Autor Tópico: Quem quer brincar à fotometria: 20-21 Junho ?  (Lida 16472 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Quem quer brincar à fotometria: 20-21 Junho ?
« Responder #60 em: Junho 21, 2009, 11:10:49 pm »
Viva, Epá, Parabéns Paulo!
Rui, pena essa do tranformador..  Infelizmente tive um problema parecido! :s Tinha tudo pronto, mas quando comecei a tirar imagens da Atik 16HR para focar, a primeira consegui, a partir da segunda só tinha "USB error".. para chatear o inversor para o portátil, novinho em folha, parece ter um defeito qualquer. Deveria ser capaz de aguentar com o portátil mas começou a chiar, a dizer que não aguentava e desligava a corrente.. Acabei por só montar a tralha na rua, e desmontar.. Nem cabeça tive para alguma observação visual.. Foi mesmo uma noite que podia ter ficado em casa (ligado à tomada, mas com mais de poluição luminosa)..
A ver se numa próxima isto corre melhor!

Paulo, como é que geras esses gráficos todos "janotas"?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline whitehat

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ruibranco.com/
Re: Quem quer brincar à fotometria: 20-21 Junho ?
« Responder #61 em: Junho 21, 2009, 11:54:31 pm »
Que cena Fil :( .
Eu agora vou optar por outra maneira vou alimentar o portátil só com uma bateria e a camara e a montagem com outra bateria e assim penso que me safo melhor. As baterias ja devem estar sulfatadas ja tem um ano de uso
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
observation log by Rui Branco http://www.ruibranco.com
-
[Vendo]
Laptop HP

-

Re: Quem quer brincar à fotometria: 20-21 Junho ?
« Responder #61 em: Junho 21, 2009, 11:54:31 pm »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Quem quer brincar à fotometria: 20-21 Junho ?
« Responder #62 em: Junho 22, 2009, 12:08:11 am »
Paulo, parabéns pelo resultado. tenho pena de não ter um CCD para me juntar a vós...paciência, daqui a uns anos :-D  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Quem quer brincar à fotometria: 20-21 Junho ?
« Responder #63 em: Junho 22, 2009, 04:29:39 pm »
hei Fil isso é que foi azar. Fica para a próxima :)  Espero que não tenhas ido para o Algarve propositadamente para a "brincadeira fotométrica" !

Obrigado a todos pelo apoio, é sempre importante.

Ontem fiz o trânsito do WASP-3b. Tb tive um azarito (relativo). O sistema de irrigação (aka arrefecimento do CCD por água) não funcionou e, por isso tive pequenas flutuações na temp do sensor. Mas nada de grave ebora tenha chegado para me #$%& a cabeça. Já resolvi o problema. As válvulas macho anti-retorno que vêm com o "intercooler" não são exactamente iguais...uma é de entrada e outra de saída e têm que ser colocadas nas respectivas fêmeas  :lol: . Afinal tão simples, só que elas não estavam (agora já estão) marcadas com in e out.

Ok, vou colocar o trânsito no sub da foto.

Qd quiserem repetir a bricadeira contem comigo  :sunny:

Abc,

paulobao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Quem quer brincar à fotometria: 20-21 Junho ?
« Responder #64 em: Junho 22, 2009, 05:52:53 pm »
Citação de: "paulobao"
Espero que não tenhas ido para o Algarve propositadamente para a "brincadeira fotométrica" !
.. errrr.... humm.. Há mal em eu ser doido o suficiente para ter feito isso? Se eu não fosse ter com o meu equipamento, como raio é que conseguia fazê-lo :P :geek:
Citação de: "paulobao"
Qd quiserem repetir a bricadeira contem comigo  :sunny:
Esta soube-me claramente a pouco :P, muito pouco :D
Vai ter que haver mais, quer queiram quer não! :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Quem quer brincar à fotometria: 20-21 Junho ?
« Responder #65 em: Junho 22, 2009, 06:08:05 pm »
Citação de: "whitehat"
Que cena Fil :( .
Eu agora vou optar por outra maneira vou alimentar o portátil só com uma bateria e a camara e a montagem com outra bateria e assim penso que me safo melhor. As baterias ja devem estar sulfatadas ja tem um ano de uso

Olá mr. Whitehat. A bateria era nova? Se sim, 1 ano de utilização é muito pouco, considerando que nem sequer deve ter sido usada todos os dias!
Reparei numa foto do teu equipamento que costumas ter a bateria por perto... enquanto isso é bem porreiro por causa dos cabos e tal, se o ambiente envolvente e o chão estiverem frios a bateria vai-se ressentir com uma baixa considerável da carga disponível. Sugiro que a mantenhas sempre dentro do carro para que não esteja directamente à merçê dos elementos e da baixa temperatura, bem "agasalhada", isto é! :D (Normalmente isto não se aplica tanto no verão!).
Outra coisa... ao contrário dos telemóveis e portáteis que usam baterias de lítio e que se recomenda que se deixe descarregar completamente antes de recarregar, estas baterias de chumbo-ácido não gostam de descargas profundas. Evita isso porque é garantido que ela degrada rapidamente. Como saber quando parar? Compra um multímetro barato e anda com ele junto com o astro-equipamento. Usa o voltimetro no alcance dos 20V (ou lá perto) e mede a tensão da bateria de vez em quando. Se a carga for substancial (mais de 10% da disponibilidade máxima da bateria), assim que ela chegar aos 11v ou no limite máximo até aos 11.8v, dá por terminada a sessão. Se a carga for mais ligeira (abaixo dos 10%), podes ir até aos 10.5v. Finalmente, carrega a bateria assim que possível! Quando chegares a casa quase de madrugada tens que levar a bateria para o seu local de carga habitual e poe-a logo à carga (eu sei que custa :(). Se nao gastaste-a completamente, mesmo assim não a deixes uma semana com 50 ou 60 porcento da carga só porque vais usá-la no próximo fim-de-semana e ela ainda não está descarregada - Elas gostam de ser carregadas imediatamente. Deixando-as a "meia-carga" favorece a sulfatação.

Espero que isto te ajude a manter a vida útil mais longa na tua bateria - É que elas ainda são caras para andar a comprar uma todos os anos!... e o ambiente agradece! ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline whitehat

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ruibranco.com/
Re: Quem quer brincar à fotometria: 20-21 Junho ?
« Responder #66 em: Junho 22, 2009, 06:20:00 pm »
Obrigado pelas recomendações vou seguir o que escreveste :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
observation log by Rui Branco http://www.ruibranco.com
-
[Vendo]
Laptop HP

-

Offline paulobao

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 530
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Quem quer brincar à fotometria: 20-21 Junho ?
« Responder #67 em: Junho 22, 2009, 09:20:03 pm »
Citação de: "Fil"
errrr.... humm.. Há mal em eu ser doido o suficiente para ter feito isso? Se eu não fosse ter com o meu equipamento, como raio é que conseguia fazê-lo :P :geek::
Nenhum mal Fil, afinal de contas eu vim para FCôa (e ainda cá estou ) só para as brincadeiras astronómicas  :D .

Citação de: "Fil"
Esta soube-me claramente a pouco :P, muito pouco :D
Vai ter que haver mais, quer queiram quer não! :mrgreen:.

Já estou inscrito para a próxima  :) .

 :sunny:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Quem quer brincar à fotometria: 20-21 Junho ?
« Responder #67 em: Junho 22, 2009, 09:20:03 pm »