Autor Tópico: Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento  (Lida 3606 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento
« em: Maio 20, 2009, 02:30:14 am »
Olá!

Depois do fim do projecto do CTC e enquanto não começo um outro projecto ainda maior, resolvi tratar de um assunto que me aborrece um pouco quando vou para o campo observar ou fazer umas astrofotos, que é iluminar o buscador polar!

A minha montagem (Intes-Micro Alter D6) é jeitosa e tudo, mas o fabricante esqueceu-se que um buscador polar com um reticulo negro não se consegue ver contra um ceú também escuro (como convém!  8)). Iluminá-lo é a melhor opção, mas segurar uma lanterna de luz vermelha à frente enquanto estamos a tentar espreitar pelo buscador é no mínimo um exercicio de contorcionismo e que pode ter efeitos negativos para o corpo...

Assim, idealizei este iluminador de buscador polar, que não é mais que um LED alimentado por uma pilha. Claro que já que ia fazer algo do género, impus à partida algumas restrições que são:

1 - Não pode ter fios onde tropeçar
2 - Tem que ser suficientemente pequeno para alojar dentro da montagem
3 - Tem que ter um sistema "anti-esquecimento" para não esgotar a pilha

Comecei por fazer umas medições da zona onde o iluminador iria ficar e reuni os componentes necessários. O conjunto consiste num interruptor, pilha, suporte para a pilha, LED e uma pequena resistência. Tentei usar os componentes de menor dimensão que tinha à mão. Infelizmente o interruptor não funcionou como pretendido e tive que substituí-lo por um outro modelo, consideravelmente maior, mas que mesmo assim serviu perfeitamente.

Passemos ás imagens! :)

Aqui está o alvo da nossa missão - A Intes-Micro Alter D6


Retirando a tampa de protecção, tem-se acesso ao eixo de declinação, que de momento está numa posição tal que não permite ver o buscador polar, mas também há menos hipóteses de cairem peças lá para dentro! :D


Aqui estão os componentes usados. A moeda de 1 Euro é só para efeitos de escala... não entra no circuito! :D
Da esquerda para a direita temos o suporte para a pilha, a pilha, o interruptor acima, o LED ao centro, a resistência à direita do LED e finalmente a moeda.


Aqui está o circuito em fase de montagem. Os componentes nem precisavam de ser tão pequenos para esta montagem, mas assim ficou.


E aqui está o circuito completo. Infelizmente não foi este o interruptor que ficou na versão final.


Cá está o novo interruptor... bem maior que o anterior, mas também serviu.


E finalmente o circuito montado dentro do pouco espaço que há disponivel entre o eixo de declinação e a tampa protectora. As distâncias à tampa tiveram que ser cuidadosamente medidas para que a tampa fechasse completamente mas não empurrasse (e descolasse o circuito) mas teria que fazer pressão suficiente no interruptor para que este interrompa o circuito quando a tampa é colocada.


Conclusão: Funciona como pretendido! Já posso usar as duas mãos para ajustar a montagem e nunca mais vou-me esquecer do iluminador ligado! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento
« Responder #1 em: Maio 20, 2009, 08:52:57 am »
Simples, pratico e funcional.... parabéns  :D

Infelizmente também tenho o mesmo problema.... por enquanto vou usando a lanterna para iluminar o buscador polar, mas acho que vou ver se  a minha montagem tem espaço para fazer algo do género  :D ..... mas aviso já que não pago direitos de autor  :-D  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Re: Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento
« Responder #1 em: Maio 20, 2009, 08:52:57 am »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento
« Responder #2 em: Maio 20, 2009, 12:08:45 pm »
Não tem problema! Isto é domínio público. Era bom que os fabricantes comecassem a pensar em soluções do género que só valorizavam mais as suas montagens. Mas enfim...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline whitehat

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ruibranco.com/
Re: Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento
« Responder #3 em: Maio 20, 2009, 07:02:08 pm »
Muito útil bem pensado ficará na minha lista de afazeres :D
Obrigado pela ideia Astrolupa :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
observation log by Rui Branco http://www.ruibranco.com
-
[Vendo]
Laptop HP

-

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento
« Responder #4 em: Maio 21, 2009, 09:23:33 am »
Grande ideia para usar na minha SVP.

Como é que prendeste à montagem?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento
« Responder #5 em: Maio 21, 2009, 09:24:40 am »
De forma não permanente e de fácil montagem... cola!  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento
« Responder #6 em: Maio 22, 2009, 05:17:46 pm »
Excelente projecto, Nelson.

Há uma outra alternativa. Em vez do interrupor mecânico, que implica pressão mecânica sobre ele e tensão mecânica na colagem (quando a tampa está colocada), pode-se usar um interruptor "Reed", do tipo normalmente fechado. Ao aproximar um íman, estes pequenos interruptores são accionados.
--Assim, sem tampa, interruptor fechado=led aceso.
--Colocando a tampa no seu lugar (com um pequeno íman colado do lado de dentro da tampa) o "Reed" abre o circuito e o led permanece apagado.

Abraço
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento
« Responder #7 em: Maio 22, 2009, 08:01:31 pm »
Caro Guilherme,

O pensamento de usar um interruptor de "Reed" nem sequer me passou pela cabeça, apesar de ter praqui algum... algures... Sim, concerteza que dessa forma também ia funcionar bem. Porém, este tipo de interruptor presta-se bem a este tipo de pressão (coisa mínima devido à distância bem calculada) por causa do efeito que a longa alavanca que activa o interruptor cria. A coisa foi bem colada com cola epóxica e não prevejo que vá cair num futuro próximo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Um iluminador de buscador polar anti-esquecimento
« Responder #7 em: Maio 22, 2009, 08:01:31 pm »