem nada em cima para a estrela a olho. A seguir, ir com a montagem para o sítio onde vai ser feita a observação e com a base nivelada já sabemos que estamos perto da polar em altitude. A seguir olhar para uma estrela bem perto do zénite. Olhar a uma carta do céu, e procurar uma estrela perto da horizontal que esteja à mesma declinação que a que nós vimos. Sem mexer o telescópio em declinação, apontar o telescópio mais ou menos para lá. Por fim corrigir a posição do telescópio usando os ajustes de azimute da montagem. À falta de uma bússola, esta deve ser a melhor forma que conheço de alinhar a montagem a menos de 1 ou 2 graus da polar, sem a ver. A partir daqui já se pode usar o método das derivas..
A melhor forma de aplicar o método das derivas é corrigir numa direcção, e se a coisa piorar, mexer na outra direcção. se se olha para uma estrela no meridiano (para cima) então ajusta-se em azimute (para os lados) e se se olhar para uma estrela perto do horizonte Este ou Oeste (para os lados), mexe-se a montagem em altura (para cima/baixo). Quanto se deve mexer em função da velocidade a que a estrela se mexe no retículo, varia com a nossa experiência, e com a distância focal.

Dá uma vista de olhos neste post mais antigo..  Eu passei por uma situação semelhante num observatório de Janela.. Mas ando à espera de oportunidade para testar um outro método baseado na identificação de coordenadas numa fotografia (será uma versão simplificada do que o PoleAlignMax faz)...
De qualquer maneira, uma vez tido a montagem alinhada, é  marcar no chão a posição do tripé, para que da próxima vez se perca menos tempo. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #5 em: Maio 18, 2009, 11:32:18 am »
Bem...obrigado Fil. Devia haver uma zona aqui no forum só para "métodos do desenrrasca"  8)

Estive a ler o link no qual tentas por em estação a montagem a partir de uma localização sem acesso à polar. UMA CADEIRA DE VERGA???? Ainda eu pensava que era louco em querer pôr a minha em cima de uma caixa de madeira (sem ofender, claro). :geek:

Mas o meu problema não é não ver a polar. Aliás, consigo ve-la e muito bem. Se eu me puser em frente da varanda, ela estará aí pelas 10H (se imaginarmos um relógio).

O meu problema é não ter vista para SUL, logo não ter acesso a uma estrela no meridiano local.

MAs entretanto descobri, que quanto mais me afasto do polo (sentido N-E), mais arrastamento na fotografia (20'' a 30 '' de exposição) se nota. Mesmo com o buscador polar perfeitamente alinhado. Isto quer dizer que se eu agarrar no WCS, e alinhar a montagem o mais a sul possível (que é como quem diz SE), qualquer disparo que fizer para traz ( sentido SE-N) vai melhorar significativamente? Ou o alinhamento tem MESMO de ser feito no meridiano?

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #6 em: Maio 18, 2009, 03:19:58 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
CADEIRA DE VERGA????
Só a parte do acento é de verga :) o resto da moldura da cadeira é de madeira, sim.. A chatice é que a base estava bastante apoiado na verga, que era flexível..

Citação de: "nunoagameiro"
Mas o meu problema não é não ver a polar. Aliás, consigo ve-la e muito bem. Se eu me puser em frente da varanda, ela estará aí pelas 10H (se imaginarmos um relógio).
? Onde são as 10 horas? onde fica o meio dia?.. :P

Citação de: "nunoagameiro"
O meu problema é não ter vista para SUL, logo não ter acesso a uma estrela no meridiano local.
O meridiano vai do Norte ao Sul, passando pelo zénite.. Tudo isso é meridiano local. A estrela estar no equador celeste só tem a ver com o tempo que ela demora a "fugir"! podes usar outra estrela qq...

Citação de: "nunoagameiro"
MAs entretanto descobri, que quanto mais me afasto do polo (sentido N-E), mais arrastamento (...) se nota.
Se esperares 6 horas, isso desaparece ;) Ou melhor, isso é natural, estando perto do pólo. Esse será o caso quando o telescópio aponta numa direcção paralela ao desalinhamento :) Quando aponta na perpendicular, arrasta menos.

Citação de: "nunoagameiro"
o alinhamento tem MESMO de ser feito no meridiano?
Hmm, detecto aí alguma confusão.
A estrela usada permite dar informação sobre que ajuste fazer na montagem numa direcção perpendicular àquela para onde o telescópio aponta! Ou seja, uma estrela em cima (meridiano local) dá informação sobre o que fazer à montagem em azimute!. Isso quer dizer que se olharmos a 45º (ao longo de AR) do meridiano local, quer dizer que temos que mexer a montagem num misto de azimute e altitude.. Como isso é confuso e pouco preciso, é que se costuma usar estrelas "bem alto" e "bem baixo". É isso.
Portanto, se não tens um tecto a cobrir-te o zénite, aproveita a olhar para lá.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #7 em: Maio 18, 2009, 03:33:05 pm »
Citação de: "Fil"
O meridiano vai do Norte ao Sul, passando pelo zénite.. Tudo isso é meridiano local
Boa isso quer dizer que qualquer estrela um pouco acima da polar, já se encontra no meridiano...certo?

Citação de: "Fil"
Portanto, se não tens um tecto a cobrir-te o zénite, aproveita a olhar para lá.
A frustração (nestes casos, e só mesmo nestes casos) de se viver num ultimo andar, é perguntar porque é que raio hão de construir mais alguma coisa por cima da nossa varanda, sendo precisamente um ultimo andar...  :(|  :(|  :(|

Mas isto de certeza que melhora, quando arranjar um telescópio guia (uma vez que já alterei o controlador para o efeito).

Haja esperança... :geek:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #8 em: Maio 18, 2009, 10:51:46 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Boa isso quer dizer que qualquer estrela um pouco acima da polar, já se encontra no meridiano...certo?
Sim.. Mas quanto mais perto dos pólos esteja a estrela pior para se notar movimento na ocular.

Citação de: "nunoagameiro"
porque é que raio hão de construir mais alguma coisa por cima da nossa varanda, sendo precisamente um ultimo andar...
Ainda hoje no autocarro, com visto por Lisboa, andei a olhar para os prédios que tinham varanda no último andar.. :) E ocorreu-me a mesma pergunta... coisas como prédios com espaço enorme lá em cima, que tipicamente ninguém vai para lá, e só o porteiro terá a chave, e com umas vigas arquitectónicas a lixarem vista celeste..  E depois prédios que têm telhado inclinado, que nem sequer dá para poisar lá nada que não escorregue e tenha morte certa uns andares mais abaixo a meio da rua (se não apanhar nenhum peão transeunte que lhe amorteça a queda).. Enfim.. Arquitectos, deviam ser como o dUbeni, e ter conhecimentos de astronomia, para deixarem os edifícios mais aproveitáveis à prática de observações, mesmo que estejam mal localizados no meio das luzes citadinas :P
:)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #9 em: Maio 24, 2009, 12:11:45 pm »
Citação de: "Fil"
Enfim.. Arquitectos, deviam ser como o dUbeni, e ter conhecimentos de astronomia, para deixarem os edifícios mais aproveitáveis à prática de observações, mesmo que estejam mal localizados no meio das luzes citadinas
Obrigado Fil, de certeza que não serei o único, e gostava de ter oportunidade de construir casas ou edifícios com observatório ou locais propícios à observação do céu, por exemplo recentemente a administração do condomínio onde vivo decidiu pintar as paredes que eram pretas, no meu terraço, de branco, o que é uma m...., pois reflecte muito mais luz, já reclamei, mas não tive sorte nenhuma, agora terei de esperar que envelheçam e percam a capacidade de reflectir luz. enfim fiquei danado  :(|  :(|  :(|

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #10 em: Julho 06, 2009, 02:13:25 pm »
Bom; entretanto, arranjei uma HEQ5 em segunda-mão, que segundo estive a ver as críticas, já é uma montagem bastante razoável para AF.

Quanto ao alinhamento, ao pôr a montagem com a latitude do nosso local de observação (38º, no meu caso), a polar não deveria surgir no buscador polar? Isto porque em qualquer uma das montagens, só nos 50º (+/-) é que a mesma aparece no buscador polar.

Eu tenho o tripé bem direitinho, alinhado com nível, portanto daí não é.

Isto é mesmo assim, ou estarei a fazer alguma coisa mal? Ainda pensei que estando num 9º andar tivesse influência, mas a ter, seria ao contrário.

É que tenho a imporessão que isto deve ter alguma a coisa a ver com o facto de conseguir fazer um bom alinhamento...

Obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #11 em: Julho 06, 2009, 02:15:10 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
É que tenho a imporessão que isto deve ter alguma a coisa a ver com o facto de conseguir fazer um bom alinhamento...

CORRIJO:  que tenho a impressão que isto deve ter alguma a coisa a ver com o facto de NÃO conseguir fazer um bom alinhamento...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #12 em: Julho 06, 2009, 03:22:07 pm »
Hmmm, Essa estrela é uma das que mudam de sítio ao longo da noite? ;)
Bom, é assim, não sei.. Só vendo.. Mas experimenta a tentar medir o ângulo a ver se os 50+ que a montagem marca, realmente são 50º.. Às vezes pode acontecer as escalas estarem mal coladas, ou o ponteiro estar torto ou fora do sítio.. Não sei ao certo onde na montagem a escala aparece, nem se é acessível.
Deveria marcar algures entre 37º (Algarve) e 42 (Minho). Experimenta com um transferidor pendurado na ponta de um fio (à lá fio-de-prumo).

De qualquer maneira, se conseguires identificar correctamente a polar no céu, com umas movimentações inteligentes da montagem consegues apontar para ela sem usar a escala de altitude.. O que faço na minha montagem, que é um bocado tricky de apontar para a polar, é começar com o varão de contrapesos horizontal, e espreitar por cima do "dorso" da montagem até este parecer alinhado com a estrela.. A seguir meto o varao vertical e faço a mesma coisa olhando pelo lado numa direcção aparentemente alinhada com o eixo de rotação da montagem.. E mais ou menos fica-se lá perto, a menos de 1º.. O resto faz-se pelo buscador. Salvo erro, o buscador da HEQ-5 até é generoso no campo que tem, portanto ainda mais fácil será.

O mais provavel é estares-te a enganar na estrela polar.. A mim isso acontece-me constantemente quando vou para um céu mais escuro que o habitual :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #13 em: Julho 06, 2009, 04:32:47 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Quanto ao alinhamento, ao pôr a montagem com a latitude do nosso local de observação (38º, no meu caso), a polar não deveria surgir no buscador polar? Isto porque em qualquer uma das montagens, só nos 50º (+/-) é que a mesma aparece no buscador polar.

Explica aí isso... em qualquer uma das montagens??? :s  :s  :s

Aqui vai a minha posta de pescada: :lol:
o buscador polar não tem 3 parafusinhos (do lado do observador) de acerto da sua posição? Não será esse o problema? Se calhar o buscador não está centrado dentro do buraco a ele destinado...!
Isso deve ser feito na origem.
Lê isto e vê se te serve:
http://www.nightskyimages.co.uk/polar_alignment.htm
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline rjsc2001

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 127
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #14 em: Julho 06, 2009, 06:37:49 pm »
Provavelmete está mal colado. Com um nivel podes ver se os 90º estão mesmo na vertical e se os 0º estão mesmo na horizontal.

Penso que os 3 parafusos não devem estar muito desajustados, pois acho que eles não têm muito movimento....


ricardo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ricardo

Re: Drift
« Responder #14 em: Julho 06, 2009, 06:37:49 pm »