Autor Tópico: Drift  (Lida 6872 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #15 em: Julho 08, 2009, 09:24:22 am »
Está descoberto o enigma...

Desmontei tudo, rebaixei o tripé na totalidade, e verifique o nivelamento com o nivel. Não estava nivelado (lembrei-me que as varandas têm uma determinada inclinação negativa para a agua poder correr); nivelei;

Montei a montagem sobre o tripé, coloquei-a a '0' em altitude e verifiquei com o nível novamente; não estava alinhado. Descobri que a escala tem um erro de 6º, o que fazendo as contas (dificeis), o valor correspondente deveria estar nos 44º.

E VOILA!!! Polar no buscador. Percebi que sabendo o erro correcto da escala, talvez consiga um alinhamento um pouco mais rigoroso. Pois assim só vou ter de centrar a polar num dos eixos. O outro posso guiar-me pela escala sem problemas.

O que é fantástico, é que a SVP também tinha um erro de +/- 6º. Curioso.  

Citação de: "xumaxer"
o buscador polar não tem 3 parafusinhos (do lado do observador) de acerto da sua posição? Não será esse o problema? Se calhar o buscador não está centrado dentro do buraco a ele destinado...!
Ele vinha muito bem alinhado. Ao rodar a montagem em AR, a polar (ou outra referência) não se move do centro do buscador.

Em resumo: o material tem sempre razão... 8)

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Drift
« Responder #16 em: Julho 08, 2009, 10:25:38 am »
Citação de: "nunoagameiro"
Em resumo: o material tem sempre razão... 8)

Ditto!
Ainda bem que ficou resolvido!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Drift
« Responder #16 em: Julho 08, 2009, 10:25:38 am »