Autor Tópico: Ajuda com uma Dovetail estranha para montagem SW AZ3  (Lida 1684 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pmesquita

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Ajuda com uma Dovetail estranha para montagem SW AZ3
« em: Julho 09, 2009, 01:31:31 am »
Preciso de ajuda. Recentemente comprei de um amigo um Mak127 com uma EQ3 e com uma Dovetail tipo Vixen. Como eu queria uma montagem mais leve, vendi a EQ3 e comprei a montagem AZ3 alt/azimute da Skywatcher para o Mak127. Mas encontrei um problema:

A dovetail tipo Vixen não encaixa na cabeça da AZ3. O amigo que me vendeu a montagem também tem um Mak 127 em cima de uma AZ3, mas com uma dovetail ou "bracket" diferente. Ele emprestou-me a dele para eu experimentar e funciona. Bem...depois de eu alargar com um berbequim, dois furos na cabeça da AZ3 para fazer coincidir com os furos desta dovetail ou "bracket" diferente. O meu amigo, claro, precisa desta peça de volta ou não poderá usar o seu telescópio. Elle não se lembra onde a arranjou, mas calcula que possa ter vindo com um Mak127 em OTA. Eu colquei fotos para que possam ver e reconhecer a peça que liga o  meu Mak127 à montagem AZ3 da SW. Qualquer dica é bem-vinda sobre onde a posso comprar.

Obrigado















« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com uma Dovetail estranha para montagem SW AZ3
« Responder #1 em: Julho 09, 2009, 08:37:13 am »
Olá Pmesquita, tudo bem?? Olha, não sei se são exactamente iguais, mas se fores ao site da Galáctica, existem várias barras "dovetail" à venda e pode ser que uma delas te sirva: abres a página www.gem51.com , seleccionas do lado esquerdo "astronomia", "montagens e tripés",e finalmente "acessórios"; tens 4 páginas para pesquisar, deve haver uma delas que te sirva!!Um abraço :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Ajuda com uma Dovetail estranha para montagem SW AZ3
« Responder #1 em: Julho 09, 2009, 08:37:13 am »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Ajuda com uma Dovetail estranha para montagem SW AZ3
« Responder #2 em: Julho 09, 2009, 10:41:00 am »
Essa dovetail não é bem igual às Vixen.. Tem as "abas" pouco inclinadas.. Mas até pode ser que caiba numa "cela" Vixen.. Contudo, essa AZ3 não tem "cela" nenhuma do ponto de vista de uma "dovetail". As coisas prendem à montagem via "parafuso" e não via "encaixe rápido"!
O mais prático penso que seja arranjar dois anéis para o Mak127 cujos furos (preferencialmente roscados) fiquem alinhados com os buracos na montagem. Ou então, arranjar uma cabeça Vixen + dovetail vixen + anéis para o telescópio para funcionar como encaixe rápido (caso seja a ideia)
Se for para ficar permanentemente lá preso, então bastam só os 2 anéis.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Ajuda com uma Dovetail estranha para montagem SW AZ3
« Responder #2 em: Julho 09, 2009, 10:41:00 am »