Autor Tópico: Primeiro Telescópio  (Lida 16947 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeiro Telescópio
« Responder #60 em: Julho 03, 2009, 12:34:16 am »
Citação de: "Ginie"
Citação de: "Fil"
Então e deu para ver Júpiter esta noite? Se quiseres saber mais sobre o que vais ou estás a ver, podes consultar o CalSky.com, com informação sobre onde andam os satélites dos planetas e a Mancha vermelha de Júpiter, entre outras coisas.

Ontem o tempo esteve horrível, tudo nublado.

Hoje o céu está bem azul, portanto vou fazer umas experiências. ;-)

Acabei de ver o GIGANTE Júpiter! Que espectáculo! :-D
Vê-se os pormenores todos...! E as luas...! :-D

UAU!

Já agora, acham que fazia bem em adquirir uma Barlow?  "Quero mais sangue muahahaha" :twisted:

Sorry, deve ser do sono! :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeiro Telescópio
« Responder #61 em: Julho 03, 2009, 12:52:04 am »
:lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Ainda bem que estás contente.
Uma Barlow 2x pelo menos podes comprar. Esse tubo aguenta muito bem isso.
Agora, não penses que ver maior significa ver melhor/mais. A amplificação não é tudo!
A barlow permite-te ter 2 oculares por cada uma que tens. Não deves é comprar oculares que te dêem a mesma amplificação: ex. se tens uma ocular de 20mm, ela dá-te uma amplificação de 60x; se puseres uma barlow 2x entre essa ocular e o focador, a amplificação passa a ser de 120x, ou seja, o dobro. Por isso, não te compensa comprares outra ocular de 10mm porque nesse tubo, a amplificação dessa ocular é de 120x, o mesmo que consegues com uma 20mm + barlow 2x.

A amplificação da ocular calcula-se assim: distância focal do tubo / distância focal da ocular.
No XT8 a df é de 1200mm / 20mm (ocular) = 60x.

Um destes dias levas o teu tele para uma sessão/astrofesta e quem sabe, está lá um 114mm/130mm. Aí vais ver a beleza e vantagem de teres comprado um 200mm.
Bem vinda ao Clube e prepara-te para ires gastando MUITO dinheiro. :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Eu tenho o meu refractor 4" no meu terraço à espera desse gigante, mas parece-me que ainda não vai ser hoje que lhe ponho a vista em cima.

EDITADO: afinal o Rei está à vista. Se olhares bem, ainda consegues vislumbrar a GMV. Ela está lá e é visível quase no limbo do disco. Eu confirmei com o Stellarium, pois ainda está muito baixo no céu mas pareceu-me ver lá qualquer coisa.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Primeiro Telescópio
« Responder #61 em: Julho 03, 2009, 12:52:04 am »

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeiro Telescópio
« Responder #62 em: Julho 03, 2009, 05:30:07 pm »
Citação de: "xumaxer"
:lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Ainda bem que estás contente.
Uma Barlow 2x pelo menos podes comprar. Esse tubo aguenta muito bem isso.
Agora, não penses que ver maior significa ver melhor/mais. A amplificação não é tudo!
A barlow permite-te ter 2 oculares por cada uma que tens. Não deves é comprar oculares que te dêem a mesma amplificação: ex. se tens uma ocular de 20mm, ela dá-te uma amplificação de 60x; se puseres uma barlow 2x entre essa ocular e o focador, a amplificação passa a ser de 120x, ou seja, o dobro. Por isso, não te compensa comprares outra ocular de 10mm porque nesse tubo, a amplificação dessa ocular é de 120x, o mesmo que consegues com uma 20mm + barlow 2x.

A amplificação da ocular calcula-se assim: distância focal do tubo / distância focal da ocular.
No XT8 a df é de 1200mm / 20mm (ocular) = 60x.

Um destes dias levas o teu tele para uma sessão/astrofesta e quem sabe, está lá um 114mm/130mm. Aí vais ver a beleza e vantagem de teres comprado um 200mm.
Bem vinda ao Clube e prepara-te para ires gastando MUITO dinheiro. :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Eu tenho o meu refractor 4" no meu terraço à espera desse gigante, mas parece-me que ainda não vai ser hoje que lhe ponho a vista em cima.

EDITADO: afinal o Rei está à vista. Se olhares bem, ainda consegues vislumbrar a GMV. Ela está lá e é visível quase no limbo do disco. Eu confirmei com o Stellarium, pois ainda está muito baixo no céu mas pareceu-me ver lá qualquer coisa.

Ok, eu já sabia que uma Barlow me ia duplicar o número de oculares mas agora percebi porquê, obrigada! Próxima aquisição: Barlow 2x (mas não para agora).

Quando houver uma astrofesta aqui no Norte, contem comigo! Adorava! :-D

Tentei ver a GMV mas não consegui. :(  Ainda tenho que treinar os meus olhos.
Hoje é que não vai haver nada para ninguém,tempo está péssimo... :(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeiro Telescópio
« Responder #63 em: Julho 03, 2009, 07:35:15 pm »
pois eu estive até às 3h da manhã e vi o trânsito quase todo da GMV a 120x (barlow de 2x + ocular de 13mm) no meu FS102NSV.
apesar de estar bastante turbulência, conseguia segunditos de estabilidade que me deixaram ver a GMV perfeitamente.
Que saudades das belas vistas com o C11 em tempo (meteo) decente.

Aí no norte tens o Paulobao, o Miguel Lopes (que agora tem andado arredado), o Orion_PKFD, o rogercrespo...
E há ainda em Braga o grupo Orion que é espectacular.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeiro Telescópio
« Responder #64 em: Julho 05, 2009, 01:00:36 pm »
Pessoal, ontem vi outra vez Saturno e Júpiter. Agora queria ver se comecava a ver umas NGC ou assim.

EStive a ver pelo Stellarium as localizações, mas como é obvio, é muito mais difícil "apanhar".

Podiam dar-me uns conselhos neste campo?

Obrigada!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeiro Telescópio
« Responder #65 em: Julho 05, 2009, 02:51:45 pm »
Ui.. Céu profundo, isso é outra coisa.. No que é brilhante, estamos habituados a encontrar porque é só "ver"..  Nessas coisas, já não é assim, porque não são facilmente visíveis!..  Mas o truque é um pouco o mesmo, é ir encontrando aquilo que é visível!
Por exemplo, as estrelas são visíveis, e o que "não é visível" está entre as estrelas! Por exemplo a M57, está na constelação Lyra, que é aquele asterismo de um losango/trapézio com uma perna saída para fora.. O primeiro passo é encontrar no céu as estrelas da dita cuja constelação.. A seguir olhar para a carta  e ver onde a M57 está, e estimar no céu onde isso seja, por exemplo através do buscador (tens que te habituar à inversão da imagem no buscador, se for o caso).

Para objectos mais chatos de encontrar por haver menos estrelas brilhantes perto, podes ter que recorrer a estrelas que só se vêem no buscador e na carta celeste. Noutros casos pode-se andar também olhando pela ocular só.. Depende do objecto e do que há à volta. Mas para isto dá jeito saber qual o campo real da ocular, para termos uma noção da área (redonda) que conseguimos ver, e imaginar isso na carta celeste. Podes, por exemplo, tentar andar uma distância equivalente a dois campos da ocular numa dada direcção..
Mas comparar o que se vê numa ocular/buscador com o que está numa carta, também exige algum treino.
Mas entretanto, não comeces pelas NGC..  Esse catálogo apareceu depois de outros, por alguma razão :) à medida que os espelhos dos telescópios foram sendo feitos maiores. Os Messier são tendencialmente mais fáceis, muito embora haja objectos NGC mais brilhantes que alguns Messier..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeiro Telescópio
« Responder #66 em: Julho 05, 2009, 03:42:46 pm »
Bem, com a Lua quase cheia, vai ser difícil veres DSO's, mas podes tentar estes:


Começa por identificar as constelações do Cisne, Águia, Hércules, Lira.

Esta imagem refere-se às 23h30m mais ou menos olhando para E-S.
Há 3 estrelas na imagem que compõem o triângulo de Verão (Vega, Altair e Deneb), nas constelações de Lira, Águia e Cisne.

Se quiseres começar por aqui, tens uma linha que vai de Vega a Altair e passa no meio de 2 estrelas da Lira (Sheliak & Sulafat). Nessa região, com alguma paciência e procura, vais ver que perto da linha que une estas 2 estrelas da Lira consegues encontrar a M57 - Nebulosa da Lira.
Usa uma ocular com a maior distância focal que tiveres para poderes ver mais céu. Depois de a achares podes substituir por outra que te dê mais amplificação.





A M13 é também fácil de localizar:

Partes de Vega na Lira e traças a olho uma linha até Arcturus, no Boieiro. Vais encontrar Hércules, cuja forma  é a de um papagaio (de papel tipo paralelepípedo torto). No quadrante esquerdo, procuras as 2 estrelas mais acima e na linha que as une, mais ou menos a 1/3 do caminho Este-Sul vais encontrar o maravilhoso enxame globular M13, que em 8 polegas é um mimo.

Tens ainda outra nebulosa, a M27 - nebulosa do halter

Procura Altair na Águia (estrela do meio na cabeça da bicha). Por cima, tens uma estrela mais ténue (1). Partes daí e vais um pouco "para cima" e tens 2 estrelas próximas, na Flecha892 . Daí, percorres o corpo da seta até à 2ª estrela (3). Daí, segues ao encontro da M27, mais ou menos a meio caminho entre a Flecha e Raposinho. Não é muito difícil de acertar, mas com a Lua tão "cheia", as nebulosas tornam-se menos visíveis.
Espero que consigas. Não desistas, pois como te disse anteriormente, precisamos de paciência e conhecer o céu. Depois de conseguires descobrir por ti o teu 1º DSO, vais ficar aos pulos e um "damn good feeling rushing all over your body".

Ficamos à espera.
Olha, entretanto, começa a pensar em deslocares-te a um (ou todos) destes locais:

Astrovide
Local: Castelo de Vide
Data: 25 de Julho.

14:30 Centro Municipal de Cultura
Recepção dos participantes
15:00 Palestras:
Alberto Fernandes - "Tenerife - Campanha WR140 - Uma Colaboração PRO/AM"
16:00 João Fernandes - "Galileu Galilei e o Ano Internacional da Astronomia"
17:00 Intervalo - Observação do Sol
18:00 Rui C. Barbosa "Um Passeio pelo Cosmódromo de Baikonur"
19:00 José Matos - "Um Pé na Lua 40 anos depois"

21:00 Jantar Convívio (Barragem de Póvoa e Meadas)

23:00 Observação Nocturna (Barragem de Póvoa e Meadas)

Astrofesta em Redondo
21 e 22 de Agosto -  Redondo (Alentejo)
não há programa oficial.
Cartaz:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeiro Telescópio
« Responder #67 em: Julho 18, 2009, 02:40:14 pm »
Ontem vi a Nebulosa Anel na Constelação Lira.

Não vi com grande definição, mas dava para ver o anel. :-D

Vi no Stellarium que perto da Lua, ia estar Vénus e Marte, mas não consegui ficar acordada até tão tarde. :(

Fica para a próxima! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Offline whitehat

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ruibranco.com/
Re: Primeiro Telescópio
« Responder #68 em: Julho 18, 2009, 02:45:37 pm »
posso mostrar esta que apanhei no dia 9 mas nao tem lua :D mais acima e ontem estava mesmo por cima das pleiades

http://img151.imageshack.us/img151/74/taurus1.png
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
observation log by Rui Branco http://www.ruibranco.com
-
[Vendo]
Laptop HP

-

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeiro Telescópio
« Responder #69 em: Setembro 17, 2009, 07:44:20 pm »
Olá Ginie

Então, não nos contas como estão a correr as tuas observações???
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Ginie

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeiro Telescópio
« Responder #70 em: Novembro 20, 2009, 05:37:03 pm »
Citação de: "xumaxer"
Olá Ginie

Então, não nos contas como estão a correr as tuas observações???

Olá pessoal! :-D

O bicho está muito bom de saúde mas ultimamente não tive muito tempo para pegar nele, vida de estudante e estagiária não o permitem... :(|
E nos últimos tempo os céus não nos possibilitam grandes observações....!

As últimas actividades astronómicas foram as Perseiades, e ainda tentei ver as Leónidas...
Agora só nas férias de Natal!

E pode ser que no Natal receba uns acessórios para o meu XT8, mal posso esperar por estreá-los! :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
41º 14\' 17" N
8º 40\' 29" W

Re: Primeiro Telescópio
« Responder #70 em: Novembro 20, 2009, 05:37:03 pm »