Autor Tópico: [Discussão] O que melhorariam na Astronomia em Portugal ?  (Lida 8275 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Julho 18, 2006, 08:32:50 pm »
De facto é um tema bastante importante p se discutir pq nota-se claramente uma estagnação do aprofundamento da astronomia por estas bandas.
Infelizmente aqui em Portugal apenas temos locais como este na internet e pouco mais. A revista Super interessante já trouxe uma pequena lufada de ar fresco mas mm assim mt aquém do desejado. Poderia haver mais publicações sobre esta ciência, como acontece por exemplo no Brasil, um país onde a Astronomia é bastante divulgada e vivida. A própria comunicação social podia criar crónicas periódicas sobre este assunto. Mas não podemos ir só por aí. O próprio governo podia facultar mais incentivos p a criação de infra-estruturas especializadas p a investigação e observação. Aqui ao meu lado tenho o Europarque com o Visionarium e é completamente ridículo q neste espaço (onde a poluição luminosa é bastante reduzida) não haja um simples telescópio e a unica coisa referente à astronomia resume-se a um planetário q não passa mais do q simples modelos em escala do nosso sistema solar... :roll:
Q rico Visionarium...
Além disso, o mal já começa desde a educação dos mais novos. Não sei se continua assim, mas no meu tempo não me lembro de ter tido aulas dedicadas a esta ciência... Enfim, há uma série de iniciativas q se fossem tomadas tenho a certeza q mudavam o rumo desta situação de estagnação.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Ainda mais opiniões
« Responder #16 em: Julho 18, 2006, 09:02:13 pm »
Citação de: "PauloSantos"
De facto é um tema bastante importante p se discutir pq nota-se claramente uma estagnação do aprofundamento da astronomia por estas bandas.
Infelizmente aqui em Portugal apenas temos locais como este na internet e pouco mais. A revista Super interessante já trouxe uma pequena lufada de ar fresco mas mm assim mt aquém do desejado. Poderia haver mais publicações sobre esta ciência, como acontece por exemplo no Brasil, um país onde a Astronomia é bastante divulgada e vivida. A própria comunicação social podia criar crónicas periódicas sobre este assunto. Mas não podemos ir só por aí. O próprio governo podia facultar mais incentivos p a criação de infra-estruturas especializadas p a investigação e observação. Aqui ao meu lado tenho o Europarque com o Visionarium e é completamente ridículo q neste espaço (onde a poluição luminosa é bastante reduzida) não haja um simples telescópio e a unica coisa referente à astronomia resume-se a um planetário q não passa mais do q simples modelos em escala do nosso sistema solar... :roll:
Q rico Visionarium...
Além disso, o mal já começa desde a educação dos mais novos. Não sei se continua assim, mas no meu tempo não me lembro de ter tido aulas dedicadas a esta ciência... Enfim, há uma série de iniciativas q se fossem tomadas tenho a certeza q mudavam o rumo desta situação de estagnação.
Cumps


Focas alguns temas bastante importantes, e começo a abandonar a ideia do discurso, e ir respondendo aos posts :)
Revistas...sabes que isso é uma questão recorrente por exemplo nas mailing-lists...é isso e a Astrologia :)
No caso das revistas, a criação de uma publicação, pelo menos on-line, foi muito discutida, e, como sempre, não se chegou a conclusão nenhuma. Ou melhor, quando se falou em colaboração entre associações, a ideia morreu logo, e logo se viu que a ideia iria sobrar para os mexilhões de turno. Até se pensou em se fazer um programa de televisão sobre ciência que deu lugar áquela coisa comparável aos produtos de experiências dos filmes da "Mosca" que deu na SIC durante uns tempos, até a SIC se perguntar como tinha aparecido aquilo.
Colaboração entre associações é sempre um grande problema para se implementar alguma coisa como deve ser...posso-te dar por exemplo que nós no FISUA, tivemos a macabra ideia de realizar traduções de material educacional da NASA, e ainda tivemos o descaramento, nota bem, de tentarmos trazer o programa Solar System Ambassadors para Portugal. Óbviamente isto apenas poderia ser feito com um trabalho concertado entre associações, mas cedo se viu que iria sobrar para os mexilhões de turno.
Quanto a uma publicação nacional de Astronomia, sou um pouco descrente, dado o cenário actual. Já existe a revista da Apaa, apenas para sócios, e a Macrocosmo brasileira , que não sendo projectos ideais, são tentativas dignas de se fazer alguma coisa. Para te ser sincero gosto muito mais da ideia de cada associação, na região onde está inserida, fazer algum trabalho com a imprensa regional. Óbviamente, é preciso apresentar coisas bem feitas a essa imprensa, projectos credíveis e interessantes, uma vez que a época das rádios piratas já passou há muito.
Visionarium...devo-te dizer que pessoalmente não conheço tal estrutura, presencialmente, mas o caso que relatas, também já me tinha chegado aos ouvidos. Pessoalmente acho muito interessante o desenvolvimento de centros Ciência Viva nos últimos anos, embora não tenha muito conhecimento da forma como trabalham, por isso não me alongarei muito. Sei que cada um tem temáticas específicas, mas, do pouco que sei, não se deveriam descurar outras áreas, e a sua actividade deveria ser um pouco mais activa, e sobretudo, mais original, e mais em contacto com as escolas (isto é válido também para as associações. Tivémos, e a associação ainda tem, uma preocupação grande com esse campo no FISUA). Penso que isto também responde ao último ponto que abordas
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Ainda mais opiniões
« Responder #16 em: Julho 18, 2006, 09:02:13 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Julho 18, 2006, 11:01:31 pm »
Surgiu-me agora que uma produção nacional de Astronomia na televisão seria um horror! Peço desculpa, mas estou a ser franco.. Só vejo duas maneiras de o fazer.. Uma seria numa salada de frutas com os Morangos, como foi aqui sugerido :P (devia ficar um horror, e de certeza que um filtro solar se furava quando alguém estava a observar o Sol, e ia parar ao hospital e todo um drama à volta disso: não seria grande divulgação da astronomia)
Ou então com um programa dedicado.. Mas daquilo que vejo, de "programas de dicados" a várias coisas, ia ser um fracasso total..
Estou a imaginar uma rúbrica nos telejornais como há o "falar bom Português" em que se discute se o singular de "Ténis" ou "sandes" levam "s" ou não e quando o assunto ou a dúvida até é interessante e uma pessoa sente-se motivada a esperar pela resposta a justificação dada resume-se a "porque é sim e acabou".. Perdem-se oportunidades valiosas com o dizer que "é assim e acabou"....

Mas se houvesse um mini-pragrama que mostrasse constelações, dissesse o que há de interessante nelas, e fizesse isso de forma concisa e atraente, era uma forma de "lembrar" o comum telespectador que há céu por cima das nossas cabeças.
Mas algo me diz, que quem está em posição para fazer este tipo de coisas, não tem o "jeito", ou o "toque de génio" para fazer uma coisa de forma dedicada e bem feita..


Entretanto também gostava que cada distrito tivesse assim um observatório, ou um local de observação porreiro que pudesse acolher gratuitamente ou a custo reduzido com transporte incluído, um grupito de pessoas, mesmo que sujeito a marcações..  Enfim, mas aqui já estou a falar do que eu gostava, não propriamente de quão fazível isto seria.. Aqui entram a asociações dinamizadores ao barulho..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Ainda mais opiniões :)
« Responder #18 em: Julho 18, 2006, 11:30:44 pm »
Citação de: "Fil"

Mas se houvesse um mini-pragrama que mostrasse constelações, dissesse o que há de interessante nelas, e fizesse isso de forma concisa e atraente, era uma forma de "lembrar" o comum telespectador que há céu por cima das nossas cabeças.
Mas algo me diz, que quem está em posição para fazer este tipo de coisas, não tem o "jeito", ou o "toque de génio" para fazer uma coisa de forma dedicada e bem feita..
Entretanto também gostava que cada distrito tivesse assim um observatório, ou um local de observação porreiro que pudesse acolher gratuitamente ou a custo reduzido com transporte incluído, um grupito de pessoas, mesmo que sujeito a marcações..  Enfim, mas aqui já estou a falar do que eu gostava, não propriamente de quão fazível isto seria.. Aqui entram a asociações dinamizadores ao barulho..


A tua primeira questão esbarra na filosofia que domina hoje em dia, principalmente a televisão no geral, que é dar aquilo que as pessoas querem ver. E nos programas massificados da manhã e da tarde, a Astronomia não tem ainda capacidade para lutar por um espaço regular, com as avós de Avintes, as cartas da Maya, ou aquela menina bonita que apresenta o programa da manhã da TVI :) Á noite, só em programas muito específicos, que neste momento não estou a ver nenhum.
A minha opinião continua a ser uma intervenção ao nível da imprensa regional. Existe muito neste país a tentação de querer fazer as casas pelo telhado, mas neste caso específico, sinto sinceramente que a imprensa regional deve ser um alvo.
Em relação ao teu segundo ponto...os centros Ciência Viva vão proliferando, mas não sei bem a mecânica de trabalho deles...tenciono perguntar isso agora na Astrofesta para poder responder melhor. No entanto, há uma grande apatia e falta de criatividade das associações, isso sem dúvida que há...e falta de dinheiro não justifica necessáriamente tudo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #19 em: Julho 19, 2006, 09:43:32 am »
Citação de: "meteoropt"
há uma grande apatia e falta de criatividade das associações, isso sem dúvida que há...e falta de dinheiro não justifica necessáriamente tudo

A minha visão do que se pode estar a passar é a falta de tempo, falta de um "fanatismo saudável" pela astronomia, e de gosto pelo divulgar, ou gosto por ensinar..
Acho que nos dias que correm (e entramos a questão da mentalidade) as pessoas são mais fechadas aos outros, sentem-se ameaçadas/incomodadas pelos outros, e tendem a "proteger" à maneira delas o que têm, ou seja, mantendo segredo, fechando-se num canto, evitando ir para sitios estranhos..  Quem é que hoje sai de casa, à noite, sozinho para ir para o meio de um descampado, onde está escuro? Quem é que tendo um aquecedor em casa, se vai arriscar a ser assaltado num local altamente inacessível onde nem os ladrões lá conseguem chegar !? À noite as pessoas mudam: ou viram animais de discoteca (e vão para o barulho), ou transformam-se em lobisómens disfarçados de astrónomo que mordem pescoços a cada vez que alguém espreita por uma ocular de 25mm para a lua em quarto crescente! :D
Pronto, exagerei um bocado! Mas acho que existe um certo receio que barra a parte inicial da descoberta, e que impede que novos adeptos entrem na ideia..  e Adamastores como estes só se resolvem com educação.. E fazendo com que os novatos dobrem o Cabo da Boa Esperança por eles, e vejam que isto não é mais que uma viagem..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Ainda mais opiniões :)
« Responder #20 em: Julho 19, 2006, 11:27:33 am »
Eu vejo isso de uma forma um pouco diferente. As pessoas estão tão rotinadas numa sociedade de consumo que deixaram de ser seres que buscam a satisfação das suas necessidades, e esperam que as ofertas lhes caiam do céu, sendo alguma delas, a satisfação das suas necessidades.
Falar da Astronomia na vertente da procura, é um pouco volúvel...existe procura, as pessoas até querem saber mais, e como funcionam os telescópios, e "será que posso adaptar a minha máquina ao telescópio" e coisas assim. Isso está inerente nas pessoas, agora, a que nível, já íamos para uma longa e inútil discussão sociológica, que penso que não é relevante para aqui.
Por isso, até na Astronomia, as pessoas reagem à oferta, e é na vertente da oferta, e oferta de qualidade e com uma certa base de cointinuídade no tempo. (Óbviamente que todos temos as nossas vidas, e os telescópios não podem ir para a rua 24/7. Mas isto também é uma das características das mentalidades associadas à Astronomia, hoje em dia...exagera-se ao máximo o motivo para não se fazer nada)
Como eu dizia, entendo que é pelo lado da oferta que se deve trabalhar, e da divulgação, e comunicação eficiente dessa oferta. Na minha experiência no Astronomia no Verão, aconteciam coisas curiosas, como no outro dia contei ao Ivo...montávamos os telescópios, e por vezes o Datashow e o écran. As pessoas iam passando, e iam olhando, vindo ter connosco. Notávamos que sabiam que existia uma coisa chamada Astronomia no Verão, e que tinham sabido pelos mais diversos canais, entre os quais, por vezes, os próprios filhos, porque tinha ido lá à escola um senhor com uns telescópios ou um planetário que se fartou de dizer coisas interessantes (vejam como a diversidade de canais de comunicação é interessante e importante). Às vezes vinham pessoas isoladas, estavam ali um pouco connosco, e depois iam ao café buscar a família, e todos estávamos ali um bocadinho, sempre em muito agradável ambiente e diálogo (as pessoas não querem apenas ver coisas aos telescópios, querem também que se fale com elas). Algumas dessas pessoas, depois inscreviam-se nos cursos e até diziam "por acaso estive com voçês naquela sessão que fizeram na praia da Barra, ou na Costa Nova".
Quando montávamos material para observação solar junto ao Dep. de Física, as coisas sucediam-se de forma muito parecida. As pessoas sabiam ao que vinham, porque, agora no âmbito da associação, as coisas eram divulgadas por diversos canais escolhidos para terem um rápido e fácil acesso ás pessoas.
Em resumo, não são as pessoas que nos devem procurar, nós é que temos de achar novos modelos de oferta, mais versáteis, mais inovadores, mais dinâmicos, nos clubes, nas associações, nos encontros, etc.
Por último, devo dizer que não gosto muito do termo do fanatismo na Astronomia. Mesmo que saudável :) O gosto interior tem muitas formas de se expressar e ecoar no interior de outro ou outros, do que aplicar um termo que acaba sempre por ter uma conotação mais negativa, por muito boa vontade que se tenha :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Julho 19, 2006, 04:53:13 pm »
Pronto, ok, o meu "fanatismo saudável" foi uma alusão à capacidade alguém ligado à astronomia defender a camisola, e de ter coragem de ter ideias de divulgação e pô-las em prática..
Eu sou um pouco ao contrário, meio solitário, e tendo não envolver mais ninguém em coisas que não tenho alguma confiança que vão resultar. Portanto eu, em princípio, não serei a melhor pessoa dinamisadora de uma ideia nova.. E duvido que parta de mim uma iniciativa desse género..  Mas claro que se alguém me fizer uma pergunta, eu respondo da melhor forma possível!

Por outro lado, e quase contradizendo-me, também me considero com algum "fanatismo saudável" ao ponto de me dar umas ideias malucas, de vez em quando, de pagar 2,10 euros de portagem, num dia de chuva aparente, convencido que vai estar um céu espetacular, e ir montar o telescópio num sitio a 45 km de casa! Já fiz isto duas vezes, na primeira vez ficou uma noite do caraças, na segunda voltei para trás 3 horas depois porque ainda havia nuvens!

Não é que goste de chamar maluco às pessoas, mas acho que uma ligeira dose de ideias arrojadas e coragem deste tipo também ajuda. Agora sem dúvida concordo que não se vai a lado nenhum sem sensibiliação e divulgação.. Não tenho é nenhuma experiência em lidar com pessoas, e por isso também não queria que me levassem demasiado a sério..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
fanatismo saudável :)
« Responder #22 em: Julho 19, 2006, 05:21:00 pm »
Citação de: "Fil"
Pronto, ok, o meu "fanatismo saudável" foi uma alusão à capacidade alguém ligado à astronomia defender a camisola, e de ter coragem de ter ideias de divulgação e pô-las em prática..
Eu sou um pouco ao contrário, meio solitário, e tendo não envolver mais ninguém em coisas que não tenho alguma confiança que vão resultar. Portanto eu, em princípio, não serei a melhor pessoa dinamisadora de uma ideia nova.. E duvido que parta de mim uma iniciativa desse género..  Mas claro que se alguém me fizer uma pergunta, eu respondo da melhor forma possível!

LOL, eu sei, eu percebi a ideia, e em tese também a comungo :) mas é apenas uma questão de expressão, nada mais.
Esse é realmente outro problema...quem dinamiza algo d estilo de uma associação, ou um núcleo, deve ser uma equipe coesa. Existem muitas histórias de reuniões que começam com praí 10 pessoas, todas com muitas ideias, e ao fim de uns tempos, estão lá os mexilhões de turno. O meu caso no FISUA foi um deles.
A Astronomia também é feita dos solitários, porque os solitários, à sua maneira, também vão falando umas coisas num grupo de amigos, numa saída há sempre um meteoro que passa e as pessoas querem saber mais...
Óbviamente que não defendo que agora desate tudo numa sangria desenfreada de criação de associações ou núcleos, o que seria uma imensa asneira e iria piorar ainda mais a situação. Mas acho que as que existem, devem renovar os seus métodos e ideias. Quanto à criação de novas, a minha passagem pelo FISUA deixou-me um pouco escaldado, embora o trabalho possível se tenha feito na mesma. Mas devo dizer que passei a ser, na hipótese de um futuro projecto, muito, mas muito, mas mesmo muito atento ás pessoas que me rodearem...esta coisa dos gatos e da água fria tem muita razão de ser...

Citação de: "Fil"
Por outro lado, e quase contradizendo-me, também me considero com algum "fanatismo saudável" ao ponto de me dar umas ideias malucas, de vez em quando, de pagar 2,10 euros de portagem, num dia de chuva aparente, convencido que vai estar um céu espetacular, e ir montar o telescópio num sitio a 45 km de casa! Já fiz isto duas vezes, na primeira vez ficou uma noite do caraças, na segunda voltei para trás 3 horas depois porque ainda havia nuvens!


E é uma sensação do caraças, não é? :) mas olha que hoje em dia é preciso um bocado cuidado para os locais para onde se vai...sempre acompanhado, de preferência
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Julho 19, 2006, 05:22:51 pm »
Tou a ver que o tópico serviu para criar um debate saudável entre os membros deste forum  :)

Já expus a minha opinião há uns posts atrás e gostava de acrescentar o seguinte, que apesar de parecer irrelevante ou irrisório (eu não o considero atenção), o facto de estarmos aqui a falar sobre este assunto, já não é um sinal de que queremos que as coisas mudem ?

 :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Vontades
« Responder #24 em: Julho 19, 2006, 05:30:25 pm »
Citação de: "igomes"
Tou a ver que o tópico serviu para criar um debate saudável entre os membros deste forum  :)

Já expus a minha opinião há uns posts atrás e gostava de acrescentar o seguinte, que apesar de parecer irrelevante ou irrisório (eu não o considero atenção), o facto de estarmos aqui a falar sobre este assunto, já não é um sinal de que queremos que as coisas mudem ?

 :wink:


Sabes que o que se verifica, e tu vais ver isso se agarrares no teu 206 e fores à Astrofesta :) é que toda a gente quer que as coisas mudem, e depois não muda nada, especialmente quando começas a falar de trabalho :)
É um bocado como aquele pessoal que quando é para fazer mudanças tem sempre uma dor muito chata nas cruzes :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Vontades
« Responder #25 em: Julho 19, 2006, 05:33:02 pm »
Citação de: "meteoropt"
Citação de: "igomes"
Tou a ver que o tópico serviu para criar um debate saudável entre os membros deste forum  :)

Já expus a minha opinião há uns posts atrás e gostava de acrescentar o seguinte, que apesar de parecer irrelevante ou irrisório (eu não o considero atenção), o facto de estarmos aqui a falar sobre este assunto, já não é um sinal de que queremos que as coisas mudem ?

 :wink:

Sabes que o que se verifica, e tu vais ver isso se agarrares no teu 206 e fores à Astrofesta :) é que toda a gente quer que as coisas mudem, e depois não muda nada, especialmente quando começas a falar de trabalho :)
É um bocado como aquele pessoal que quando é para fazer mudanças tem sempre uma dor muito chata nas cruzes :)


É um 307 lol

Bom fora o Off-topic, é evidente que no ramo em que a Galáctica opera é lógico que iremos sempre acabar por falar em trabalho...mas como isto tá tudo relacionado (Astronomia) acaba por ser benéfico para quem se inicia nisto (falar sobre equipamentos, etc.)  :wink:

Essa das cruzes tá bem vista lol  :mrgreen:  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Re: Vontades
« Responder #26 em: Julho 19, 2006, 05:35:23 pm »
Citação de: "igomes"

É um 307 lol


Whatever :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Grupos de Observação
« Responder #27 em: Julho 19, 2006, 05:38:26 pm »
A pedido do excelentíssimo moderador...
-------------------------------------------------------------------------------------

Nos meus últimos posts tenho falado um pouco mais da questão das associações, e de associativismo, e na maior dinâmica que costumam ter. Mas não podemos esquecer uma coisa que acho extremamente importante, e que pode, ou não, estar associado a uma associação, ou estrutura fixa ( se bem que em alguns casos este associar pode fortalecer mais as coisas, e ampliar a sua acção). Estou a falar dos grupos de observação.
São, a meu ver estruturas de base fundamentais para "organizar" mais os amantes da Astronomia que vão surgindo de muitos lados. Podem-se formar espontâneamente, só mesmo na base de ir observar, embora também não convenham ser muito grandes, pois torna difícil a logística das coisas.
Não é preciso saber muito de Astronomia, pois toda a gente ensina toda a gente. É esse o espírito agradável que surge de partilha, e quanto a instrumentação, toda a gente tem pelo menos dois olhos. O mais que vier, óbviamente é bem vindo Smile
Podem também estar associados a clubes ou associações, mas isso já são outras histórias. Normalmente há que manter as coisas simples, e deixá-las desenvolver de formas simples...horizontes há sempre, mas não se vai a lado nenhum sem bases sólidas e responsáveis.
Aqui, o canal da página na internet, e de participação em foruns ou mailings funciona bem para atraír as pessoas, bem como o boca a boca, o convidar o amigo, e inseri-lo no convívio de grupo.
Claro que de vez em quando também se faz umas observações à mesa Smile
É uma forma muito divertida e instrutiva de se fazer Astronomia, muito leve, e sobretudo, na sua forma mais simples, muito desprendida de responsabilidades
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Grupos de Observação
« Responder #28 em: Julho 19, 2006, 05:41:30 pm »
Citação de: "meteoropt"
A pedido do excelentíssimo moderador...


Quem eu ?  :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Grupos de Observação
« Responder #29 em: Julho 19, 2006, 05:43:23 pm »
Citação de: "meteoropt"
A pedido do excelentíssimo moderador...
-------------------------------------------------------------------------------------

Nos meus últimos posts tenho falado um pouco mais da questão das associações, e de associativismo, e na maior dinâmica que costumam ter. Mas não podemos esquecer uma coisa que acho extremamente importante, e que pode, ou não, estar associado a uma associação, ou estrutura fixa ( se bem que em alguns casos este associar pode fortalecer mais as coisas, e ampliar a sua acção). Estou a falar dos grupos de observação.
São, a meu ver estruturas de base fundamentais para "organizar" mais os amantes da Astronomia que vão surgindo de muitos lados. Podem-se formar espontâneamente, só mesmo na base de ir observar, embora também não convenham ser muito grandes, pois torna difícil a logística das coisas.
Não é preciso saber muito de Astronomia, pois toda a gente ensina toda a gente. É esse o espírito agradável que surge de partilha, e quanto a instrumentação, toda a gente tem pelo menos dois olhos. O mais que vier, óbviamente é bem vindo Smile
Podem também estar associados a clubes ou associações, mas isso já são outras histórias. Normalmente há que manter as coisas simples, e deixá-las desenvolver de formas simples...horizontes há sempre, mas não se vai a lado nenhum sem bases sólidas e responsáveis.
Aqui, o canal da página na internet, e de participação em foruns ou mailings funciona bem para atraír as pessoas, bem como o boca a boca, o convidar o amigo, e inseri-lo no convívio de grupo.
Claro que de vez em quando também se faz umas observações à mesa Smile
É uma forma muito divertida e instrutiva de se fazer Astronomia, muito leve, e sobretudo, na sua forma mais simples, muito desprendida de responsabilidades


Bom ponto de vista e em seguimento daquilo que tinha dito no outro post acho que é uma excelente ideia. O tal grupo de observação informal, que poderia fazer umas observações de vez em quando e uns convivos  :wink:

Acho que é mais uma forma de divulgação apesar de mais confidencial  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Re: Grupos de Observação
« Responder #29 em: Julho 19, 2006, 05:43:23 pm »