Autor Tópico: Local para observação  (Lida 9540 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #15 em: Maio 27, 2009, 01:45:15 am »
Então sabes o valor que tem para mim o verbo que utilizaste: "Compreendo". ;-)

(Os administradores do forum vão banir-me. Já fiz uns 10 posts e ainda não contribuí com nada útil... :lol: )
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #16 em: Maio 27, 2009, 11:10:41 am »
Citação de: "Carlos Capela"
(Os administradores do forum vão banir-me. Já fiz uns 10 posts e ainda não contribuí com nada útil... :lol: )
Também se arranja.. :) Mas depois ficava a impressão contrária ao que tinhas descrito, que o pessoal aqui só gostava de cascar nas orelhas de quem coloca posts..  :-)
Realmente o sítio ideal para estas divagações, que até são agradáveis de ler, seria outro, só que admito que ir fazer um post num outro sítio caído do céu e dizer o que aqui se disse, tira um pouco da espontaniedade..  Desde que este assunto, que era suposto ser sobre um local de observação à beira-mar plantado, não comece a ficar completamente afastado do tópico, ainda vou deixando.. :)
É que já se disse muito boa coisa aqui, que não tem a ver com o tópico, e depois ir à procura disto quando for preciso vai dar trabalho :) Manter a casa limpa aqui no fórum às vezes é complicado 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Local para observação
« Responder #16 em: Maio 27, 2009, 11:10:41 am »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #17 em: Maio 27, 2009, 05:18:02 pm »
Ok, percebi a mensagem.
Quando falo disto, tenho sempre a tendência de dizer mais do que era suposto, de divagar, mas vou ver se canalizo essas energias para algo mais concreto.
Obrigado pelo "crédito"! ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline bruno

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 85
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #18 em: Maio 27, 2009, 11:48:40 pm »
Ora viva Carlos, cá está mais um amante do céu!
Também vivi em Espinho, neste momento vivo em Canidelo. Aliás conheci um Capela que fazia umas viagens de Quimbóio, será????
Olha ainda ontem fui até à Serra da Freita, sózinho... xiuuuu não digas a ninguém... A questão é que fui fazer uma observação a olho nú e binóculos pelo que os potenciais perigos rapidamente os contornaria. Penso eu de que.
Quanto a saídas realmente até dava jeito companhia se estiveres interessado. Agora vem uma fase que não me entusiasma particularmente com a Lua a crescer... Mas depois é de combinar.
Abraço!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #19 em: Maio 28, 2009, 01:41:36 am »
Viva, Bruno!
O Quimbóio continua a ser um transporte que uso com frequência, quando vou para a faculdade ou para os jogos, por isso é bem provável que possa ser eu! Aqui ao lado, na minha identificação, tem um link para um dos meus blogues. Clica e está lá a minha fotografia. Se me conheceres, apressa-te a dizer-me quem és... :)

Bem, ir para a Serra da Freita sozinho... não achas que é um bocado perigoso? Penso eu também de que... Além dos perigos naturais, nunca se sabe quando pode aparecer algum amigo do alheio... É certo que é um excelente local para observação (desculpa, Fil, não resisti a manter viva a ligação ao tópico... :lol:  :lol: ), mas sozinho pode não ser muito seguro...

Claro que estou interessado em companhia. Assim se o carro cair numa ravina da Serra sempre podemos rezar em conjunto! :lol:
Agora a sério, vai lá ver se me conheces e depois diz qualquer coisa.

Um abraço.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline bruno

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 85
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #20 em: Maio 29, 2009, 12:59:44 am »
És o tipo!
Que engraçado! Também podes ver o meu coberto de pele em:
http://brunovo.com.sapo.pt/galeria_de_fotografias.htm
Já está um bocadinho desactualizado, aí uns anitos mesmo...
Vou cravar-te com certeza para umas saídas, duas vozes a rezar têm que se fazer ouvir!
Abraço!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #21 em: Maio 29, 2009, 01:50:33 am »
Estou chocado! Como é que é possível a gente encontrar-se aqui? :-D
Não sabia que também gostavas de olhar para as estrelas, pá!

Claro que vamos combinar umas observações! Eh eh
Olha, tens aí os meus contactos. Manda um mail, ou assim, e falamos por lá.

Um abraço!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #22 em: Junho 03, 2009, 10:51:56 pm »
Bem vindo ao fórum Carlos.

Sou de Famalicão. Ha uns tempos atrás havia aqui um tópico ácerca de um local na zona do Grande Porto, onde o pessoal se pudesse deslocar com facilidade e se juntasse +/- espontaneamente. O assunto arrefeceu, mas tive a ocasião de conhecer um outro amador (que agora é meu amigo) que mora relativamente perto. A última vez que observámos em conjunto foi há uma semana atrás. Se por acaso considerares a distância até Famalicão aceitável, da próxima podes juntar-te a nós. Aqui o céu não é nenhuma maravilha, mas numa boa noite, a magnitude no zénite anda à volta de 5 /5,2.

Tomara eu que o meu primeiro telescópio tivesse uma objectiva de 70mm...

Cumpts
Rui
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #23 em: Junho 04, 2009, 02:00:46 am »
Olá, Rui!
Famalicão não é tão longe assim, é uma questão de se combinar!

Vou enviar-te uma mensagem privada, ok?

Um abraço e obrigado!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #24 em: Junho 14, 2009, 08:12:41 pm »
Para não estar a abrir mais um tópico desnecessariamente, aproveito este, até porque o tema continua a ser a observação.
Na 6ª feira passada, finalmente estreei o meu telescópio no terreno. A meio da tarde recebi uma mensagem de um colega que reencontrei aqui no forum e acabámos por combinar.
Estava uma noite fantástica, escura como breu, e a vontade de me estender no meio do chão a olhar para cima surgiu mal chegámos.
Depois veio a parte de montar o telescópio. Confesso que me senti estúpido e ignorante, pois em casa parecia-me tão fácil e ali custou-me um bocado a encaixar as peças todas, mas com uma ajudinha consegui levar a água ao meu moinho. Claro que o grau de estupidez aumentou quando me apercebi que não podia experimentar o buscador starpointer porque me esqueci de lhe pôr a pilha, mas pronto... o que eu queria era apontá-lo ao céu. Da próxima vez não me esqueço. :(|
Com a ajuda do Bruno vi Saturno entrar na objectiva do MEU telescópio. Era a bolinha pequenina que aqui se falou, mas não importa. Ele estava lá. Pena os aneis estarem numa posição pouco favorável, mas deu para ver as "orelhinhas"... :lol: Passámos um bocado na conversa e quando fui espreitar de novo já lá não estava. Lá tive de ir à procura dele até o apanhar. Foi o primeiro objecto que "cacei". Soube deliciosamente.
Pensei que o melhor era mesmo apontar ao básico, para primeira noite, para tomar o gosto e ganhar a prática que TANTO me faltava e falta. Antares, Arcturus, Deneb, aquelas estrelas infalíveis... foram pequenas vitórias, é saboroso conseguir coisas as bocadinhos.
Depois apontei a M13, em Hércules. Estava a chegar ao zénite, por isso a ginástica foi grande (e eu à rasca das costas... :? ). Corrijam-me se estiver enganado... M13 é um grupo globular visível a olho nu, não é? Eu ia jurar que tinha visto uma mancha muito débil mesmo antes de apontar para lá a objectiva do meu telescópio...
Ainda apontei para Sagitário. Perdoem-me a minha falta de experiência, mas não sei se foi a M8 ou M28. Tenho quase certeza que foi M28, ali perto de Kaus Borealis.
Depois a Lua nasceu pouco à frente de Júpiter, estragou a visão da noite escura, mas brilhou de uma forma espectacular. Já estávamos a arrumar, mas ainda deu para contemplar um pouco. O primeiro detalhe que consegui identificar (penso eu de que) foi a cratera de Tycho. Mas isso são coisas para desenvolver de uma próxima vez.

Tenho de experimentar várias coisas, como o starpointer com pilha  :(| e trocar de ocular. Tenho de 20mm e 10mm, mas nem cheguei a utilizar a de 10mm. Só vendo as diferenças entre ambas na prática vou poder ir percebendo melhor como a Óptica está tão relacionada com a Astronomia. Digam-me vocês, que andam nestas lides há mais tempo que eu... já me posso considerar um astrónomo amador?  :) Ainda que mesmo muito amador... pelo menos, gosto de pensar que sou.

Desculpem lá este post enorme. Uma vez que deixei alguns posts com pouca informação útil, permito-me a liberdade de partilhar convosco um pouco do que senti na minha primeira observação. Se cometi alguma imprecisão técnica , please let me know... :)

Se dúvidas houvesse com a minha paixão pela Astronomia, dissipar-se-iam todas na 6ª feira à noite.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline bruno

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 85
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #25 em: Junho 14, 2009, 10:30:46 pm »
Carlos e estás a esquecer aquela estrela cadente linda que nos passeou por todo aquele Oeste!!!
Foi realmente uma sexta feira bem passada! Também estou a precisar afinar o meu tubo, preparar melhor para os registos fotográficos, explorar o céu... enfim. Astronomia!
Vamos ver se agendamos mais uma idas antes do fantástico céu de Inverno! E fica já aqui o repto para quem se quiser juntar, que dizes?
Abraço!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline bruno

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 85
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Local para observação
« Responder #26 em: Junho 14, 2009, 10:32:02 pm »
E os satélites ;-)
 :-D  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #27 em: Junho 14, 2009, 11:23:58 pm »
E não te mostrei o Orbitron, para ver se a gente descobre que satélites nos sobrevoaram! :lol:
Essa estrela cadente foi simplesmente magnífica. Não deu tempo para pedir um desejo, mas sim 3 ou 4!

Quantos mais melhor. E claro que temos de combinar mais umas saídas neste Verão. E para a próxima vou tentar ir mais preparado, que nesta nem para isso tive tempo... Foi chegar a casa e arrancar!

Hás-de enviar-me uma ou outra foto das que conseguiste, para ficar com uma recordação da minha primeira noite de observação, pode ser?

Um grande abraço.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Offline whitehat

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ruibranco.com/
Re: Local para observação
« Responder #28 em: Junho 14, 2009, 11:33:34 pm »
Citação de: "Carlos Capela"
Para não estar a abrir mais um tópico desnecessariamente, aproveito este, até porque o tema continua a ser a observação.
Na 6ª feira passada, finalmente estreei o meu telescópio no terreno. A meio da tarde recebi uma mensagem de um colega que reencontrei aqui no forum e acabámos por combinar.
Estava uma noite fantástica, escura como breu,...


Bonito relato da Obs de sexta feira :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
observation log by Rui Branco http://www.ruibranco.com
-
[Vendo]
Laptop HP

-

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Local para observação
« Responder #29 em: Junho 14, 2009, 11:37:26 pm »
Obrigado.
O relato é bonito, mas não faz jus à noite... ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Re: Local para observação
« Responder #29 em: Junho 14, 2009, 11:37:26 pm »