Autor Tópico: Astronomia para crianças do 1º CEB II  (Lida 1349 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Astronomia para crianças do 1º CEB II
« em: Junho 20, 2009, 06:52:51 pm »
Pelo segundo ano consecutivo, fui convidado para participar numa sessão de observação duma escola do 1ºCiclo daqui da zona de Leiria.
Foi um encontro onde pudemos reunir novamente caras conhecidas, como o Fernando Cadima e o Fernando Martins.
O meu C11 fez companhia ao Dob 8" que o FM trouxe e a um Newton 4".
Voltaram a estar no evento perto de 50 pessoas, entre alunos e pais, bem como companheiros de outras paragens.
O céu estava bom, apenas "abrilhantado" pelos holofotes do Estádio de Leiria (desculpem, do Leiria) a NE/E mais ou menos, o que não nos deixava ver convenientemente o nosso belo céu.
Desta vez usei o meu C11 com o redutor 0,63x e 2 oculares de 21mm e 17mm.

Objectos observados:

Saturno;
M13;
M57 + UHC;
M92;
M51;
M81 & M82;
M27.

Havia malta repetente do ano passado.
Optei por não dizer o que iam ver, para não por as pessoas a imaginar coisas e depois dizerem que viam o que lá estava. Novamente os putos foram os que mais facilmente conseguiam ver o que lhes era mostrado. A M27, no céu muito claro do Estádio, apenas foi visível pelos miúdos.
A M51 ainda conseguiram ver alguns adultos, mas as M81& M82 já foram vistas por mais malta.
A M57 com o UHC estava perfeitamente visível.

Voltámos a fazer um pequeno roteiro das constelações visíveis e o Cadima foi bombardeado com questões que devem ter durado uns 45 minutos. Muito giro, pois os putos colocam questões engraçadas e alguns já conseguem perceber e dizer algumas coisas bastante acertadas.
Os adultos pelos vistos ficaram com a lição bem aprendida do ano passado, pois ainda se lembravam de muitas coisas.
Ficou já apalavrada a realização de outros eventos para este e o próximo ano, havendo a possibilidade de se realizar também uma sessão solar.
A ideia será fazer uma demonstração de como o céu vai mudando com as estações do ano e assim mostrar outros objectos diferentes e outras constelações.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Rui

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astronomia para crianças do 1º CEB II
« Responder #1 em: Junho 21, 2009, 01:18:50 am »
Acho sempre uma boa ideia dar a conhecer o céu aos miúdos. Nunca se sabe se de entre eles haverá um ou outro que sinta um "clic" e venha a desenvolver um interesse pela astronomia ou pela física?

Essa actividade traz-me à memória uma semelhante que desenvolvi na EB1 aqui da freguesia (uma das freguesias de V.N. de Famalicão). Esta decorreu durante 3 dias. No dia 27 de Maio, trouxe aqui à escola o Planetário Portátil do Centro de Astrofísica da U.P.. Foi uma alegria pr'á miudagem... Entretanto, tinha já combinado com os professores e, conforme iam saindo do planetário (e entravam outros miúdos para a sessão seguinte), reunia-os à minha volta (tendo já ali colocado um reflector de 8" e um refractor de 70mm, ambos em montagens EQ), e explicava-lhes alguns conceitos elementares acerca dos telescópios e dos instrumentos que iríam ser usados na noite seguinte. Para isso usei um velho konus de 60mm que tinha desmontado, para lhes explicar os rudimentos à volta dos telescópios.

Entretanto, tinha contactado a Secretaria Nacional da A.I.A. e tinha-me sido emprestada uma exposição "Da Terra ao Universo", que esteve no salão da escola durante 3 dias. Também me emprestaram um roll-up e uma bandeirola alusiva ao ano Int. da Astronomia.
À noite, juntamente com dois amigos (um dos quais levou um intelliscope de 10"), proporcionámos uma sessão de observação do céu para pais, alunos e quem mais quis aparecer no recreio da escola. Tínhamos assim 3 telescópios e observámos a Lua, Saturno e pouco mais (a poluição luminosa é uma chatice...).

No fim todos gostaram. E a exposição "da Terra ao Universo" ainda foi uns dias para a EB2/3, na sede do agrupamento.
Creio que será algo a repetir...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Astronomia para crianças do 1º CEB II
« Responder #1 em: Junho 21, 2009, 01:18:50 am »