Autor Tópico: [Discussão] O que melhorariam na Astronomia em Portugal ?  (Lida 8282 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Re: Grupos de Observação
« Responder #30 em: Julho 19, 2006, 05:51:30 pm »
Citação de: "igomes"
Bom ponto de vista e em seguimento daquilo que tinha dito no outro post acho que é uma excelente ideia. O tal grupo de observação informal, que poderia fazer umas observações de vez em quando e uns convivos  :wink:

Acho que é mais uma forma de divulgação apesar de mais confidencial  :wink:


Não...nota, a questão não está na confidencialidade, mas na funcionalidade de ser algo extremamente simples, e por vezesnatural na sua formação e desenvolvimento.
Não defendo a confidencialidade dos grupos de observação...senão estávamos a caír na filosofia das "capelinhas"
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline eärwen

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #31 em: Julho 19, 2006, 06:04:26 pm »
Citar
Bom ponto de vista e em seguimento daquilo que tinha dito no outro post acho que é uma excelente ideia. O tal grupo de observação informal, que poderia fazer umas observações de vez em quando e uns convivos  

Acho que é mais uma forma de divulgação apesar de mais confidencial


também não acho que seja a melhor forma para divulgação, senão nem sequer valia a pena termos esta conversa sobre divulgar a astronomia.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por eärwen »
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

(Fernando Pessoa)

(sem assunto)
« Responder #31 em: Julho 19, 2006, 06:04:26 pm »

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
grupos
« Responder #32 em: Julho 19, 2006, 06:08:56 pm »
Citação de: "eärwen"
também não acho que seja a melhor forma para divulgação, senão nem sequer valia a pena termos esta conversa sobre divulgar a astronomia.


Pelo contrário, é uma excelente forma de divulgação, a que as pessoas fácilmente aderem
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline eärwen

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #33 em: Julho 19, 2006, 06:19:27 pm »
tudo bem, mas há que dar conhecimento e formar grupos para que isso aconteca. tenho reparado este mês que há bastante pessoal a comprar revistas como a science et vie, já que fala sobre alguns aspectos da astronomia, mas também tenho a certeza que essas pessoas gostariam de observar. resta saber como chegar de forma subtil a essas pessoas e convidá-las a entrar num grupo de observação.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por eärwen »
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

(Fernando Pessoa)

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Grupos
« Responder #34 em: Julho 19, 2006, 06:32:30 pm »
Citação de: "eärwen"
tudo bem, mas há que dar conhecimento e formar grupos para que isso aconteca. tenho reparado este mês que há bastante pessoal a comprar revistas como a science et vie, já que fala sobre alguns aspectos da astronomia, mas também tenho a certeza que essas pessoas gostariam de observar. resta saber como chegar de forma subtil a essas pessoas e convidá-las a entrar num grupo de observação.


Tocas num ponto importante, que já foi aqui focado. A questão da informação, comunicação, e os canais utilizados. Mas nota também que o facto de se comprar uma revista de Astronomia, não quer dizer que se queira ir observar.
Pelo que sei. existe um grupo em Aveiro, um em Mira (ás vezes juntam-se os dois), um em Viseu, um na Madeira, e há grupos de pessoas que se querem encontrar para observar na zona de Castelo Branco e Évora e Leiria (aqui em Leiria existe também um grupo do prof. Fernando martins, mas acho que é só para professores do secundário, para fazer umas formações, etc).
Agora, é óbvio que estas coisas têm de ser divulgadas. E voltando ao que escrevi há algum tempo, os canais são muitos. Mas bastava uma presença na Internet, como uma página, ou até mesmo um blog, para uma mera busca no Google ou no Saporevelar as possibilidades que existem...e óbviamente fazer com que essa presença seja minimamente atractiva, ao nível de layout, e ao nível de conteúdos...bastava isso, numa perspectiva básica. Agora, as pessoas é que têm também de ter vontade de exteriorzar as coisas, dar a conhecer, e não olhar apenas para dentro. A olhar para dentro é que realmente não se fazem as coisas
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #35 em: Julho 19, 2006, 08:02:29 pm »
Citação de: "meteoropt"
Mas bastava uma presença na Internet, como uma página, ou até mesmo um blog
Pois.. "ai as minhas cruzes!.." isso dá trabalho ;)
Bom, e também pede tempo, e às vezes requer conhecimentos que as pessoas não têm logo, e pode demorar um bocado a aparecer..

Mas não quero ir por aí..
Mas realmente concordo com a ideia dos grupos de observações.. Eu sei que fui muito preguiçoso e presunçoso antes de me meter num grupo de observações.. Eu pensava na altura que: eram uns tipos esquisitos, que iam para o frio, e ficavam a noite toda a fazer sei lá o quê.. Quem é que fica em pé em frente a um telescópio a noite toda?.. isso não tem piada - pensava eu!
Mas realmente é uma coisa genial! Todos aprendem, todos ajudam, e apesar de cada um ter o seu telescópio, ou os seus kilitos a mais ou a menos, todos se sentem iguais! Bom, pronto isto não era suposto ser um texto de publicidade aos grupos de observações, mas realmente é uma coisa que pela própria forma de ser são uma experiência cativante..
E isto por acaso até vem a calhar com o que o igomes disse:
Citação de: "igomes"
o facto de estarmos aqui a falar sobre este assunto, já não é um sinal de que queremos que as coisas mudem ?
Eu por acaso acho que a forma como os grupos de observadores funcionam até é boa, e eu pessoalmente não acho que modaria nada aí.. Claro que depende muito da personalidade das pessoas: "se traz o luxuoso café das 2:00 da manhã para o resto do pessoal", ou se "é um tipo com umas piadas engraçadas", etc.. Depende muito do ambiente, mas o simples facto de depender dos participantes a organização e ser uma espécie de uma democracia com um ou outro chefe de equipa democratizado, acho que já é uma coisa que não precise de mudança! Não nos tirem os grupos de observadores! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Cruzes
« Responder #36 em: Julho 19, 2006, 08:29:15 pm »
Citação de: "Fil"
Citação de: "meteoropt"
Mas bastava uma presença na Internet, como uma página, ou até mesmo um blog
Pois.. "ai as minhas cruzes!.." isso dá trabalho ;)
Bom, e também pede tempo, e às vezes requer conhecimentos que as pessoas não têm logo, e pode demorar um bocado a aparecer..


O trabalho inerente à criação de um blog, por exemplo, é guiado, e não apresenta dificuldades, tirando talvez a barreira da língua, mas hoje o inglês, principalmente ao nível da informática, já é tão disseminado, que essa dificuldade se dilui um pouco.
A actualização de um blog, ainda neste exemplo, é feita através de um interface manifestamente intuitivo.
A criação de uma estrutura destas é muito mais fácil, do que por vezes a vontade em o fazer
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #37 em: Julho 28, 2006, 05:43:48 pm »
Continuação desta discussão aqui :

 :arrow: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=278

vou fechar este tópico  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

(sem assunto)
« Responder #37 em: Julho 28, 2006, 05:43:48 pm »