Autor Tópico: [Discussão] O que melhorariam na Astronomia em Portugal ?  (Lida 8280 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Discussão] O que melhorariam na Astronomia em Portugal ?
« em: Julho 18, 2006, 02:38:27 pm »
Vou lançar este tema à partida polémico para ver se animamos um pouco isto.
Está tudo no tema. O que melhorariam na Astronomia em Portugal ?

Acham que esta está suficientemente desenvolvida ?

Ou acham que falta mais divulgação ?

Digam da vossa justiça 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Re: [Discussão] O que melhorariam na Astronomia em Portugal
« Responder #1 em: Julho 18, 2006, 02:43:29 pm »
Citação de: "igomes"
Vou lançar este tema à partida polémico para ver se animamos um pouco isto.
Está tudo no tema. O que melhorariam na Astronomia em Portugal ?

Acham que esta está suficientemente desenvolvida ?

Ou acham que falta mais divulgação ?

Digam da vossa justiça 8)


LOL
:)
Dás-me umas duas semanas para escrever um texto, dividido aí por uns 4 ou 5 posts?
Ou então vais à Astrofesta e vez por ti mesmo :)
Estou a brincar :) vou responder a este tópico, mas quando tiver um pouco mais de tempo, pois o texto será longo...claro que se poderia resumir em duas palavras, "quase tudo", mas acho que assim também ficava muito genérico...ou então vou respondendo aos posts do resto do pessoal...
Agora deixaste-me numa dúvida existencial :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Re: [Discussão] O que melhorariam na Astronomia em Portugal
« Responder #1 em: Julho 18, 2006, 02:43:29 pm »

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 18, 2006, 02:46:44 pm »
LOL  :mrgreen:

Também é um pouco o objectivo deste tópico...sacudir a mente ao pessoal e fazer com que pensem no que se poderia fazer para inverter a situação. Talvez até saiam daqui boas ideias  :wink:

Fico à espera do "discurso" meteoropt  :wink:

Quanto a mim, só tenho uma coisa a dizer : Mais divulgação e mais abertura. Ou seja não restingirem o saber e o conhecimento a um grupo mas partilharem esse conhecimento com pessoas que talvez até estejam interessadas em aprender  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 18, 2006, 02:50:12 pm »
Citação de: "igomes"
LOL  :mrgreen:

Também é um pouco o objectivo deste tópico...sacudir a mente ao pessoal e fazer com que pensem no que se poderia fazer para inverter a situação. Talvez até saiam daqui boas ideias  :wink:

Fico à espera do "discurso" meteoropt  :wink:

Quanto a mim, só tenho uma coisa a dizer : Mais divulgação e mais abertura. Ou seja não restingirem o saber e o conhecimento a um grupo mas partilharem esse conhecimento com pessoas que talvez até estejam interessadas em aprender  :wink:


Pode ficar para quinta feira, enquanto espero pelo Dr. House :) acho que é a personagem certa para me inspirar sobre este tema
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 18, 2006, 02:51:13 pm »
Citação de: "meteoropt"
Citação de: "igomes"
LOL  :mrgreen:

Também é um pouco o objectivo deste tópico...sacudir a mente ao pessoal e fazer com que pensem no que se poderia fazer para inverter a situação. Talvez até saiam daqui boas ideias  :wink:

Fico à espera do "discurso" meteoropt  :wink:

Quanto a mim, só tenho uma coisa a dizer : Mais divulgação e mais abertura. Ou seja não restingirem o saber e o conhecimento a um grupo mas partilharem esse conhecimento com pessoas que talvez até estejam interessadas em aprender  :wink:

Pode ficar para quinta feira, enquanto espero pelo Dr. House :) acho que é a personagem certa para me inspirar sobre este tema


Lol olha que lindo exemplo Dr.House  :mrgreen:

Este tópico promete  :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline eärwen

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 18, 2006, 02:54:25 pm »
lá isso o Dr.House inspira mesmo LOL

quanto ao tópico acho que ainda existe muito pouca divulgação. Há muitas pessoas que até estão interessadas mas que não sabem que tais coisas como fóruns e encontros existem,para além de ficarem maravilhadas com as imagens e nem saberem explicar o que representam.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por eärwen »
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

(Fernando Pessoa)

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 18, 2006, 02:57:19 pm »
Isso é verdade  :)

Mas vão-me desculpar a expressão mas acho que retransmite um pouco o sentimento que se vive neste momento em Portugal "FUTEBOL E NOVELAS"...isto é o que conta.

Na televisão é muito raro se ver um programa sobre astronomia, e quando passa alguma coisa é tão rápido (telejornal) que as pessoas nem têm tempo de digerir o que viram ou de conseguirem entender.

Felizmente ainda existem canais como o Discovery ou o National Geographic...mas nem toda a gente tem hipótese de ter ou de ver esses canais da TV Cabo  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline eärwen

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 18, 2006, 03:00:23 pm »
infelizmente a maioria das pessoas gosta de telenovelas e de futebol e não querem saber de mais nada. mas para além dos canais televisivos existem revistas mais acessiveis que fornecem informação detalhada, mas simples e compreensivel.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por eärwen »
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

(Fernando Pessoa)

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 18, 2006, 03:02:44 pm »
Sim isso é verdade...resta que as pessoas tenham vontade de agarrar nessas revistas. Mas isso já é outro assunto e vai de cada um  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #9 em: Julho 18, 2006, 03:20:37 pm »
Pois é, tem toda a razão, não ha dia em q n esteja com os meus amigos e q n digam q alguma personagem dos morangos partiu uma perna ou levou algum banano...lool...realmente as novelas influenciam muito na cultura de um povo....

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Julho 18, 2006, 03:24:21 pm »
Se calhar até era porreiro fazermos promoção dos telescópios nos Morangos  :mrgreen:

Metiamos lá o pessoal dos Morangos a ver uma sessão de observação (num dos episódios)...e já era um bom ponto de partida para a divulgação  :mrgreen:


Tou a brincar claro  :wink: Tens razão rapidix, neste momento só isso é que conta...a Televisão tem muito poder infelizmente  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Julho 18, 2006, 04:21:30 pm »
Ora aqui está um belo tema, que pelo qual me bati durante uns valentes anos... sem dúvida que há que fazer alguma coisa! A divulgação da astronomia estagnou desde há uns 3 anos para cá :( ...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
opiniões
« Responder #12 em: Julho 18, 2006, 05:26:09 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Ora aqui está um belo tema, que pelo qual me bati durante uns valentes anos... sem dúvida que há que fazer alguma coisa! A divulgação da astronomia estagnou desde há uns 3 anos para cá :( ...


Agora falando a sério, porque acho que o primeiro rumo que este tópico está a ter, tópico este que é muito importante, não vai bem ao cerne da questão, apesar de concordar que vivemos numa sociedade muito relativizado.
Há algum tempo decidir colocar alguns artigos no meu blog, concernantes sobretudo à presença da Astronomia, nas suas variadas áreas, na internet em Portugal. É apenas uma vertente do problema, óbviamente que é...já pus um, que não saíu bem como eu queria mas a ideia está lá. O próximo, posso adiantar que será sobre a questão da imagem e comunicação na internet dos encontros de Astronomia. Quanto a questões de outro âmbito, tipo organizativo, associativo, de dinâmica de grupo e associação, porque muito do que se passa de mau tem muito a ver com uma questão de mentalidades instaladas, tinha pensado expôr essas ideias de forma presencial, até porque a minha experiência no FISUA foi muito instrutiva, e a visão que tive de outras associações também, inclusivé da antiga ANOA, que como já disse ao Ivo, já naquela altura me parecia saudávelmente à frente do resto em determinados níveis, mas não terei problemas nenhuns em expô-las aqui :) só preciso que me dêem alguns dias. No entanto, volto a salientar a importância deste tópico, e a importância de surgirem sugestões sobre como ver, não apenas a divulgação, mas a presença da Astronomia, e sua interacção com a sociedade
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline eärwen

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 18, 2006, 06:21:16 pm »
Aqui não se trata meramente dum problema de divulgação mas também de mentalidade. Se as pessoas estão dispostas a ir a encontros de Astronomia e se sentem interessadas pelo tema é porque sabem que tal coisa existe e querem experimentar observar. Não basta só pensar no grupo restrito de pessoas que até percebem muito de Astronomia...e os outros? Depois há aquelas pessoas que gostam disto mas que não se associam a ninguem simplesmente porque não gostam de estar em grupo. Temos de arranjar formas muito apelativas para que a comunidade cresca, não basta a internet, até porque nem toda a gente tem internet em casa(embora seja indispensável hoje em dia). Temos de pensar também nas pessoas que não têm conhecimento de que existe uma comunidade na região e a internet não deve ser a única forma de divulgação. Acho que juntos podemos arranjar soluções interessantes para este problema sem entrar em grandes discursos.  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por eärwen »
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

(Fernando Pessoa)

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Mais opiniões
« Responder #14 em: Julho 18, 2006, 06:41:36 pm »
Citação de: "eärwen"
Aqui não se trata meramente dum problema de divulgação mas também de mentalidade. Se as pessoas estão dispostas a ir a encontros de Astronomia e se sentem interessadas pelo tema é porque sabem que tal coisa existe e querem experimentar observar. Não basta só pensar no grupo restrito de pessoas que até percebem muito de Astronomia...e os outros? Depois há aquelas pessoas que gostam disto mas que não se associam a ninguem simplesmente porque não gostam de estar em grupo. Temos de arranjar formas muito apelativas para que a comunidade cresca, não basta a internet, até porque nem toda a gente tem internet em casa(embora seja indispensável hoje em dia). Temos de pensar também nas pessoas que não têm conhecimento de que existe uma comunidade na região e a internet não deve ser a única forma de divulgação. Acho que juntos podemos arranjar soluções interessantes para este problema sem entrar em grandes discursos.  :D


Obviamente que a internet não pode ser a única forma de divulgar a Astronomia, mal de nós se fôsse. Mas não se pode esconder que é um dos eixos importantes da imagem que se transmite, da comunicação que se pretende, e falando em comunicação temos um emissor, um receptor, um ou vários canais e uma mensagem. E a internet hoje em dia é um doa canais mais importantes, mas óbviamente não o único, embora tenha também de ser dito que os outros raramente são utilizados. Não se reconhece um "universo" de canais de comunicação na transmissão da Astronomia.Mas nesta questão da comunicação, de referir que uma parte do problema está exactamente aqui: As associações e/ou astrónomos individuais que supostamente estão no "terreno" a fazer "divulgação", têm como receptor da comunicação, a própria comunidade astronómica e não o público em geral, e isso vê-se perfeitamente nos canais escolhidos para divulgar as coisas, e na imagem que se transmite das coisas, imagem essa que também é muito importante...o site do Astrovide, por exemplo, é verdadeiramente uma tragédia. Naquela base de simplicidade, pode-se fazer uma coisa muito mais organizada, e com uma imagem de layout que permita ás pessoas sentirem ali um primeiro nível de atracção pelo evento. A Astrofesta, por exemplo, este ano não tem site oficial...deste facto, retiram-se várias conclusões ácerca dos objectivos que se pretendem, e do público que se quer atingir, e o público em geral, não está nesses objectivos, claramente.
Isto para já não dizer que a maior parte das associações apenas trabalha para o Astronomia no Verão.
Volto a dizer que o que acabei de dizer é apenas uma parte do problema...
Por último, sinto-me dividido...não acho que a questão seja assim tão simplista como expões nas últimas linhas, mas por outro lado, concordo com a ideia de que as pessoas se devem juntar para fazer algo de novo, algo fracturante e inovador...mais uma dúvida existencial :)
Voçês são maus, pá ;) deixam-me a cabeça em água, já não basta a Gestão de Empresas (estou a brincar, voçês são uns tipos porreiros) :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Mais opiniões
« Responder #14 em: Julho 18, 2006, 06:41:36 pm »